AZENHAS do MAR – A Magia tão perto de Lisboa! (2022)

AZENHAS DO MAR | Imagine uma aldeia embutida numa falésia. Agora idealize um conjunto de casas organizadas em cascata num rochedo junto ao mar. Junte agora um mar em tons esverdeados e uma luz branca de uma limpidez infinita. Se a sua mente conseguiu visualizar um lugar de uma beleza digna de postal de viagem, então provavelmente conseguiu entrever as Azenhas do Mar, um lugar MÁGICO!

AZENHAS DO MAR
AZENHAS DO MAR

AZENHAS DO MAR

No passado foi uma aldeia de pescadores. Hoje em dia é um lugar procurado por poetas, artistas e todos aqueles que gostam de lugares inspiradores e de uma beleza sem fim. São aproximadamente oitocentas as pessoas que por ali residem. Apesar de ser um lugar muito pequeno, há muitas atrações nas Azenhas do Mar. Para além da beleza do casario da aldeia, a sua piscina natural e o areal de 30 metros são imperdíveis. Mas há mais coisas igualmente interessantes para lá fazer. Vamos contar-lhe tudo, continue connosco!

O MAR DAS AZENHAS DO MAR
O MAR DAS AZENHAS DO MAR

ONDE FICAM AS AZENHAS DO MAR?

É uma aldeia pertencente ao concelho de Sintra (freguesia de Colares). Se partir de Lisboa conte com uma viagem de 38 km. Uma distância que se percorre em aproximadamente 45 minutos.

CURIOSIDADES SOBRE AS AZENHAS DO MAR

DE ONDE VEM O NOME?

A aldeia deve o seu nome aos antigos moinhos de água (chamados de Azenhas) que por lá existiam em grande número. Se for visitar as Azenhas do Mar, não se esqueça de ver a Azenha que ainda hoje por ali se encontra.

MOINHO DE ÁGUA, AZENHAS DO MAR
MOINHO DE ÁGUA, AZENHAS DO MAR

Mesmo ao lado da azenha, vai encontrar um banco de pedra com uma inscrição curiosa. De acrescentar que este tipo de inscrições com ditos populares se encontram um pouco por toda a aldeia. Caminhe devagar e sem destino. Vai encontrá-las facilmente.

BANCO DE PEDRA AO LADO DA AZENHA
BANCO DE PEDRA AO LADO DA AZENHA

A HISTÓRIA

É uma povoação muito antiga. Mas é difícil precisar no tempo o aparecimento do primeiro aglomerado populacional neste local. As famosas azenhas (moinhos de água) datam do período da ocupação árabe (século VII-XV). Durante muitos séculos, as suas principais atividades económicas foram a moagem, a agricultura (especial destaque para o vinho) e a pesca. Foi a partir de 1930 que as Azenhas do Mar surgiram como destino balnear. Uma alteração que se ficou a dever à passagem do elétrico nesta zona (linha do Banzão).

O QUE FAZER E VISITAR NAS AZENHAS DO MAR?

Apesar de ser uma aldeia bastante pequena, podemos passar um dia cheio e muito agradável. Aqui ficam as nossas sugestões.

PASSEAR A PÉ NAS RUAS E RUELAS DAS AZENHAS DO MAR

Para sentir a “alma” e a “atmosfera” da aldeia, percorra a pé e sem pressa as suas ruas e ruelas estreitas. É um lugar pequeno e percorre-se em apenas 30 minutos.

RUAS DAS AZENHAS DO MAR
RUAS DAS AZENHAS DO MAR

Prepare-se para as subidas e descidas! Podem ser desafiantes para os menos preparados fisicamente.

RUELAS DAS AZENHAS DO MAR
RUELAS DAS AZENHAS DO MAR

PISCINA OCEÂNICA

Esta é seguramente uma das mais belas piscinas oceânicas do nosso país! Fica situada entre a arriba e o areal. É de grandes dimensões e perfeita para uns mergulhos ao abrigo da força do oceano (que por vezes se apresenta revolto).

PISCINA OCEÂNICA, AZENHAS DO MAR
PISCINA OCEÂNICA, AZENHAS DO MAR

IR À PRAIA

A praia é lindíssima, mas o areal é bastante pequeno (30 metros) e na maré cheia muitas vezes desaparece. No Verão, é difícil encontrar lá espaço para estender a toalha e passar um dia de praia tranquilo. Adoro visitar estes lugares, mas de preferência fora da época alta…. Confesso que tenho pouca paciência para multidões. Se for como eu, experimente esta praia fora da época alta.

PRAIA DAS AZENHAS DO MAR
PRAIA DAS AZENHAS DO MAR

ONDE E O QUE COMER?

O restaurante (marisqueira) fica debruçado sobre a praia. É uma excelente opção para apreciadores de marisco e de lugares bonitos.

RESTAURANTE AZENHAS DO MAR
RESTAURANTE AZENHAS DO MAR

Proporciona uma vista magnífica a quem o visita. Tem uma cotação de 4,5 estrelas no google (para um máximo de 5). Tem mais de 2900 comentários! Não é barato. Mas se a sua carteira o permitir… vá!

