SOBRE MIM

O projeto Planet Portugal nasceu por amor a Portugal! Por vezes temos de nos afastar do que mais gostamos para compreendermos a força e a intensidade do amor que nos une (ou unia). Assim aconteceu comigo. Foram necessários 3 anos a viver longe de Portugal para me conciliar com ele. E para compreender que Portugal e eu somos um só.

Descobrir o meu país foi, é e continuará a ser uma viagem interior. É olhar cada cidade, cada vila, cada aldeia e compreender como aqui chegámos, onde estamos e para onde vamos. É olhar para a nossa gente e descobrir-me. E compreender-me.

Visitar e conhecer Portugal é também um espaço e um tempo de reflexão pessoal e individual. Um tempo que dedico a descobrir o meu país, a revisitar a sua história e a pensar-me, e a pensar sobre nós, os portugueses. Uma viagem interior que quero fazer. Uma viagem interior que tenho de fazer.

Cada plano de viagem contém um desejo de futuro (o mesmo que, por definição, nunca chega). Mas cada lugar que visito aproxima-me dum passado que o tempo encerrou. Um desejo de futuro que me transporta a um passado que já não volta e àqueles que hoje já só em mim vivem: os meus avós, os meus tios, alguns amigos, alguns amores e o meu pai. Hoje vivem apenas no meu coração mas acompanham-me em cada quilómetro que percorro. Ao estudar, visitar e redescobrir Portugal penso neles e compreendo melhor quem foram. Consigo entrevê-los a deambular pelo Portugal do seu tempo. O mesmo país que hoje é nosso. É meu e é seu.

Viajar é um prazer. Talvez um dos maiores que podemos experimentar. Mas quando conhecemos a história e a alma do local que vamos visitar, o nosso passeio ganha uma outra dimensão! Ao longo deste projeto queremos dar-lhe uma visão completa de cada lugar que visitámos na esperança de enriquecer as suas viagens até ao limite, até ao osso.

Boa viagem!