CABO da ROCA – Uma GIGANTESCA parede de Rocha! (2021)

Imagine uma gigantesca parede de rocha a avançar sobre o mar a 140 metros de altura. Consegue? Assim é o Cabo da Roca.

CABO DA ROCA

Portugal continental é aquilo que se designa como uma finis terrae – um local onde a terra acaba e o mar começa.  Portugal tem 800 metros de costa Atlântica. Muitas são as falésias ao longo de tamanha costa. Uma das mais famosas é seguramente o cabo da Roca. Este local é visitado anualmente por milhares de turistas pela magnífica vista que oferece (a uma altitude de 140 metros).

CABO DA ROCA
CABO DA ROCA

“ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA”

Luís de Camões

O QUE É UM CABO?

Do ponto de vista científico (geográfico), um cabo é um acidente geográfico. Uma parede de rocha que se estende pelo mar. Os cabos têm muitas vezes uma forte influência nas correntes marítimas. Podemos também dizer que um cabo é um pequena península.

O QUE É O CABO DA ROCA?

Reza a história que, sobre o cabo da Roca, Camões terá dito: “Onde a Terra se acaba e o mar começa”. É uma das grandes atrações turísticas da área da grande Lisboa. Como é do conhecimento geral, é o ponto mais ocidental de Portugal (continental) e da Europa (continental).

CABO DA ROCA
CABO DA ROCA

É também conhecido como “focinho da roca” pelos pescadores e como “promontório da Lua” pelos poetas! É parte integrante do parque natural de Sintra Cascais, o qual integra uma área que vai da Cidadela de cascais até à foz do rio Falcão. Os acessos rodoviários ao local são muitos bons. A concentração de grupos de motociclistas é muito habitual aos fins de semana e em particular aos domingos.

ONDE FICA O CABO DA ROCA?

Localiza-se em Colares, concelho de Sintra. O Cabo da Roca fica a 40 quilómetros do centro de Lisboa. Uma distância que se percorre numa viagem de 40 minutos de carro.

COMO CHEGAR AO CABO DA ROCA?

AUTOCARRO – É uma boa opção! Apanhe o o autocarro número 403 na paragem que fica perto da estação de comboios de Cascais. A viagem demora pouco mais de 20 minutos. O bilhete custa 6,60€ (preço de ida e volta).

CARRO OU MOTA – Se tiver oportunidade vá de carro ou de mota! Porquê? Porque terá a oportunidade de visitar muitos dos belos locais que ficam próximos deste local (Cascais, Sintra, Azenhas do Mar, são alguns exemplos). O estacionamento é gratuito e fácil. A viagem demora, tal como de autocarro, cerca de 20 minutos (a partir de Cascais ou Sintra). A viagem também lhe proporciona algumas belas vistas panorâmicas.

CAMINHO PARA O CABO DA ROCA
CAMINHO PARA O CABO DA ROCA

O QUE VER NO CABO DA ROCA?

A VISTA PANORÂMICA

A vista panorâmica para a Serra e para o oceano Atlântico são fantásticas! A imensidão do oceano remete-nos imediatamente para uma reflexão pessoal e histórica sobre os descobrimentos portugueses na imensidão dos oceanos.

VISTA DO CABO DA ROCA
VISTA DO CABO DA ROCA

O FAROL

Foi mandado construir pelo Marquês de Pombal em 1758 mas só iniciou funções em 1772. O farol continua em funcionamento e permanece como um importante elemento de ajuda para as embarcações. Data de 1758, tem 22 metros de altura e a luz que emite alcança 48 quilómetros (de acordo com a wikipedia). Tem uma inscrição de Luiz de Camões com a já citada citação. Oferece a quem o visita uma vista deslumbrante!

FAROL DO CABO DA ROCA
FAROL DO CABO DA ROCA

MONUMENTO COM O POEMA DE CAMÕES

É um dos locais mais fotografados do Cabo da Roca. O monumento ostenta uma inscrição em pedra com o famoso poema do não menos famoso poeta Luís Vaz de Camões.

