Cacela Velha: 20 DICAS para a sua visita! (2021)

Cacela velha é uma pequena aldeia caiada situada no topo de uma falésia. Quem a visita a pé sente que o tempo não produziu o seu efeito por lá. É um dos últimos lugares no Algarve onde a construção massificada não conseguiu imperar.  Encontra-se a menos de 10 minutos de carro de Manta Rota e pertence ao concelho de Vila Real de Santo António.

CACELA VELHA
CACELA VELHA

CACELA VELHA

Foi e ainda é uma aldeia de pescadores. Mas a partir dos anos 80 do século passado, tornou-se um destino turístico e hoje a sua população vive destas duas atividades: turismo e pesca (os pescadores locais continuam a fornecer os restaurantes da região). Em frente de Cacela Velha encontramos a Ria Formosa. Entre o imenso oceano e a ria subsiste uma língua de areia que delicia quem a escolhe para passar um magnífico dia de praia. Se gosta de águas quentes, saiba que esta é uma das praias onde há maior probabilidade de ter sorte. O mar apresenta-se em tons de azul esverdeado. A temperatura da água, depois do levante (vento proveniente de Gibraltar que atinge o mar mediterrâneo “arrastando” as águas quentes à costa Algarvia), chega muitas vezes aos 25 graus.

PRAIA DE CACELA VELHA

ONDE FICA CACELA VELHA?

Se mora em Lisboa, prepare-se para 3 horas de viagem (pela autoestrada) e uma distância de 313 quilómetros. Um pequeno esforço para um local de muitas recompensas.

HISTÓRIA CONCISA DE CACELA VELHA

É difícil identificar com exatidão a data e o povo que primeiro ocupou esta povoação. A sua posição geográfica elevada permitia vigiar a costa e a aproximação de embarcações inimigas. Sabe-se que Cúneos, Fenícios, Romanos e Muçulmanos ocuparam esta povoação (durante a ocupação dos árabes, a aldeia de Cacela velha foi bastante importante).

O areal que se encontra em frente da aldeia de Cacela Velha, sofreu ao longo do tempo, inúmeras transformações no que diz respeito à sua geografia e tamanho. Algumas transformações aconteceram por força do homem e outras por força da natureza (fruto das tempestades, sismos e correntes marítimas).

O QUE VISITAR EM CACELA VELHA?

CENTRO HISTÓRICO

Cacela velha é uma pequena povoação e o seu centro é obviamente ainda mais pequeno. Percorre-se a pé em cerca de 20 minutos. Lá encontramos diversas atrações turísticas com destaque para um pequeno núcleo constituído por uma igreja medieval.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Foi erigida no século XVI e substituiu uma construção religiosa do século XIII. Desse templo medieval, ainda resiste na actual igreja Matriz uma porta lateral de estilo gótico. No interior da igreja encontrará uma imagem da Nossa Senhora da Assunção (séc. XVIII). Esta imagem representa uma alusão à entrada da virgem Maria no reino de Deus.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO CACELA VELHA
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

FORTALEZA DOS CAVALEIROS DE SANTIAGO DE CACELA

Também chamado de Forte de Cacela Velha. Fica muito perto da igreja matriz (a cerca de 100 metros de distância). A fortaleza foi em tempos um castelo Mouro que fazia parte de um sistema defensivo (criado durante a ocupação Muçulmana da Península Ibérica (711 – 1492).

Quando Cacela foi conquistada pelos Portugueses (1242), o forte foi entregue à ordem de Santiago. Passou a ser utilizado como estrutura de apoio logístico à reconquista de Tavira, Silves e Aljezur. A atual construção data do século XVIII e surge como consequência da destruição infligida pelo grande terramoto de 1755. O terramoto afetou imensamente não apenas Lisboa como também o Algarve).

FORTALEZA DE CACELA
FORTALEZA DE CACELA

Durante os séculos XIX e XX foi deixado à sua sorte e degradou-se consideravelmente. Se visitar o forte de Cacela Velha, guarde uns minutos para apreciar a magnífica vista sobre a ria Formosa.

PRAIA DE CACELA VELHA (OU PRAIA DA FÁBRICA)

A aldeia de Cacela Velha fica a escassos 4 minutos de carro (1,4 km) do cais de embarque que o levará à praia da Fábrica.

