BRAGA, 20 DICAS para a Roma Portuguesa! (2021)

Braga a “Roma portuguesa” tal como é conhecida não deixa ninguém indiferente aos seus encantos. Foi fundada pelos Romanos há mais de 2000 anos com o nome de Bracara Augusta e é uma das maiores e mais antigas cidades do nosso país.

BRAGA

Uma verdadeira cidade do Minho cheia de história e muitas histórias para contar. Com mais de 180 mil habitantes, Braga não deixa ninguém indiferente à sua visita. As suas nascentes, serras, florestas e vistas de cortar a respiração também são uma opção que não pode perder. Com gentes muito alegres e hospitaleiras a sua estadia nesta cidade do Norte de Portugal será sem dúvida inesquecível. Prepare as malas e siga connosco nesta viagem pelas ruas bracarenses cheias de história.

Pelas ruas de Braga pode encontrar mais de 30 igrejas em locais históricos e a devoção das suas gentes por todo o património arquitetónico e religioso. Braga também é considerada uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Nesta cidade estão muitos tesouros por descobrir e experiências que não deixam ninguém de fora. Boa gastronomia, bonitos monumentos, festas religiosas e populares e tradições e o artesanato. Venha explorar lugares fascinantes com as melhores dicas para uma viagem inesquecível sozinho ou em família. Acompanhe-nos neste roteiro espetacular e descubra o que de melhor tem Braga!

BRAGA
BRAGA

ONDE É E COMO IR PARA BRAGA?

Chegar a esta cidade do Norte de Portugal é muito simples. Por norma, as pessoas que visitam Braga têm a cidade do Porto como ponto de partida. A cidade fica mais ou menos a 45 minutos do Porto de carro, correspondendo a 54 km. Acaba por ser uma das cidades mais próximas para os turistas visitarem. Chegar até Braga acaba por ser também prático de comboio e autocarro, mas de carro é a opção mais rápida através da A3. De autocarro a duração da viagem é cerca de 1 hora, por isso compensa mais uma vez ir de carro, pois poderá deslocar-se de forma mais comoda e rápida.

QUANDO VISITAR BRAGA?

Se está a pensar na melhor altura para visitar Braga não precisa de pensar muito. É preciso estar um pouco atento ao tempo, mas esta cidade tem um clima misto entre o clima mediterrânico e o clima oceânico temperado. No Verão as temperaturas são fantásticas e as noites vão dar vontade de sair de casa e ir para a rua. No Inverno, as chuvas são frequentes mas bastante tranquilas. Para além disso, na cidade estão sempre coisas novas e dinâmicas a acontecer. Destacamos os eventos que invadem e transformam a cidade por completo. Os bracarenses saem à rua e convivem com a maior animação e respeito pela sua cidade. O São João de Braga é uma ótima altura para visitar esta cidade pois é das maiores e mais antigas festas de populares do nosso país. É nesta festa popular que se celebra o nascimento de São João Batista e acontecem no mês de junho de 18 a 24 de junho. Uma autêntica romaria portuguesa!

SÃO JOÃO DE BRAGA
SÃO JOÃO DE BRAGA

HISTÓRIA DE BRAGA

A cidade de Braga remonta aos tempos da Roma Antiga com fundação no século 16 a.C. pelo nome de Bracara Augusta em homenagem ao imperador César Augusto. Foi capital da Galécia de onde faziam parte 5 vias Romanas e um longo território que ia desde o norte do Douro até ao Cantábrico. Após conquistas e reconquistas a cidade fica ainda mais forte e solidificada. Assim, mais tarde toda a cidade desenvolve-se ao redor da Sé ficando restringida por uma extensa muralha. Nessa altura, o rei Afonso VI de Leão e Castela oferece Braga à sua filha D. Teresa no seu casamento com D. Henrique de Borgonha. Braga continua a crescer entre bispos e arcebispos e detém um enorme poder na península ibérica. Atualmente é uma cidade cosmopolita e multicultural com grandes projetos empreendedores e destaques em vastas áreas de desenvolvimento económico como: indústria, comércio, cultura e serviços.