MONUMENTO DO CABO DA ROCA
MONUMENTO DO CABO DA ROCA

Eis aqui, quase cume da cabeça de Europa toda, o Reino Lusitano

Onde a terra se acaba e o mar começa

E onde Febo repousa no Oceano.”

Luís de Camões, Lusíadas, canto III.
MONUMENTO POEMA DE CAMÕES
MONUMENTO POEMA DE CAMÕES

A FAUNA E A FLORA NO CABO DA ROCA

A “armeria pseudoarmeria” é a estrela maior da fauna do Cabo da Roca. A região faz as delícias de biológicos e interessados pela matéria, pois aqui podem encontrar espécies únicas de flora e fauna. Se tem um interesse particular sobre este tópico clique AQUI!

PÔR DO SOL NO CABO DA ROCA

Quem é que não gosta de um belo pôr do Sol? É sempre um espetáculo que todos gostam de apreciar mas que no Cabo da Roca ganha uma outra dimensão! O azul e a vastidão do oceano engolem uma bola de fogo cor de laranja! Um espetáculo que pode ser visto com uma limpidez que só encontramos na região da grande Lisboa!

pôr do sol no Cabo da Roca

HISTÓRIA DO CABO DA ROCA

Há documentos históricos que referem a existência de uma fortaleza no Cabo da Roca no século XVII. Este monumento teria tido uma função importante na defesa do porto de Lisboa contra invasores. Atualmente é possível encontrar apenas alguns vestígios deste forte. Ao longo da história, este ponto da costa portuguesa foi muitas vezes disputado e valorizado pela valia da sua localização geográfica. Fenícios, Romanos e Mouros aqui lutaram e por aqui ficaram durante a sua época.

VIAGEM VIRTUAL AO CABO DA ROCA

QUANTO TEMPO DEMORA A VISITA AO CABO DA ROCA?

A sua visita ficará completa numa hora. É tempo suficiente para passear pela área, apreciar a magnífica vista, ver com atenção o farol, tirar fotografias e beber um café.

O QUE DEVO LEVAR PARA O CABO DA ROCA?

CASACO – Não se esqueça que, num local como este, o vento é uma presença assídua. Quase sempre o vento é frio (proveniente do Atlântico), e um casaco é indispensável. Este conselho é válido também para o verão (talvez com um casaco mais leve). Cuidado com as fotografias! O vento é inimigo dos telemóveis. Segure-o bem quando estiver a tirar fotografias!

TÉNIS – Leve uns ténis! O chão é muito irregular e por vezes é escorregadio e íngreme. Não facilite, proteja-se!

DESCIDAS NO CABO DA ROCA
DESCIDAS NO CABO DA ROCA

CUIDADOS A TER NO CABO DA ROCA

Cumpra as regras de segurança afixadas no local. Tenha atenção à sinalização que indicam a possibilidade de deslizamento de pedras. Não ARRISQUE A SUA VIDA por uma FOTOGRAFIA!!! Não passe para lá das barreiras que o protegem das zonas de perigo! É longa a lista de pessoas que morreram (!!!) neste local por uma selfie!

PASSEIOS PEDESTRES E ECO-TRILHOS NO CABO DA ROCA

Os amantes de caminhadas vão encontrar neste local diversos eco-trilhos. Aqui ficam algumas sugestões:

1.Cabo da Roca à praia do cavalo: 8,84 km. Grau de dificuldade: moderado.

2. PR 7 SNT Cabo da Roca: 13,4 km.Moderado

3. Cabo da Roca – Espigão das ruivas – Ponta do assobio – praia Porto do Touro – Figueira do Guincho – Biscaia: 13,62 km. Muito difÍcil

trekking cabo da roca

4.Praia da Ursa: 20,34 km. Dificil

5. Cabo da Roca (Colares, Sintra, Portugal): 14,52 km. Muito dificil.

O QUE VISITAR PERTO DO CABO DA ROCA?

Uma hora é tempo suficiente para visitar o Cabo da Roca. Se lhe sobrar tempo, aproveite para visitar alguns dos lugares nas imediações. Para poder organizar a sequência do seu passeio, preparámos um mapa das atrações próximas deste local. Esperamos que lhe seja útil!

