Monchique é uma pitoresca vila do Algarve! Personifica a vida serrana Algarvia e é famosa pelas suas águas alcalinas. Para alguns significa “montanha sagrada” e para outros “jardim verde”. Mas para todos Monchique significa relaxamento e bem-estar!
Table of Contents
MONCHIQUE
A gastronomia típica de Monchique é sinónimo de saúde e sabor e é mais um dos grandes atrativos da vila! Nesta região do Algarve encontramos produtos artesanais únicos e diversos vestígios do passado como são exemplo os pórticos manuelinos e as famosas chaminés de saia. Toda a atmosfera é relaxante e mítica! A serra proporciona-nos caminhadas inesquecíveis e a prática de desportos de lazer e aventura. Em Monchique encontrará tudo o que precisa para recuperar do stress do quotidiano e para se ligar com a natureza! Acompanhe-nos na viagem!

ONDE FICA MONCHIQUE?
Monchique pertence ao distrito de Faro. A “abraçar” Monchique encontramos Odemira, Silves, Portimão, Lagos e Aljezur.
COMO CHEGAR A MONCHIQUE?
A forma mais económica de ir de Lisboa para Monchique é de camioneta através da empresa Mundial Turismo. A camioneta parte de 7 Rios (em Lisboa) rumando a Portimão. À chegada, apanhe a camioneta da “Frota Azul” com destino a Monchique e prepare-se para um caminho de 25 quilómetros que se percorrem em aproximadamente 30 minutos. No total, a viagem tem a duração de 5h30m.
Outra opção mais confortável é ir de carro. Uma viagem de 2h50 com um custo a variar entre os 30 e os 45€ (entre gasolina e portagens).
Se precisar de alugar um carro, por favor utilize este link! NÃO VAI PAGAR NEM UM CÊNTIMO A MAIS. OBRIGADO!
VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.
Partindo da capital, tem ainda a opção do comboio que parte da estação do Oriente ou de Entrecampos com destino a Messines-Alte (3h21m). Deste ponto do Algarve a Monchique terá de apanhar um táxi para fazer 44 quilómetros em 40 minutos.
IR DE AVIÃO – Se mora no Norte do nosso país, nas ilhas ou fora de Portugal, vale a pena considerar esta hipótese. Caso esta seja a sua opção, por favor utilize este link (SKYSCANNER) para reservar o seu voo. obrigado!
O QUE VISITAR EM MONCHIQUE?
Há muito para conhecer em Monchique! Para facilitar a leitura do artigo, decidimos organizar as atrações de Monchique em 5 blocos: 1-Melhores miradouros, 2-Atrações naturais em Monchique, 3-Cascatas, 4-Monumentos imperdíveis , 5-Outras atividades e experiências em Monchique.
MELHORES MIRADOUROS EM MONCHIQUE
Para o ajudar a organizar a sequência dos seus passeios, preparámos-lhe um mapa com a localização dos mais espetaculares miradouros de Monchique. Esperamos que seja útil!
Não se esqueça de fazer o seu SEGURO DE VIAGEM! Hoje, mais do que nunca, faz sentido não correr riscos! Faça uma simulação através deste link!
MIRADOURO DE SÃO SEBASTIÃO
Fica situado bem no centro da vila. Do Parque de São Sebastião pode observar as casas caiadas de branco e fotografar as típicas chaminés de saia. A base destas chaminés é geralmente da largura de toda a cozinha da casa. Era neste local que, no passado, as famílias permaneciam a conversar. O fogo era feito por baixo destas chaminés algarvias. Tinha as funções de lareira para aquecimento da casa, de fogão e de fumeiro para “curar” os chouriços e afins. Para além do centro da vila, deste ponto estratégico podemos também ver as torres das igrejas, as piscinas e o antigo convento.

MIRADOURO DAS CALDAS
Fica próximo da entrada das Caldas de Monchique (no sítio de Barranco do Banho). Trata-se de uma zona com bastantes vestígios arqueológicos e assume-se como uma boa opção para iniciar a visita à área sul da Serra da Picota. Deste miradouro podemos ver as Caldas de Monchique em todo o seu esplendor.