O QUE VISITAR E FAZER EM BRAGA?

Braga é uma cidade cheia de vida e com um tesouro patrimonial enorme. Esta região é muito acarinhada pelas gentes que a visitam e com grande destaque no turismo religioso. Há sempre muito que fazer e visitar evidenciando aqui o seu dinamismo e energia do espírito minhoto. As oportunidades de lazer e cultura são um ponto fulcral nesta cidade que alia o melhor da animação noturna, a arte, o teatro, as exposições, os museus e os cinemas. Uma cidade sempre na linha da frente.

MAPA DE ATRAÇÕES NO CENTRO DE BRAGA

PASSEAR PELAS RUAS DE BRAGA

As ruas de Braga acolhem de uma forma mágica quem as visita. O Arco da Porta Nova é das edificações com mais simbolismo na cidade. Este carateriza-se pela sua beleza arquitetónica e urbanística, mas também muito conhecido pois é deste arco que vem a expressão: “És de Braga?”, quando deixamos a porta aberta. Foi este arco a primeira porta na cidade construído em 1512 pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa. É no fim da Rua do Souto que pode chegar ao Arco da Porta Nova. Esta é a rua de comércio tradicional mais conhecida de Braga e foi mandada construir também pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa em 1466. É uma rua exclusivamente pedonal e é nela onde poderá encontrar os monumentos principais como a Sé e a Igreja da Misericórdia.

ARCO DA PORTA NOVA
ARCO DA PORTA NOVA

Podemos seguir para a Praça da República localizada no centro histórico da cidade. O espaço está completamente transformado num jardim público, ideal para um passeio agradável. Também é conhecida por Arcada localizada na Avenida Central, um edifício com vários arcos onde se situam os cafés mais antigos da cidade. Este local é ideal para descansar e tomar um café enquanto contempla a beleza da praça.

PRAÇA DA REPÚBLICA
PRAÇA DA REPÚBLICA

Depois paramos no Largo do Paço, situado também no centro histórico. Este é constituído por quatro edifícios onde se encontrava a antiga residência dos Arcebispos. Neste largo também estão presentes a Biblioteca Pública de Braga e o Salão Nobre da Universidade do Minho. No centro poderá ver ainda o Chafariz dos Castelos de 1723. Para terminar este passeio pelas ruas da cidade convidamo-lo a visitar também a Casa dos Crivos situada na Rua de São Marcos. Este edifício é conhecido por ser um exemplar das casas típicas do centro de Braga do século XVII. Não pode perder este belo passeio por ruas encantadas e cheias de história.

CASA DOS CRIVOS, BRAGA
CASA DOS CRIVOS, BRAGA

MONUMENTOS MAIS IMPRESSIONANTES EM BRAGA

Para o ajudar a planear as suas visitas culturais, preparámos-lhe um mapa. Esperamos que seja útil!

SÉ DE BRAGA

A Sé de Braga foi a primeira catedral portuguesa a existir antes da fundação de Portugal. Foi projetada no final do século XI pelo Bispo D. Pedro. Os seus pormenores arquitetónicos destacam-se por uma mistura de estilos gótico, românico e barroco. Nesta verdadeira obra é possível ver a imponência e grandiosidade de verdadeiros tesouros históricos. Os seus incríveis pormenores antigos incluem também o Tesouro Museu da Sé de Braga. Esta coleção tem peças de um enorme valor arquitetónico com mais de 1000 anos de vida de cristã. Ao visitar as diversas salas deste local irá fazer uma enorme viagem no tempo e apaixonar-se por todos os recantos e aprender sobre a história desta cidade magnifica. Para além disso, a Sé de Braga possui majestosos órgãos que poderá ver nos varandins e os túmulos de Henrique de Borgonha e da esposa Teresa de Leão, os pais de D. Afonso Henriques. Esta catedral é dos locais mais visitados da cidade de Braga e está classificada desde 1910 como Monumento Nacional.

