AVEIRO, 20 Dicas MÁGICAS para a Veneza Portuguesa!

Aveiro é a Veneza portuguesa, com certeza! Muito perto do mar e da ria crescem vários canais inseridos num ambiente urbano. Esta é uma das cidades que tem de ter presente no seu roteiro turístico. José Saramago define-a como “um corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração.” Palavras sábias deste escritor descrevem Aveiro como uma cidade autêntica onde navegam os barcos moliceiros estreitos e coloridos.

AVEIRO

Uma cidade encantadora espelhada nas águas límpidas da sua ria. Paisagens naturais, arquitetura do século XIX e moliceiros a navegar. Situada no centro de Portugal, esta cidade irá apaixoná-lo logo no primeiro recanto. O lugar ideal para uma escapadinha e para contemplar o melhor da sua paisagem natural, da gastronomia e doçaria. Os melhores ovos moles são de Aveiro e não há melhor doce que este! Espera-nos uma viagem verdadeiramente doce pela beleza e recantos desta cidade tipicamente portuguesa.

AVEIRO

ONDE FICA E COMO IR PARA AVEIRO?

Aveiro situa-se na zona centro mais precisamente na costa oeste de Portugal. Fica a 75 km do Porto e a 60 km de Coimbra e é uma paragem obrigatória principalmente no verão pelas suas praias e bom tempo. Para a capital são 254 km e a viagem demora cerca de 2h30.

A alternativa mais eficaz e prática para chegar até Aveiro é deslocar-se de carro, comboio ou autocarros. Na estação da cidade param com muita frequência os Alfa Pendulares e os Intercidades. Os autocarros permitem também uma ligação rápida para outras cidades portuguesas como Lisboa. Os bilhetes de comboio de Lisboa rondam os 28€ e de autocarro 17€.

COMO ME DESLOCAR EM AVEIRO?

A melhor forma de ficar a conhecer Aveiro é a pé. A cidade é relativamente pequena, por isso será muito fácil deslocar-se sem necessitar de transportes públicos. Ao andar a pé irá conhecer muito melhor a cidade ou poderá optar por alugar de forma gratuita as Bugas (bicicletas). Esta é uma opção totalmente amiga do ambiente e poderá conhecer a cidade com um meio de transporte ecológico.

BUGAS DE AVEIRO

QUANDO VISITAR AVEIRO?

Como a cidade fica localizada junto à costa portuguesa pode ser visitada em qualquer época do ano. A cidade nem é muito quente no Verão, nem muito fria no Inverno. Apresenta temperaturas amenas perfeitas para visitar os locais mais bonitos. Para os amantes da Natureza a altura da primavera convida a passear pelas suas paisagens naturais. No Verão, as praias e as águas límpidas convidam a um mergulho bem refrescante no mar.

Aveiro também tem uma forte tradição de festas e feiras que merecem a atenção dos mais curiosos. As grandiosas festas em honra de São Gonçalinho ocorrem em janeiro e acontecem durante 5 dias. Esta é uma boa altura para conhecer a cidade, pois muitos devotos viajam para festejar e louvar este santo casamenteiro. As festas são consideradas património imaterial e um importante contacto com as gentes.

FESTAS DE SÃO GONÇALINHO
FESTAS DE SÃO GONÇALINHO

O QUE VISITAR E FAZER EM AVEIRO?

Aveiro não é uma cidade grande. Ainda assim é conveniente organizar os seus passeios para melhor aproveitar o seu tempo de lazer. Segue-se um mapa com a localização das principais atrações da cidade. Esperamos que vos seja útil!

RUAS DE AVEIRO E PRAÇA GENERAL HUMBERTO DELGADO

Não são apenas os moliceiros e os ovos moles que caraterizam a cidade de Aveiro. Pelas suas ruas pode ver os comerciantes e negócios que se renovam. A cidade acompanha a modernidade sem nunca perder verdadeiramente a sua identidade. Há escolhas para todos os gostos como os cafés, as lojas com artesanato, os locais de culto e as paisagens naturais únicas. A praça general Humberto Delgado ou “Pontes” é um dos locais de visita da cidade. Foi construída em forma de rotunda substituindo a ligação que era feita por duas pontes. A sua proximidade ao centro histórico faz com que grande parte dos turistas a visitem. Neste local são organizados também grandes eventos como competições desportivas e festas comemorativas como a passagem de ano.

