ESPOSENDE: 33 DICAS TOP para a sua viagem! (2021)

Na cidade de Esposende, o Parque Natural do Litoral Norte adorna a extensa costa banhada pelo oceano. Este litoral encantado encerra belíssimas paisagens, adornadas com o mar, rios, rochas e florestas. Para além de ser um privilégio da Natureza, Esposende tem muito para oferecer, tanto a nível cultural como de lazer.

esposende portugal
ESPOSENDE

ESPOSENDE

Esposende é uma cidade costeira, no norte de Portugal, pertencente ao distrito de Braga. Fica a 51,2 Km da cidade do Porto e apenas a 44 Km do aeroporto internacional Francisco de Sá Carneiro, ou seja, a cerca de 20 minutos de viagem. Deste aeroporto, a forma mais cómoda de chegar a Esposende é de táxi ou alugando um automóvel. É também possível apanhar o metro até à Póvoa do Varzim e daqui ir de autocarro para Esposende. Pode ainda optar por uma das várias empresas que fazem transfers diretamente do aeroporto para Esposende.

O QUE VISITAR EM ESPOSENDE?

Nas terras de ESPOSENDE nada falta: natureza, arqueologia, história e modernidade. Nesta pequena cidade nortenha, há muito para descobrir e por essa razão decidimos dividir as atrações em 5 blocos de atrações: 1-MONUMENTOS, MUSEUS E EQUIPAMENTOS EM ESPOSENDE, 2-MIRADOUROS, 3-ATIVIDADES , 4-PRAIAS, 5- FREGUESIAS IMPERDÍVEIS.

MONUMENTOS, MUSEUS E EQUIPAMENTOS EM ESPOSENDE

Para poder organizar com mais facilidade a sequência dos seus passeios, aqui fica um mapa dos principais monumentos, museus e equipamentos da cidade. Esperamos que seja útil!

IGREJA MATRIZ DE ESPOSENDE

A Igreja Matriz de Esposende, dedicada a Santa Maria dos Anjos, é uma das referências emblemáticas do centro histórico da cidade. Fica localizada no Largo Rodrigues Sampaio, também conhecido como Praça da Igreja Matriz. Este monumento data do século XVI, no entanto, o seu atual traçado deve-se a obras de restauro posteriores, no século XIX. A fachada evidencia a influência do estilo neoclássico. Vale a pena conhecer o interior do templo, com cinco altares em talha dourada, reinando no altar-mor uma bela imagem da padroeira Santa Maria dos Anjos. Embora os altares sejam o que sobressai num primeiro olhar, há também um impressionante órgão de vinte e sete tubos e janelas com vitrais de grande beleza.

IGREJA MATRIZ DE ESPOSENDE

MUSEU MUNICIPAL DE ESPOSENDE

Fica localizado no velhinho edifício do antigo teatro Club de Esposende. Está aberto desde 1993 e é lá que podemos encontrar informação sobre a história do concelho. É uma ferramenta fundamental na manutenção da memória e identidade do património local. Tem 3 pisos. No rés-do-chão encontramos a sala dos Azulejos onde se encontram as exposições temporárias. Nos restantes pisos, temos a oportunidade de conhecer o património mais importante de Esposende.

MUSEU MUNICIPAL DE ESPOSENDE
MUSEU MUNICIPAL DE ESPOSENDE

MUSEU MARÍTIMO DE ESPOSENDE

O Museu Marítimo de Esposende faz memória da ligação desta terra com o mar e o rio. A herança marítima de Esposende é valorizada e apresentada numa interessante coleção que reúne vários elementos, desde o século XV até aos nossos dias. Não só o espólio do museu é cativante, como, da torre do edifício, o panorama é deslumbrante, abrangendo o estuário do rio Cávado, várias praias, o oceano e a cidade de Esposende. O museu ocupa as antigas instalações da Estação de Socorros a Náufragos de Esposende, à beira rio, em frente à marina de Esposende. Toda a envolvência do museu é aprazível, e convida a um passeio, disfrutando da serenidade das águas.  Se estiver com crianças, aproveite o fantástico parque infantil junto ao museu, que reproduz uma caravela de madeira. O ingresso no Museu Marítimo de Esposende tem o valor de 2,50€ para adultos e de 1,75€ para crianças entre os 6 e os 12 anos. Pode fazer a sua visita de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 12h30, ou das 14h00 às 17h30. Aos fim-de-semana o museu está aberto das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

