MATOSINHOS: Guia COMPLETO de VIAGEM para 2021!

Matosinhos foi e é uma terra de pescadores! De vila piscatória transfigurou-se em polo urbano COM MUITOS ATRATIVOS, sem nunca esquecer as suas raízes. Do mar veio o pão, a fé e a prosperidade. Uma cidade encostada ao Porto e atualmente muito procurada por aqueles que apreciam um belo peixe fresco a um preço convidativo.

MATOSINHOS
MATOSINHOS

MATOSINHOS

O peixe fresco é hoje uma marca de excelência de Matosinhos, que atrai tanto os portugueses como os imensos turistas internacionais que desembarcam todos os dias no Terminal Cruzeiro Porto de Leixões. Mas Matosinhos distingue-se também pela sua arquitetura moderna, pelas romarias, pelos monumentos históricos e religiosos e pelo encanto das praias. Na arquitetura sobressaem as obras de arquitetos nascidos em Matosinhos, como Siza Vieira, Fernando Távora, Souto Moura e Alcino Soutinho.

Na religião, exprime-se com grande projeção a procissão solene do Senhor de Matosinhos, que se realiza anualmente e é acompanhada por milhares de fiéis. Na costa, desenham-se várias praias bem equipadas, convidativas tanto para banhistas como para surfistas. Matosinhos é também conhecido pela animação noturna, com bares e discotecas para todos os gostos, do house ao jazz, com espaço para revivalismos dos anos 70. É hoje uma cidade com um forte desenvolvimento. Um crescimento apoiado no porto de Leixões e no terminal de Cruzeiros onde desembarcam muitos turistas. Praia, religião, cultura e boa mesa, nada falta em Matosinhos!

PRAIA DE MATOSINHOS
PRAIA DE MATOSINHOS

ONDE FICA MATOSINHOS?

Matosinhos é uma cidade do norte de Portugal, encostada ao oceano e vizinha da cidade do Porto. É muito fácil deslocar-se de uma a outra cidade, quer de carro, metro ou autocarro. De Lisboa são 322 Km, 3h de viagem. Pode-se viajar de carro ou de transportes públicos.

Optando pelo comboio, a partida é da Estação de Santa Apolónia ou da Estação do Oriente, com destino ao Porto, Estação da Campanhã. Da Campanhã, basta apanhar o metro ou o autocarro e rapidamente estamos em Matosinhos. Para o percurso de camioneta, há dois terminais rodoviários na cidade de Lisboa, em Sete Rios e no Oriente. Sai-se no terminal do Porto e apanha-se o metro ou o autocarro para Matosinhos.   

O QUE VISITAR EM MATOSINHOS?

Matosinhos é um depositário imenso de tradição e modernidade. Percorre-se nos monumentos, nos caminhos da história, da fé e dos edifícios. Não falta o que ver nem o que fazer! Segue-se um mapa com as principais atrações da cidade. Veja também a distância entre Matosinhos e Leça do Balio e Matosinhos e Leça da palmeira (duas das suas freguesias). Esperamos que o mapa o ajude a organizar a sequência dos seus passeios com eficiência!

IGREJA DO BOM JESUS DE MATOSINHOS

Igreja do Bom Jesus de Matosinhos é o monumento mais emblemático da cidade. É um edifício sumptuoso onde nenhum pormenor é descurado. A igreja é antecedida por um largo caminho de calçada portuguesa, ladeado por árvores. O tempo de percorrer este caminho, permite apreciar a beleza do trabalho barroco da fachada, onde se destacam duas torres sineiras e dois nichos, com as imagens de S. Pedro e S. Paulo. No interior, na capela-mor, reina o Bom Jesus. Trata-se de uma imagem de madeira, em tamanho real, de grande devoção popular. A fé e veneração do povo deu origem a uma das maiores e mais importantes romarias do norte do país.

