CARRAZEDA de ANSIÃES: Guia COMPLETO de viagem! (2021)

Carrazeda de Ansiães é um lugar belo, velho, diverso e que sabe receber quem o visita! Fica localizado entre o rio Douro e o rio Tua no distrito de Bragança. É lá que é produzido o famoso vinho do Porto!

CARRAZEDA DE ANSIÃES

Do ponto de vista geográfico, Carrazeda de Ansiães é um local de planaltos (terreno elevado que se estende em planície) e encostas (declives), ou seja, é uma região heterogénea. A vinha domina a paisagem nas encostas. Nos planaltos, aconchegadas entre as montanhas, encontramos diversas culturas: batata, feijão, milho, maçã, trigo, mel, pereiras… A diversidade natural e paisagística deu origem à diversidade agrícola. Esta variedade também se reflete na arquitetura e nos modos de vida da sua gente. É um dos mais antigos concelhos portugueses e tem 6373 habitantes.

CARRAZEDA DE ANSIÃES

ONDE FICA CARRAZEDA DE ANSIÃES?

Se mora em Lisboa prepare-se para uma viagem de 4h21 (422 quilómetros). Se vive no Porto, 1h37 (145 quilómetros) é o período de tempo de que vai necessitar. Um pequeno esforço para uma bela recompensa!

O QUE VISITAR EM CARRAZEDA DE ANSIÃES?

Paisagens de cortar a respiração são a imagem de marca de Carrazeda de Ansiães! Mas as atrações deste lugar vão muito para lá das paisagens. Aldeias, quintas, feiras, miradouros, monumentos, festivais e cultura. Em Carrazeda o tédio fica à porta! Para que possa organizar os seus passeios com eficiência preparámos-lhe um mapa com as principais atrações. Esperamos que vos seja útil!

VILA MEDIEVAL DO CASTELO DE ANSIÃES

O castelo de Ansiães fica a 5,6 quilómetros da vila de Carrazeda de Ansiães. É uma fortificação milenar que foi construída no topo de uma elevação. Também designada por Vila Medieval de Ansiães na medida em que dentro das muralhas se desenvolveu um conjunto de casas medievais que albergavam a população.

A sua geografia ofereceu-lhe sempre uma posição de domínio facilitando a defesa da região.  Terá sido construída no 3º milénio AC! Ao longo dos séculos manteve-se sempre ocupada pela sua excecional vocação defensiva. Nos séculos XII, XIII, XIV e XV, deu-se um crescimento importante da povoação que habitava neste reduto defensivo.

CASTELO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

No final do seculo XV e durante o século XVI, o número de habitantes da fortificação sofreu uma diminuição importante. Este processo regressivo culminou na passagem dos paços do concelho para Carrazeda em 1734. O castelo tem duas áreas distintas. A mais elevada – uma muralha oval com cinco torres – destinava-se a uma área defensiva definitiva que visava proteger os moradores (em caso de invasão inimiga).  

A segunda área destinava-se aos moradores que habitavam dentro da fortificação e era protegida por uma outra muralha defensiva que se estendia por mais de 600 metros. Este segundo anel da fortificação, dividia-se numa espécie de pequenos bairros de moradores ligados por caminhos arcaicos.

IGREJA DE SÃO SALVADOR

Fica dentro das muralhas do castelo de Ansiães e data (provavelmente) do século XII. A igreja é formada por uma capela-mor e uma nave. A porta principal da igreja (que terá sido construída mais tarde, provavelmente no século XIII), é o elemento mais importante deste templo.

IGREJA DE SÃO SALVADOR

CENTRO INTERPRETATIVO DE CASTELO DE ANSIÃES

Visitar este centro é como fazer uma viagem ao passado mais remoto da região. Construído a partir de uma ruína, o projeto culminou num espaço agradável e bem organizado com 2 pisos. Ao longo da sua visita encontrará objetos e vestígios arqueológicos, fruto de um projeto que durou 10 anos e que recolheu inúmeros artefactos do passado. O centro tem também um serviço educativo que organiza visitas guiadas e workshops diversos. De salientar também a existência de 2 circuitos turísticos que se realizam entre os meses de fevereiro e setembro. A participação em todos estes eventos culturais é gratuita.

centro interpretativo de castelo de ansiães
CENTRO INTERPRETATIVO DE CASTELO DE ANSIÃES

PORTA DE ENTRADA DO VALE DO TUA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

É uma ferramenta de promoção do magnífico vale do Tua e da geografia local. Localizado na Foz do Tua, fica dentro de um antigo edifício da estação de comboios de Carrazeda de Ansiães que foi recuperado para albergar “A Porta de Entrada do Vale do Tua deste concelho.

porta de entrada do vale do tua carrazeda

É um local dotado de equipamentos interactivos que lhe irão permitir uma visita recheada de estímulos sensoriais e de aprendizagens sobre o Vale do Tua.

