OVAR – 25 DICAS para VISITAR a capital do Azulejo! (2021)

Ovar é a capital do azulejo tradicional português! Mas os encantos da cidade vão muito para além dos azulejos… Neste artigo vamos contar-lhe tudo o que deve visitar e saber sobre Ovar. Preparado?

OVAR

A cidade é raramente pensada como um destino de turismo. Mas mal! O concelho oferece muito a quem o visita. Sugerimos que planeie um estadia de 2 noites (3 dias) para que possa descobrir e desfrutar de todos os encantos da cidade vareira (os vareiros são os habitantes de Ovar.)

ovar

As sugestões são diversas e abrangem a gastronomia, os monumentos, os azulejos tradicionais portugueses, a natureza e muito mais. Neste artigo vamos dar-lhe mais de 25 dicas imperdíveis para a sua viagem!

OVAR, TERRA DE PESCADORES!

Datam do século XI os primeiros documentos encontrados que mencionam Ovar. A primeira referência escrita do povo vareiro como comunidade piscatória é de 1354. Mas, tendo presente as riquezas naturais da região (as salinas e a ria), acredita-se convictamente que o homem povoa esta região desde a pré-história (a pré-história é o período entre o princípio dos tempos e o ano de 3000 AC).

Foi no século XIX e princípios do século XX que a vila de Ovar progrediu significativamente. Neste espaço temporal foi construída a Estrada real Porto – Aveiro, a qual deu um importante contributo ao desenvolvimento da povoação.

Em 1865, foi a vez dos caminhos de ferro aqui chegarem e consigo trazerem o desenvolvimento industrial.

ONDE FICA OVAR?

Se mora em Lisboa, vai precisar de apenas 2 horas e 46 minutos para aqui chegar (uma distância de 285 quilómetros).

Se mora no Porto, são só 32 quilómetros que fará facilmente em 32 minutos (de carro).

O QUE VISITAR EM OVAR?

Para que possa organizar o seu passeio às diferentes atrações de Ovar, preparámos-lhe um mapa. Esperamos que lhe seja útil!

CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico da cidade de Ovar é quase um museu do Azulejo ao ar livre. Um aglomerado de edifícios e casas “vestidos”  com azulejos de cores diversas e que datam dos séculos XIX e XX.

centro histórico de ovar

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS

Era uma antiga fábrica de papel. Tem a incumbência de conservar a memória colectiva do concelho. Em 2004, a escola de Artes e Ofícios passou a ser palco de exposições relacionadas com o mundo das artes e dos ofícios da região. O edifício é também a sede do Atelier de Conservação e restauro do Azulejo de Ovar.

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS OVAR

MERCADO MUNICIPAL DE OVAR

Abriu as suas portas em 1955 e foi renovado em 2012. O mercado é uma das referências arquitectónicas da cidade. Continua a ser um local que emana energia, vitalidade e onde a cultura local se manifesta de forma límpida a quem a quer conhecer. Funciona também complementarmente ao comércio local. Pode ser visitado às 5-feiras e aos sábados de manhã.

MERCADO MUNICIPAL

PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO

Fica localizado na região Norte do concelho e foi inaugurado em 2013.  O parque do Buçaquinho tem uma vasta área de 24 hectares. Aqui podemos encontrar inúmeras espécies de fauna e flora o que atribuem a este parque uma grande importância ambiental.

No parque podemos encontrar: um pinhal, um parque para crianças, um jardim de plantas aromáticas, seis lagoas, uma torre de observação, um café, uma zona multimédia e uma associação que promove a educação ambiental.

Se gosta de andar de bicicleta, vai gostar de saber que neste local poderá alugar gratuitamente uma bicicleta e percorrer a Ecopista do Atlântico (com 10 quilómetros) e que faz a ligação entre a praia de Esmoriz e o Furadouro pela estrada florestal.

Uma magnífica opção para andar a pé, de bicicleta, observar aves, anfíbios e sentir os magníficos aromas de ervas aromáticas (alecrim, alfazema, malva, anis, flor do tabaco).

PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO

Em 2016, o parque ganhou um prémio atribuído pelo Green project Wards.