No século XVI, a imagem do Bom Jesus foi trazida do Mosteiro de Bouças (que se encontrava em ruínas) para esta igreja, recém-construída. No século XVIII, graças aos contributos dos devotos, a igreja sofreu importantes obras de ampliação e renovação, ganhando os contornos majestosos que hoje conhecemos.

Reza a lenda, que o mar trouxe miraculosamente o Bom Jesus, no ano de 124. Acredita-se que é uma das mais antigas imagens cristãs. Terá sido esculpida por Nicodemos, um dos amigos de Jesus que, com José de Arimateia, preparou o Seu corpo para a sepultura, depois de retirado da Cruz. Sabe-se hoje que esta imagem data do século XII, embora seja das mais antigas em Portugal, não remonta aos primórdios da cristandade.

IGREJA DO BOM JESUS DE MATOSINHOS
IGREJA DO BOM JESUS DE MATOSINHOS

SENHOR DO PADRÃO

O Senhor do Padrão, ou Padrão do Bom Jesus de Matosinhos, é um importante monumento. Foi construído para sinalizar o lugar onde, de acordo com a tradição, veio dar à costa a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tarde rebatizado de Bom Jesus de Matosinhos. Este monumento é também conhecido por Senhor do Espinheiro e Senhor da Areia, visto que, quando foi edificado, no século XVIII, encontrava-se em pleno areal da praia do Espinheiro.

Até ao início do século XX, o Senhor do Padrão de Matosinhos sobressaía a quilómetros de distância, tanto por terra como por mar. Com o grande crescimento de Matosinhos, o monumento perdeu destaque na malha urbana. No entanto, continua a ser um monumento imponente, de especial valor para os pescadores e suas famílias. A devoção da comunidade piscatória manifesta-se de forma mais visível no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos. Nesta data, são acesas milhares de velas no Senhor do Padrão, recordando os pescadores que não regressaram do mar. O Senhor do Padrão fica na Avenida General Norton de Matos, perto do porto de Leixões.

SENHOR DO PADRÃO, MATOSINHOS
SENHOR DO PADRÃO, MATOSINHOS

TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES

Este é outro local incontornável a visitar em Matosinhos. O Terminal Cruzeiro Porto de Leixões é um belo exemplar da arquitetura moderna. O autor Luís Pedro Silva conseguiu nesta obra a perfeita simbiose entre a arte e a funcionalidade. Se ao longe o edifício desperta curiosidade, de perto, o Terminal deslumbra pela beleza e cuidado no pormenor.

TERMINAL CRUZEIROS DE LEIXÕES
TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES

MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Muito próximo do Terminal Cruzeiro Porto de Leixões encontra-se o Mercado Municipal de Matosinhos. Um edifício de arquitetura moderna, que abriga a tradição dos mercados.

MERCADO MATOSINHOS
MERCADO MATOSINHOS

GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Este espaço alberga todas as formas das artes plásticas modernas e contemporâneas, projetando particularmente os artistas portugueses. A Galeria pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 12h30, da parte da manhã, ou na parte da tarde, entre as 14h00 e as 17h30. Aos fins-de-semana e feriados as visitas são entre as 15h00 e as 18h00.

GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

MUSEU QUINTA DE SANTIAGO

O Museu Quinta de Santiago é um elegante edifício dos finais do século XIX. Foi construído a mando de João Santiago de Carvalho, para nele habitar com a sua família. O Museu, ou Casa-Museu da Quinta de Santiago, procura fazer conhecer a história de Matosinhos, através da arte. Pode-se dizer que a visita ao museu começa logo no imenso jardim. Este espaço deslumbra pela harmonia da arquitetura paisagística, que enquadra a beleza das esculturas de artistas como Álvaro Siza e Ruy Anahory.

A Casa-Museu pretende reproduzir a vivência do espaço original. No terceiro piso, onde ficavam os quartos, têm lugar as exposições. Estão disponíveis diferentes tipos de visita ao Museu: a visita regular; a visita especial; a visita às escuras, realizada no breu da noite; a visita animada; a visita literária e a a visita dramatizada. Para algumas destas visitas é necessário marcar previamente. Pode entrar em contacto por telefone (+351 229 392 410) ou por e-mail (museuqsantiago@cm-matosinhos.pt ).