museu maritimo esposende
MUSEU MARÍTIMO DE ESPOSENDE

PISCINAS FOZ DO CÁVADO

O complexo de piscinas Foz do Cávado tem umas instalações excelentes, que proporcionam um fantástico momento de lazer. O maior atrativo é sem dúvida a imensa piscina interior, com ondas. Tem 600 m2, está aberta todo o ano e, para delícia dos friorentos, é aquecida, sendo que a temperatura média é 30º. Na zona mais profunda, a piscina tem 1,80 metros. Agregada à piscina de ondas, há uma zona de hidromassagem, com a água ainda mais quentinha, a 35º. Durante a época balnear, pode-se disfrutar do exterior, onde se encontram duas piscinas de água salgada, uma para adultos e outra para crianças.

piscina foz do cávado esposende
PISCINAS FOZ DO CÁVADO

CASTRO DE SÃO LOURENÇO

Em Esposende, no Monte de S. Lourenço, o castro é uma visita incontornável. Esta atração fica a apenas 5,3 quilómetros do centro da cidade, uma distância que percorrerá de carro em 9 minutos. Trata-se de uma antiga povoação fortificada com um ambiente fascinante. As pequenas casas circulares de pedra que galgam monte acima e o encanto da natureza remetem para um tempo longínquo ou para os enredos da imaginação. Os vestígios mais antigos aqui encontrados datam do século IV a.C., mas foi no século II a.C. que as casas começaram a ser construídas. O castro acabou por ser abandonado, no entanto, no século XIV, é novamente ocupado. Nesta altura, é construída uma pequena fortificação defensiva.

Quando por aqui passar, não deixe de ir até ao Miradouro de S. Lourenço.  Deste miradouro o olhar atravessa Esposende alcançando o oceano e, num dia bom, distingue-se o Sameiro, em Braga. No mar, avistam-se os famosos Cavalos de Fão, míticos rochedos batidos pelas ondas, onde naufragaram embarcações desprevenidas. Reza a lenda que uma inesperada tempestade afundava os navios com os cavalos que o Rei Salomão tinha enviado para oferecer a Ofir. Por magia, ficaram os animais petrificados, transformados em rocha, no meio do mar. 

CASTRO DE SÃO LOURENÇO

CENTRO INTERPRETATIVO DE SÃO LOURENÇO

5,3 quilómetros de distância distam entre Esposende e o centro interpretativo, situado em Vila Chã. Este centro procura promover e divulgar a área arqueológica e geológica do castro de S. Lourenço e da região circundante. O centro dispõe de uma exposição interativa permanente, que conta com um jogo multimédia e a apresentação de um   filme. Neste espaço, o público é levado a descobrir as mudanças do território, desde a Arriba Fóssil, à presença humana até ao período da Idade do Bronze.

O centro tem ainda um espaço para exposições temporárias, que pretende valorizar a arqueologia e a investigação na área de S. Lourenço. Se quiser explorar um pouco mais, pode marcar uma visita guiada, que poderá incluir o percurso pela área arqueológica do monte de S. Lourenço. Para mais informações pode usar os seguintes contactos: T. (+ 351) 253 960 100 / (+ 351) 253 960 179, email:  arqueologia@cm-esposende.pt

