FERREIRA do ZÊZERE: 16 DICAS para a sua visita! (2021)

Ferreira do Zêzere é um local lindíssimo e cheio de boas surpresas! Serras, vales e paisagens verdejantes que o farão contemplar e refletir. Se mora em Lisboa e procura um sítio mágico e próximo para um fim de semana, não procure mais. Acabou de encontrar aquilo que procura!

FERREIRA DO ZÊZERE

Imensos tesouros por explorar e pequenos lugares praticamente inexplorados. Os recursos naturais do concelho oferecem diversas opções a quem o visita: turismo náutico, paisagens magníficas, tranquilidade, relaxamento e uma gastronomia magnífica!

A surpresa é permanente em Ferreira do Zêzere. Continua a ser um local pouco conhecido (e frequentado) pelos portugueses (e estrangeiros). Um pérola escondida!

FERREIRA DO ZÊZERE
FERREIRA DO ZÊZERE

ONDE FICA FERREIRA DO ZÊZERE?

90 minutos se mora em Lisboa, 120 minutos se reside no Porto e apenas 40 minutos de Coimbra ou Leiria! É este o tempo que o separa de um oásis que combina na perfeição o azul da água com o verde das serras!

O QUE FAZER E VISITAR EM FERREIRA DO ZÊZERE?

Há muitas atrações turísticas nesta região Portuguesa. Mas como o tempo é um bem escasso e limitado, aqui ficam 15 sugestões para a sua visita! E para que possa organizar as suas visitas de uma forma eficiente, preparámos um mapa para si. Esperamos que seja útil!

PRAIA FLUVIAL FERREIRA DO ZÊZERE

Chama-se praia fluvial da Castanheira mas é mais famosa como praia fluvial de Lago azul (Lago Azul é o nome do local). Dotada de duas piscinas flutuantes que fazem as delícias de adultos e crianças. A praia conta com o apoio de casas de banho públicas e um posto de primeiros socorros.

praia da castanheira ou lago azul ferreira do zêzere

LAGO AZUL

O Lago Azul é um local de visita obrigatória. A beleza natural e as atividades náuticas são as grandes atrações do Lago que oferece um pequeno porto para as pequenas embarcações e motos de água. Neste local encontrará também alguma oferta hoteleira e restauração.

DESPORTOS NÁUTICOS

 Se é um amante de actividades náuticas, saiba que nesta área poderá fazer windsurf, caiaque, passeios de gaivota, wakeboard, sky aquático, remo, mergulho e passeios de barco. São 25 quilómetros de superfície de água com condições perfeitas para este tipo de actividades.

sky aquático rio zêzere

Foi neste local que pela primeira vez experimentei ski aquático. Fiquei fã! Se nunca experimentou, não perca a oportunidade!

DORNES – A PENÍNSULA ENCANTADA

Não deixe de visitar Dornes! A “Península Encantada” foi considerada uma das 7 maravilhas de Portugal. Um local histórico abraçado pelo rio e envolto em tons de verde e azul. Uma aldeia ribeirinha mística e cheia de lendas. Todos os anos as antigas tradições religiosas medievais enchem as ruas deste pequeno e belo lugar. Destaca-se o domingo de Espírito Santo e o dia 15 de Agosto.

PENINSULA DE DORNES

Dornes é uma pequeníssima povoação com apenas duas ou três atrações turísticas. Uma hora é tempo suficiente para percorrer a pé as suas ruas e ruelas. Um breve percurso que o aproximará da alma da aldeia.

CAMINHAR EM DORNES
CAMINHAR EM DORNES

Para além do breve percurso pedestre, sugerimos que visite o Templo de Nossa Senhora do Pranto, a praia Fluvial e, claro, a torre Pentogonal.

CENTRO DE DORNES
CENTRO DE DORNES

TORRE PENTEGONAL DE DORNES

Foi construída pelos templários como estrutura de defesa e vigilância da região do Zêzere, durante o período da Reconquista Cristã (718 – 1492).  Foi erigida em cima de uma velha torre romana e é feita em xisto e calcário. Se visitar a torre, observe com atenção os símbolos de guerra que se encontram na porta do monumento. Curvada sobre a albufeira de castelo de Bode, a Torre de Dornes integra harmoniosamente a magnífica paisagem e é hoje um símbolo da região.

TORRE PENTEGONAL DE DORNES
TORRE PENTEGONAL DE DORNES

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO PRANTO

Trata-se de um santuário do século XII dedicado à senhora do Pranto. O exterior do templo é modesto à semelhança das igrejas medievais. Um contraste com um interior belo, adornado por santos, um altar mor (com a virgem e o seu filho morto) e um magnífico órgão de tubos. Vale a pena a visita!

