ALBUFEIRA, 20 Dicas TOP para as Férias! (2021)

Praias paradisíacas, temperaturas quentes, boa comida, diversão e dançar até ao nascer do sol. Se estes são os ingredientes para as suas férias de sonho, então Albufeira é uma excelente escolha para a próxima escapadinha de Verão!

ALBUFEIRA

Albufeira é uma cidade do Algarve internacionalmente reconhecida como destino turístico de grande qualidade. Conta com inúmeras praias de grande beleza, algumas delas situadas na zona urbana, a escassos metros dos hotéis da cidade. Para além das suas praias maravilhosas, Albufeira também é conhecida pela intensidade e diversidade da sua vida noturna. Desta forma, vai encontrar sempre formas de relaxar e se divertir, a qualquer altura do dia ou da noite!

ALBUFEIRA
ALBUFEIRA

ONDE FICA E COMO IR PARA ALBUFEIRA?

Albufeira é uma cidade do Algarve, no Sul de Portugal, e pertence ao distrito de Faro. Para quem já está em Portugal, existem várias formas de chegar até Albufeira. A partir de Lisboa, a melhor opção é o carro, numa viagem que demora duas horas e meia. Para quem vem do estrangeiro e chega a Portugal através do aeroporto de Faro, uma viagem de carro até Albufeira dura pouca mais de meia hora. A viagem Faro-Albufeira também pode ser feita de comboio e autocarro.

QUANDO VISITAR ALBUFEIRA?

Albufeira é uma cidade muito solarenga, com céu limpo ao longo de todo o ano. Nos meses de Inverno as temperaturas são mais baixas (em média, 12ºC) mas o principal obstáculo quando se visita a cidade nesta época é o facto de muitos restaurantes, bares e pontos de interesse terem horários reduzidos ou se encontrarem encerrados. Se quiser evitar grandes multidões e não se importar com temperaturas mais amenas, os meses da Primavera podem ser uma boa altura para passar uns dias nesta cidade do Algarve.

TEMPERATURA DO AR E DA ÁGUA EM ALBUFEIRA

Os meses de Verão são, sem dúvida, a melhor altura para visitar Albufeira. No Verão, as temperaturas rondam os 30ºC e a cidade recebe uma agradável brisa marítima. A temperatura da água do mar também é muito aprazível entre Junho e Setembro, havendo locais onde atinge os 22ºC!

TEMPERATURA DO MAR EM ALBUFEIRA
TEMPERATURA DO MAR EM ALBUFEIRA

O QUE VISITAR E FAZER EM ALBUFEIRA?

PRAIAS EM ALBUFEIRA

Albufeira é um destino de praia por excelência. Se está a planear visitar Albufeira, certamente quer fazê-lo para desfrutar das suas maravilhosas praias. Bem sabemos que não temos de convencê-lo a ir conhecer as praias desta cidade algarvia. Posto isto, o nosso objetivo nos próximos parágrafos é indicar as melhores e mais famosas praias desta região, bem como os pontos fortes de cada uma delas, para o ajudar a escolher onde quer esticar a toalha e trabalhar para o bronze! Segue-se um mapa com as principais praias da cidade. Esperamos que seja útil!

PRAIA DOS PESCADORES

A Praia dos Pescadores fica situada na zona urbana de Albufeira, pelo que o acesso à praia é muito simples. A praia recebeu este nome devido à presença constante de pescadores. É uma praia muito procurada por turistas, sobretudo britânicos. A sua fama não é de estranhar, uma vez que no Verão as suas águas atingem os 22ºC! Na passagem de ano, a praia serve de palco para várias festividades e concertos. Nos últimos anos, as infraestruturas e apoios têm vindo a ser melhorados, o que tornou esta praia ainda mais apetecível!

PRAIA DOS PESCADORES
PRAIA DOS PESCADORES

PRAIA DO PENECO

A Praia do Peneco é outra das praias que se situam na zona urbana de Albufeira. O acesso ao areal é feito por um túnel, que liga o centro histórico de Albufeira à praia. Por este motivo, por vezes é também chamada de Praia do Túnel. Devido à sua localização, é uma praia muito procurada por banhistas nos meses de Verão. Por vezes, tem lotação esgotada e torna-se difícil encontrar um lugar. Esta praia apresenta diversos serviços e está bem servida de bares e restaurantes nas imediações.