SÉ DE BRAGA
SÉ DE BRAGA

IGREJA DA MISERICÓRDIA DE BRAGA

A Igreja da misericórdia de Braga está inserida na Sé, mas é um monumento distinto. Foi construída em 1562 e foi alvo de modificações no século XVIII. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1977. É neste local que poderá contemplar um altar em talha barroca e um interior com 35 painéis de madeira pintada. Ao observar cada pormenor deste local encontrará também figuras religiosas como a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia. Esta é sem dúvida a igreja mais bonita e imponente da cidade de Braga e merece ser visitada por todos.

IGREJA DA MISERICÓRDIA DE BRAGA
IGREJA DA MISERICÓRDIA DE BRAGA

CAPELA DE SÃO GERALDO

A Capela de São Geraldo também faz parte da Sé de Braga. É neste local que se encontra sepultado o padroeiro da cidade de Braga, o São Geraldo.  Esta igreja é do século XVI e ao longo dos tempos foi sofrendo alguns restauros e encontra-se revestida em talha dourada e azulejos do pintor António de Oliveiro Bernardes. É no Dia de São Geraldo que a capela se abre ao público para louvar este santo e mostrar os altares repletos de frutos em vez das flores. Uma capela com muita história e recantos magníficos que vai querer mesmo visitar.

CAPELA DE SÃO GERALDO
CAPELA DE SÃO GERALDO

CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA

É nos Paços do Conselho de Braga que se situa a sede da Câmara Municipal de Braga. Um edifício vistoso com uma arquitetura distinta. A atual edificação substitui os edifícios anteriores num estilo renascentista mandados construir no século XVIII pelo Arcebispo de Braga, D. José de Bragança. Um edifício central da cidade de Braga e património cultural considerado um dos mais notáveis da Península Ibérica. Desde 2002 que é classificado como Imóvel de Interesse Público.

CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA
CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA

IGREJA DO PÓPULO

Braga é sem dúvida uma cidade cheia de história e com uma beleza incalculável em igrejas e monumentos. A Igreja do Pópulo foi construída no século XVI a pedido do arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus. É também nesta igreja que o arcebispo se encontra sepultado desde 1623- Grande parte deste edifício foi sofrendo obras de restauração destacando-se intervenções nas torres, as fachadas, pisos e fechadas. Neste local poderá visitar a imagem da virgem da Igreja de Santa Maria do Pópulo em Roma e um importante revestimento em azulejos que merece a pena ser contemplado.

IGREJA DO PÓPULO
IGREJA DO PÓPULO

PAÇO MEDIEVAL DE BRAGA

Este é sem dúvida um dos locais que tem mesmo de incluir ao visitar a cidade de Braga. O Paço medieval de Braga é atualmente ocupado pela Biblioteca Pública e pela reitoria da Universidade do Minho. Todas as fachadas dos edifícios estão voltadas para o Largo do Paço e foram mandados construir a pedido dos arcebispos D. Manuel de Sousa, D. Rodrigo de Moura Teles e D. Agostinho de Jesus. O Paço Medieval é constituído por vários edifícios e áreas exteriores tal como o Jardim de Santo Bárbara. Um jardim magnifico cheio de história onde é visível uma edificação semelhante a uma fortificação com destaque em grandes blocos em granito e vãos de janelas em arco ogival. Um local digno de visitar e de fazer lembras as histórias antigas de reis e rainhas.

PAÇO MEDIEVAL DE BRAGA
PAÇO MEDIEVAL DE BRAGA

PALÁCIO DO RAIO

Um edifício magnifico, cheio de cor e sublime. O palácio do Raio foi construído entre 1752 e 1755 durante o reinado de D. João V por iniciativa de um cavaleiro da ordem de cristo, José Duarte de Faria. Neste local destacam-se pormenores autênticos de tempos passados como fachadas completas de azulejos e escadarias interiores magnificas. Atualmente, é um Centro Interpretativo com mais de 10 salas que mostra a quem não conhece Braga a verdadeira história e riqueza da cidade. Para além disso, poderá contemplar esculturas, pinturas, arte sacra e consultar documentação muito importante. Recomendamos na visita a este Palácio a observar atentamente os tetos coloridos e cheio de detalhe. Um Palácio cheio de história e magia.

