ILHA de TAVIRA, praia MÁGICA de águas CRISTALINAS! (2021)

São muitas as atrações da ilha de Tavira! Um areal magnífico que se estende ao longo do parque natural da ria formosa. Águas cristalinas, calmas e uma praia perfeita para famílias com crianças!

ILHA DE TAVIRA

A praia da ilha de Tavira fica junto à barra, entre o oceano Atlântico e a ria Formosa. Lá encontramos uma área humanizada com casas de férias, um parque de campismo e alguns bares e restaurantes. A ilha fica localizada a sul de Tavira e tem um comprimento de 12 quilómetros. Pertence ao parque natural da ria formosa e, durante a época alta, é muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros.

ilha de tavira
TAVIRA

A praia tem bandeira azul e é famosa pela qualidade do ambiente circundante. Quem gosta de fazer observação de aves marinhas, encontrará nos canais da Ria Formosa uma opção perfeita. É formada por 4 praias: a praia da ilha de Tavira, a praia da Terra Estreita, praia do Barril e a praia do Homem Nu. A praia, por ser bastante extensa (7 quilómetros), é sempre suficiente para todos encontrarem um espaço amplo e pouco frequentado. Uma caminhada de 5 minutos é suficiente para se afastar da área onde mais pessoas se juntam. O areal tem vigilância durante a época alta.

ONDE FICA A ILHA DE TAVIRA?

A ilha de Tavira fica a apenas 8 quilómetros de carro do centro da cidade de Tavira. Uma distância que pode percorrer em menos de 10 minutos (caso se desloque de carro) até ao cais de embarque. Fica separada da ilha de Cabanas (a leste pela barra de Tavira) e da ilha da Fuzeta (a oeste pela barra da Fuzeta). A actual ilha de Tavira é aquilo que resta da velha ilha, uma língua de areia que ligava a barra da Fuzeta a Cacela e que hoje tem dois cordões de areia. Esta separação aconteceu em 1926 (quando foi aberta a barra de Tavira). Se vai partir de Lisboa, prepare-se para de 305 quilómetros que se fazem em 2h50.

COMO IR PARA A ILHA DE TAVIRA?

A ligação para as praias da ilha de Tavira pode ser feita de barco ou com a ajuda de um pequeno comboio turístico.

BARCO (PARTIDA DO CENTRO DE TAVIRA E DAS 4 ÁGUAS)

A ligação para a ilha de Tavira pode ser realizada por Ferry boat. Pode utilizar duas ligações. A primeira rota parte do centro de Tavira. A segunda opção parte do renovado cais das 4 águas (uma pequena localidade que fica a 2 quilómetros da área central de Tavira). As duas rotas terminam no mesmo cais. Depois de sair do ferry, terá que fazer uma caminhada de 400 metros até chegar à praia (o percurso é feito entre pinheiros).

FERRY BOAT ILHA DE TAVIRA
TRAVESSIA DE FERRY BOAT PARA A ILHA DE TAVIRA

Sugerimos que apanhe o barco no centro da cidade pois é aquele que dispõe de um horário pré-definido (de Junho a Setembro há partidas a cada 30 minutos). A travessia demora 20 minutos e a travessia pelo Parque Natural da Ria Formosa é muito agradável. Durante a época baixa, os horários são intermitentes. Se optar pelo cais de embarque das 4 águas, saiba que a travessia só acontece quando existe procura suficiente.

PREÇO DA TRAVESSIA DE BARCO
ADULTO: 1,90 (ida e volta)
CRIANÇAS: 1,30€ (ida e volta)

TRAVESSIA DE COMBOIO

Caso fique hospedado em Pedras Del Rei, saiba que tem à sua disposição um comboio que poderá utilizar até à ponte pedonal que faz a ligação ao continente. Para saber tudo sobre esta opção consulte o nosso artigo sobre a praia do Barril.

TEMPERATURA DA ÁGUA

A temperatura da água do mar nesta área do Algarve é, quase sempre, mais elevada do que em todas as outras praias do país. A temperatura varia (usualmente) entre os 16 graus (no pico do Inverno) e os 23 graus (durante o Verão). No gráfico que se segue, a linha amarela representa a média dos registo desde 1984. As linhas pretas representam os registos mais extremos (inferior e superior).