PRAIA DO PENECO
PRAIA DO PENECO

PRAIA DO INATEL

Se estiver no centro de Albufeira, só precisa de dez minutos para chegar até à Praia do Inatel! Esta é uma das muitas praias de bandeira azul da região, que conta com bons apoios e serviços.

Apesar de estar tão próxima do centro, dispõe de estacionamento. É uma praia muito procurada pelos turistas alojados dos hotéis e resorts das redondezas. As suas águas límpidas e calmas fazem com que seja uma praia ideal para quem viaja com crianças. O areal extenso possibilita a realização de várias atividades desportivas e de jogos em família.

PRAIA DO INATEL, ALBUFEIRA
PRAIA DO INATEL, ALBUFEIRA

PRAIA DA OURA

A Praia da Oura é uma maravilhosa praia de bandeira azul, com um areal com quase um quilómetro de extensão! Encontra-se muito bem servida de apoios e comércio. Além disso, situa-se próxima de uma zona de alojamento turístico. Estes fatores, aliados à sua beleza natural, fazem com que a Praia da Oura seja muito frequentada por turistas nacionais e estrangeiros no Verão. Venha conhecer esta praia e aproveite para fazer um longo passeio à beira-mar!

PRAIA DA OURA
PRAIA DA OURA

PRAIA DA FALÉSIA

É uma enorme e imponente falésia que abraça esta praia e lhe dá o nome. Mas o que verdadeiramente distingue esta praia das outras é a sua dimensão: a Praia da Falésia tem um areal gigante, com mais de 5km de extensão! No topo da falésia existe um pinhal que proporciona belas vistas para a praia e onde é possível fazer caminhadas. Esta praia é ótima para nadar, uma vez que não tem rochas. O acesso é feito por uma escadaria de madeira e dispõe de estacionamento.

PRAIA DA FALÉSIA
PRAIA DA FALÉSIA

PRAIA DE SÃO RAFAEL

A Praia de São Rafael tem um areal relativamente pequeno. Nos dias quentes de Verão é comum ficar lotado. Trata-se de uma praia muito bonita, de águas cristalinas e areia branca. Além disso, também se destaca pelas suas interessantes formações rochosas. Esta praia dispõe de diversos apoios e serviços. Importa ainda mencionar que é uma praia com boas acessibilidades para pessoas de mobilidade reduzida, contando com passadiços e rampa que ligam o estacionamento ao areal.

PRAIA DE SÃO RAFAEL ALBUFEIRA
PRAIA DE SÃO RAFAEL

PRAIA DOS OLHOS DE ÁGUA

A Praia dos Olhos de Água situa-se numa povoação piscatória com o mesmo nome. Olhos de Água, ou olheiros, são pequenas nascentes de água doce que saem para a superfície no areal e que tornam esta praia diferente das outras da região e tão especial. À semelhança das outras praias do Algarve, carateriza-se por um areal branco, águas cristalinas e arribas recortadas, onde é possível observar a fauna local.

Esta é uma praia muito procurada e apreciada nos meses de Verão. Junto à praia, existe uma excelente zona de esplanada e também um passeio pedonal arborizado.

PRAIA DOS OLHOS DE ÁGUA
PRAIA DOS OLHOS DE ÁGUA

PRAIA DA GALÉ

A Praia da Galé é uma praia de areal extenso, muito apreciada por banhistas portugueses. Existe uma falésia que divide a praia em duas. No entanto, é possível transpor a falésia através de uma escadaria e desfrutar de ambos os lados da praia. A Este a paisagem é dominada por arribas, enquanto a Oeste predominam as dunas.

A água é um pouco mais fria que noutras praias da região. Ainda assim, achamos que vale muito a pena visitar esta praia e apreciar a sua beleza quase selvagem. Temos a certeza que não se vai arrepender!

PRAIA DA GALÉ
PRAIA DA GALÉ

HISTÓRIA DE ALBUFEIRA

Albufeira foi um dos derradeiros bastiões islâmicos em Portugal. O seu castelo foi o último a ser reconquistado pelos Cristãos em 1249. As marcas da presença árabe em Albufeiram perduram até aos dias de hoje, seja no próprio nome da cidade, seja pelas suas ruas estreitas com casas brancas. O terramoto de 1755 provocou muitos estragos na vila de Albufeira. Uma onda gigante que se formou devido ao sismo arrasou por completo a zona baixa de Albufeira. A pesca foi, desde cedo, uma das principais atividades económicas da região. Na década de 1960, Albufeira começa a desenvolver-se como zona turística e ganha fama internacional. Em 1986 é elevada à categoria de cidade.