CENTRO INTERPRETATIVO DE SÃO LOURENÇO esposende
CENTRO INTERPRETATIVO DE SÃO LOURENÇO

CASA MUSEU VIANA DE LIMA – CASA DAS MARINHAS

Do centro de Esposende à casa museu distam 4,3 km, uma distância que se percorre em 8 minutos de carro. Viana de Lima é um dos grandes nomes da arquitetura moderna portuguesa do século XX. O arquiteto morava no Porto, mas foi Esposende a terra que o viu nascer. Aqui deslocava-se com a família para passar as férias e fins-de-semana, ficando nesta magnífica residência, por ele projetada, a Casa das Marinhas, atualmente Casa Museu Viana de Lima. O edifício foi construído em 1954, partindo de um antigo moinho, recreado com as tendências modernistas da altura. A Casa Museu Viana de Lima representa um dos ex-líbris da arquitetura moderna portuguesa e é um Monumento de Interesse Público. As visitas são gratuitas e podem ser agendas através dos seguintes contactos: casa.marinhas@cm-esposende.pt, T. (+351) 253 960 100

CASA MUSEU VIANA DE LIMA

ATIVIDADES EM ESPOSENDE

BIRDWATCHING EM ESPOSENDE

Esposende é um destino de eleição para os amantes de birdwatching. Todo o Parque Natural Litoral Norte é um cenário selvagem onde os rios vagueiam até ao mar, entre dunas, bosques e arribas fósseis. Aqui pode-se observar uma diversidade de habitats, onde sobressaem os peixes e as aves. Integrado neste Parque, o estuário do Cávado oferece as condições ideais para o birdwatching.  As aves migratórias vêm aqui abrigar-se e procurar alimento. Imersos num enquadramento natural de beleza ímpar, é possível observar mais de 180 espécies de aves no estuário. Para tirar o melhor proveito desta experiência, marque um dia de visita com a North Birding Tours através dos seguintes contactos: northbirdingtours@gmail.com, T. (+351) 919 371 402

bird watching esposende
BIRD WATCHING EM ESPOSENDE

SURF / BODY BOARD, KITESURF, CANOAGEM/KAYAK EM ESPOSENDE

Pela sua posição geográfica – de um lado o oceano Atlântico e do outro o estuário do rio Cávado e Neiva – a cidade de Esposende assume-se como um lugar privilegiado para a prática de desportos náuticos. A canoagem é uma forma excelente de descer o estuário e apreciar a paisagem. Há diversas empresas e clubes na região para o ajudarem a experimentar esta atividade. Caso seja mais adepto de desportos mais radicais, dê uma oportunidade ao kitesurf! Esposende é um hotspot desta atividade náutica! As ondas do oceano Atlântico – especialmente nas praias de Ofir, Suave Mar e Apúlia – apresentam condições magníficas para a prática de surf e bodyboard.

canoagem em esposende
CANOAGEM EM ESPOSENDE

MERGULHO EM ESPOSENDE

Poucos sabem que a cidade de Esposende também tem ótimas condições para a prática de mergulho. Por ficar junto a um estuário e também junto ao oceano, lá podemos encontrar uma enorme diversidade de peixes que fazem as delícias dos mergulhadores (experientes e iniciantes). Os fundos rochosos e as florestas de laminárias (algas) são outras grandes atrações para quem lá pratica este desporto.

MERGULHAR EM ESPOSENDE
MERGULHAR EM ESPOSENDE

PASSEIOS DE BARCO E MOTA DE ÁGUA

Embarque numa viagem relaxante pelo rio Cávado e Neiva. Uma ótima oportunidade para desfrutar da magnífica paisagem e ver de perto a fauna e a flora local. Se prefere algo mais arrojado e que envolva mais adrenalina, então assuma o controlo de uma mota de água e rasgue os planos de água dos rios Neiva e Cávado.

PASSEIOS DE BARCO EM ESPOSENDE

PERCURSOS PEDESTRES EM ESPOSENDE

A melhor maneira de conhecer um sítio é percorrê-lo a pé. Para os amantes de caminhadas, Esposende é local perfeito a visitar. Aqui encontram-se treze percursos pedestres, do litoral ao interior do concelho com diferentes paisagens para todos os gostos. Os caminhos percorrem locais naturalmente belos e culturalmente cativantes. Os trilhos estão bem sinalizados, o que possibilita fazer o trajeto sem precisar de recorrer a guias. Os percursos são acessíveis a todos os caminhantes, havendo alguns de nível fácil e outros de nível médio. Sete destes treze trilhos fazem parte do Registo Nacional de Percursos Pedestres.