CASA MUSEU QUINTA DE SANTIAGO
CASA MUSEU QUINTA DE SANTIAGO

PARQUE URBANO DO CARRIÇAL

Fica junto ao Norte Shopping e distingue-se pela sua densa vegetação (uma espécie de mata urbana). O parque é muito agradável e conta com diversos cursos de água e um lago. Uma opção magnífica para passear sozinho ou em família e respirar ar puro. Muito próximo do parque podemos encontrar campos de ténis, uma piscina, um bar, um parque infantil, um ringue e um centro cultural. Um paraíso e um autêntico pulmão da cidade!

PARQUE URBANO DO CARRIÇAL
PARQUE URBANO DO CARRIÇAL

ATRAÇÕES EM LEÇA DA PALMEIRA (Matosinhos)

Leça da Palmeira é talvez uma das áreas mais apelativas de Matosinhos. Aqui se encontram duas afamadas obras do arquiteto local, de renome internacional, Siza Vieira: a Casa de Chá da Boa-Nova e a Piscina das Marés. Destacam-se também as praias, a vida noturna e o Porto de Mar. 

FORTE DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

O conjunto defensivo da linha costeira do Porto data do século XVII e integra três fortalezas, o Forte de Nossa Senhora das Neves, o Forte de S. João da Foz e o Forte de S. Francisco Xavier (ou Castelo do Queijo). O Forte de Nossa Senhora das Neves, também conhecido como Castelo de Matosinhos e Forte de Leça da Palmeira, é o que fica mais a norte, defendendo o porto. Atualmente é sede da capitania do porto de Leixões.

forte nossa senhora neves matosinhos
FORTE DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

CASA DA ARQUITETURA

Em Matosinhos a arquitetura tem casa! Fica localizado na antiga real vinícola que, sem perder os seus traços mais importantes, foi renovada para albergar a casa da arquitetura! O espaço tem salas destinadas a exposições temporárias e permanentes, um auditório, uma biblioteca e uma loja onde pode comprar algumas lembranças. Uma visita obrigatória para os amantes desta arte!

CASA DA ARQUITETURA DE MATOSINHOS
CASA DA ARQUITETURA DE MATOSINHOS

VISITA VIRTUAL A LEÇA DA PALMEIRA (MATOSINHOS)

O QUE VISITAR EM LEÇA DO BALIO? (Matosinhos)

Leça do Balio é uma vila que pertence ao concelho de Matosinhos (uma distância de 8,1 quilómetros que se percorre em 14 minutos de carro).

MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO (MATOSINHOS)

Em Matosinhos, o Mosteiro de Leça do Balio é um local de grande beleza. É considerado Monumento Nacional desde 1910. Do edifício do Mosteiro só resta a igreja. No seu interior encontra-se a belíssima campa em bronze do Frei Estevão Vasques. A placa tumular está gravada com precisão e arte, exibindo elementos decorativos e a inscrição tumular em caracteres do dialeto leonês.

A construção original data do século X. O Mosteiro pertencia a uma família nobre da região. No século XII, foi doado à Ordem do Hospital, passando a ser a primeira sede desta ordem religiosa e militar que tinha como principal missão a proteção dos peregrinos. Embora ainda permaneçam traços do estilo românico da primeira construção, o mosteiro distingue-se pelo estilo gótico das intervenções posteriores. Fica localizado perto do rio Leça, nas encruzilhadas dos Caminhos de Santiago. Enquanto a Ordem do Hospital se manteve no Mosteiro, este serviu de ponto de apoio para os romeiros que por aqui passavam.

MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO
MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO

CASA DA CERVEJA

É em Leça do Balio que encontramos uma das casas mais acarinhadas pelos portugueses, a super bock casa da cerveja! Uma decoração moderna e um ambiente sofisticado acolhem os curiosos que pretendem conhecer todo o processo de fabrico da cerveja. Desde as matérias primas até aos momentos mais importantes do processo produtivo, o espaço assume-se como um autêntico “museu vivo”! Se visitar a casa da cerveja, observe também com atenção as paredes do espaço. Lá “residem” quase 100 mil garrafas de cerveja! E para o final fica guardado o melhor, a degustação de um vasto número de cervejas!

CASA DA CERVEJA  LEÇA DO BALIO
CASA DA CERVEJA

CASA MUSEU ABEL SALAZAR

Abel Salazar nasceu em 1889 em Guimarães e viveu na cidade de Matosinhos durante 3 décadas. Médico de formação, imortalizou-se como pensador social, escultor e pintor. A sua obra é muito diversa e tem um valor histórico de grande importância. A casa museu é composta por 3 andares. No primeiro piso vai encontrar uma reconstituição do ambiente onde o artista morou (com o mobiliário original). No segundo piso encontrará diversas salas onde pode observar diversos trabalhos realizados por Abel Salazar. A sua expulsão da universidade (ordenada pelo outro Salazar), é também um elemento abordado no museu do pensador. Muito interessante.

CASA MUSEU ABEL SALAZAR
CASA MUSEU ABEL SALAZAR

PRAIAS EM MATOSINHOS

O concelho de Matosinhos tem uma longa costa com várias praias à disposição, doze delas com bandeira azul. De seguida vai encontrar uma lista de sugestões que não corresponde à totalidade das praias da região. Antes das descrições, encontrará uma referência sobre a prática de surf nesta região.

SURFAR EM MATOSINHOS

Em Matosinhos há diversas escolas de Surf que o podem ajudar a aprender esta arte! As escolas providenciam o material (pranchas, fato, barbatanas) e a informação necessária para começar esta aventura. A escola de surf em Matosinhos que tem melhor cotação no Google chama-se “Surfing Life Club”. Tem mais de 60 comentários no google e uma classificação geral de 4,9 estrelas (num máximo de 5). Os elogios dos clientes referem boas instalações, bom material e um staff super simpático e competente.

SURFAR EM MATOSINHOS
SURFAR EM MATOSINHOS

,

MAPA DAS PRAIAS EM MATOSINHOS

Aqui fica um mapa com a localização das praias que seguidamente descrevemos.

PRAIA DE MATOSINHOS

A Praia de Matosinhos fica a sul do porto de Leixões. Ao longo do extenso areal estão distribuídas infraestruturas de lazer e recreação como toldos e espreguiçadeiras para alugar, ou campos de voleibol e futebol de praia. Tem ainda à disposição bares e instalações sanitárias.

praia de matosinhos

PRAIA DE LEÇA DA PALMEIRA

A Praia de Leça da Palmeira fica a norte da Marina de Leixões e é uma das praias mais cobiçadas de Matosinhos. Tem uma grande extensão de areia e, geralmente, uma forte ondulação, pelo que requer algum cuidado. Esta praia atrai particularmente os praticantes de surf, bodyboard e kitesurf. É uma praia vigiada, classificada pela QUERCOS como Praia com Qualidade de Ouro, tem muito boas infraestruturas e bandeira azul. A animação diurna da praia estende-se pela noite fora, nas discotecas e bares circundantes.

praia leça da palmeira

PISCINA DAS MARÉS

Como as águas agitadas do mar não agradam toda a gente, a Piscina das Marés, é uma excelente opção. Fica no estremo norte da Praia de Leça, incrustada na rocha, como se lhe pertencesse. Este complexo de piscinas de água salgada foi concebido pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. O projeto engloba duas piscinas, uma para crianças, e outra para adultos, que parece entrar mar adentro. Embora as piscinas encerrem às 19h, o horário do bar da piscina prolonga-se até às 24h.