RUAS E CENTRO DE ALBUFEIRA

Para conhecer o centro de Albufeira reserve uma manhã ou uma tarde. Segue-se um mapa para o orientar.

CIDADE VELHA

A Cidade Velha, também conhecida como centro antigo, é parte mais antiga de Albufeira. Situa-se no topo de uma falésia e é o local ideal para passeios relaxantes. Na Cidade Velha de Albufeira encontramos elementos da arquitetura tradicional do Algarve e alguns vestígios da presença islâmica, como um silo e cisternas. É aqui que se situa a Torre do Relógio, um dos símbolos de Albufeira. Do cimo da Torre obtém belas vistas sobre a cidade. Nesta zona, existe uma grande oferta de bares e restaurantes, bem como lojas com artesanato local.

CIDADE VELHA DE ALBUFEIRA
CIDADE VELHA DE ALBUFEIRA

RUA 5 DE OUTUBRO

A Rua 5 de Outubro é uma das principais ruas de Albufeira. O chão desta rua é feito em calçada portuguesa, com intrincados padrões a preto e branco. Tem um cariz comercial e nela encontra várias lojas de artesanato e souvenires. Aqui também existe um miradouro onde poderá apreciar as vistas para o mar e tirar algumas fotografias à paisagem. Ao fundo da Rua 5 de Outubro encontra-se o túnel que dá acesso à Praia do Peneco.

RUA 5 DE OUTUBRO, ALBUFEIRA
RUA 5 DE OUTUBRO, ALBUFEIRA

LARGO ENGENHEIRO DUARTE PACHECO

O Largo Engenheiro Duarte Pacheco é a morada da antiga central elétrica de Albufeira. Atualmente, este edifício alberga a Galeria de Arte Pintor Samora Barros. Este Largo é mais conhecido por ser o ponto de partida da noite de Albufeira. É aqui que, ao cair da noite, as pessoas se juntam e começam o percurso entre os vários bares e discotecas da cidade. Por este motivo, é um largo muito animado e movimentado, sobretudo depois do pôr-do-sol.

LARGO ENGENHEIRO DUARTE PACHECO
LARGO ENGENHEIRO DUARTE PACHECO

OUTRAS ATRAÇÕES E ATIVIDADES

Quer esteja a viajar em família ou com amigos, Albufeira oferece em enorme leque de atividades interessantes que lhe irão proporcionar momentos inesquecíveis. Dedicamos as próximas linhas a apresentar algumas atividades imperdíveis de Albufeira, incluindo algumas que talvez não conheça e que o vão deixar, no mínimo, curioso para saber mais. Esperamos que goste!

PARASAILING

O Parasailing é uma atividade de adrenalina que pode ser praticada individualmente ou em grupo. Em Albufeira, existem várias entidades que oferecem o serviço. Este consiste numa viagem num barco próprio, que puxa um paraquedas. Ao andar a grandes velocidades, o barco permite que os praticantes atinjam altitudes de 80 metros!

Este desporto proporciona sensações fortes de aventura e liberdade, ao fazer com que os praticantes pairem sobre o ar, em pleno oceano!

parasailing albufeira
PARASAILING, ALBUFEIRA

ANDAR DE CAIAQUE EM ALBUFEIRA

A zona de Albufeira caracteriza-se por águas calmas, o que a torna ideal para a prática de caiaque! Esta é uma excelente forma de explorar o interior de grutas e ir a praias em zonas mais recônditas com toda a segurança. É, sem dúvida, uma oportunidade única que não deve perder!

Não é necessário ter experiência nem equipamento próprio. A actividade dura cerca de duas horas e é sempre acompanhado por um guia especializado.

CAIAQUE EM ALBUFEIRA
CAIAQUE EM ALBUFEIRA

VISITAR O ZOOMARINE

O Zoomarine é um parque que conjuga entretenimento e educação, cuja principal atração são os espetáculos com golfinhos. Uma visita ao Zoomarine é a garantia de um dia bem passado em família, pois este parque oferece atividades e atracções para todos os gostos. Para além dos famosos espetáculos com golfinhos, existem também outros animais e, ainda, piscinas de vários tipos. O Zoomarine dispõe de vários serviços para que o visite com todo o conforto, contando também com lojas e restaurantes.

