Miradouro de Santa Catarina (ou Adamastor)! (2021)

O Miradouro de Santa Catarina é o mais belo miradouro de Lisboa! Também conhecido como o Miradouro do Adamastor, este local situa-se numa das 7 colinas de Lisboa.

MIRADOURO do ADAMASTOR

Nos séculos XVI, XVII e XVIII, era deste ponto que se avistavam os barcos que chegavam e partiam do porto de Lisboa. É desta tradição de observação que surge o dito popular “ver navios do alto de Santa Catarina”. Mas o miradouro de Santa Catarina permite-lhe ver muito mais do que apenas a chegada e a partida dos navios.

miradouro de santa catarina lisboa

ONDE É O MIRADOURO DE SANTA CATARINA?

COMO IR PARA O MIRADOURO DO ADAMASTOR?

Há várias opções para chegar a esta colina Lisboeta. Pode fazê-lo de metro, autocarro, comboio, eléctrico ou de barco.

Rotas de transportes públicos para o miradouro de Santa Catarina

O QUE VER NO MIRADOURO DE SANTA CATARINA?

DESFRUTAR da VISTA do MIRADOURO do ADAMASTOR

Deste ponto da cidade pode-se ver a ponte 25 de Abril, o Cristo-Rei, a baixa da cidade, o bairro da Madragoa, toda a silhueta da margem do Sul do Tejo, a zona ribeirinha, a foz do rio e a imensidão do oceano Atlântico. Neste miradouro há também duas atracções que pode ver no próprio local. A estátua do adamastor e o jardim do Alto de Santa Catarina.

vista do miradouro do adamastor

ESTÁTUA DO ADAMASTOR

O Adamastor foi uma personagem imaginada por Camões e referida na obra maior do poeta, “Os Lusíadas“. A figura de mármore que podemos encontrar no miradouro de Santa Catarina, representa o monstro do Cabo das Tormentas que ameaçava os navegadores portugueses na gloriosa época dos descobrimentos Portugueses. A estátua data de 1927 e o Adamastor está representado como a cabeça de um velho disforme.

estátua do Adamastor miradouro de Santa Catarina

JARDIM DO ALTO DE SANTA CATARINA

É um jardim pequeno mas simpático. Em 1877, um português regressado do Brasil (país onde tinha enriquecido) decidiu construir um edifício neste local. Não obteve autorização da Câmara municipal de Lisboa e decidiu substituir o plano do edifício por um jardim público. Boa decisão!

jardim do alto de santa Catarina

PÔR DO SOL no MIRADOURO DO ADAMASTOR

São muitas as pessoas que diariamente se dirigem ao Miradouro de Santa Catarina para ver um pôr do sol fantástico! A partir das 16h, o miradouro de Santa Catarina é um local de encontro de amigos. Lá, há um pequeno quiosque com esplanada que vende bebidas. É um local perfeito para beber umas cervejas enquanto socializamos com amigos, relaxamos e esperamos pelo pôr do sol

pôr do sol no miradouro de Santa Catarina

OUVIR MÚSICA E VER DIFERENTES ARTISTAS

Ao final da tarde, por ser a hora de maior afluência neste local, aparecem com frequência músicos e artistas de rua. Marcam a sua presença e tocam a sua música na esperança de obter alguns donativos. Transformam o sítio num local com uma atmosfera ainda mais especial e emprestam um toque de cultura ao local.

música no miradouro do Adamastor

ATRAÇÕES PERTO DO MIRADOURO DO ADAMASTOR

O miradouro de Santa Catarina fica bem no centro de Lisboa. Na capital portuguesa, o mais difícil é escolher aquilo que vamos ver, tantas são as atrações de uma cidade como a “nossa” Lisboa. As 4 sugestões que se seguem são bastante perto do miradouro do Adamastor.

BAIRRO DE SANTA CATARINA

300 metros separam o bairro do Miradouro de Santa Catarina. É nesta freguesia que o podemos encontrar o miradouro do Adamastor. A freguesia foi criada em 1599 e inicialmente designava-se por Santa Catarina do Monte Sinai. Vale a pena passear a pé pelo bairro e sentir um pouco da alma de Lisboa. O Bairro de Santa Catarina é hoje uma área da cidade com um elevadíssimo número de alojamentos locais que se destinam à enorme massa de turistas que visita a cidade de Lisboa.

