CARVOEIRO, Destino Perfeito de Sol e Mar! (2021)

Se procura um destino de sol e mar para desfrutar de umas férias em família, temos uma excelente sugestão para si: a vila de Carvoeiro, no Algarve!

CARVOEIRO

O Carvoeiro tem vindo a afirmar-se como um destino turístico muito popular no Algarve. Esta antiga vila piscatória oferece praias muito belas, com uma água de qualidade superior. Além disso, conta também com alguns pontos de interesse e com paisagens naturais que merecem ser visitados. A vila de Carvoeiro distingue-se de outros pontos famosos do Algarve por ser mais calma. Nesta vila relativamente pequena, a vida noturna não é propriamente agitada e os serviços são mais voltados para as famílias. No Carvoeiro vai conseguir encontrar todas as condições para umas férias divertidas e relaxantes. Do que está à espera? Venha visitar!

CARVOEIRO
CARVOEIRO

ONDE FICA E COMO IR PARA O CARVOEIRO?

 A vila de Carvoeiro situa-se no concelho de Lagoa, no Algarve. Fica a 10km de distância da cidade de Portimão. A melhor forma de viajar para o Carvoeiro é de carro. Se estiver em Lisboa, siga pela autoestrada A2. A viagem demora cerca de duas horas e meia. Se optar por chegar ao Algarve de avião, terá de percorrer uma distância de 70km entre o aeroporto de Faro e o Carvoeiro. Saiba que a oferta de transportes públicos é fraca e que a melhor opção para se deslocar é alugando um carro.

QUANDO VISITAR O CARVOEIRO?

A melhor altura para visitar o Carvoeiro é, sem dúvida, durante os meses mais quentes. Desta forma, conseguirá tirar maior partido das suas maravilhosas praias. Entre junho e setembro, as temperaturas máximas na região rondam os 25 e os 28ºC. Quanto à temperatura da água, entre os meses de agosto e outubro situa-se pelos 20ºC!

TEMPERATURA DA ÁGUA DO MAR NA PRAIA DO CARVOEIRO
TEMPERATURA DA ÁGUA DO MAR NA PRAIA DO CARVOEIRO

Naturalmente, os meses de Verão são os mais procurados. Portanto, se não se importar com temperaturas um pouco mais baixas e quiser evitar multidões, sugerimos que marque as suas férias no final da Primavera.

Se gosta de aproveitar as suas viagens para ficar a conhecer as tradições dos locais que visita, então o final de agosto é a melhor altura para ir ao Carvoeiro. No último domingo deste mês realiza-se a Festa da Nossa Senhora da Encarnação, a maior festividade religiosa da região.

O QUE VISITAR E FAZER NO CARVOEIRO?

Segue-se um mapa com a localização das principais atrações turísticas do Carvoeiro.

CENTRO DO CARVOEIRO

O centro da vila de Carvoeiro abre-se para o mar. A povoação desenvolveu-se em redor da praia, o que reflete a enorme ligação desta vila ao oceano. A imagem de marca da vila são as suas casas brancas, situadas no topo da falésia. As ruas são estreitas e labirínticas e convidam-no a perder-se no coração da vila e a descobrir recantos esquecidos. Nas ruas principais, vai encontrar diversos restaurantes e alguns bares. É também nesta zona que poderá fazer algumas compras, uma vez que existem diversas lojas de comércio tradicional e artesanato.

CENTRO DO CARVOEIRO
CENTRO DO CARVOEIRO

ERMIDA DO FORTE DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO

A Ermida do Forte de Nossa Senhora da Encarnação é uma pequena capela que foi construída no século XVII. Era o local de devoção dos pescadores da região. O elemento mais importante desta ermida é a imagem de Nossa Senhora da Encarnação do século XVII que se encontra no interior. A ermida localiza-se no interior do que, em tempos, foi uma fortificação. A sua função era proteger a população de ataques piratas. Atualmente, apenas sobrevive o portal da fortificação. Em frente à ermida existe um miradouro a partir do qual se tem uma excelente vista para a praia do Carvoeiro.

ERMIDA DO FORTE DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO
ERMIDA DO FORTE DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO

PERCURSO DOS SETE VALES SUSPENSOS

O Percurso dos Sete Vales Suspensos é considerado um dos percursos pedestres mais belos do Algarve! Não se trata de um trilho, uma vez que não está demarcado. Trata-se sim de um caminho sobre as arribas. O percurso liga a Praia de Vale de Centeanes à Praia da Marinha.