Fui um assíduo desta praia no final dos anos 80 e princípio dos anos 90 (entre os 10 e os 16 anos). A verdade é que pouco ou nada mudou de lá para cá. O restaurante de praia continua no mesmo sítio e a praia permanece magnífica e pouco frequentada.

praia da fábrica em cacela velha

NATURISMO NA PRAIA DE CACELA VELHA

A praia da Fábrica é uma das praias referenciadas pela federação Portuguesa de Naturismo como local onde o costume é bem aceite pelos restantes utilizadores da praia. Importa referir que a prática de nudismo é LEGAL E PERMITIDA por lei (Lei n.º 92/88).

Se for um adepto desta prática, saiba que perto de Cacela velha vai encontrar uma das mais famosas praias de naturismo: a praia do homem nu. Caso queira saber mais sobre este areal, não deixe de ler o nosso artigo sobre a praia do Barril.

CISTERNA

Bem no centro da aldeia (junto à igreja), encontramos uma velhinha cisterna que, em tempos idos, terá abastecido (obviamente com água) os residentes. Acredita-se que a construção desta unidade remonta ao período pós terramoto de 1755 (não se esqueça que o Algarve, a par de Lisboa, foi tremendamente afetado pelo sismo).  Antes de existir a cisterna, existia no mesmo local um pelourinho.

CISTERNA CACELA VELHA

Toda a cisterna e o volante da mesma (usado para tirar a água), encontra-se em bom estado de conservação.

BAIRRO ISLÂMICO E NECRÓPOLE CRISTÃ

Fica localizado na zona nascente da vila. Acredita-se que terá sido, no século XIII, um bairro residencial. Lá encontraram-se ruelas e sistemas arcaicos de escoamento de águas. Estes achados arqueológicos foram descobertos entre 1997 e 2007. Deles nasceu um projeto chamado “Muçulmanos e cristãos em Cacela Medieval: território e identidades em mudança”.

BAIRRO ISLÂMICO E NECRÓPOLE CRISTÃCACELA VELHA

VISITA VIRTUAL A CACELA VELHA

O QUE VISITAR PERTO DE CACELA VELHA?

A alguns quilómetros de Cacela Velha encontrará diversas vilas e locais que valem a pena visitar. Aqui fica uma lista de sugestões (a maioria dos lugares em Portugal mas também algumas sugestões em Espanha). Não se esqueça que Cacela Velha fica bastante perto da vizinha Espanha.

Se tiver um carro à sua disposição, então aceite as nossas sugestões e meta-se à estrada. Aqui fica um mapa para que afira distâncias e planeie as suas viagens.

TAVIRA

São 11 quilómetros de distância entre Cacela velha e Tavira. 14 minutos de carro que ligam estas duas cidades. Tavira é uma local simpático que merece uma visita atenta!

Vila real de Santo António
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Apenas 17 minutos de carro separam Cacela Velha de Vila Real de Santo António (12,8 quilómetros). A cidade fica pertíssimo de Espanha, literalmente a uma ponte de distância.

isla canela
ISLA CANELA

Apenas 29 quilómetros de distância que se percorrem em apenas 37 minutos de carro. Se estiver de férias em Cacela Velha, é uma boa sugestão para um dia diferente. A água do mar costuma estar um pouco mais quente do que nas praias Algarvias.

ISLA CRISTINA

Cacela velha fica a 35 minutos de carro da Isla Cristina. Um breve esforço de 33 quilómetros de distância para que conheça outro local de eleição para quem gosta de praia.

QUINTA DE CIMA GOLFE

De Cacela velha ao campo de Golfe Quinta de Cima são apenas 8 minutos de carro para uma distância de apenas 2,6 quilómetros. Se gosta de golfe e de praia, fica a saber que Cacela Velha lhe oferece ambos.

TORRE D’AIRES

De Cacela Velha a Torre de Aires são 25 minutos de carro para percorrer uma distância de 21 quilómetros. Trata-se de uma torre de origem islâmica com um formato circular.  Em tempos idos, fazia parte de um sistema defensivo (uma torre de vigia).

ILHA DE CABANAS

A ilha de Cabanas é uma língua de areia situada a apenas 20 minutos de carro de Cacela Velha. O areal da ilha chega até à barra de Cacela. A praia fica junto à povoação de Cabanas, um pequeno povoado de pescadores. Para lá chegar, prepare-se para uma pequena viagem de barco para atravessar a ria.

CASTRO MARIM

Cacela velha e Castro Marim encontram-se a 16 quilómetros de distância. Uma pequeníssima viagem que o vai recompensar. Em Castro Marim, encontra uma casario branco à beira do rio Guadiana. Há ainda serras, flamingos e paisagens maravilhosas. A não perder!