PISCINA DAS MARÉS
PISCINA DAS MARÉS

PRAIA DA MEMÓRIA

Em 1832, D. Pedro desembarcou neste local com suas tropas, rumo à vitória, contra seu irmão D. Miguel. Perpetuando este feito, foi aqui erguido o Obelisco da Memória, que deu o nome à praia. A praia tem um amplo areal e uma zona de dunas, que faz parte do Parque de Dunas da Praia da Memória. É uma praia vigiada, com bandeira azul e boas infraestruturas.

praia da memória matosinhos
PRAIA DA MEMÓRIA

PRAIA DO MARRECO

A Praia do Marreco forma uma espécie de baía rochosa, que lhe confere grande beleza. Quando sobe a maré, formam-se poças de água, ideais para as crianças brincarem. Fica localizada em Lavra, a freguesia de Matosinhos mais a norte. É uma praia vigiada, com bandeira azul, acesso para pessoas com mobilidade reduzida, serviço de restaurante e boas infraestruturas. Perto da praia há um parque infantil.

praia do marreco matosinhos
PRAIA DO MARRECO

PRAIA DE ANGEIRAS

Uma praia com um grande areal e sem rochas. Tem bastantes apoios de praia (duches, restaurante, aluguer de toldos). Há muito para fazer neste areal. Pode praticar surf, voleibol, bodyboard, futebol de praia e pesca desportiva. É uma praia frequentada por muitas pessoas que ficam alojadas no parque de campismo (a 500 metros da praia).

PRAIA DE ANGEIRAS
PRAIA DE ANGEIRAS

PRAIA DO ATERRO

Apresenta-se com um areal de 1100 metros de comprimento. Fica em frente da refinaria de Matosinhos. Tem uma ondulação bastante forte que se deve às formações rochosas que se encontram nas proximidades. É uma praia muito frequentada por surfistas e outros praticante de outras atividades aquáticas. Os passadiços que passam pela praia do aterro são perfeitos para uma caminhada ou um passeio de bicicleta. A praia é envolvida por uma vegetação natural que empresta grande beleza à praia do aterro.

PRAIA DO ATERRO
PRAIA DO ATERRO

PRAIA DE PEDRAS DO CORGO

Tem um extenso areal e um mar com uma ondulação bastante forte. Tem um passadiço de madeira muito agradável que serve de acesso ao areal. A praia de pedras do corgo tem diversos apoios de praia como toldos e barraquinhas. Se gosta de praticar desporto, saiba que lá vai encontrar redes de voleibol. É também uma ótima opção para quem prefere ficar deitado a apanhar sol!

PRAIA DE PEDRAS DO CORGO
PRAIA DE PEDRAS DO CORGO

PRAIA DA SENHORA BOA NOVA

Uma praia muito bonita e com uma ondulação forte (à semelhança das restantes praias desta zona). Em frente da praia há restaurantes e comércio diverso. Perfeito para caminhar junto ao mar ou para passar um belo dia de praia. Tem uma área de estacionamento bastante grande. É perfeito para levar crianças porque é quase sempre uma praia muito tranquila. Mantenha-se atento à ondulação e às suas crianças.

VISITA VIRTUAL A MATOSINHOS

O QUE VISITAR PERTO DE MATOSINHOS?

Para conhecer com calma tudo o que a cidade de Matosinhos tem para oferecer, sugerimos uma estadia de 3 dias. Se lhe sobrar algum tempo, saiba que próximo da cidade há outras atrações que merecem um olhar atento. Aqui ficam 2 sugestões e um mapa para o ajudar a decidir os seus passeios! Divirta-se!

azurara parque
AZURARA PARQUE

De Matosinhos ao Azurara Parque distam 21 quilómetros, uma distância que se percorre em 21 minutos. É um parque-aventura que fica a norte de Matosinhos, na cidade de Vila do Conde.  Tem diversas atividades, para todas as idades: percursos de arborismo, circuitos de slides, paintball, canoagem e muito mais para descobrir. Os comentários de quem lá foi elogiam muito a simpatia e a competência do staff e a qualidade das atividades.

porto
PORTO

De Matosinhos ao Porto são apenas 8,9 quilómetros, uma distância que se percorre em 13 minutos. A cidade do Porto foi eleita recentemente e por diversas vezes como o melhor destino da Europa! Uma cidade em tons de cinza. Com alma, carisma e personalidade! Quem lá vai encontra uma simbiose perfeita entre o passado e o futuro. O Porto tem uma riqueza patrimonial imensa, é também uma cidade cosmopolita que sabe receber. Quem lá vai quer sempre regressar. Imperdível!