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO PRANTO
SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO PRANTO

PRAIA FLUVIAL DE DORNES

Um bom sítio para passear ou relaxar depois de um bom almoço. Não é ideal para veranear dado que o areal não apresenta as condições ideais. Nas proximidades de Dornes, encontrará melhores opções para uma tarde de praia (como por exemplo a praia Fluvial da Castanheira). Se procura um fim de semana tranquilo para recuperar energias, Dornes é a solução perfeita para si! Um sítio com uma energia mística, romântica e com muitas coisas para passar bem o tempo: passeios a pé, passeios de barco, atividades aquáticas, uns mergulhos no Zêzere e uma gastronomia perfeita (especialmente) para quem gosta de peixe de rio.

praia fluvial de dornes

PASSEIOS PEDESTRES JUNTO AO ZÊZERE

Passear a pé nas margens do Zêzere é um verdadeiro prazer. Na região há vários percursos pedestres que deve aproveitar: São Pedro do Castro, Dornes e Pombeira. É precisamente em Pombeira que começa e acaba um percurso de 9 quilómetros. Pode fazê-lo em qualquer altura do ano e o grau de dificuldade médio. Se o fizer, não se esqueça de olhar para todos os lados pois a beleza é infinita.

passeios pedestres zêzere

CAPELA DE SÃO PEDRO DO CASTRO

É um monumento religioso erigido sobre um castro (lugar fortificado) romano debruçado sobre o rio Zêzere. Quem vence o (difícil) caminho até à capela, é presenteado por uma vista fantástica e recompensadora. Vale a pena o esforço!

CAPELA DE SÃO PEDRO DO CASTRO

De referir que o acesso é feito por uma estrada de terra batida que se encontra em mau estado e bastante íngreme no trajeto final. Os últimos 300 metros devem de ser feitos a pé (eu fi-lo de carro mas não aconselho…).

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

Talvez seja o templo mais bonito e imponente da região (fica localizado em Águas Belas, a poucos quilómetros de Ferreiro do Zêzere). Foi construído entre 1894 e 1897 e substituiu uma antiga igreja que lá existia com o mesmo nome (igreja de Nossa Senhora da Graça). Destaca-se pela sua grandiosidade e pela sua fachada principal na torre sineira. É retangular e constituído por uma nave e uma capela-mor.   

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

A igreja de nossa senhora da Graça fica em Areias (a 10 quilómetros de Ferreira do Zêzere). Foi mandada construir no século XVI por dom Manuel I. A fachada principal é belíssima e no interior da igreja encontrará uma capela-mor adornada por arcos e por uma abóboda. É a mais bela igreja da região do Zêzere. É difícil encontrá-la aberta mas o seu belo exterior é já suficiente para uma visita.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA ZÊZERE

AÇUDE DO PEGO

É difícil encontrar este sítio dotado de uma beleza sem fim. O Açude do Pego é uma estrutura que foi construída pelos romanos e que fazia parte do seu sistema de rega. Este sistema regava o vale da ribeira de Ceras. Depois de lá chegar, aproveite as águas e o ambiente de relaxamento total que o Açude do Pego lhe oferece.

AÇUDE DO PEGO ZÊZERE

MIRADOURO DO CASTRO

Um Miradouro com uma vista magnífica para o rio Zêzere, para o céu azul, para o verde das Serras e para a capelinha de São Pedro do Castro. Lá encontrará também uma área para piqueniques.

miradouro do castro

MOINHO DE VENTO

Encontrar este Moinho de vento não é uma tarefa simples. Não existem indicações para o encontrar. A melhor solução é pedir informações aos locais.

Se lá conseguir chegar, encontrará uma estrutura com um formato diferente de todos os moinhos que já possa ter visto. O moinho fica num sítio de grande beleza paisagística e também por esse motivo a visita vale muito a pena.

moinho de vento ferreira do zêzere

PELOURINHO DE PIAS

Data do século XVI, data em que Pias subiu à condição de vila. Pias foi sede de concelho durante o reinado de Dom João III (1502-1557). É um momento com a classificação de imóvel de interesse público. Um pouco deteriorado.

pelourinho de pias

RUÍNAS DA TORRE DO LANGALHÃO

Para os apaixonados pela história. As ruínas de um posto de vigia (uma atalaia Medieval) à qual estão ligadas lendas de um ladrão Gigante que assaltava quem por aqui passava. Mais um monumento classificado como imóvel de interesse público.

torre de langalhão

HISTÓRIA DA REGIÃO DO ZÊZERE

A área do Zêzere foi sempre um local que atraiu os diferentes povos da história da humanidade. Os Romanos extraíram ouro do rio Zêzere, os Templários usaram a região como linha defensiva. Em 1159, Dom Afonso Henriques (o primeiro rei de Portugal), doou à ordem dos templários estas terras. Foi neste período que foi erigido o mais emblemático símbolo da região: A torre Pentagonal de Dornes.

O desenvolvimento da região foi sempre difícil! A disseminação geográfica em terriolas e lugarejos, a peste do século XVI e as invasões francesas no século XIX são exemplos flagrantes das dificuldades vividas pelas suas gentes.

