PONTE de LIMA, 30 Dicas TOP para 2021!

Ponte de Lima é a mais bela das vilas Portuguesas! Não é apenas mais um lugar para conhecer. É um lugar com uma beleza e uma história especial. Cada rua e cada monumento tem uma estória para contar. Ponte de Lima é um sítio fascinantemente fotogénico, com uma arquitetura medieval e onde as LENDAS se misturam com a história. Conhece a lenda do rio do esquecimento? Vamos contar-lhe tudo neste artigo.

PONTE DE LIMA

Foi fundada em 1125, muito antes do nascimento de Portugal (1143). Pertence ao distrito de Viana do Castelo e conta com 5125 habitantes. É banhada pelo magnífico rio Lima e é a vila mais antiga de Portugal. Ao longo deste artigo vamos mostrar-lhe tudo o que a vila de Ponte de Lima tem para ver e vamos ensinar-lhe também um pouco da história deste lugar. A viagem é fascinante! Está preparado?

ponte de lima
PONTE DE LIMA

ONDE FICA PONTE DE LIMA?

Se partir de Lisboa, conte com uma viagem de quase 4 horas para percorrer uma viagem de 394 quilómetros. Caso parta da cidade do Porto, 56 minutos serão suficientes para percorrer os 84 quilómetros que separam estas duas localidades.

O QUE VISITAR EM PONTE DE LIMA?

Ponte de Lima é uma vila com alma. Não é apenas um conjunto de monumentos que devemos visitar. Cada rua, cada ponte e cada monumento conta uma história e acrescenta saber à sua cultura geral. Por existirem muitas atrações, preparámos-lhe um mapa para que possa organizar de forma mais racional e eficiente a sequência dos seus passeios. Esperamos que vos seja útil!

O CENTRO HISTÓRICO E O LARGO DE CAMÕES

Caminhar em Ponte de Lima é um verdadeiro prazer. Experimente caminhar sem destino específico. Encontrará casas com fachadas lindíssimas, capelas, igrejas, mercearias antigas, cafés e tascas típicas, Sente-se num banco no largo de Camões, o qual foi construído após a destruição das antigas muralhas. No centro do largo há um belo chafariz de 1603. Observe as pessoas e ouça Ponte de Lima. Entre numa tasca e meta conversa. Pergunte como é viver ali.

largo de camões em Ponte de Lima
LARGO DE CAMÕES

PONTE ROMANA E MEDIEVAL

A Ponte romana foi, durante muitos séculos, a única forma segura de atravessar o rio Lima. Hoje em dia, é a grande atração da Vila. O nome da vila deve-se precisamente ao rio (Lima) e à ponte que o atravessa. A ponte que hoje podemos usar e admirar é, na verdade, uma fusão de duas construções historicamente distintas. A primeira versão da ponte foi construída pelos romanos para fazer a ligação entre Braga (antiga Bracara Augusta) e Artorga em Espanha (antiga Asturica) e data do século I dc. O troço medieval (margem esquerda), estende-se por dois arcos. A ponte foi sujeita a diversas melhorias e construções que constam nos registos históricos Portuguesas. A estas melhorias estiveram ligados os reis Dom Pedro I, Dom Fernando, Dom Dinis e Dom Manuel I.

ponte de ponte de lima
PONTE ROMANA E MEDIEVAL

Quando estiver a visitar ponte, olhe para a sua esquerda. Verá numa das margens as estátuas de soldados romanos e na outra margem a estátua do comandante das tropas.

soldados romanos em ponte de lima recomendação planet portugal
SOLDADOS ROMANOS EM PONTE DE LIMA

Uma das lendas mais bonitas de Ponte de Lima é a lenda do rio do esquecimento (rio Lethes). Não se sabe quem foi a primeira pessoa que contou a lenda mas, de acordo com o professor José Hermano Saraiva, deve ter surgido já depois do renascimento (depois do século XVI).