PERCURSOS PEDESTRES EM ESPOSENDE

PRAIAS DE ESPOSENDE

Para quem gosta de praia, Esposende é um excelente destino. Aqui pode encontrar uma variedade de praias de grande qualidade, muitas delas com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro. Aqui fica um mapa para o ajudar a localizar as principais praias de Esposende!

PRAIA DA APÚLIA

Esta é das mais famosas praias de Esposende. Tem o mar sereno, um extenso areal protegido por dunas que abrandam o vento e é conhecida por ser rica em iodo. A sua imagem de marca são os antigos moinhos sobre a área dunar mais a norte. Embora hoje os moinhos sejam casas de habitação, continuam a manter a sua aparência rústica e pitoresca. A Praia da Apúlia tem ótimas infraestruturas, bons acessos e estacionamento gratuito.

praia da apúlia esposende
PRAIA DA APÚLIA

PRAIA DE OFIR

A Praia de Ofir é também uma cobiçada praia de Esposende. Esta praia está inserida no Parque Natural do Litoral Norte, que embeleza o enquadramento do areal com pinheiros e dunas. No mar, com a maré baixa, avistam-se os míticos rochedos, conhecidos por cavalos de Fão. A zona central da praia é a melhor para banhos, mas os surfistas preferem a ondulação da zona sul. No verão, Ofir é também procurada pela animação noturna à beira da praia, com grande oferta de bares, restaurantes e discotecas.

praia de ofir esposende
PRAIA DE OFIR

PRAIA DA RAMALHA

A Praia da Ramalha fica na zona da Apúlia. É outra bela praia de Esposende, presenteada com a beleza do enquadramento dunar e areia fina. Para quem aprecia o sossego, esta praia é uma boa escolha.

praia da ramalha esposende
PRAIA DA RAMALHA

PRAIA DO BELINHO

Na Praia do Belinho, a norte da foz do Cávado, em vez de areia fina, encontram-se seixos multicoloridos e de diferentes feitios. É um local de um encanto particular, procurado não apenas para banhos, mas também para passeios. Frequentemente, o fundo rochoso forma piscinas naturais, que fazem as delícias das crianças.

praia do belinho esposende
PRAIA DO BELINHO

PRAIA DE CEPÃES

Seguindo um passadiço de madeira, somos guiados até às areias brancas e finas e da Praia de Cepães. É uma bela praia urbana, propícia a atividades de lazer. O mar tem uma forte ondulação, e requer alguma atenção com as rochas submersas. Aqui pode alugar uma das tradicionais barraquinhas de praia, para o abrigar do sol e do vento.

PRAIA DE CEPÃES

PRAIA DE SUAVE MAR

A norte da foz do rio Cávado, estende-se o amplo areal da Praia de Suave Mar. Esta praia distingue-se pela grande beleza do seu enquadramento natural com dunas e pinheiros. Os banhos requerem algum cuidado, visto que, no mar, há zonas com fundões. No verão, pode aproveitar o passeio num pequeno comboio que parte de Esposende e o leva até à Praia de Suave Mar.

praia suave mar esposende
PRAIA DE SUAVE MAR

PRAIA DA FOZ DO NEIVA

Também conhecida como Praia do Norte, esta é uma praia de grande beleza. Convida a caminhadas, quer pelos passadiços de madeira quer à beira-mar. Aqui não vai encontrar grandes serviços ou infraestruturas, o que proporciona um ambiente bastante sereno.

praia foz do neiva esposende
PRAIA DA FOZ DO NEIVA

PRAIA DE RIO DE MOINHOS

Esta é uma praia de beleza selvagem, sem quaisquer infraestruturas. É apreciada por surfistas e praticantes de outros desportos aquáticos. Frequentemente, as dunas são o local de eleição dos nudistas. Pode-se estacionar os carros num terreno de terra batida próximo da praia.