PARQUE URBANO DE OVAR

Tem uma área de 7,5 hectares e foi inaugurado em 2013. O rio Cáster atravessa o parque é o elemento a partir do qual tudo o resta gira. Os elementos naturais do parque foram sempre respeitados durante o desenvolvimento desta estrutura. O parque tem árvores, relvados, travessias e pontes. É o local perfeito para passear e para fazer atividades desportivas, pedagógicas e lúdicas.

parque urbano de ovar

TANOARIA JOSZEFAR

Falar da Tanoaria Joszefar é falar da arte de bem construir barris. Se visitar este Museu entenderá na perfeição como a Tanoaria foi, é e será importante no negócio dos vinhos. Compreenderá todas as fases da produção das pipas e perceberá como  ser Tanoeiro é um trabalho difícil e pesado. Magnífico!

TANOARIA JOSZEFAR

MUSEU ETNOGRÁFICO DE VÁLEGA

O museu etnográfico de Válega fica numa das freguesias de Ovar. De carro demorará 11 minutos a percorrer uma distância de 6,8 quilómetros (entre o centro de Ovar e o Museu)

Começamos por clarificar o conceito de Etnografia:

Ramo das ciências humanas que tem por objeto o estudo da cultura de uma comunidade ou de algum dos seus aspetos fundamentais

Abriu as suas portas em 1998. O edifício que dá guarida ao museu data do séc. XVIII e ostenta o galardão de imóvel de interesse municipal. O museu Etnográfico de Válega é uma consequência dos objectos recolhidos ao longo do tempo pelo Grupo de Folclore e pela freguesia local. 

museu etnográfico de Válega

Quem o visita encontra peças que representam a vida doméstica, a vida agrícola e a vida industrial de Válega. O período representado é o fim do século XIX e o princípio do século XX. Dele fazem parte a sala de exposições temporárias, a cozinha tradicional, a reserva museológica e uma loja. Se visitar o museu, não deixe de experimentar os produtos da região e a capela da nossa senhora do bom sucesso para admirar a arte sacra (a arte sacra é toda a arte relacionada com o sagrado) é que lá se encontra.

Para mais informações consulte o site do museu AQUI.

CASA – MUSEU JÚLIO DINIS

Como já percebeu, trata-se de uma casa que tem por função manter viva a obra e a memória da passagem por Ovar do escritor. Foi em 1863 que Júlio Dinis habitou a Casa dos Campos (era a casa da sua tia), quando tentava recuperar de tuberculose (a qual acabaria por o matar em 1871, tinha o escritor apenas 31 anos.)

CASA - MUSEU JÚLIO DINIS

Na casa dos campos poderá observar o espaço da habitação: quarto, sala e cozinha. Muitos dos objectos que lá se encontram pertenceram efectivamente ao escritor. A casa é também representativa da arquitectura e do ambiente da época. Recordamos as obras mais famosas de Júlio Dinis: “A Morgadinha dos Canaviais” e as “Pupilas do senhor Reitor”.

IGREJA MATRIZ DE OVAR

Começou a ser construída em 1665 em homenagem a São Cristóvão. Catorze anos mais tarde, em 1679, começou finalmente a receber os fiéis. Mais tarde, no século XVIII foi finalizada a capela-mor.

igreja matriz de ovar

Fica à entrada da cidade de Ovar numa pequena subida. O acesso à igreja é feito por uma escadaria.

IGREJA MATRIZ DE VÁLEGA

Válega é uma freguesia pertence ao concelho de Ovar e que se encontra a apenas 9 minutos de carro do centro da cidade. Lá encontrará uma das mais espetaculares igrejas do país: a igreja Matriz de Válega (também conhecida como Igreja da nossa senhora do Amparo). Apesar que não haver registos, pensa-se que a igreja tenha sido construída por volta do ano de 1150. Ao longo do tempo foi alvo de diversas renovações. A igreja é toda revista a azulejo pintado. A fachada do templo é magistral mas o seu interior é igualmente belo.

igreja matriz válega

CAPELAS DOS PASSOS DE OVAR

São 7 capelas em estilo rococó (o estilo rococó surgiu em Paris e perdurou entre 1720 e 1770).  Foram erigidas no século XVII e o seu estilo arquitetónico é único em Portugal.