Todas estas dicas que deixamos são perfeitas para conhecer melhor Braga. Em cada recanto desta cidade do Minho respira-se história, muita riqueza cultural e gentes com grande valor. Apaixone-se pela cidade mais antiga de Portugal!

PALÁCIO DO RAIO, BRAGA
PALÁCIO DO RAIO, BRAGA

BOM JESUS DE BRAGA

O Santuário do Bom Jesus de Braga como também é conhecido é um dos locais mais procurados pelos visitantes, mas também pelos bracarenses. Este santuário foi construído em devoção pelo Senhor Bom Jesus em 1722 pela iniciativa de D. Rodrigo de Moura Teles. Inserido a este santuário está presente um enorme escadório que engloba a Via Sacra do Bom Jesus, o elevador mais antigo do mundo e uma área de mata onde fica o Parque Bom Jesus. A sua igreja com uma inspiração italiana foi projetada por Carlos Amarante e o seu início de construção remonta ao ano de 1784. Este santuário está classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

BOM JESUS DE BRAGA
BOM JESUS DE BRAGA

SAMEIRO, BRAGA

Um dos locais que não pode perder de vista. O Santuário da Nossa Senhora do Sameiro é do ano de 1863, época em que o Padre Martinho António Pereira da Silva era vigário na cidade de Braga. Este santuário é o segundo local com maior devoção por parte dos peregrinos e visitantes em Portugal. A basílica é constituída por duas torres que apresentam um majestoso e grandioso carrilhão de sinos. No seu interior, é possível visitar a imagem sagrada com 1,32 metros de Nossa Senhora com uma coroa de 2,5 quilos em ouro maciço. Esta obra magnifica veio de Roma em 1880 e está benzida pelo Papa Pio IX. Um local lindo digno de uma paragem obrigatória. Conseguirá ter uma vista incrível para a cidade de Braga a uma altitude de 566 metros. É na época das peregrinações entre o início de junho e final de agosto que este local espera por muitos devotos. Desde 2004 que o Santuário detém a Rosa de Ouro pelo Papa João Paulo II, uma distinção pelo reconhecimento de serviços relevantes à igreja ou para a cidade.

SAMEIRO, BRAGA
SAMEIRO, BRAGA

MELHORES MIRADOUROS EM BRAGA

MAPA COM A LOCALIZAÇÃO DOS MIRADOUROS PERTO DE BRAGA

MIRADOURO DO PICOTO

Respirar ar puro e aproveitar cada instante de paz e sossego no miradouro do picoto. Este miradouro oferece uma vista 360º onde poderá ver todos os encantos de Braga e as serras que abraçam esta cidade. Ao longo dos anos este local sofreu algumas alterações e atualmente é sem dúvida um enorme parque urbano com floresta autóctone. No monte do Picoto poderá também descansar e aproveitar para passear pelo parque, mas também praticar algumas atividades como: escalada, paintball, arborismo entre outras. Um local obrigatório de visita e com um contacto puro com a natureza.

 MIRADOURO DO PICOTO, BRAGA
MIRADOURO DO PICOTO, BRAGA

MIRADOURO DO MONTE SAMEIRO

A vista que irá ter no Miradouro do Monte Sameiro é mesmo privilegiada. Se é daquelas pessoas que adora observar as cidades mesmo lá no alto este é sem duvido um dos melhores miradouros de Braga. Pelos seus verdadeiros olhos poderá contemplar uma magnifica paisagem verdejante e ainda ver as serras que rodeiam a cidade de Braga como a Serra dos Picos, a Serra do Carvalho e do Monte de Santa Marta. Uma vista e um contacto com a liberdade e natureza autêntico fazem de Braga uma das cidades preferidas dos seus visitantes!