praia de rio de moinhos esposende
PRAIA DE RIO DE MOINHOS

PRAIA DE SÃO BARTOLOMEU DO MAR

A Praia de São Bartolomeu do Mar tem pouco mais que 1 Km de extensão de areal e seixos polidos pelo mar. No dia 24 de Agosto, dia de S. Bartolomeu, esta praia, habitualmente pouco frequentada, enche-se de pessoas. Vêm cumprir a tradição e banhar-se no mar, para afastarem os seus males.

praia de são bartolomeu do mar
PRAIA DE SÃO BARTOLOMEU DO MAR

MIRADOUROS DE ESPOSENDE

Para poder organizar as suas visitas preparámos-lhe um mapa dos principais miradouros nas imediações de Esposende. Esperamos que seja útil!

MIRADOURO DE SÃO LOURENÇO

Do alto do Miradouro de São Lourenço podemos ver ao longe Esposende e Fão. Com efeito, se o dia estiver límpido e a sua vista afinada, poderá até ver os famosos “cavalos de Fão”, umas rochas fustigadas pelas ondas há milénios. Ainda mais ao longe tente ver os moinhos de “São Felix”. Mais perto uma outra elevação que se chama “Monte Faro”. Uma nota mais para a paisagem do lado nascente, onde se podem ver os contornos que vão do Minho até Braga. Uma vista espetacular que se situa numa das maiores elevações da arriba!

MIRADOURO DE SÃO LOURENÇO

MIRADOURO DA SENHORA DA GUIA (BELINHO)

Do alto deste fantástico miradouro podemos ver a costa atlântica de Viana do Castelo até São Bartolomeu do Mar. O miradouro fica numa faixa de terra entre o mar a arriba. Se olharmos com atenção num dia claro e sem nevoeiro podemos ver a faixa de dunas que funciona como proteção natural para os campos agrícolas.

MIRADOURO DA SENHORA DA GUIA
MIRADOURO DA SENHORA DA GUIA (Belinho)

MIRADOURO DE MONTE DE FARO

De um lado toda a costa do oceano Atlântico entre Esposende e a Póvoa do Varzim. Em frente podemos ver a antiga vila de Fão, Ofir e Esposende. Este local terá sido um ponto de vigia para a zona do estuário do rio Cávado e para a entrada de embarcações vindas do Atlântico.

MIRADOURO DE MONTE DE FARO
MIRADOURO DE MONTE DE FARO

MIRADOURO DE NOSSA SENHORA DA PAZ (MARINHAS)

Situa-se no topo de uma elevação com o mesmo nome. O acesso é fácil e o miradouro oferece uma vista magnífica para a zona litoral da cidade de Esposende. Pode lá chegar de carro ou através de percursos pedestres. Quando lá estiver, disfrute da vista panorâmica e da tranquilidade do lugar. A vastidão do oceano abrir-se-á perante os seus olhos! Neste lugar existiu um castro (aglomerado de casas pré-histórico) há aproximadamente 2000 anos. É também uma boa oportunidade para visitar a capela da nossa senhora da Paz, um templo construído no final da 2ª guerra mundial.

MIRADOURO DE NOSSA SENHORA DA PAZ (MARINHAS)

MIRADOURO DO MONTE DE ARNELAS (GEMESES)

O miradouro fica no monte de Arnelas, entre Perelhal e Gemeses. Daqui tem-se uma vista magnífica para o rio Cávado e para a freguesia de Gemeses. Deste ponto poderá também vislumbrar as sobras de uma mamoa (um pequeno monte que cobre um monumento fúnebre megalítico), um monólito (uma pedra) que assinala a divisão das freguesias e os restos dum moinho de vento.