PRAÇA HUMBERTO DELGADO, AVEIRO
PRAÇA HUMBERTO DELGADO, AVEIRO

BAIRRO DO BEIRA-MAR

O Bairro do Beira Mar é o bairro mais popular e típico da cidade de Aveiro. É nele onde se encontra todo o comércio tradicional e onde poderá também degustar as iguarias típicas aveirenses nos melhores restaurantes. Para encontros com os amigos numa esplanada é também um dos locais de eleição para quem visita. As casas neste bairro têm um estilo muito tradicional, com fachadas coloridas e toda a envolvente é de grande amizade e entreajuda. Visite este bairro encantador e deixe-se deslumbrar pela alma das suas gentes.

BAIRRO DO BEIRA-MAR
BAIRRO DO BEIRA-MAR

PASSEIO NO MOLICEIRO

Os barcos tradicionais de Aveiro chamam-se moliceiros. Estes barcos circulam pela Ria e eram usados para a apanha do moliço sendo atualmente usados para passeios turísticos. A experiência de navegar num moleiro é única e pode ter uma vista sobre a cidade incrível dos principais pontos turísticos. O passeio permite visitar o centro da cidade e navegar pelos 4 canais existentes na ria. Este passeio de moliceiro tem a duração de 45 minutos, é muito seguro e a navegação é tranquila e muito estável. Todos podem fazer este passeio quando visitarem Aveiro. É uma viagem obrigatória!

PASSEIO NO MOLICEIRO
PASSEIO NO MOLICEIRO

JARDIM DAS OLIVEIRAS

A natureza também existe no centro da cidade de Aveiro. Para encontrar alguma paz de espírito e contacto com paisagens naturais o Jardim das Oliveiras é um local perfeito. Ótimo para relaxar e com uma vista espetacular sobre os canais da Ria. O jardim situa-se no cimo do centro comercial Forum Aveiro!

JARDIM DAS OLIVEIRAS, AVEIRO
JARDIM DAS OLIVEIRAS, AVEIRO

CONHECER O MERCADO DO PEIXE DE AVEIRO

A nossa costa portuguesa oferece sempre o peixe mais fresco e com uma qualidade espetacular. E Aveiro não é exceção! Sugerimos a visita a um dos locais mais conhecidos de Aveiro, o mercado do Peixe de Aveiro. Neste local encontrará as tradicionais bancas e vendedoras a apregoar o melhor peixe. A qualidade deste alimento é imensa e encontrará a maior variedade de peixe fresco acabado de chegar à doca. Depois de escolher um bom peixe pode subir ao 1º piso e disfrutar de uma experiência gastronómica no restaurante Mercado do Peixe onde encontrará os melhores pratos de peixe. Poderá ainda conviver com os amigos e disfrutar dos bares e cafés existentes ao redor deste local.

CONHECER O MERCADO DO PEIXE DE AVEIRO

CAMINHAR PELO CANAL DE SÃO ROQUE

Uma caminhada pelo canal de São Roque para carregar baterias e limpar a mente. Encontrará de um lado a Ria e do outro o bairro do Beira Mar. Com mais de 8km de extensão este local é perfeito para longas corridas, para andar de bicicleta, contemplar a zona verde ao seu redor ou disfrutar de um pôr do sol magnifico. No próprio Canal de São Roque é onde circulam e acontecem também muitos passeios de moliceiro. Um local turístico que não pode mesmo perder!