Foi já no século XIX que surgiu o nome de Ferreira do Zêzere. Em 1940 e 1950, o concelho sofreu profundas transformações que se deveram à subida das águas da barragem de Castelo de Bode. Este acontecimento conduziu à mudança de residência de aproximadamente 1000 pessoas. Atualmente, a albufeira é uma das grandes atrações da região. É um importante motor económico que gera emprego e riqueza para os locais.

FERREIRA DO ZÊZERE EM 150 SEGUNDOS!

O QUE VISITAR PERTO DE FERREIRA DO ZÊZERE?

Para visitar com calma e tranquilidade toda a zona de Ferreira do Zêzere, sugerimos 4 dias completos. Caso lhe sobre algum tempo, então dê um “saltinho” a Tomar e/ou a Vila de Rei. Não se vai arrepender!

Tomar

De Tomar a Ferreira do Zêzere são apenas 16 quilómetros de distância. Uma percurso que se pode fazer numa viagem de 17 minutos de carro. A bela cidade de Tomar foi em tempos idos a sede da ordem dos Templários. Tomar tem muito para oferecer a quem a visita. O sua atração maior é o convento de Cristo!

Vila de Rei

De Ferreira do Zêzere a Vila de Rei distam apenas 16 quilómetros que podem ser percorridos em 19 minutos de carro. Vila de Rei é mais um lugar de uma beleza sem fim. Um oásis de ar puro com inúmeras atrações: Piscinas naturais, passadiços, quedas de águas, miradouros e uma gastronomia magnífica!

O QUE COMER EM FERREIRA DO ZÊZERE?

O javali e o leitão são duas das especialidades de longa data da região. Relativamente às sobremesas, a tigelada e os bolos regionais (bons maridos e boas esposas) são os doces mais emblemáticos. Mais recentemente, outras iguarias despontaram! Os bifinhos no chapéu, o peixe do rio, o lagostim e o cabrito assado são também pratos que não deve perder. Uma nota final para os apaixonados pelo sabor dos peixes de rio. Em Dornes encontrarão restaurantes que os irão satisfazer.

São cinco os festivais de gastronomia que ocorrem na região, a saber:

Janeiro: festival das migas

Abril: festival do lagostim

Maio: festival das favas

Junho: festival do ovo

Novembro: festival da abóbora

Em 2009, Ferreira do Zêzere transformou-se na capital do ovo. Em 2012, entrou para os registos do livro do Guiness com a maior omelete do Mundo! O dia mundial do ovo é comemorado todos os anos nesta região (na segunda 6ª-feira de cada mês de Outubro).

A MAIOR OMELETE DO MUNDO

ONDE COMER BEM E BARATO EM FERREIRA DO ZÊZERE?

RESTAURANTE QUINTA DO ADROCASA DOS GRELHADOS

Mais de 420 comentários no GOOGLE, um Cifrão ($) apenas como referência de preço e uma classificação global de 4,3 estrelas (num máximo de 5).

Os comentário referem um espaço acolhedor, a simpatia do pessoal, a qualidade da comida e uma óptima relação entre preço e qualidade. As especialidades são os grelhados (como o nome da casa indica).

quinta do adro RESTAURANTE

ONDE COMER MUITO BEM MAS NÃO TÃO BARATO

RESTAURANTE A GRELHA DO ZÊZERE

Restaurante muito procurado, com dois cifrões ($$), mais de 800 (!) comentários no Google e uma classificação geral de 4,3 estrelas (em 5). Os comentários referem com insistência um espaço muito limpo, bem decorado, comida bem confeccionada e uma relação preço qualidade adequada (entre 15 e 20€ por pessoa). A julgar pelos comentários, o Bife no chapéu parece ser uma das melhores opções.

grelha do zêzere

ALOJAMENTO EM FERREIRA DO ZÊZERE

Há bastantes opções de alojamento na região. 2 hotéis de 4 estrelas e um aparthotel com igual classificação. Caso procure soluções mais em conta, então saiba que pode também contar com 3 parques de campismo e várias opções de alojamento local (ideais para famílias).

ONDE DORMIR BEM E A UM PREÇO RAZOÁVEL?

CASA DO ADRO HOTEL

Hotel de 4 estrelas. Mais de 360 comentários e uma classificação global de 4,3 estrelas (num máximo de 5). Os elogios referem uma arquitectura moderna, um quarto e uma cama grande. Limpeza, simpatia e um bom pequeno almoço são também pontos fortes.

CASA DO ADRO HOTEL ZÊZERE

ALOJAMENTO BARATO

PARQUE DE CAMPISMO CASTELO DO BODE

Mais de 340 comentários e uma classificação geral de 4,3 estrelas (em 5). Os elogios referem um espaço limpo, com muitas sombras e uma boa piscina. O bar do parque também é elogiado com insistência.

As opiniões menos positivas referem um solo bastante rijo que dificulta a montagem das tendas. Balneários a precisar de uma renovação.

PARQUE DE CAMPISMO CASTELO DO BODE

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

Vila de Rei

Montalegre