ZOOMARINE ALBUFEIRA
ZOOMARINE ALBUFEIRA

ANDAR DE JET SKI

O Jet-ski é uma atividade muito interessante para os amantes de velocidade, que permite voar sobre as ondas e fazer acrobacias. Esta é uma das atividades aquáticas mais populares do Algarve. Em Albufeira, pode ser praticada na Marina ou na Praia da Oura. Os instrutores ensinam-lhe tudo o que precisa de saber antes de experimentar pela primeira vez e pode optar por uma experiência de 15, 30 ou 60 minutos. O Jet-ski pode ser feito individualmente ou a pares.

JET SKI ALBUFEIRA
JET SKI ALBUFEIRA

EXPERIMENTAR FLYBOARDING EM ALBUFEIRA

Flyboarding é um desporto que se resume numa única palavra: adrenalina! Este recente desporto radical conjuga elementos de outras actividades, como o kitesurf, o wakeboard e o jet-ski. O serviço é disponibilizado pela empresa Flyboard Algarve e encontra-se na Praia da Oura.

O lema desta actividade é “Voe como um pássaro, mergulhe como um golfinho!” e é exactamente isso que irá fazer se decidir experimentar flyboarding! O flyboarding permite-lhe pairar no ar e mergulhar no mar, com piruetas e velocidade à mistura. Uma experiência singular!

FLYBOARDING EM ALBUFEIRA
FLYBOARDING EM ALBUFEIRA

IR A UM PARQUE AQUÁTICO

Um dia passado num parque aquático é uma excelente escolha para quem viaja em família. Estes parques dispõem de várias diversões, que proporcionam um dia em cheio. Existem zonas diferentes indicadas para as mais diversas faixas etárias, atracções para os adeptos de adrenalina e outras mais adequadas para quem prefere relaxar. Contam ainda com restaurantes, snack-bar e zona de merendas. Dois exemplos de parques aquáticos próximos de Albufeira são o Aquashow e o Aqualand.

Os parques aquáticos flutuantes estão localizados nas praias e na marina e são a opção mais acertada para quem quer desfrutar das atividades deste tipo de parque mas apenas por algumas horas.

PARQUE AQUÁTICO - ALGARVE
PARQUE AQUÁTICO – ALGARVE

VER GOLFINHOS EM ALBUFEIRA

Se visitar Albufeira, não deve desperdiçar a oportunidade de ver golfinhos no seu ambiente natural! Existem diversos passeios de observação de golfinhos que partem da Marina de Albufeira. Será guiado por profissionais experientes, que sabem onde encontrar estes animais. Os golfinhos são animais curiosos e inteligentes e temos a certeza que vai adorar poder vê-los bem de perto! Não se esqueça de levar a máquina fotográfica para registar esta experiência inesquecível.

GOLFINHOS EM ALBUFEIRA
GOLFINHOS EM ALBUFEIRA

FAZER MERGULHO

Se nunca experimentou fazer mergulho, então a sua visita a Albufeira é a ocasião ideal para o fazer! Existem várias empresas que estão preparadas para fazer cursos de mergulho em piscina ou no mar e que disponibilizam o equipamento necessário. Para os mais experientes, Albufeira é o palco perfeito para uma sessão de mergulho! A beleza desta região não se limita à superfície. Debaixo de água, encontrará grutas subaquáticas e zonas de recife. Além disso, ao longo da costa existem vários navios afundados, que vão despertar o seu lado mais aventureiro!

MERGULHO EM ALBUFEIRA
MERGULHO EM ALBUFEIRA

PASSEAR NO MINICOMBOIO

Um passeio no minicomboio turístico de Albufeira é uma atividade muito divertida, sobretudo para quem viaja com crianças. Este engraçado comboio circula pelos principais pontos da cidade, o que faz dele uma boa forma de ficar a conhecer Albufeira. Existem três paragens onde se pode iniciar a viagem. O comboio circula entre as 9h e as 23h nos meses de Inverno e as 9h e a 1h nos meses de Verão.

PASSEAR NO MINICOMBOIO
PASSEAR NO MINICOMBOIO

VISITAR O PARQUE AVENTURA

O Parque Aventura é um parque temático para toda a família. Este parque oferece duas atividades: o paintball e o arborismo. O paintball é uma atividade que já dispensa apresentações e que é praticado numa grande área de floresta. Quanto ao arborismo, trata-se de uma atividade de contacto com as árvores, que consiste em fazer um percurso em altura, passando por vários obstáculos. As condições de segurança no parque estão garantidas e existe, ainda, uma área de piquenique.