Este percurso estende-se ao longo de seis quilómetros e permite ver praias e falésias e muitas paisagens bonitas. O Farol de Alfanzina e o Algar de Benagil são exemplos dos pontos de interesse pelos quais passa ao fazer este percurso. O percurso não exige grande preparação física mas é importante levar calçado confortável.

PERCURSO DOS SETE VALES SUSPENSOS
PERCURSO DOS SETE VALES SUSPENSOS

PASSADIÇOS DO CARVOEIRO

Os Passadiços do Carvoeiro são um conjunto de passadiços junto ao mar que fazem a ligação entre o Algar Seco e a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação. Estes passadios têm uma extensão de 600m e não são exigentes fisicamente, o que os tornam um ótimo passatempo para toda a família! Ao longo do percurso, existem vários pontos para descansar e apreciar a paisagem. É importante mencionar que os passadiços são acessíveis a pessoas de mobilidade reduzida, o que faz com que possam ser apreciados por praticamente toda a gente.

PASSADIÇOS DO CARVOEIRO
PASSADIÇOS DO CARVOEIRO

GRUTAS DE ALGAR SECO

O Algar Seco é um conjunto de formações rochosas, com grutas e piscinas naturais. Este local é uma verdadeira maravilha da natureza, oferecendo paisagens de outro mundo! Se estiver no Carvoeiro, não deve deixar passar a oportunidade de visitar o Algar Seco! Pode ir diretamente de carro ou a pé, a partir da Praia do Carvoeiro (são cerca de 500m em passadiço). Ao chegar, desça os mais de 100 degraus esculpidos na rocha e desfrute deste local único. Um dos pontos mais populares do Algar Seco é a Gruta da Boneca, que tem um formato e vista impressionantes. Não se esqueça da máquina fotográfica!

GRUTAS DE ALGAR SECO
GRUTAS DE ALGAR SECO

FAROL DE ALFANZINA

O Farol de Alfanzina situa-se numa localidade com o mesmo nome. Foi inaugurado em 1920 e a sua torre tem vinte e três metros de altura. O farol ainda se encontra a funcionar, prestando auxilio à navegação. Atualmente está aberto ao público. Pode ser visitado às quartas, entre as 14h e as 17h. Mesmo que não tenha oportunidade de visitar o interior, vale a pena fazer este pequeno desvio para ver o edifício por fora e fazer um pequeno passeio pelas redondezas.

FAROL DE ALFANZINA
FAROL DE ALFANZINA

EXCURSÕES DE BARCO

Os passeios de barco são uma das atividades mais populares do Carvoeiro. Estas excursões caracterizam-se por um passeio junto à costa, passando por diversos pontos de interesse da região, por exemplo, o Algar Seco e a Praia do Carvalho. Regra geral, estas excursões partem da Praia do Carvoeiro, da Marina de Portimão ou da Praia de Benagil. Este é mais um exemplo de um serviço que encontrará no Carvoeiro que é adequado para toda a família. Por isso, se viajar com crianças aproveite esta oportunidade para realizar uma experiência que todos vão adorar!

PASSEIOS DE BARCO CARVOEIRO
PASSEIOS DE BARCO CARVOEIRO

PARQUE AQUÁTICO

O Slide & Splash é um parque aquático que fica a poucos minutos da vila de Carvoeiro. O parque foi inaugurado em 1986 e conta com dez hectares de área! É considerado por muitos o melhor parque aquático do Algarve!

Uma ida ao parque aquático é uma das atividades prediletas das crianças nos dias Verão. Mas este parque não é apropriado apenas para os mais pequenos. Dispõe de uma grande variedade de escorregas e atrações que também vão agradar aos mais crescidos. O Parque conta com restaurante, lojas e zonas de descanso.

SLIDE AND SPLASH CARVOEIRO
SLIDE AND SPLASH CARVOEIRO

PASSEAR DE CAIAQUE NO CARVOEIRO

O caiaque é um transporte que lhe permite chegar a grutas e praias que de outra forma não são acessíveis. Posto isto, se quer conhecer os segredos escondidos das praias do Carvoeiro, então não deixe passar a oportunidade de fazer esta atividade nas suas férias. Os grupos são acompanhados por guias experientes e não é preciso ter experiencia prévia para participar. Mais uma vez, trata-se de uma atividade para toda a família. Existem diferentes programas de passeio disponíveis e, em média, têm a duração de três horas.