O percurso representa a Paixão de Cristo. Começa na igreja Matriz e percorre 5 capelas que se encontram no centro histórico de Ovar (capela e passo do Horto, Passo do encontro, capela e passo do Cirineu, capela e passo da Verónica, capela e passo das filhas de Jerusalém). A via sacra termina na capela do Calvário.

CAPELA DO CALVÁRIO OVAR

A procissão dos passos continua a ter uma enorme importância para o povo vareiro e tem lugar no período da Páscoa.

PASSEAR DE BICICLETA EM OVAR

Ovar oferece-lhe mais de 40 quilómetros de ciclovia (quase sempre em percursos planos) distribuídas por 13 trilhos que ligam Ovar às praias, às dunas e à ria. Se passear pelos 11 parques da cidade, vai encontrar mais de 100 bicicletas disponíveis para si. É uma cortesia da Câmara Municipal de Ovar que não pode recusar. Em Ovar não há desculpas para não pedalar!

pedalar em ovar

SURFAR EM OVAR

Quem gosta de surfar não pode deixar de visitar Ovar pois nas suas proximidades encontram-se diversas praias que oferecem ondas perfeitas! A Vila de Cortegaça foi e é o exemplo de uma vila que se tem dedicado à atração de surfistas.

surfar em ovar

CARNAVAL DE OVAR

É um dos Carnavais mais famosos de Portugal! Também chamado de Vitamina da Alegria, foi organizado pela primeira vez em 1952. Leva anualmente milhares de turistas à cidade de Ovar durante o mês de Fevereiro.

CARNAVAL DE OVAR

O Carnaval conta com três Corsos Carnavalescos e dois milhares de participantes.   

SEMANA SANTA DE OVAR

A procissão de Ovar repete-se anualmente há mais de 400 anos. A procissão tem 2 cortejos com dois andores: o andor de nossa senhora das dores e do senhor dos Passos. Encontram-se a caminho do Calvário, perto da capela do Encontro.

procissão de ovar

O dia da procissão oferece também a oportunidade de ouvir os cantares do Orfeão de Ovar. Os cânticos têm lugar nas capelas. A população de Ovar já não adere ao evento como outrora. As ruas e as varandas já não se vestem de gala como no passado. Ainda assim, continua a ser um evento que vale a pena ser visto!

PRAIAS PERTO DE OVAR

São muitas as praias próximas (de carro) da cidade de Ovar. Vamos partilhar consigo as características de cinco praias. Cinco sugestões daquelas que nos parecem ser as melhores da região.

PRAIA DO TORRÃO DO LAMEIRO

Uma praia com um areal vasto, fino, muito limpo e… uma água gélida. Magnífico para quem gosta de praias com poucas pessoas. Uma excelente opção para passar uma manhã ou uma tarde tranquila. A praia tem bons acessos para pessoas com mobilidade reduzida e tem também casa de banho.

praia de torrão do lameiro

PRAIA DO FURADOURO

A praia do furadouro fica a 4 quilómetros do centro de Ovar. Tem um parque de campismo que pode albergar até 5000 pessoas. Envolvem-na recursos naturais de grande importância como a Ria de Aveiro e a Floresta de Pinheiro Bravo. A praia alberga diversos eventos desportivos como servem de exemplo as provas de surf, voleibol e futebol de praia.

praia do furadouro

PRAIA DE CORTEGAÇA

Praia abraçada por pinhais e dunas. Tem um areal muito extenso, um parque de campismo muito próximo. Tem também estruturas de apoio de boa qualidade. O mar é forte, perigoso (especialmente fora da época balnear) e muito apreciado por surfistas. É uma praia com uma ligação histórica à arte piscatória.