MIRADOURO DO MONTE SAMEIRO
MIRADOURO DO MONTE SAMEIRO

OUTRAS ATRAÇÕES EM BRAGA

MAPA COM A LOCALIZAÇÃO

ELEVADOR DO BOM JESUS

Para chegar ao Santuário do Bom Jesus de Braga pode ir a pé pelo escadório, de carro ou de elevador. Este elevador é uma autêntica obra de engenharia do século XIX pois tem o sistema de contrapeso da água subindo a encosta de 300 metros em cerca de 3 a 4 minutos. Este é operado pela Confraria do Bom Jesus e liga a parte alta da cidade ao Santuário com um percurso lado a lado do escadório do Bom Jesus, terminando junto à estátua de São Longuinho. No ano de 2013 foi classificado como Monumento de Interesse Público, sendo também o primeiro funicular construído na Península Ibérica.

 ELEVADOR DO BOM JESUS, braga
ELEVADOR DO BOM JESUS

CAFÉ VIANNA E CAFÉ ASTÓRIA

Depois de um passeio intenso pela cidade é preciso recarregar energias. Nada melhor do que visitar e conviver com amigos nos dois cafés mais emblemáticos da cidade de Braga. O Café Vianna foi inaugurado em 1871 e localiza-se no edifício da Arcada no centro de Braga. Um local icónico e cheio de história, visitado por inúmeras personalidades nacionais e internacionais para um saboroso café. Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós foram também referências de passagem deste local. O café Astória também é de paragem obrigatória. Situa-se ao lado do café Vianna e encanta qualquer visitante ou bracarense pela beleza e qualidade do seu espaço. Dois locais a não perder de vista!

CAFÉ VIANNA BRAGA
CAFÉ VIANNA BRAGA

LIVRARIA CENTÉSIMA PÁGINA EM BRAGA

Um ambiente perfeito rodeado por centenas de livros onde reina também a tranquilidade e serenidade. Esta livraria situa-se na Casa Rolão um edifício classificado de Interesse Público desde o ano de 1977. Neste local é preservado o estilo baroco do século XVII e verdadeiras obras clássicas e novidades mais recentes. Um dos locais mais procurados pelos visitantes pela curiosidade na arquitetura deste espaço. Num só local poderá aproveitar para relaxar e desligar um pouco do mundo e comprar um livro e contemplar verdadeiros clássicos. Para os verdadeiros apaixonados por literatura e gosto em leitura esta livraria é a escolha certa para uma visita incrível.

LIVRARIA CENTÉSIMA PÁGINA EM BRAGA
LIVRARIA CENTÉSIMA PÁGINA EM BRAGA

LIVRARIA MAVY

Uma galeria gratuita onde a arte e o convívio se unem. Este espaço foi fundado em 1888 com o nome de Livraria Cruz e foi uma das mais conceituadas e belas livrarias da cidade de Braga. Recentemente, este espaço foi transformado em bar e todo o local preserva um pouco da história da livraria. Poderá contemplar a fachada, o teto, as portas e o piso que são totalmente originais. Uma visita muito agradável e surpreendente.

LIVRARIA MAVY
LIVRARIA MAVY

PARQUE DO BOM JESUS EM BRAGA

Um parque muito agradável para um passeio em família. Um clima muito verdejante com arvores plantadas e um lago artificial de grandes dimensões. Neste parque também existem trilhos para percursos a pé ou a cavalo e ainda barcos para alugar e disfrutar de um passeio pelos lagos. Um local incrível que tem de visitar nesta cidade!

PARQUE DO BOM JESUS EM BRAGA
PARQUE DO BOM JESUS EM BRAGA

JARDIM DE SANTA BÁRBARA

Este é sem dúvida um dos parques mais bonitos da cidade de Braga. As cores das flores e da vegetação fazem deste local uma visita a não perder. Este jardim encontra-se inserido no Paço Episcopal de Braga. Trata-se de um jardim público e desde 2018 é classificado como Bem Cultural de Interesse Municipal.

JARDIM DE SANTA BÁRBARA
JARDIM DE SANTA BÁRBARA

JARDIM DO MUSEU DOS BISCAÍNHOS

Um verdadeiro jardim barroco situado em Braga e no nosso país. Com mais de um hectare e caminhos labirínticos e outros ornamentos fazem deste jardim um local incrível. Neste local poderá encontrar inúmeros espécies de árvores e arbustos organizados em diferentes patamares e flores magnificas como magnólias, japoneiras, tílias, entre outras.