PASSEAR DE CAIAQUE
PASSEAR DE CAIAQUE

   JOGAR GOLFE NO CARVOEIRO

O Algarve é um dos destinos preferidos dos amantes de golfe e a vila de Carvoeiro é um destino de excelência para o desporto! No Carvoeiro existem várias opções para praticar golfe, com destaque para o Pestana Golf Resort, que dispõe de dois campos diferentes. Se gosta de golfe, o Carvoeiro oferece todas as condições para praticar o seu desporto preferido, num cenário arrebatador! Uma vez que é comum as temperaturas serem elevadas, aconselhamos que planeie os seus jogos pela manhã, para que jogue com mais conforto.

JOGAR GOLFE CARVOEIRO
JOGAR GOLFE CARVOEIRO

VER GOLFINHOS PERTO DO CARVOEIRO

Se estiver a passar férias no Carvoeiro e quiser viver a experiencia única de ver golfinhos, saiba que existem vários locais perto onde o poderá fazer. Em Albufeira, existem várias empresas que oferecem este serviço. O passeio tem início na Marina de Albufeira e dirige-se até à Praia do Carvoeiro em busca destes simpáticos animais. Esta é uma daquelas atividades que deve constar da lista de quem viaja em família e que vai perdurar na memória de todos por muito tempo.

OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS
OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS

NOITE DE BLACK AND WHITE

O Festival Black & White realiza-se na vila de Carvoeiro e marca o solstício de Verão. O Largo da Praia é o centro da festa mas existem pequenos palcos e atrações um pouco por toda a vila. O festival é indicado para todos os gostos e idades. Os participantes são convidados a vestir roupas pretas e brancas, a combinar com as decorações do festival. Para que as pessoas circulem em segurança e desfrutem da vila ao máximo, o trânsito é cortado na noite da festa.

Existem palhaços, acrobatas, música ao vivo, dj’s na praia e os bares e restaurantes ficam abertos até tarde. É uma noite cheia de diversão e que já se tornou tradição nesta região do Algarve.

BLACK AND WHITE CARVOEIRO
BLACK AND WHITE CARVOEIRO

SAIR À NOITE NO CARVOEIRO

O Carvoeiro não é o local ideal para quem não dispensa uma vida noturna muito agitada durante as férias. Ainda assim, existe alguma oferta de atividades para fazer depois do pôr-do-sol. No centro da vila existem alguns bares onde é possível tomar uma bebida e descontrair. Nos meses de Verão, também existem várias oportunidades de ver música ao vivo, o que é sempre um programa interessante e divertido. No entanto, se procura algo ainda mais descontraído e calmo, a nossa sugestão é um passeio pelo calçadão à noite. Este passeio à beira-mar proporciona-lhe uma perspetiva diferente da vila. O calçadão é iluminado, o que permite caminhar em segurança.

CARVOEIRO À NOITE
CARVOEIRO À NOITE

PRAIAS PERTO DO CARVOEIRO?

As praias são, sem dúvida, o grande atrativo de umas férias na vila do Carvoeiro. Fique com as nossas sugestões das melhores praias da região. Segue-se um mapa com a localização das praias mais espetaculares nas imediações do Carvoeiro.

PRAIA DO CARVOEIRO

A Praia do Carvoeiro foi eleita como uma das melhores praias de toda a Europa em 2018! Situa-se mesmo em frente ao centro da vila de Carvoeiro e caracteriza-se por um areal relativamente pequeno. Uma das imagens de marca desta praia são os barcos de pescador, que encontra ao longo do areal. Por ser tão perto do centro da vila, é muito fácil encontrar bares e restaurantes perto da praia, onde pode fazer uma pausa para carregar energias entre mergulhos!

PRAIA DO CARVOEIRO
PRAIA DO CARVOEIRO

PRAIA DE BENAGIL

A Praia de Benagil apresenta algumas semelhanças com a Praia do Carvoeiro e os pescadores também são presença constante. Trata-se de uma praia muito bela, com um grande areal. O seu maior tesouro é a Gruta de Benagil, que tem uma pequena praia no interior e que só é acessível de barco. Esta praia não dispõe de estacionamento e, por ser muito frequentada, no Verão torna-se difícil encontrar um lugar para deixar o carro.