TEMPERATURA DA ÁGUA NA ILHA DE TAVIRA
TEMPERATURA DA ÁGUA NA ILHA DE TAVIRA

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A ILHA DE TAVIRA

CAMINHADAS NA ILHA DE TAVIRA

A costa da ilha de Tavira liga-se a dois outros areais e são perfeitos para uma caminhada. A praia da terra estreita (uma praia mais calma por ser menos frequentada) fica a cerca de 20 minutos e tem uma ligação (por ferry) à vila de Santa Luzia.

caminhar na ilha de tavira
CAMINHADAS NA ILHA DE TAVIRA

CÃES NA ILHA DE TAVIRA

A permanência de cães é proibida (assim como em quase todas as praias do país). Os animais estão autorizados a frequentar apenas e só as praias onde esteja claramente exposta esta autorização específica. Nas restantes praias do país, é proibido levar animais (quer seja para passear quer seja para lá permanecer). A violação desta regra conduz a uma multa que pode chegar a 2500 euros.

cães na ilha de tavira
CÃES NA ILHA DE TAVIRA

NATURISMO NA PRAIA DA ILHA DE TAVIRA

Se gosta de fazer naturismo, saiba que a praia da ilha de Tavira é muito perto de uma praia que se chama “Praia do Homem Nu”. Para lá chegar deve fazer uma BOA caminhada que o levará da praia da ilha de Tavira até à praia da terra estreita, depois até à belíssima praia do barril, de seguida até à praia naturista e finalmente encontrará a praia do homem nu. Aqui fica o mapa para o orientar!

VISITA VIRTUAL À ILHA DE TAVIRA

ATIVIDADES PERTO DA ILHA DE TAVIRA – RIA FORMOSA

A ilha de Tavira é banhada a norte pela Ria formosa, uma formação natural com 18.400 hectares (uma extensão de 60 km entre o Ancão e a Manta Rota). A ria tem características únicas que no concerne à sua fauna, flora e geologia. Em 1987, foi oficializada como uma área protegida e tornou-se num parque natural ou, por outras palavras, num habitat natural de inúmeras espécies animais e vegetais.

Se está a planear a sua visita à praia da ilha de Tavira, não pode deixar de experimental algumas das muitas actividades que a Ria Formosa tem para lhe oferecer. Aluguer de barcos-casa, passeios de barco, observação de golfinhos, observação de cavalos marinhos, observação de aves (pernilongos entre muitos outros), pesca desportiva, massagens num veleiro e muito mais. Consulte todas as opções através do site de passeios na ria formosa.

ria formosa observação de flamingos
OBSERVAÇÃO DE FLAMINGOS

OUTRAS ATRAÇÕES PERTO DA ILHA DE TAVIRA

Nas imediações da ilha de Tavira há muitas vilas e muitos lugares interessantes para conhecer. Se for passar um período de tempo um pouco mais longo à ilha de Tavira, aceite o nosso desafio e visite também: Tavira, Cacela Velha, Vila Real de Santo António e Castro Marim. Para que possa aferir distâncias e planear os seus passeios com mais eficiência, preparámos-lhe um mapa. Esperamos que seja útil!

tavira
TAVIRA

São 10 os minutos que separam a ilha de Tavira à sua cidade. Tavira é uma cidade diferente, é um sitio para revisitar a história! Aqui não encontrará o mesmo Algarve de Albufeira, Vilamoura ou Armação de Pera. Uma terra que, em tempos idos foi de Fenícios, Romanos, Mouros e Cristãos. Vá com tempo porque a cidade tem muito para oferecer. Aqui ficam algumas das (muitas) atrações: castelo, ponte romana, centro histórico de Tavira, núcleo museológico islâmico, igreja de santa maria do castelo, igreja de santiago, salinas de Tavira e muito mais.

CACELA VELHA, PERTO DA ILHA DE TAVIRA
CACELA VELHA (clique na imagem)

Da ilha de Tavira a Cacela Velha distam 18 quilómetros (21 minutos de carro). Cacela velha continua a ser um oásis num Algarve cada vez mais virado para o turismo massificado. Uma pequena terriola no topo de uma elevação. Talvez a sua personalidade discreta explique o facto de ainda hoje ser um sítio pouco frequentado por portugueses e estrangeiros. Ainda assim, Cacela Velha tem várias coisas com interesse para serem vistas: o seu casario branco, a fortaleza, um miradouro fabuloso e vários restaurantes que lhe oferecem iguarias únicas (com especial destaque para as ostras).   