MIRADOURO DO MONTE DE ARNELAS (GEMESES)

MIRADOURO DE FROSSOS (Curvos)

Bem no cimo da freguesia podemos encontrar um local surpreendente de onde temos uma vista bela e surpreendente. De lá podemos ver a zona sul da freguesia onde sobressaem os campos agrícolas e a igreja. Também as casas que delimitam os pequenos lugarejos são perfeitamente percetíveis do miradouro de Frossos.

MIRADOURO DE FROSSOS
MIRADOURO DE FROSSOS

VISITA VIRTUAL A ESPOSENDE

HISTÓRIA DE ESPOSENDE

A presença de povos na região de Esposende é muito antiga. Ao longo do tempo foram encontrados vestígios arqueológicos pré-históricos que comprovam a presença humana na região. O castro de São Lourenço (séc. IV a.c.), dólmens e menires que ainda hoje podem ser admirados por quem visita Esposende, comprovam esta presença desde a era megalítica (4800 a.c. a 3000 a.c.). Também os povos romanos e bárbaros marcaram presença neste local, facto que se comprova por via documental e também através de artefactos arqueológicos.

Relativamente à população de Esposende, há documentos que referem a sua existência desde o século XIII. A pesca, a construção naval e o comércio foram os motores económicos de quem lá viveu a partir do século XV. Atividades que chamaram mais gente à região e que a fizeram crescer. Mas Esposende está intimamente ligada à mítica figura do rei D. Sebastião (o desejado), que em agosto de 1572 concedeu a denominação de vila a este lugar. A partir dessa altura, Esposende progrediu autonomamente, alicerçada no mar, em torno da pesca, do comércio marítimo e dos estaleiros. Em 1993 adquiriu o estatuto de cidade.

GASTRONOMIA DE ESPOSENDE

A gastronomia em Esposende é mais uma das grandes atrações turísticas da região. Uma terra que tem a sorte de ser banhada pelo oceano e pelo rio, tem inevitavelmente uma vantagem competitiva sobre as restantes. É com os produtos da terra que Esposende se afirma, com os seus peixes do mar e do rio!  Destacam-se o robalo assado, o sargo, o salmão, a sardinha, o marisco e a lampreia. Regue o repasto com vinho verde da Quinta, um néctar suave e leve proveniente dos vales do rio Cávado e do rio Neiva. Termine a refeição com as cavacas e as clarinhas de Fão. De comer e chorar por mais!

clarinhas de fão
CLARINHAS DE FÃO

HOTEIS EM ESPOSENDE

INNESPOSENDE SPORTS HOSTEL

Uma ótima solução para quem quer gastar pouco dinheiro. Apesar de ser um hostel tem a MELHOR classificação de Esposende (NO GOOGLE): 4,6 estrelas e mais de 43 avaliações. Tem quarto privados duplos com vista para o mar. Os comentários mais elogiosos referem uma localização central, camas super confortáveis, um pequeno almoço estupendo e um staff muito simpático.

INNESPOSENDE SPORTS HOSTEL
INNESPOSENDE SPORTS HOSTEL

RESTAURANTES EM ESPOSENDE

CASA SALÉ

Restaurante de 1 cifrão com mais de 350 comentários no google e uma classificação geral de 4,5 estrelas (num máximo de 5). Restaurante barato com comida típica portuguesa. Os comentários dos clientes referem um staff muito simpático, a qualidade da comida e uma boa relação preço / qualidade. O único ponto menos positivo é o tempo que por vezes demoram a servir.

casa salé esposende
CASA SALÉ RESTAURANTE

FREGUESIAS IMPERDÍVEIS DE ESPOSENDE

As freguesias de Esposende são talvez as maiores pérolas do concelho. E são muitas! Sugerimos uma visita a 4 das 15 existentes: Apúlia, Mar, Belinho e Fão. Para poder organizar os seus passeios, preparámos-lhe um mapa. Esperamos que seja útil!