HISTÓRIA DE MATOSINHOS

Antes de Portugal ser português, já o povo desta terra, vivia do mar. No tempo dos romanos, havia no lugar onde agora é Matosinhos, uma indústria de conservas. Era produzido o Garum, uma conserva gourmet de peixe, exportado para Roma, onde era muito apreciado. Mais tarde, a povoação resguardou-se em redor do convento de Bouças, ficando mais protegida de ataques mouros e vikings. Passado o perigo dos mouros, as gentes voltaram para a beira-mar, onde nasceu a vila de pescadores de Matosinhos.  

pescadores matosinhos
PESCADORES EM MATOSINHOS

Matosinhos fez-se ao mar, lançou as redes e arregaçou as mangas. Com o tempo, distinguiu-se pela pesca, pela transformação e comércio de peixe, pela construção naval e extração de sal. Ancorado no mar, Matosinhos não parou de crescer, sendo hoje um vibrante centro urbano e industrial. De todo o lado chegam pessoas a Matosinhos, não só pelas suas muitas ofertas culturais, como também pela qualidade e diversidade dos paladares do mar.

GASTRONOMIA DE MATOSINHOS

Dizer que a gastronomia de Matosinhos é boa, é bastante insuficiente para a importância que a mesma tem na economia local. Importa referir que foi recentemente criada a marca “Matosinhos world’s best fish”. Uma marca que diz muito sobre a cada vez mais famosa gastronomia de Matosinhos e a sua importância na angariação de turistas nacionais e internacionais. A mesa vai buscar ao mar peixe e mariscos para todos os gostos, grelhados, na cataplana ou deliciosamente recriados. No entanto, o maior festim será provavelmente o arroz de tamboril ou a açorda de marisco.

MARISQUEIRA EM MATOSINHOS
MARISQUEIRA EM MATOSINHOS

RESTAURANTES EM MATOSINHOS

É difícil nomear um restaurante em Matosinhos. Há tantas boas opções referenciadas no google que a nossa opção recaiu sobre aquele que apresenta o maior número de comentários e simultaneamente a maior classificação Google.

RESTAURANTE LAGE SR. DO PADRÃO

Tem mais de 2400 (!) comentários de clientes no Google e uma classificação geral de 4.6 (num máximo de 5). Entre os muitos elogios alguns referem ser o melhor restaurante de peixe e marisco da EUROPA! A qualidade está presente em todos detalhes e produtos do restaurante: pessoal simpático, ótimas entradas, excelente marisco, peixe de magnifica qualidade e sobremesas de comer e chorar por mais. Absolutamente a não perder!

RESTAURANTE LAGE SR. DO PADRÃO

HOTEIS EM MATOSINHOS

Há uma imensa oferta hoteleira nesta região do país. A nossa opção recai na unidade hoteleira que apresenta a melhor relação qualidade / preço conjugada com a (excelente) classificação Google.

EUROSTAR MATOSINHOS

Hotel de 4 estrelas com mais de 165 comentários no Google e uma classificação geral de 4,7 estrelas. Os comentários mais positivos destacam a beleza dos quartos, a limpeza do hotel e a simpatia do staff. A localização é outro ponto forte, perto das praias. Tem piscina interior, spa e ginásio.

EUROSTAR MATOSINHOS
EUROSTAR MATOSINHOS

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

CARRAZEDA DE ANSIÃES (clique na imagem)
SANTO TIRSO (clique na imagem)