PRAIA DE CORTEGAÇA OVAR

PRAIA DE ESMORIZ

A praia de Esmoriz é também conhecida como praia da Barrinha. A sua imagem de marca é a cerca de madeira que corre paralela ao passadiço que se estende ao longo do areal e que nos conduzem ao oceano. As barraquinhas de lona presentes na praia são outro elemento tradicional mas também de grande utilidade em dias ventosos. Se o estiver bravo, não arrisque! Nesse caso sugerimos um passeio pelo areal até ao pontão.

praia de esmoriz

PRAIA DAS DUNAS DE OVAR

Uma praia selvagem e muito bonita. Não tem apoios de praia. É muito frequentada por amantes do naturismo e surfistas. Para lá chegar é necessário caminhar bastante pela meta ou pelas praias contíguas. Por esta razão sugerimos que leve calçado adequado a uma boa caminhada e também água e alguma comida.

praia das dunas de ovar

VISITA VIRTUAL A OVAR

GASTRONOMIA

São muitas as boas opções gastronómicas em Ovar!

A gastronomia de Ovar é o resultado da proximidade com o mar, com a ria e uma terra fértil. Do solo chegam a Ovar os vegetais e o pão. Das águas chegam os moluscos e o peixe. Destacam-se em particular as caldeiradas de peixe e de enguias, as enguias de escabeche, o robalo selvagem, a garopa e o salmão. Se preferir carne, experimente os nacos de vitela, a carne do porco e a carne de vaca (raça Marinhoa). Para abrir o apetite experimente uma belas ameijoas ou um camarão tigre frito. É claro que não nos podemos esquecer do famosíssimo pão de ló.

PÃO DE LÓ DE OVAR

O pão de ló de Ovar diferencia-se dos restantes pela sua textura aveludada, o seu interior húmido e assume-se como o símbolo máximo de Ovar.

pão de ló ovar

RESTAURANTES EM OVAR

COMER BARATO

TABERNA DOM JOAQUIM

Restaurante de 1 cifrão num máximo de 3. Mais de 250 comentários no Google e uma classificação geral de 4,5 (num máximo de 5). Como o nome indica, trata-se de uma taberna com sabor a passado e com uma atmosfera muito acolhedora. A comida é caseira, o staff é muito simpático e a relação preço/qualidade imbatível. A não perder!

taberna dom joaquim ovar

COMER BEM A UM PREÇO RAZOÁVEL

TOCA

Restaurante de 2 cifrões (€€). Abriu portas em 1976. Optamos por recomendar o restaurante toca por ser aquele que apresenta a melhor relação entre preço, qualidade e comentários dos clientes na cidade de Ovar.

Mais de 420 comentários no Google e uma classificação global de 4,6 estrelas (num máximo de 5). É um restaurante onde pode comer as comidas típicas da região de Ovar e também optar por uma tapas acompanhadas por um um bom vinho. Os comentários elogiam o espaço agradável e bem decorado e a qualidade da comida. Faça reserva porque o espaço enche com facilidade.

toca ovar

COMER MUITO BEM (E CARO) EM OVAR

RESTAURANTE OXALÁ

Restaurante de luxo. Um dos melhores do país! Mais de 3700 comentários no Google e uma classificação global de 4,7 (em 5). O espaço é moderno e belo. O staff é simpático e a comida magnífica. Se a sua carteira respira saúde, não perca!

restaurante oxalá Ovar

ALOJAMENTO EM OVAR

GOLDEN WAVES SURF LODGE

Escolhemos este alojamento por ser aquele que apresenta o custo mais baixo e um bom equilíbrio entre comentários no google e classificação global. Fica a apenas 7 minutos de carro (3,8 quilómetros de distância) do centro de ovar.

Hotel de 2 estrelas, mais de 35 comentários e uma classificação geral de 4,7 estrelas (num máximo de 5). Os comentários mais elogioso referem um staff super simpático, um hotel extremamente limpo e quartos confortáveis e tranquilos.

hotel ovar

O QUE VISITAR PERTO DE OVAR?

Ovar fica no Norte do país a uma curta distância de outras cidades que também merecem a nossa visita! Segue-se um mapa com as nossas 4 recomendações: Porto (32 minutos), Águeda (40 minutos), Espinho (29 minutos) e Aveiro (35 minutos).

PORTO
ÁGUEDA
AVEIRO
ESPINHO

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE..

VILA DO CONDE
FIGUEIRA DA FOZ