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

31 minutos e 29 quilómetros separam a ilha de Tavira a Vila Real de Santo António. Poucos sabem que a cidade de Vila Real de Santo António foi destruída pelo grande terramoto de 1755 (o mesmo que dizimou a cidade de Lisboa e que se fez sentir muito também no Algarve). Quem a reconstruiu foi o (bárbaro) Marquês de Pombal em 1774 (em apenas 6 meses). Por esta razão, lá encontramos ruas com traçado Pombalino. Há muito para visitar nesta cidade. Aqui ficam algumas sugestões: farol de Vila Real de Santo António, praia de Santo António, Monte Gordo, Travessia do Guadiana.

CASTRO MARIM
CASTRO MARIM

Da vila de Tavira a Castro Marim são 30 minutos de carro (e 36 quilómetros de distância). Um concelho que parte do Atlântico e avança até ao interior, tendo o Rio Guadiana a servir de fronteira com a vizinha Espanha. Se visitar Castro Marim não deixe de ver a igreja matriz, o castelo, o forte de São Sebastião, a reserva natural do sapal, o magnífico Spa Salino, a praia da Alagoa, a praia Verde e a praia de Retur. Vá sem pressa e aproveite! Três dias é um bom período de tempo para conhecer com calma as principais atrações de Castro Marim.

RESTAURANTES NA ILHA DE TAVIRA

Quando recomendamos restaurantes que não conhecemos, fazemo-lo depois de realizada uma apurada pesquisa online. Para “passarem o nosso teste” os restaurantes têm de que ter uma cotação online (dada pelos clientes) acima de 4 estrelas e têm também que contar com um mínimo de 50 comentários no Google. Nenhum dos restaurantes da ilha de Tavira cumpre os requisitos que definimos. Por esse motivo , as nossas sugestões recaem sobre restaurantes nas imediações da ilha de Tavira.

RESTAURANTE A CARPINTARIA

Restaurante de 2 cifrões (num máximo de 5), situado a 3,5 quilómetros da ilha de Tavira. Conta com mais de 220 comentários no Google e uma classificação geral de 4,7 estrelas (num máximo de 5). Os elogios dos clientes centram-se na atmosfera acolhedora do restaurante, na simpatia do pessoal e na excelente qualidade da cozinha. A relação preço-qualidade também é muitas vezes referida (prepare-se para um valor a rondar os 25€ por pessoa).

restaurante a carpintaria tavira
RESTAURANTE A CARPINTARIA

HOTEIS NA ILHA DE TAVIRA

Perto da ilha encontrará diversas opções de alojamento. Hotéis, alojamentos locais e parque de campismo (com bungalows) são as opções que tem ao seu dispor. Aqui ficam as nossas sugestões.

COUNTRY HOUSE TAVIRA MONTE

O Coutry House Tavira Monte é um hotel de 3 estrelas. É, na nossa opinião, uma solução equilibrada entre qualidade e preço. Tem uma classificação geral de 4,7 estrelas (num máximo de 5) e tem mais de 70 avaliações de hóspedes. Entre os elogios destacam-se a limpeza do espaço, a simpatia do pessoal, a zona dos pequenos-almoços e a tranquilidade do espaço. Fica ligeiramente afastado do centro (8 minutos de carro e uma distância de 5,9 quilómetros). Uma boa opção caso tenha carro e goste de tranquilidade.

COUNTRY HOUSE TAVIRA MONTE
COUNTRY HOUSE TAVIRA MONTE

RIA FORMOSA CAMPING

São 56.000 m2 de área e 500 árvores plantadas neste magnífico parque de campismo. Pertíssimo do parque natural da ria formosa e das praias da ilha de Tavira. Se aqui ficar, poderá observar uma fauna e uma flora magnífica e única. Perfeito para os amantes da natureza! O parque está aberto entre Maio e Setembro. Tem espaços individuais para tendas, autocaravanas, bungalows (até 4 ou 5 pessoas) e espaços (lotes) para casas móveis (mobile homes).

camping da ria formosa
CAMPISMO e BUNGALOWS NA ILHA DE TAVIRA

Os acessos para o parque são bons. Caso queira obter mais informações sobre estas possibilidades consulte o site do camping da ria formosa.

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

CACELA VELHA
CACELA VELHA (clique na imagem)
PRAIA DO BARRIL
PRAIA DO BARRIL (clique na imagem)