O exército do comandante romano Decius Junius brutos saiu de Lisboa em direcção à Galiza. Atravessaram diversos rios durante essa viagem (rio Tejo, Zêzere, Mondego, Vouga e Douro). Chegados às margens do rio Lima, surgiu no seio do exército a dúvida se não estariam na iminência de atravessar o rio do esquecimento. Alguém gritou! “Este é o rio Lethes!”. Caso se confirmasse a suspeita, bastaria um pequeno contacto com as águas do rio para que imediatamente se esquecessem de tudo e de todos. Lethes representa o limite inferior, a fronteira para o mundo dos mortos.

O general, para convencer o seu exército, decidiu provar que o rio era inócuo e atravessou o rio a nado. Chegado à outra margem, começou a gritar para os seus soldados os seus nomes conseguindo assim convencer o exército de que o rio Lima não era o temido rio Lethes.

IGREJA MATRIZ DE PONTE DE LIMA

Localiza-se no centro histórico da vila. Data do século XV e foi construída no mesmo local de um antigo e pequeno templo do século XII (o qual tinha deixado de ser suficiente para acolher toda a população). O exterior é muito bonito e é hoje o resultado de diferentes estilos arquitectónicos diferentes (fruto das melhorias a que foi sujeita ao longo do tempo).

igreja matriz de ponte de lima recomendação Planet Portugal
IGREJA MATRIZ DE PONTE DE LIMA

PARQUE DO ARNADO

O parque do Arnado é um jardim que lhe permite fazer uma viagem histórica pela história dos jardins. Esta “viagem” está naturalmente ligada à história e à cultura rural da região. Lá encontrará, entre outros, exemplos de jardins romanos e jardins barrocos (que refletem a beleza dos jardins franceses). No interior do parque pode também visitar o centro de interpretação do território. Aqui vai compreender como viveram (as suas tradições e vida diária), ao longo da histórica, as gentes de Ponte de Lima.

parque do arnado em Ponte de Lima
PARQUE DO ARNADO

MUSEU DO BRINQUEDO

O museu do brinquedo Português fica junto à ponte (do lado da construção romana). É um grande edifício cor de salmão. Tem uma exposição (permanente) que lhe dará uma perspetiva sobre a evolução dos brinquedos em Portugal (produzidos por fábrica portuguesas) numa janela temporal situada entre o final do século XIX e 1986 (data de entrada de Portugal na CEE e, consequentemente, final da produção dos fabricantes portugueses). Não pense que são as crianças quem mais vibra dentro deste museu. São os adultos! É você que fará uma viagem ao seu próprio passado. Passará todo o tempo a dizer: “Olha este!”, “lembras-te daquele?” Uma maravilha! Uma viagem emocional ao seu passado!

museu do brinquedo em Ponte de Lima
MUSEU DO BRINQUEDO, PONTE DE LIMA

FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS

O festival internacional de jardins é um exclusivo de Ponte de Lima e surgiu pela primeira vez no ano de 2005. Não é apenas uma exposição efémera de projetos de jardinagem. Tem como objetivo fomentar o prazer e o gosto pelos jardins, pela arte de bem jardinar e pretende ser também uma autêntica escola do ambiente. O tema é renovado anualmente ente os meses de Maio e Outubro. Esta renovação permite manter a dinâmica e a diversidade dos projetos exibidos.

festival internacional de jardins recomendação planet portugal
FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS

CAPELA DAS PEREIRAS

Localiza-se na zona mais alta do centro histórico. Para além de poder visitar a Capela das Pereiras, nesta zona da vila terá também a oportunidade de desfrutar de uma belíssima vista para as montanhas que circundam Ponte de Lima. A capela foi construída em 1525 e posteriormente renovado no século XIX.