MIRADOURO DA FÓIA
A Fóia (a 902m de altitude) é o ponto mais alto do Algarve. Em dias de céu limpo, a magnífica paisagem estende-se desde o Cabo de S. Vicente até à Serra da Arrábida. Um local perfeito para respirar o oxigénio da serra e fazer uma caminhada.

MIRADOURO DA FONTE SANTA
Desta elevação podemos ver toda a zona costeira do Barlavento Algarvio. É muito frequentado e procurado por quem gosta de fazer piqueniques. Lá encontrará também uma fonte de água da Serra de Monchique. Se o nevoeiro colaborar no dia sua visita, irá desfrutar de uma vista panorâmica fabulosa.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE EM MONCHIQUE
MONCHIQUE E FÓIA: PASSEIO DE MEIO DIA
Aceite o desafio e aventure-se num passeio com uma duração de 4 horas que o levará até ao topo do pico da Fóia! Espetacular!
VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.
ATRAÇÕES NATURAIS EM MONCHIQUE
Aqui fica um mapa para aferir as distâncias entre as principais atrações naturais da Serra de Monchique!
CALDAS DE MONCHIQUE
A 6 quilómetros do centro da vila, encontramos as Caldas de Monchique (muitas vezes chamadas de Termas de Monchique). São uma povoação mas também de uma estância termal. A qualidade da água da serra, por muitos chamada de “água sagrada”, é famosa desde o tempo da ocupação romana na península. São oito as nascentes de onde a água provém com um PH de 9,5 – a mais alcalina do país. A água da serra de Monchique é rica em inúmeros componentes químicos e um aliado no tratamento de maleitas diversas (sobretudo problemas respiratórios e digestivos). A água rompe a superfície entre os 27 e os 31,5 graus.

FONTE FÓIA
O topo da serra de Monchique é o ponto mais alto do Algarve e ergue-se a 902 metros de altitude. Oferece uma vista 360 de toda a região e ganha especial beleza no momento do pôr do Sol. Se puder jante no local e desfrute deste espetáculo único. Nesta elevação pode também comprar as suas lembranças da região. Lá encontrará mel, doces e artesanato da região (cerâmicas, cadeiras de tesoura e cadeiras de tábua). Nas proximidades do Fonte Fóia encontramos o Parque aventura onde pode fazer escalada, slide e arborismo. Um local que faz as delicias dos mais (e também dos menos) novos.

MONTE PICOTA
O segundo ponto mais alto da serra de Monchique (774m) apresenta uma vista panorâmica de Monchique, Silves e Portimão. Sugerimos uma caminhada entre blocos de granito, a procura do vértice geodésico e da torre de vigilância florestal. Um sítio com área de estacionamento, lojas de souvenirs, bar e restaurante.

CASCATAS DE MONCHIQUE
Encontrar as cascatas na região de Monchique pode ser desafiante. Para o ajudar nesta aventura criámos um mapa a pensar em si!
CASCATA DO BARBELOTE
É um dos locais mais procurados da serra de Monchique! A cascata do Barbelote é uma das mais belas do concelho! Para lá chegar pode utilizar o automóvel e seguir pela estrada de Vale de Largo-Barbelote ou através de um trilho que pode ser feito a pé.

CASCATA PÉ DO FRIO, CHILRÃO
Fica próximo da estrada que liga Marmelete ao Chilrão. Uma cascata que convida a uma visita com calma para poder observar a beleza desta magnífica queda de água. Para poder desfrutar da queda de água, a visita é aconselhável entre os meses de Outubro e Maio.
MONUMENTOS IMPERDÍVEIS EM MONCHIQUE
IGREJA MATRIZ
É também designada por igreja de Nossa Senhora da Conceição. A igreja matriz de Monchique é o resultado duma mistura de estilos arquitetónicos que se explicam pelas muitas alterações e renovações de que a igreja foi alvo ao longo do tempo. Ainda hoje resistem alguns elementos que datam da fundação da igreja como os portais de estilo manuelino. Se visitar esta igreja, guarde alguns minutos para ver o pequeno museu que se encontra dentro deste templo. Lá encontram-se diversos instrumentos utilizados nas cerimónias religiosas.