JARDIM DO MUSEU DOS BISCAÍNHOS
JARDIM DO MUSEU DOS BISCAÍNHOS

FONTE DO ÍDOLO

A fonte do ídolo é um monumento antigo da época romana construída no século I. Este é dos únicos monumentos ainda existentes da época de Bracara Augusta. Ao visitar esta fonte de água poderá contemplar figuras esculpidas em granito. Um local com muita história e reconhecimento pela cidade que preserva ainda hoje vestígios muito importante de épocas passadas.

FONTE DO ÍDOLO
FONTE DO ÍDOLO

THEATRO CIRCO DE BRAGA

Se é fascinado pelo teatro este local é sem dúvida encantador. Considerado desde 1983 Imóvel de Interesse Público este local preserva também o melhor da arte. Foi inaugurado a 21 de abril de 1915 pelos nomes de Artur José Soares, José António Veloso e Cândido Martins. Com uma sala principal e outros espaços como o salão nobre poderá contemplar o melhor do teatro. Um local cheio de história e arquitetura verdadeira incrível.

THEATRO CIRCO DE BRAGA
THEATRO CIRCO DE BRAGA

VISITA VIRTUAL A BRAGA

PERTO DE BRAGA

MAPA

PRAIA FLUVIAL DE ADAÚFE

Um verdadeiro paraíso perto de Braga. Esta praia fluvial situa-se na freguesia de Adaúfe e é uma das mais belas praias fluviais. Banhada pelo rio Cávado e com uma ampla zona de relva este local é perfeito para relaxar. É das únicas praias fluviais com o reconhecimento de certificação da Administração da Região Hidrográfica do Norte. Aproveite para disfrutar também das suas águas cristalinas e das fantásticas cascatas. Para além disso, poderá contar com fáceis acessos em areia e trilhos pedonais que ajudam na circulação até ao espaço. Um local maravilhoso que não vai querer perder!

PRAIA FLUVIAL DE ADAÚFE
PRAIA FLUVIAL DE ADAÚFE

MOSTEIRO DE TIBÃES

E não pode acabar a visita destes locais magníficos sem conhecer o Mosteiro de Tibães. Este é um dos edifícios mais antigos da cidade de Braga. Construído entre o século X e século XI este mosteiro é classificado como Imóvel de Interesse Público e um dos locais mais belos de visita. Uma igreja com destaque no barroco e imagens icónicas e de uma preciosidade imensa. Nele destacam-se obra incríveis de pintura, escultura e arte sacra, bem como coleção de livros sobre vários temas. A sua envolvente também é incrível rodeada por ruínas de edifícios antigos e jardins verdejantes. Uma visita obrigatória!

MOSTEIRO DE TIBÃES
MOSTEIRO DE TIBÃES

Depois de todas estas sugestões, Braga irá de certeza convencê-lo com os seus locais encantadores e magia. A sua viagem começa aqui!

GASTRONOMIA TÍPICA DE BRAGA

A gastronomia típica de Braga é comer e chorar por mais. Quem visita esta cidade irá encontrar pratos típicos variados e muito suculentos que percorrem várias gerações. A qualidade e a frescura na confeção das iguarias são caraterísticas muito presentes nos pratos bracarenses. Assim, o bacalhau assume-se como o prato de eleição desta cidade do Minho de seu nome Bacalhau à Braga ou à Narcisa. Este prato pertencia à Eusébia, uma cozinheira do restaurante “Narcisa” falecida no ano de 1972 e faz as delícias dos bracarenses e de quem visita a cidade. O arroz de Pica no Chão, as Papas de Sarrabulho e o Cabrito Assado à moda de Braga são pratos que também tem de experimentar e de certeza que não se vai arrepender. Mas na doçaria Braga também não fica nada atrás com o Pudim Abade de Priscos. Este doce é obrigatório na sua paragem pela cidade minhota, um verdadeiro doce com tradição conventual e popular. Diga lá se em Braga não se come muito bem?

BACALHAU À NARCISA, BRAGA
BACALHAU À NARCISA

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

PORTO
PORTO (clique na imagem)
guimarães
GUIMARÃES (clique na imagem)