PASSEAR EM AVEIRO
PASSEAR EM AVEIRO

CAPELA DE SÃO GONÇALINHO

Esta capela emblemática em memória de São Gonçalo foi construída entre 1712 e 1724 e nela se encontra representado o santo padroeiro de Aveiro. Esta capela localiza-se junto aos canais da Ria de Aveiro e do Bairro do Beira Mar tendo um significado enorme para quem lá vive. É no mês de janeiro que os habitantes se reúnem neste local para festejar em honra de São Gonçalinho. Do alto da torre da capela são lançadas cavacas que em baixo as pessoas tentam apanhar. Esta capela foi erguida em pedra de Ançã e a zona da fachada conta com pedra calcária, onde se insere uma estátua de São Gonçalo de Amarante que remonta ao século XVII. Ostenta a classificação de Imóvel de Interesse Público pelo IPPAR desde 2003.

CAPELA DE SÃO GONÇALINHO, AVEIRO
CAPELA DE SÃO GONÇALINHO, AVEIRO

IGREJA DE VERA CRUZ

Uma igreja do século XVII construída sobre uma capela em honra de São Gonçalo destaca-se pela sua fachada em azulejos. Sofreu intervenções de restauração no século XVIII. Uma nota também para a magnífica talha dourada no seu interior.

IGREJA DE VERA CRUZ, AVEIRO
IGREJA DE VERA CRUZ, AVEIRO

PONTE DOS NAMORADOS

Uma ponte construída sobre o canal de São Roque em 1953. É uma das mais antigas e emblemática pontes de Aveiro também conhecida por Ponte dos Carcavelos. Possui uma cor amarela e é ornamentada pelo brasão da cidade representado pela águia. Esta ponte pode ser visitada durante uma caminhada pelo canal e pelo Bairro do Beira Mar. Poderá também contemplá-la num dos passeios de moliceiros que se fazem pela Ria de Aveiro. 

PONTE DOS NAMORADOS, AVEIRO
PONTE DOS NAMORADOS, AVEIRO

CENTRO CULTURAL DE AVEIRO

Este Centro Cultural e de Congressos situa-se num edifício emblemático da arquitetura industrial. Projetada pelo arquiteto José Olímpio a Fábrica Jerónimo Pereira de Campos era a designação deste edifício dando lugar a este fantástico espaço. Este Centro Cultural e de Congressos abriu portas em 1995 e é o local de excelência para a realização de concertos, peças de teatro, exposições e congressos.

CENTRO CONGRESSOS AVEIRO
CENTRO CONGRESSOS AVEIRO

CATEDRAL E IGREJA DE SÃO DOMINGOS

A igreja de S. Domingos é a atual Sé. Pertencia ao antigo Convento de S. Domingos. Foi fundada no ano de 1423 e desse tempo resta apenas as paredes de pedra talhada e imagem de uma virgem gótica. Recomendamos a visita a este local cheio de significado e memórias de outros tempos.

SÉ CATEDRAL DE AVEIRO
SÉ CATEDRAL DE AVEIRO

VELHA ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE AVEIRO

Um local que não pode deixar de visitar é a velha estação de comboios de Aveiro. Os seus painéis de azulejos datados de 1916 mostram as gentes desta cidade como a peixeira, o pescador, o Farol da Barra e as marinas de sal. Uma autêntica obra de arte em tons azuis e amarelos representam verdadeiramente o espírito aveirense. Este espaço é composto por três grandes partes: uma parte central com três pisos e duas partes muito semelhantes com dois andares. Com um estilo tipicamente português assume-se com um local obrigatório de paragem em Aveiro.

VELHA ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE AVEIRO
VELHA ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE AVEIRO

ASSISTIR AO PÔR DO SOL NAS SALINAS DE AVEIRO

Depois de um dia inteiro a explorar os mais belos recantos de Aveiro tem de terminar em beleza com um pôr do sol nas salinas. O canal das pirâmides é um local verdadeiro mágico pois é possível deslumbrar-se com as pirâmides de sal branco na recolha deste bem tão precioso. O sal reverte-se como um dos elementos mais valiosos para a região de Aveiro e com uma enorme importância económica.

O melhor final do dia na cidade de Aveiro e com as melhores paragens. Uma cidade diversificada e com tanto para oferecer a quem a visita. É obrigatória a visita à nossa Veneza portuguesa!