São vários os municípios (Alijó, Vila Flor, Murça, Carrazeda de Ansiães e Mirandela) que têm igualmente a sua própria “Porta de Entrada”. É o ponto de partida para os turistas que querem conhecer bem o território da região.

PARQUE NATURAL REGIONAL DO VALE DO TUA

O parque natural Regional do vale do Tua ocupa uma área de 25 mil hectares (se não consegue visualizar a que área corresponde 1 hectar, pense que um campo de futebol tem mais ou menos essa dimensão). Fica na região do Baixo Tua e liga os distritos de Bragança e Vila Real. Por incluir 5 concelhos (entre eles Carrazeda de Ansiães) com culturas e identidades distintas, quem visita a região do Tua sabe que irá encontrar uma multiplicidade de vinhos, gastronomias e ecossistemas.

PARQUE DO VALE NATURAL DO VALE DO TUA

Toda a paisagem é caracterizada por serras e planaltos que acompanham o serpentear dos rios Douro, Tinhela e Tua. O parque tem mais de 1100 espécies de plantas diferentes e mais de 1000 espécies de animais (entre eles morcegos, répteis, peixes, invertebrados, anfíbios e mamíferos).

CACHÃO DA RAPA

Imperdível para os interessados em pinturas rupestres pré-históricas. No Cachão da rapa as pinturas encontram-se numa planura de um painel com 4 metros.

Aqui poderá apreciar formas esquemáticas onde dominam os retângulos e os quadrados numa tonalidade avermelhada e azul escura. Esta pintura distingue-se de todas as outras existentes no nosso país precisamente pelas suas formas geométricas.

CACHÃO DA RAPA

Acredita-se que estas pinturas tenham sido feitas entre a idade do cobre (3.300 – 1.200 A.C.) e a idade do bronze (3.300 – 700 a.C)!

COMBOIO HISTÓRICO DO DOURO

Caso queira fazer esta viagem mágica, saiba que o comboio histórico circula apenas entre Junho e Outubro. Faça a sua reserva com antecedência para conseguir realizar o passeio no dia que tem planeado. Prepare-se para vistas fabulosas para o rio Douro! Esta autêntica viagem no tempo acontece puxada por uma carruagem a vapor que o levará da Régua ao Tua. A beleza da região foi classificada pela UNESCO como Património mundial da humanidade.

COMBOIO HISTÓRICO DO DOURO

Para mais informações consulte o o site DAS VIAGENS AO TUA!

FEIRA DA MAÇÃ VINHO E AZEITE

São já 24 as edições da Feira da Maçã, do vinho e do azeite. Aqui promovem-se os produtos da região de Carrazeda de Ansiães num evento que atrai visitantes de todo o país.

FEIRA DA MAÇÃ VINHO E AZEITE

Caso passe pela feira, poderá comprar não apenas maçãs, azeite e vinho mas também outros produtos da região. Frutos secos, enchidos, queijos, folares, mel, frutos secos, bolas de carne e muito mais. A feira é ornamentada por jogos, música ao vivo, animação, procissão e arruadas.

VILAS E ALDEIAS PERTENCENTES A CARRAZEDA DE ANSIÃES

VILA FLOR

Carrazeda de Ansiães fica a 16 minutos de carro de Vila Flor, um percurso de 17 quilómetros. É um lugar pacato e perfeito para quem não se aborrece quando nada tem para fazer. Perfeito para quem gosta de não fazer planos e deixar o tempo correr. Observar as pessoas, caminhar, ler um livro num café local e ouvir os residentes a falar.

Ainda assim, engana-se se pensa que não existem atrações na vila. Há, e muitas, a saber: casas senhoriais no centro histórico, museus, santuários, igrejas, percursos pedestres e uma gastronomia magnífica. Aponte no seu livrinho, visita obrigatória!

vila flor
VILA FLOR

ALDEIA DE VILARINHO DA CASTANHEIRA

Entre Carrazeda de Ansiães e a aldeia de Vilarinho de Castanheira distam 14 quilómetros (uma distância que se percorre em 14 minutos). Uma aldeia com 800 habitantes, um património histórico riquíssimo e rodeada por uma paisagem de grande beleza. Se lá for, não deixe de ver a Anta da Pala Moura, a igreja de Santa Maria Madalena, o museu de memória rural e os belíssimos e interessantíssimos moinhos de água do Ribeiro do Coito.

moinhos de água de Vilarinho da Castanheira
MOINHOS DE ÁGUA DE VILARINHO DA CASTANHEIRA

ALDEIA DA FONTELONGA

De Carrazeda de Ansiães à aldeia de Fontelonga são 8 minutos de carro e uma distância de 5,2 quilómetros. As grandes atrações da aldeia são as piscinas municipais e a barragem. Se lá for não deixe também de ver a imponente igreja Santa Maria Madalena (séc. XIX) feita em granito. Na freguesia há também um parque de merendas e um belo miradouro no monte de Santa Clara.