IGREJA DA MISERICÓRDIA DE MONCHIQUE
Fica situada bem no coração da vila. O exterior da igreja é bastante simples mas ainda assim belo. Dentro da igreja, há a realçar a talha que se encontra no púlpito e e no altar. Um nota também para uma imagem de São Francisco e para um conjunto de painéis que costumavam ser utilizados nas procissões de Monchique.

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO
Um monumento de traça Manuelina, erigido em 1631 por ordem de Pêro da Silva (o Mole). Dele restam apenas as ruínas que ainda resistem num local elevado. Oferece uma vista muito bonita sobre a região. Perto do convento pode-se ainda observar a fonte dos passarinhos. Para lá chegar em segurança e conforto leve calçado adequado a uma subida íngreme. É difícil compreender como a autarquia não procede à recuperação deste convento.

MAPA COM A LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS DE MONCHIQUE
OUTRAS ATIVIDADES E EXPERIÊNCIAS EM MONCHIQUE
WORKSHOP DE FABRICO DO PÃO
Amassar e fabricar pão no forno comunitário da aldeia de Alferce é uma experiência diferente que lhe ficará na memória. Uma experiência que ficará completa com um belo copo de vinho a acompanhar o pão por si produzido! Uma atividade que pode realizar na oficina de pão de Alferce.

PIQUENIQUES EM MONCHIQUE
Para além de explorar a Serra de Monchique e de admirar as magníficas vistas da região, pode também experimentar um piquenique num dos muitos locais de sombra que a montanha oferece. Há muitas opções para poder organizar o seu evento, aqui ficam algumas! PARQUE DE MERENDAS DO BARRANCO DOS PISÕES – Fica no vale da Ribeira de Seixe. Um parque onde abundam pequenas cascatas e um arvoredo frondoso. É um parque muito fresco com uma fonte de água boa para consumo humano. No parque de merendas irá encontrar muitos bancos e várias mesas onde pode pousar as suas coisas. PARQUE DE MERENDAS DAS CALDAS DE MONCHIQUE – Fica bem no centro das caldas, perto da fonte dos Amores. Um parque com muitas sombras e perfeito para piqueniques. Tem bancos e mesas muito confortáveis. PARQUES DE MERENDAS EM MARMELETE – Saindo de Monchique em direção a Marmelete, encontramos dois locais onde podemos fazer o nosso piquenique. O primeiro fica próximo da estrada principal antes de chegarmos a Marmelete (do lado esquerdo) – chama-se Parque de Merenda da Santinha. A segunda opção tem o nome de Parque de merendas de Barranco da Cruz e fica na EN267 na direção de Aljezur.

TRATAMENTOS SPA NAS CALDAS DE MONCHIQUE
Uma opção magnífica para uma manhã ou uma tarde de puro relaxamento e prazer! Na estância termal das Caldas de Monchique poderá fazer massagens e diversos tratamentos SPA. O ponto forte são as qualidades únicas das águas da serra de Monchique. A não perder!

VISITA À PRODUTORA ARTESANAL DE SPIRULINA
A caminho da Fóia, no lugar de Restolho de Aveia visite a produção artesanal de spirulina de alga, na única produtora oficial deste “superalimento” em Portugal. A spirulina é uma microalga que se reproduz em tanques de água. Depois de sugada é prensada em panos para retirar o excesso de água, secada à temperatura ambiente até ficar pronta para ser embalada. A spirulina é rica em ferro, antioxidantes e vitaminas que ajudam a regular o colesterol, a estimular o sistema imunitário e a ter mais energia.