PÔR DO SOL NAS SALINAS DE AVEIRO
PÔR DO SOL NAS SALINAS DE AVEIRO

HISTÓRIA DE AVEIRO

Aveiro sempre esteve ligada às atividades económicas. Destacava-se pelo seu crescimento e evolução nas áreas do comércio naval e com a produção de sal proveniente das suas salinas. Como parte da história de Aveiro fala-se da doação realizada pela Condessa Mumadona Dias, uma senhora da nobreza, muito rica. Esta doou propriedades ao Mosteiro de Guimarães a 26 de janeiro de 959 onde consta a existência de Aveiro destacada pela existência de campos e pelo fabrico do sal. No século XIII, Aveiro é elevada à categoria de vila crescendo rapidamente, aumentando a sua população e crescimento económico.

Em 1759, Dom José eleva Aveiro a cidade. Assim, continuou a crescer e a sua excelente localização fez com que mais população se fixasse e se dedicasse a atividades como a produção de sal, pesca e indústria. A indústria cerâmica é também o reflexo da inovação dos tempos mas também das tradições e períodos passados. Atualmente esta cidade destaca-se pela sua inovação e um caminho em direção ao conhecimento e ciência envolvendo grandes indústrias e instituições prestigiadas de ensino como a universidade.

VISITA VIRTUAL A AVEIRO

O QUE VISITAR PERTO DE AVEIRO?

A Veneza portuguesa continua a surpreender quem a visita. Paisagens incríveis fazem da cidade o cenário perfeito para uma viagem inesquecível. Se lhe sobrar algum tempo, saiba que nas imediações há muitas outras atrações. Segue-se um mapa para o ajudar na decisão!

MUSEU DA VISTA ALEGRE

A Vista Alegre é uma marca portuguesa conhecida das famílias portuguesas e que atravessa várias gerações. Conhecida pela qualidade e prestígio das suas louças e porcelanas não deixa ninguém indiferente quando visita a cidade de Aveiro. Para além das várias lojas espalhadas por todo o país poderá visitar o Museu da Vista Alegre totalmente renovado. Ficará a conhecer mais sobre a sua história, o processo de fabrico, ver os artesãos e todas as coleções Vista Alegre.

MUSEU DA VISTA ALEGRE
MUSEU DA VISTA ALEGRE

MUSEU MARITIMO DE ILHAVO

Fundado a 8 de agosto de 1937, o Museu Marítimo de Ílhavo guarda o que de melhor Aveiro tem: as memórias e as suas gentes. Neste enorme espaço é possível visitar um gigante aquário de bacalhaus, o navio-museu Santo André e o centro de investigação CIEMar-Ílhavo. Neste espaço consegue sentir a verdadeira ligação do povo de Ílhavo ao mar e à sua Ria de Aveiro. Desde a pesca do bacalhau no mar à inovação, estas três grandes unidades relacionam-se com toda a envolvente. 

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

PASSADIÇOS DE AVEIRO

Para recarregar baterias nada melhor que uma caminhada pelos passadiços da cidade. Desafie toda a sua família e percorra os 7,5 km dos Passadiços de Aveiro. Comece no Canal de São Roque e termine junto ao rio Vouga e contemple bosques, pinhais e a beleza natural da Ria de Aveiro. Ao longo do percurso encontrará ainda pequenas ilhas desertas, embarcações naufragadas e a sua fauna e flora muito especial.

PASSADIÇOS DE AVEIRO
PASSADIÇOS DE AVEIRO

COMBOIO HISTÓRICO DO VOUGA

Se sempre desejou viajar num comboio a vapor e nunca teve oportunidade, o comboio histórico do Vouga é o passeio perfeito. Terá a oportunidade conhecer a Linha do Vouga e embarcar numa das cinco carruagens do século XX rebocadas por uma locomotiva histórica a diesel. Este comboio irá levá-lo de Aveiro a Macinhata do Vouga. Poderá depois visitar o Museu Ferroviário do Vouga e no regresso visitar também o centro histórico de Águeda. No período do Verão este roteiro será ideal para viajar no tempo e disfrutar das paisagens mais bonitas.

COMBOIO DO VOUGA
COMBOIO DO VOUGA

PRAIAS PERTO DE AVEIRO

Se vai visitar Aveiro e se gosta de praia este mapa é para si!