PISCINAS DE FONTELONGA

SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

34 minutos e 25 quilómetros separam Carrazeda de Ansiães de São João da Pesqueira, o coração do Douro Vinhateiro. Paisagens espetaculares e o miradouro da barreira do Valeiro são os seus maiores atrativos naturais. De referir ainda a beleza da sua igreja matriz, o Dólmen de Areita, a capela da misericórdia e a praça da república.

SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

ALIJÓ

33 quilómetros e 43 minutos separam Carrazeda de Ansiães de Alijó.  Montanhas, vales, vinhas e rios (rio Tinhela, Pinhão e Tua) marcam profundamente a paisagem idílica desta vila. Um lugar habitado por humanos desde tempos imemoriais como comprovam os diversos castros, as pinturas rupestres e os dólmens que por lá foram descobertos.

alijó carrazeda de ansiães
ALIJÓ

Se gosta de monumentos religiosos, não deixe de visitar as capelas do senhor do andor e a capela de nossa senhora dos prazeres.

CAPELA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES (ALIJÓ)

Uma capela dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres localizada bem no topo de um monte. As festividades à nossa senhora ocorrem no início das ceifas e são realizadas por agricultores. Há uma história (lenda) curiosa na região que diz que no passado os habitantes da aldeia de Chã tentaram virar a imagem da santa na sua direção. Sem sucesso! A Santa voltou-se novamente para Alijó mantendo acesa a disputa entre estas duas terriolas. Como é fácil de adivinhar pela imagem que se segue, a vista do topo do monte é de tirar de fôlego!

CAPELA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Se é bom um garfo, não se esqueça de provar o vinho da região, o cabrito assado, o cozido à portuguesa e a bola de carne, esta última uma especialidade em Alijó. Uma última nota para os miradouros nas imediações da vila, a não perder!

QUINTA DA FERRADOSA

Fica um pouco afastado de Carrazeda de Ansiães (a 65 minutos de distância). Mas se é um grande apreciador de vinho vai adorar a Quinta da Ferradosa. Uma opção excelente para almoçar, passear pela quinta, aprender sobre a produção do vinho da região e fazer uma prova. A quinta, para além de ser uma produtora, também disponibiliza almoços, jantares e passeios guiados. Quem por lá passeou refere também com insistência a simpatia de quem lá trabalha!

QUINTA DA FERRADOSA
QUINTA DA FERRADOSA

MIRADOUROS EM CARRAZEDA DE ANSIÃES

São muitos e muito belos os Miradouros no concelho de Carrazeda de Ansiães! Mas porque tempo é um bem escasso e há muito para ver nesta região Portuguesa, faremos apenas duas sugestões daqueles que são, na nossa opinião, os mais belos do concelho.

MIRADOURO OLHOS DO TUA

Pode encontrá-lo em Castanheiro do Norte. É um miradouro ainda recente e que foi erigido em cima das escarpas do vale do Tua. Do miradouro dos olhos de água, poderá ver e admirar o percurso do rio Tua e os vales e montes da região. Fabuloso!

MIRADOURO OLHOS DO TUA

MIRADOURO DA FRAGA DA OLA

Fica na via que liga a aldeia de Pinhal do Douro a Coleja. Há pouco tempo foi criada uma plataforma de onde se pode ver a queda de água da… “Fraga da Ola”. Mas desta estrutura recentemente construída pode também deliciar-se com uma magnífica vista para os vales do ribeiro da vila e do rio Douro. Soberbo!

miradouro da fraga da ola

VISITA VIRTUAL AO CASTELO DE ANSIÃES

O QUE VISITAR PERTO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES?

Carrazeda de Ansiães é sinónimo de beleza natural e de paisagens de encher a alma e o coração! E há muitas paisagens esplendorosas para ver nesta região. 4 dias não são demasiados para ver o que de mais importante e interessante Ansiães tem para mostrar. Se decidir passar um período de tempo mais alargado, visite também alguns locais que ficam nas proximidades de Carrazeda. Aqui ficam 4 sugestões e um mapa para o ajudar a organizar os seus passeios de uma forma mais eficiente! Divirta-se!

VILA POUCA DE AGUIAR (clique na imagem)

De Carrazeda de Ansiães a Vila Pouca de Aguiar são 52 minutos de viagem, uma distância de 74 quilómetros. O Parque natural das Pedras Salgadas é a grande atração deste local. Um parque com mais de 100 anos que continua a ter muito para oferecer. Nas imediações de Vila Pouca vai também encontrar o complexo mineiro do Ouro Romano de Tresminas, um local cheio de história e de vistas deslumbrantes. Imperdível!