SALINAS DE TAVIRA PERTO DE CACELA VELHA
SALINAS DE TAVIRA

14 quilómetros separam Cacela velha das salinas de Tavira. As imensas salinas de Tavira ficam em frente da cidade (perto do mercado municipal). Se gosta de observar aves aquáticas, gaivotas de diferentes espécies, limícolas (uma espécie de ave) e… salinas, então não deixe de visitar este local.

SPA SALINO

Em Castro Marim (a 16 minutos de Cacela velha), há também lugar para o relaxamento! Poucos conhecem este magnífico Spa natural que lhe oferece a oportunidade de flutuar nas águas da salina. Se gosta de tratar da sua pele, saiba que pode cobrir o seu corpo com argila natural. Vá com tempo, não tem de reservar. Leve um fato de banho velho por razões óbvias. Aproveite os magníficos sumos naturais do bar! Garanto-lhe que vai passar uma tarde magnífica neste local!

PARQUE NATURAL DA RIA FORMOSA

37 quilómetros e 33 minutos de carro separam Cacela Velha do parque natural da ria Formosa (em Olhão). É um dos locais mais bonitos do Algarve. Perfeito para passear, andar de bicicleta, passear de barco e observar a fauna da região. Se puder fique até ao pôr do Sol para poder desfrutar das cores mágicas do sol refletidas na paisagem. Paradisíaco!

PRAIA DA MANTA ROTA

Cacela velha fica a 5 minutos de carro da Manta Rota. E é na praia da Manta Rota que pode encontrar as águas mais quentes do Algarve. Passei lá férias durante uma dezena de anos durante os anos 90. De entre as muitas e boas memórias que guardo desse tempo, a temperatura da água (23, 24, 25 graus) faz seguramente parte lista.

GASTRONOMIA DE CACELA VELHA

Já referimos ao longo deste artigo que Cacela Velha é uma aldeia de pescadores. Naturalmente que as especialidades da localidade vêm do mar! Não deixe de provar as conquilhas (também chamadas de “cadelinhas”) e o arroz de Lingueirão.

CONQUILHAS CACELA VELHA

Como sobremesa experimente a torta de Alfarroba e limão e o pudim de Amêndoa.

OSTRAS

As ostras de Cacela Velha são famosas! Quem aprecia ostras (não é o meu caso), diz que aqui se podem comer as melhores do país!

…E aqui as ostras são fabulosas. Além de virem frescas sabem muitíssimo a mar, são grandes e suculentas. Não é exagero: sente-se claramente a diferença de sabor entre estas ostras ou as dos outros sítios….

https://www.casalmisterio.com/
OSTRAS DE CACELA VELHA

ONDE COMER BEM EM CACELA VELHA

CASA DA IGREJA EM CACELA VELHA

Mais de 540 comentários no Google e uma classificação geral 4,5 (num máximo de 5 estrelas). Em relação ao preço, o restaurante está referenciado com 2 cifrões ($) num máximo de 3. Pela positiva os comentários referem a qualidade das OSTRAS e de todos os petiscos por lá servidos.

PRAIA DA IGREJA CACELA

O restaurante é muito procurado, prepare-se para uma espera que pode ser de 1 hora… Não aceita reservas.

CASA VELHA EM CACELA VELHA

Mais de 1300 (!) comentários no Google. Tem uma classificação geral de 4.2 (num máximo de 5 estrelas). Relativamente ao preço, está referenciado com 2 cifrões. É (habitualmente) o único restaurante aberto no Inverno. O peixe e as sobremesas são muito elogiados entre os clientes.

CASA VELHA CACELA

ALOJAMENTO EM CACELA VELHA

Em época alta (meses de Verão), o alojamento no Algarve é INEVITAVELMENTE CARO. Vamos fazer uma recomendação que resulta daquele que nos parece ser o melhor hotel na relação PREÇO / QUALIDADE.

OZADI TAVIRA HOTEL

Hotel de 4 estrelas. Mais de 550 críticas no Google. Tem uma classificação global de 4,4 estrelas (num máximo de 5). Quando comparámos os preços das unidades hoteleiras desta região, o Ozadi Tavira Hotel surge com um valor intermédio e com uma classificação global melhor do que os hotéis de 5 estrelas.

Os elogios dão ênfase à simpatia do pessoal, ao ótimo pequeno almoço e à limpeza e qualidade dos quartos.

EVENTOS EM CACELA VELHA

Durante os meses de verão, Cacela Velha ganha vida e os eventos de rua acontecem com grande frequência. Nos restantes meses do ano, a programação é mais lenta mas existe. Caso queira consultar os próximos eventos consulte a agenda viral (cacelha velha).

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, VAI GOSTAR DE…

VILAMOURA (Algarve)
PRAIA DO BARRIL (Algarve)