IGREJA DE SÃO ROQUE

Apenas 11 minutos a pé separam o miradouro de Santa Catarina da igreja de São Roque. Uma pérola ignorada no centro de Lisboa (poucos são os Lisboetas que a conhecem). Fica localizada no Largo da Misericórdia e é uma obra-prima da arte italiana. Começou a ser construída em 1590. O exterior da igreja é simples mas o interior é de uma riqueza sem limites, o ouro reluz em cada milímetro do templo religioso. Entrada gratuita.  

CAIS DO SODRÉ (clique na imagem)

12 minutos (900 metros) distam do miradouro de Santa Catarina do Cais do Sodré, um lugar que já foi muitas coisas na vida! O antigo “bairro dos remolares” já foi zona de desfile dos famosos de outros tempos, foi o sítio onde os espiões da 2ª guerra mundial se reuniam clandestinamente, foi local de encontro de prostitutas e de marinheiros que ali chegavam e foi também declarado um lugar perigoso para a saúde publica. Hoje em dia é um cais cosmopolita e um autêntico parque para turistas! Vale a pena visitar e saber tudo sobre um dos sítios mais emblemáticos da cidade de Lisboa! Clique na imagem para ler o nosso artigo sobre o cais do Sodré.

ELEVADOR DE SANTA JUSTA

14 minutos a pé separam o miradouro de Santa Catarina do elevador de Santa Justa. É um dos símbolos da cidade e foi mandado construir em 1901. Uma construção em ferro fundido com um estilo neogótico. Foi desenhado por Raoul Mesnier de Ponsard. É um dos expoentes máximos da baixa Pombalina. Do topo de elevador de Santa Justa temos uma das vistas para impressionante para a cidade.

RESTAURANTES PERTO DO MIRADOURO DE SANTA CATARINA

Depois de visitar o Miradouro de Santa Catarina e de por lá passar algum tempo, é possível que sinta fome! Se tal acontecer sugerimos os seguintes restaurantes.

TABERNA PORTUGUESA

Mais de 670 comentários no Google e uma classificação global de 4,5 (em 5). Fica localizada na calçada do Combo. É um restaurante perfeito para os amantes de Tapas. Os comentários mais positivos referem com insistência a qualidade dos pratos de bacalhau. Na taberna Portuguesa também pode ouvir Música portuguesa (Fado) enquanto come a sua refeição. Os preços são moderados (conte com 20 a 25€ por pessoa).

taberna portuguesa perto miradouro de santa catarina

O restaurante fica a apenas 400 metros do miradouro do Adamastor.

RESTAURANTE ÁGUA PELA BARBA

Mais de 350 comentário no Google e uma classificação global de 4,5 (5). Tal como a anterior recomendação, os preços são também moderados (20 a 25€ por pessoa). De acordo com os comentários, o Polvo e os petiscos são excelentes. A boa atmosfera do restaurante é também várias vezes salientada pelos clientes do Água pela Barba.

restaurante água pela barba perto do miradouro do adamastor

O restaurante fica na rua Nova do Almada (fica a 900 metros a pé do miradouro de santa Catarina).

HOTEIS EM SANTA CATARINA

BAIRRO ALTO SUITES

A oferta de alojamento nesta zona da cidade é muito elevada e muito diversificada. Deixamo-vos com uma recomendação de um hotel de 3 estrelas que parece integrar duas qualidades fundamentais: um preço simpático e uma qualidade elevada!

Mais de 80 comentários no google e uma classificação global de 4,4 estrelas (em 5). Os comentários mais negativos apontam o barulho das ruas como um problema para dormir bem. Os mais positivos referem a qualidade e a limpeza dos quartos.

O bairro Alto suites hotel fica a 800 metros do miradouro do Adamastor (10 minutos a pé).

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

TORRE DE BELÉM (clique na imagem)
PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS (clique na imagem)