PESO DA RÉGUA (clique na imagem)

48 minutos e 69 quilómetros separam Carrazeda de Ansiães de Peso da Régua, o coração do Alto Douro Vinhateiro. É de lá que brota o famoso vinho do Porto e outros magníficos vinhos da região. Para além dos miradouros para as deslumbrantes paisagens sobre o rio Douro, Peso da Régua tem ainda monumentos, parques, quintas, museus e uma gastronomia divinal para oferecer a quem por lá passa.

MIRANDELA

De Carrazeda de Ansiães a Mirandela distam 38 quilómetros e uma viagem de 41 minutos de carro. O rio Tua e a sua imponente ponte de 200 metros são os símbolos máximos da cidade. Situada numa colina, Mirandela tem muito para oferecer a quem a visita: palácios, museus, igrejas, vestígios arqueológicos, vistas magníficas e uma gastronomia de provar e chorar por mais. Se for a Mirandela, é pecado não comer alheira!

TORRE DE MONCORVO

40 minutos e 46 quilómetros separam Torre de Moncorvo de Carrazeda de Ansiães. Uma bela vila de transmontana próxima da fronteira com a vizinha Espanha. Um local muito antigo que remonta à idade média e que fica localizado perto da confluência dos rios Douro e rio Sabor. O grande símbolo da vila é a sua imponente Igreja Matriz, a qual ostenta o título de Património Nacional e assume-se como a maior de Trás-os-Montes.

HISTÓRIA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

Tem uma área de 282 quilómetros quadrados e é uma terra de contrastes paisagísticos. Só no século XVIII se passou a chamar Carrazeda de Ansiães, até lá era designada apenas por Ansiães. A presença humana nesta região é muito antiga. Aqui podem-se encontrar vestígios de pinturas rupestres e antas (monumentos fúnebres) que datam da pré-história (período compreendido entre o início dos tempos até 3500 ac). Mais tarde, os Romanos ocuparam este território e deixaram inúmeros vestígios da sua passagem (pontes, mosaicos, estradas). Portugal foi fundado em 1143 mas a primeira carta de foral de Ansiães data do século XI (outorgada pelo rei Fernando Magno). Em 1734, a gestão de Ansiães passou a pertencer a Carrazeda, daí resultando o nome atual (o qual conserva a memória do concelho).

GASTRONOMIA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

Carrazeda de Ansiães é também famosa pelos seus bons vinhos, pelos ótimos digestivos (“vinho tratado”) e pela sua magnífica gastronomia! Não se esqueça que o fumeiro é rei neste concelho. A sua qualidade e sabor são incomparáveis. Salpicão, presunto e chouriço de carne são iguarias a não perder em Carrazeda de Ansiães.

Se for apreciador de pratos de caça, então experimente o coelho à caçador, a perdiz ou o javali.  Na senhora da ribeira (Foz-Tua) peça peixinhos do rio acompanhados por um molho de escabeche ou então peça-os fritos. Se visitar a região no mês de setembro, assista à romaria em favor de Santa Eufémia e prove a “marrã” (uma carne de porco assada).  

Se for um “garfo” mais conservador, então saiba que também nesta região são famosos o bacalhau, a feijoada à transmontana, o polvo cozido (no Natal) e o cabrito assado. Para os gulosos (como eu), o melhor chega no fim da refeição: arroz doce, folares doces (na Páscoa), bolos com maçã e doces de abóbora são os doces regionais.

RESTAURANTES EM CARRAZEDA DE ANSIÃES

RESTAURANTE CONVÍVIO

Mais de 260 comentários no Google e uma classificação geral de 4,5 estrelas (num máximo de 5). Apresenta-se como restaurante de 1 cifrão ($), ou seja, um restaurante barato. Os comentários positivos são insistentes na simpatia do pessoal, no ambiente familiar e na qualidade da comida. Uma óptima opção para quem gosta de grelhados.

restaurante o convivio carrazeda de ansiães

HOTEIS EM CARRAZEDA DE ANSIÃES

QUINTA DO PALAME

Hotel de 3 estrelas. Fica muito perto de Vila Flor e a cerca de 15 quilómetros do centro da vila de Carrazeda de Ansiães. Mais de 100 avaliações no Google e uma classificação geral de 4,6 (em 5). Foi o hotel que encontrámos com a melhor relação entre classificação dada pelos utilizadores e preço praticado. Os comentários referem com insistência a tranquilidade do local, a beleza da paisagem, a simpatia do pessoal e o conforto dos quartos. Tem piscina exterior.

QUINTA DO PALAME  HOTEL

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

vila pouca de aguiar
VILA POUCA DE AGUIAR (clique na imagem)
mondim de basto
MONDIM DE BASTO (clique na imagem)