O QUE VISITAR PERTO DE MONCHIQUE?
Para conhecer bem e com calma a Vila de Monchique, 3 dias é o período de tempo que lhe sugerimos. Caso lhe sobre algum tempo saiba que bem próximo de Monchique tem outros locais que merecem a sua atenção. As nossas sugestões são: Portimão, Vila do Bispo, Lagos e Aljezur.
30 minutos e 25 quilómetros separam Monchique da cidade Portimão. Há muito para explorar na cidade mais citadina do Algarve. Praias de areia branca, atividades para crianças, surf, passeios de barco, uma pista de karting e muitas praias icónicas nas proximidades (praia da Rocha, Vau, Carvoeiro e Ferragudo).
58 minutos e 64 quilómetros separam Monchique de Vila do Bispo, uma vila simples e próxima de algumas das mais belas praias do país. Se lá for, para além das praias, não deixe de visitar também as fortalezas e os monumentos históricos, as pegadas de dinossauro (praia da Salema), os vestígios e as escavações arqueológicas e os famosos menires de Vila do Bispo.
HISTÓRIA DE MONCHIQUE
A serra de Monchique é muitas vezes chamada de “Montanha sagrada”, uma expressão feliz que teve a sua origem na expressão árabe “Munt Saqir”. A presença da civilização romana na região é inegável especialmente nas Caldas de Monchique. Apaixonados pelas capacidades curativas das águas da serra, os romanos renderam-se à montanha sagrada e ali construíram diversas estruturas termais as quais emprestaram grande relevância à região. Uma importância que se comprova pela presença do rei Dom João II no século XV e do rei dom Sebastião no século seguinte.
Mas nem só de águas curativas vive o homem! A tecelagem e a cestaria foram atividades que ajudaram no desenvolvimento económico da região. No ano de 1773, Monchique conquistou o título de vila, ganhado a sua autonomia de Silves. Durante largos séculos, Monchique baseou a sua economia na agricultura e na pastorícia. Hoje em dia é o turismo quem mais ordena! Mas não só, a produção de artesanato e o comércio são outros setores que dinamizam a atual economia de Monchique.
GASTRONOMIA TÍPICA DE MONCHIQUE
O modo de preparação dos pratos tradicionais da região de Monchique é um conhecimento que tem passado de geração para geração. As papas moiras, o feijão com couve, os milhos, o xerém à antiga e os enchidos (chouriça, morcela, presunto e farinheira) são algumas das mais importantes iguarias da região! Todos estes “petiscos” acompanham a magnífica carne de porco que facilmente podemos encontrar nos muitos e bons restaurantes da serra de Monchique.
Mas se prefere peixe, saiba que em Monchique também pode encontrar excelentes opções! Aqui o peixe fresco faz companhia às batatas de molho frio. Quer coma peixe quer coma carne, no final da refeição tem de experimentar a doçaria da região. O bolo do tacho é a “estrela da companhia”, uma sobremesa com farinha de milho, azeite, café e canela. Outra magnífica possibilidade é o bolo de amêndoa e, claro, o Dom Rodrigo, o doce mais representativo do Algarve.
Para digerir a refeição com mais facilidade, termine com um copinho de aguardente de medronho, uma bebida com canela, limão e mel. Tudo com moderação, claro está!
RESTAURANTES EM MONCHIQUE
Há muitos e bons restaurantes em Monchique. A nossa opção e a nossa sugestão vai para um restaurante barato que apresenta a melhor relação preço qualidade da região.
RESTAURANTE RETIRO DA BOLA
Restaurante de apenas 1 cifrão. Tem uma cotação google de 4,6 estrelas e mais de 50 comentários no google. Os elogios referem com insistência a simpatia do pessoal, um espaço acolhedor, a qualidade da comida com pratos tipicamente portugueses e o preço em conta.

HOTEIS EM MONCHIQUE
Encontrar um alojamento na zona de Monchique é bastante fácil. Há opções para todos os bolsos e para todos os gostos. Aqui fica uma sugestão!
HOTEL RIO ARADE
Hotel de 3 estrelas, com mais de 75 comentários no Google e uma classificação geral de 4,6 estrelas. Os comentários referem com insistência a tranquilidade do local, a qualidade do pequeno-almoço, a limpeza irrepreensível e a simpatia do staff.

Se ainda não reservou o seu hotel, faça-o através do nosso site. NÃO VAI PAGAR NEM UM CÊNTIMO A MAIS POR USAR OS NOSSOS LINKS. OBRIGADO!
VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS. NÃO VAI PAGAR NEM UM CÊNTIMO A MAIS POR USAR OS NOSSOS LINKS. OBRIGADO!