BOCA DO INFERNO
BOCA DO INFERNO

15 quilómetros e apenas 21 minutos separam o Cabo da Roca da Boca do Inferno. Só o nome já impressiona! A formação rochosa assemelha-se a uma boca que, durante o Inverno, é fustigada pelas poderosas ondas do oceano Atlântico. Local perfeito para assistir a um pôr do sol inesquecível! Local ensombrado pelo elevado número de suicídios que aqui ocorreram ao longo do tempo.

AZENHAS DO MAR
AZENHAS DO MAR

Do Cabo da Roca às Azenhas do Mar distam apenas 12 quilómetros. Uma distância que se percorre em apenas 19 minuto de carro. Uma aldeia pitoresca na freguesia de Colares. Famosa pela piscina oceânica localizada na sua praia. A vila “encaixa-se” harmoniosamente numa paisagem natural de grande beleza onde predominam as arribas da costa. É um sítio muito procurado nos meses de Verão!   

SINTRA
SINTRA

São 17 os quilómetros que separam o Cabo da Roca de Sintra. Um percurso que se faz em 25 minutos. Sintra é uma vila mágica que atrai turistas de todo o planeta. As atrações a visitar são mais do que muitas. Caso pretenda saber tudo sobre este lugar encantado, clique na imagem!

CASCAIS
CASCAIS

Do Cabo da Roca a Cascais distam 16 quilómetros que se percorrem em 24 minutos. Praias, história, paisagens magníficas, jardins e cultura são apenas algumas das muitas atrações da vila de Cascais. Se nunca a visitou, vai ficar apaixonado!

PRAIAS PERTO DO CABO DA ROCA

Como já referimos neste artigo, uma visita ao Cabo da Roca é algo que merece ser feito. Mas é também uma visita rápida dado que o número de atrações é limitado. Assim sendo, se dedicar um dia a esta zona do país, complemente o seu passeio com uma ida a uma das praias que encontrará nas imediações. São muitas as opções! Deixamos-lhe 4 sugestões e um mapa para que possa planear o seu roteiro.

PRAIA DO LOURIÇAL
PRAIA DO LOURIÇAL

A pequena praia do Louriçal fica mesmo ao lado do Cabo da Roca. O acesso é bastante difícil e destina-se a aventureiros que finalizam a sua caminhada com uma descida de corda (que já lá se encontra). Se lá for, será recompensado por uma vista muito bonita e uma rocha com um formato belo. O local dá uma sensação de fim do mundo!  

PRAIA DA AROEIRA
PRAIA DA AROEIRA

Uma praia muito bonita a apenas 800 metros do Cabo da Roca. Uma vez mais de difícil acesso. Se lá for leve calçado adequado, água e alguma comida. A descida é difícil e a subida ainda mais. A beleza da praia da Aroeira vale o esforço!

PRAIA DA URSA
PRAIA DA URSA

A praia da ursa fica a apenas 1 quilómetro do Cabo da Roca. Quando estacionar o seu carro ainda terá que fazer uma boa caminhada para lá chegar. O trilho é desafiante sem ser muito difícil. Ao longo do percurso, aproveite para tirar umas fotografias. O areal tem quase sempre poucas pessoas (mesmo no Verão), e a praia é extremamente bonita. Vale a pena!

PRAIA DE ASSENTIZ
PRAIA DE ASSENTIZ

Fica a 10 minutos de carro do Cabo da Roca. A praia fica entre duas paredes rochosas que a protegem do vento. Praia selvagem, deserta, de difícil acesso e obviamente não vigiada. Uma boa opção para quem gosta de caminhar entre trilhos desafiantes! Não aconselhável a crianças nem a pessoas com qualquer tipo de limitação física. Se gosta de aventuras, vai adorar este desafio que será recompensado à chegada!

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

CONVENTO DE MAFRA (CLIQUE NA IMAGEM)
CAPELA DOS OSSOS
CAPELA DOS OSSOS (CLIQUE NA IMAGEM)