COSTA NOVA

Com um vasto areal e água límpida a Praia da Costa Nova é a escolha de verão para muitos turistas. A paisagem envolvente destaca-se pelos seus palheiros às riscas encarnadas, azuis e verde que acolhem várias famílias na época balnear. A praia ideal para bons banhos de sol ou para um passeio à beira-mar.

PRAIA DA COSTA NOVA
PRAIA DA COSTA NOVA

 BARRA

Onde desagua a Ria de Aveiro, a Praia da Barra é o local de eleição para a prática de diversos desportos como o surf ou vela. As boas condições atmosféricas permitem excelentes banhos ou uma saída à noite durante o verão. Animação em bares e outras festas não faltam nesta praia. Conseguirá também ver o Farol de Aveiro que marca a presença desta praia de longe.

PRAIA DA BARRA
PRAIA DA BARRA

SÃO JACINTO

A praia de S. Jacinto situa-se junto ao Canal da Barra. Nem sempre é uma praia vigiada mas oferece condições espetaculares para a prática de desportos náuticos. Com um longo areal é o local perfeito para longas caminhadas sem fim à vista. Para se deslocar até à praia de S. Jacinto pode fazê-lo por ferry boat (no forte da Barra) ou terá de percorrer por estrada mais de 30km.

PRAIA DE SÃO JACINTO

GASTRONOMIA TÍPICA DE AVEIRO

A costa portuguesa oferece o peixe e marisco mais fresco. E claro que Aveiro como zona piscatória destaca-se pelas suas iguarias de comer e chorar por mais. Mas nem a doçaria escapa! Mas comecemos pelos pratos principais como a caldeirada de enguias. Nas zonas ribeirinhas encontrará restaurantes que servem a caldeirada de enguias como prato principal. Cada espaço tem o seu próprio segredo, mas é a verdadeira enguia que faz as delícias dos mais curiosos. Os mais entendidos afirmam que as enguias apanhadas na ria de Aveiro são as melhores devido à sua grande quantidade de sal.

O bacalhau, o fiel amigo dos portugueses, também é um dos pratos típicos de Aveiro. Existem 1001 formas de cozinhar bacalhau e é em Aveiro que poderá disfrutar dessa experiência.

Não pode sair da cidade sem comer a real sobremesa: os ovos moles. Esta iguaria feita de ovos e açúcar está espalhada por todas as ruas. Mas tem segredos! Poderá deliciar-se com os ovos moles e levar para casa numa caixa ou nas barricas de madeira.

OVOS MOLES DE AVEIRO
OVOS MOLES DE AVEIRO

RESTAURANTES EM AVEIRO

Há muitas e boas opções de restauração em Aveiro. Depois de apurada pesquisa, aqui fica a nossa sugestão.

RESTAURANTE MARÉ CHEIA

Restaurante de 2 cifrões num máximo de 3. Tem mais de 2000 comentários e uma classificação geral de 4,6 (em 5). Um dos restaurantes mais procurados de Aveiro. Quem o conhece e visitou refere com insistência a qualidade da comida e a simpatia do pessoal.

RESTAURANTE MARÉ CHEIA - AVEIRO
RESTAURANTE MARÉ CHEIAAVEIRO

HOTEIS EM AVEIRO

Se decidiu visitar Aveiro, vai gostar de saber que na “Veneza Portuguesa” podemos encontrar opções para todos os gostos e todos os bolsos. A nossa sugestão recai sobre o alojamento mais emblemático de Aveiro.

HOTEL MOLICEIRO

Hotel de 4 estrelas com mais de 550 comentários no google e uma classificação geral de 4,5 estrelas (num máximo de 5). Os comentários mais elogiosos referem uma ótima localização em frente da ria, quartos muito limpos e espaçosos e um pessoal sempre disponível.

HOTEL MOLICEIRO
HOTEL MOLICEIRO

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

PORTO
PORTO (CLIQUE NA IMAGEM)
COIMBRA
COIMBRA (CLIQUE NA IMAGEM)