VISITAR O PARQUE AVENTURA albufeira
VISITAR O PARQUE AVENTURA

VISITA VIRTUAL A ALBUFEIRA

SAIR À NOITE EM ALBUFEIRA

A vida noturna de Albufeira é um dos grandes chamativos desta cidade algarvia e faz com que seja muito apreciada por quem gosta de aproveitar a noite ao máximo! Albufeira é uma cidade que nunca dorme, especialmente nos meses de Verão, e há música ao vivo ao longo de todo o ano. Por toda a cidade, existe uma oferta infindável de restaurantes, bares e discotecas. Nos restaurantes poderá encontrar comida típica portuguesa, mas também gastronomia de outros pontos do globo, com destaque para a cozinha asiática. No que toca a bares e discotecas, existe um percurso que atravessa várias ruas da cidade, que se estende desde o Largo Engenheiro Duarte Pacheco até à Rua da Oura. Neste strip, encontra uma oferta para todos os gostos e estabelecimentos que ficam abertos até de madrugada. Nos meses de Verão, os bares de praia encontram-se abertos à noite e lá não falta animação!

DISCOTECA EM ALBUFEIRA
DISCOTECA EM ALBUFEIRA

MONUMENTOS e CULTURA EM ALBUFEIRA

Entre idas à praia e saídas à noite, reserve um pouco de tempo para ficar a conhecer melhor Albufeira. De seguida, damos-lhe algumas sugestões do património cultural que poderá visitar nesta cidade do Algarve, para tornar as suas férias uma experiência ainda mais enriquecedora. Segue-se um mapa para o ajudar a organizar as suas visitas.

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO

A Igreja de São Sebastião situa-se na parte antiga de Albufeira e data do século XVIII. No exterior, destacam-se dois portais muito interessantes. Um deles é em estilo manuelino e é anterior ao terramoto de 1755. O outro apresenta um estilo barroco e corresponde à construção atual. No interior da igreja está instalado um museu de arte sacra. Este museu resultou da junção de vários artefactos religiosos da região nesta igreja após o terramoto. O bilhete para visitar o museu custa apenas 2€.

IGREJA SÃO SEBASTIÃO EM ALBUFEIRA
IGREJA SÃO SEBASTIÃO EM ALBUFEIRA

IGREJA MATRIZ

A Igreja Matriz de Albufeira foi mandada construir no século XVIII para substituir a antiga, que ficou totalmente destruída no terramoto de 1755. Esta igreja apresenta um estilo neoclássico e uma única nave. Sobre a porta principal da igreja é possível observar uma cruz de Avis. Esta cruz remete para a ordem militar a quem o rei entregou Albufeira após a reconquista. No interior da Igreja Matriz destaca-se um retábulo da autoria de Samora Barros, um pintor natural de Albufeira do século XX.

IGREJA MATRIZ EM ALBUFEIRA
IGREJA MATRIZ EM ALBUFEIRA

IGREJA DE SANT’ANA

A Igreja de Sant’Ana é uma pequena igreja datada do século XVIII. No seu interior, existem vários pontos de interesse, como o retábulo de Nossa Senhora das Dores, uma imagem de Cristo cruxificado e um retábulo em madeira na capela-mor. A igreja encontra-se a funcionar, ainda assim, está aberta a visitas do público. Tenha apenas em atenção que não deverá fazer a sua visita enquanto estiver a decorrer a missa.

IGREJA DE SANT'ANA ALBUFEIRA
IGREJA DE SANT’ANA ALBUFEIRA

VISITAR O MUSEU ARQUEOLÓGICO

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira situa-se nos antigos paços do concelho e foi inaugurado em 1999. O museu reúne o espólio arqueológico da cidade, que é apresentado numa exposição organizada cronologicamente em quatro núcleos: Pré-História, Período Romano, Período Visigótico-Islâmico e Idade Moderna. Este museu oferece também visitas guiadas à cidade velha de Albufeira. O museu pode ser visitado de Terça a Domingo entre as 9h30 e as 17h30.

MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ALBUFEIRA
MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ALBUFEIRA

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

VILAMOURA
VILAMOURA (CLIQUE NA IMAGEM)
LAGOS
LAGOS (CLIQUE NA IMAGEM)