APÚLIA, FREGUESIA ESPOSENDE
APÚLIA

De Esposende até à freguesia de Apúlia distam 9,5 quilómetros, uma distância que se percorre em 11 quilómetros. Visite a freguesia da Apúlia! Lá encontrará os mais belos moinhos de vento de Portugal. São a imagem de marca desta freguesia que tem na sua praia de areias fofas e mar tranquilo um outro enorme chamariz de turistas. Os moinhos perderam a sua função primordial e foram reaproveitados como alojamentos turísticos. A praia tem um elevado índice de iodo e é muito procurada pelos veraneantes de Braga, Porto, Famalicão e Barcelos. Apesar de ser um lugar pequeno, na Apúlia há várias atrações turísticas: os moinhos, a igreja matriz, passear nos passadiços ou passar o dia na praia. Muito bom!

MAR, FREGUESIA DE ESPOSENDE
MAR

5,4 quilómetros e 8 minutos separam Esposende da freguesia de Mar. Foi em 1906 que começaram as obras da igreja paroquial, o expoente máximo desta freguesia. Há alguma coisa de diferente nesta igreja… Observe a fotografia com atenção… Já percebeu? Claro, a porta está virada para nascente e a cabeceira para poente. Precisamente o contrário daquilo que é habitual. Atrás da igreja vai encontrar um outro ponto de interesse desta freguesia, um menir do Neolítico (séc. X A.C ao séc. III A.C.). Eleva-se a mais de 2 metros e tem gravadas algumas gravuras com traços rudimentares e toscos. Os menires terão sido monumentos relacionados com a fertilidade e com a delimitação de territórios. Ainda hoje resiste uma lenda na freguesia de Mar que diz que o menir não pode ser retirado do local onde está. Se tal acontecer o mar invadirá a terra e destruirá os campos agrícolas. Pelo sim pelo não… É melhor deixá-lo onde está…

BELINHO, FREGUESIA DE ESPOSENDE
BELINHO

7,5 quilómetros e 12 minutos separam Belinho de Esposende. A capela e o miradouro da senhora da Guia são as grandes atrações de Belinho. Do miradouro podemos admirar a imensidão do Atlântico. A capela foi inaugurada em 1974 e terá substituído um pequeno templo que ali existia. Duas curiosas lendas estão associadas ao monte da senhora da Guia. Por altura das invasões Bárbaras a população ter-se-á refugiado neste local e terá levado consigo uma imagem da nossa senhora da guia para os proteger. A imagem terá ficado no monte e lá foi edificado um templo religioso. Há uma outra lenda que vale a pena conhecer (por ser tão bizarra). Na gruta do Monte Jóia (bastante perto da capela), terá vivido um monge no século XIX que habitaria a gruta durante o verão e venderia cautelas em Lisboa no Inverno… Espetacular! Dentro da gruta podem-se observar 3 imagens de Nossa senhora.

FÃO

5 quilómetros e 11 minutos separam Fão de Esposende. Na vila de Fão há muito para ver e conhecer! Comece pelo centro histórico onde vai encontrar a igreja do Bom Jesus, um templo construído no século XVIII. Pode também aproveitar para dar um passeio nos jardins da proximidade. Relativamente próximo, junto do cemitério, visite também a Capela de Santo António da Fonte, um monumento do século XVII. Perto do clube Fãozense pode visitar a Capela de Nossa senhora de Fátima, um pequeno mas bonito templo do século XVIII. Outras atrações na vila de Fã: Igreja da misericórdia, Largo do cortinhal, igreja paroquial de Fão, as Alminhas do Cais (junto aos bombeiros), a ponte de Fão (Ponte Dom Luís Filipe). Last but not least… A praia local, conhecida pelas areias finas e pela sua beleza! Da praia, se olhar ao longe poderá ver os “cavalos de Fão”, umas estruturas rochosas que devem o seu nome a uma lenda do rei Salomão. No Verão a vila enche-se de gente e animação! Bares, restaurante e discotecas animam as noites! No Inverno reina a calma e a tranquilidade. Perfeito para um fim de semana!

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

VILA DO CONDE (clique na imagem)
SANTO TIRSO (clique na imagem)