RESTAURANTE AZENHAS DO MAR I
INTERIOR DO RESTAURANTE

Antes de entrar, aprecie um pequeno lago que se encontra à entrada. É relaxante!

LAGO À ENTRADA DO RESTAURANTE AZENHAS DO MAR
LAGO À ENTRADA DO RESTAURANTE

ASSISTIR AO PÔR DO SOL NAS AZENHAS DO MAR

É a cereja no topo do bolo! Com a fotogenia natural da aldeia, o pôr do sol num dia límpido eleva a beleza deste lugar a uma dimensão divina! Os tons cor de laranja do sol misturam-se celestialmente com o branco da aldeia e o verde do mar. O resultado? Um postal de viagem!   

PÔR DO SOL NAS AZENHAS DO MAR
PÔR DO SOL NAS AZENHAS DO MAR

TIRAR FOTOGRAFIAS nos MIRADOUROS

Gosta de tirar fotografias bonitas? Esta é uma das aldeias mais fotogénicas de Portugal! As casas em cascata ao longo da falésia, as ruas e ruelas da aldeia, a piscina oceânica, as cores do oceano, o pequeno areal, o conjunto, os detalhes!

AZENHAS DO MAR
AZENHAS DO MAR

Se caminhar pela pequena aldeia, vai encontrar facilmente alguns miradouros de onde se podem admirar vistas fenomenais. A poucos metros da piscina oceânica, há uma rampa em pedra que o levará a um local elevado. No topo encontrará muitos miradouros magníficos. Um local de sonho para os amantes de fotografia!

MIRADOURO NAS AZENHAS DO MAR
MIRADOURO NAS AZENHAS DO MAR

PESCAR NAS AZENHAS DO MAR

Se gosta de dar banho à minhoca, vai gostar de o fazer aqui. Há muitos locais perfeitos para a pesca e muitas pessoas que procuram esta aldeia para passar uma bela tarde a pescar.

PESCAR NAS AZENHAS DO MAR
PESCAR NAS AZENHAS DO MAR

RELAXAR NO JARDIM

Antes de chegar à praia (e à piscina oceânica), vai encontrar um pequeno jardim com uns bancos. Um bom “spot” para se sentar e descansar um pouco da caminhada.

RELAXAR NO JARDIM DAS AZENHAS DO MAR
RELAXAR NO JARDIM

É um local simpático, agradável e perfeito para contemplar.

AZENHAS DO MAR
AZENHAS DO MAR

SUGESTÃO DE EXCURSÃO

LISBOA: EXCURSÃO DE 1 DIA A SINTRA, AZENHAS DO MAR E CASCAIS

Um passeio de 8 horas com partida de Lisboa. Passa por Sintra, Cascais, Azenhas do Mar, Cabo da Roca, praia de Guincho e muito mais. Clique na imagem para obter todos os detalhes e reservar esta experiência através do nosso site!

Clique na imagem para reservar

VISITA VIRTUAL ÀS AZENHAS DO MAR

PERTO DAS AZENHAS DO MAR

cabo da roca
CABO da ROCA (clique na imagem)
SINTRA (clique na imagem)

12,6 quilómetros separam as Azenhas do Mar do Cabo da Roca. Uma distância que se percorre facilmente em aproximadamente 20 minutos. O Cabo da Roca é o local “onde a terra acaba e o mar começa”! Uma gigantesca parede de rocha com 140 metros de altura que avança imponente para o mar. Um local imperdível com vistas de cortar a respiração!

Apenas 10,6 quilómetros separam as Azenhas do Mar da vila de Sintra. MÁGICA, é o adjetivo que melhor define Sintra. Um lugar especial, com palácios, castelos, conventos, lagos. Uma vila com história e também com estórias de encantar! Se ainda não conhece (bem) a vila encantada, é tempo de abrir a sua agenda e começar a planear esta viagem. Lugar obrigatório!  

DICAS PRÁTICAS PARA ORGANIZAR A SUA VISITA

DICAS PRÁTICAS para organizar a sua viagem às AZENHAS DO MAR (ou outro destino)

Ao usar os nossos links estará a valorizar o nosso trabalho e a ajudar os animais. 25% das nossas comissão são doadas a uma instituição de apoio aos animais. E o melhor, não pagará nem um cêntimo a mais!

HOTEL Consulte agora as melhoras ofertas hoteleiras através das promoções do BOOKING.COM.

RESERVAR O SEU VOO – Procure os melhores voos aos preços mais competitivos através do SKYSCANNER.

ALUGAR CARRO – Se precisar de alugar um carro, consulte as melhores ofertas na DISCOVERCARS.

SEGURO DE VIAGEM – E não se esqueça de fazer o seguro de viagem com a IATISEGUROS. Ao usar o nosso link tem 5% de desconto.

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

ericeira
ERICEIRA (clique na imagem)
sesimbra
SESIMBRA (clique na imagem)