PRAIA DE BENAGIL
PRAIA DE BENAGIL

PRAIA DO VALE DE CENTEANES

A Praia do Vale de Centeanes é outra praia da região dotada de uma grande beleza. O areal encontra-se abrigado por falésias. No entanto, o mar apresenta alguma ondulação, o que faz desta praia uma das preferidas da zona para a prática de surf e outros desportos aquáticos. Encontra-se bem servida de todo o tipo de apoios, que proporcionam um dia de praia com todo o conforto.

PRAIA DO VALE DE CENTEANES
PRAIA DO VALE DE CENTEANES

PRAIA DA MARINHA

A Praia da Marinha é uma praia emblemática do Algarve. É conhecida internacionalmente pela sua beleza! Esta praia caracteriza-se por águas cristalinas, que apresentam tons de azul-turquesa que são verdadeiramente impressionantes. Além disso, tem também falésias muito bonitas. A Catedral é uma formação rochosa da Praia da Marinha que faz lembrar dois arcos e que é um dos símbolos desta praia. Pelas suas águas calmas e serviços de que dispõe, trata-se de uma praia muito apreciada pelas famílias.

PRAIA DA MARINHA
PRAIA DA MARINHA

PRAIA DOS TRÊS CASTELOS

A Praia dos Três Castelos situa-se ao lado da Praia da Rocha. A praia recebeu este nome devido a três grandes rochas que se encontram no areal e que foram identificadas com castelos. Apesar de ser uma praia muito procurada, nunca fica lotada porque tem um areal muito extenso e largo. É uma praia boa para nadar, devido às águas tranquilas, mas é preciso ter atenção às rochas. O Miradouro dos Três Castelos apresenta calçada portuguesa com padrões intricados e oferece uma vista magnífica para a praia.

PRAIA DOS 3 CASTELOS
PRAIA DOS 3 CASTELOS

PRAIA DO VALE DA LAPA

A Praia do Vale da Lapa é um pouco diferente das que mencionámos até aqui. Trata-se de uma praia calma, situada num vale. O seu areal é bastante pequeno e desaparece durante a maré cheia, pelo que deverá ter atenção aos horários das marés se quiser desfrutar desta praia. A Praia do Vale da Lapa não é vigiada. Por isso, aconselhamos que lhe faça apenas uma breve visita para a conhecer e que não se aventure no mar se não for um nadador experiente.

PRAIA DO VALE DA LAPA
PRAIA DO VALE DA LAPA

O QUE VISITAR PERTO DO CARVOEIRO?

FERRAGUDO

Seis quilómetros é a distância que separa o Carvoeiro de Ferragudo, uma aldeia situada mesmo ao lado de Portimão. É uma aldeia banhada pelo rio Arade e que se encontra perto de um grande número de praias. Nos últimos anos, a popularidade desta aldeia como destino turístico tem vindo a crescer. Aproveite e venha conhecer o centro histórico de Ferragudo e delicie-se com a sua gastronomia. Se gosta de andar de barco e explorar as grutas das praias, Ferragudo é um ótimo local para realizar estas atividades!

FERRAGUDO
FERRAGUDO

SILVES

Silves é uma cidade do interior do Algarve que se situa a 14km de distância do Carvoeiro. Nesta cidade, encontra-se um dos castelos mais antigos de Portugal que hoje se revela como um dos melhores miradouros para apreciar a beleza da região. Se for até Silves, aproveite para passear pelo centro e vá até às Portas da Cidade tomar uma bebida ou comer um gelado. Silves é outro excelente destino para quem gosta de praticar golfe, desta feita num cenário de montanha.

SILVES
SILVES

GASTRONOMIA TÍPICA DO CARVOEIRO

No Carvoeiro não vai ter dificuldades em encontrar produtos de grande frescura. A gastronomia caracteriza-se, sobretudo pelos pratos de peixe e marisco, que são apanhados na zona costeira. O destaque vai para a cataplana e para as caldeiradas, mas não podemos deixar de sugerir também a sardinha e o bife de atum, ambos grelhados na brasa. Aproveite a sua estadia no Carvoeiro para degustar o vinho Algar Seco, um vinho único no país. Os mais gulosos vão adorar provar a doçaria da região: entre outros, vai encontrar os morgados de amêndoa, os queijos de figo e os figos cheios.

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

LAGOS
LAGOS (CLIQUE NA IMAGEM)
FARO
FARO (CLIQUE NA IMAGEM)