capela das pereiras recomendação planet portugal
CAPELA DAS PEREIRAS

AVENIDA DOS PLÁTANOS

A avenida preferida dos moradores. Aqui passeiam-se aos fins de semana famílias inteiras. A circulação automóvel é interdita. É o local perfeito para descontrair, admirar a ponte e o rio Lima. Não deixe também de admirar as árvores (plátanos) que ladeiam a avenida.

avenida dos plátanos em ponte de lima
AVENIDA DOS PLÁTANOS

TORRE DE SÃO PAULO E TORRE DA CADEIA VELHA

São os dois monumentos que testemunham a existência de uma antiga linha defensiva (muralha protectora do século XIV). Encontram-se de frente para o rio Lima e são facilmente identificáveis caso se encontre a meio do tabuleiro da ponte. A torre da cadeia velha foi uma prisão que esteve em funcionamento desde o século XIV até à década de 60 (!) do século passado. É atualmente o posto de turismo da vila e disponibiliza também uma espaço para exposições temporárias. Suba até à muralha da torre para ter uma outra visão da vila.

TORRE DE SÃO PAULO E TORRE DA CADEIA VELHA PONTE DE LIMA PLANET PORTUGAL
TORRE DE SÃO PAULO E TORRE DA CADEIA VELHA

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA MILITAR

Abriu as suas portas em 2016. O centro de interpretação da História militar dá a conhecer a importância geográfica e estratégica de Ponte de Lima na defesa do território ao longo da história. Esta perspetiva histórica inicia-se na época do domínio romano até ao séculos XIX (invasões Napoleónicas). Se visitar este museu vai ter a oportunidade de conhecer os principais eventos militares que ocorreram não apenas em Ponte de Lima como também nas regiões próximas. Terá também a possibilidade de conhecer a evolução dos trajes de guerra e as principais personalidades nascidas em Ponte de Lima e que, assumiram papel de relevo na história militar Portuguesa. Antes de sair do museu, não deixe de subir até último piso para que possa ter mais magnífica perspetiva sobre a vila

centro de interpretação da historia militar ponte de lima
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA MILITAR

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO E PROMOÇÃO DO VINHO VERDE

O centro de interpretação e promoção do vinho verde, é um instrumento de promoção e divulgação do passado, do presente e do futuro do vinho verde. O vinho verde é um produzido unicamente em Portugal. É produzido na área entre o rio Douro e o Rio Minho (noroeste do país). A visita a este centro, oferece-lhe uma visão histórica da produção do vinho. Mas também lhe oferece a possibilidade de admirar a evolução dos utensílios de trabalho envolvidos na produção do vinho verde. Mas o melhor fica guardado para o fim da visita: uma degustação deste maravilhoso néctar!

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO E PROMOÇÃO DO VINHO VERDE ponte de lima
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO E PROMOÇÃO DO VINHO VERDE

MUSEU DOS TERCEIROS

Localiza-se ao lado da Avenida dos Plátanos (já mencionada acima). O Museu dos terceiros foi criado nos anos 70 do século XX e ocupa duas instalações religiosas: o (antigo) convento de Santo António dos Capuchos e o edifício da ordem terceira de São Francisco. O convento de Santo António dos capuchos data do XV. Aqui poderá visitar uma bela exposição de arte Sacra e também admirar esta bonita construção.

MUSEU DOS TERCEIROS ponte de lima
MUSEU DOS TERCEIROS

VIAGEM VIRTUAL A PONTE DE LIMA

O QUE VISITAR PERTO DE PONTE DE LIMA?

A vila de Ponte de Lima tem imenso para ver e apreciar (3 a 4 dias é tempo suficiente para ver o que de mais importante lá se encontra)! Mas fica inserida numa região tão bonita que nas imediações da mais antiga vila de Portugal, há também uma imensidão de coisas fantásticas para conhecer. Se lhe sobrar tempo e energia, aceite também as sugestões que se seguem (nas imediações de Ponte de Lima). Uma vez mais preparámos um mapa para que possa aferir distâncias e fazer as suas escolhas. Votos de bons passeios!

monte da madalena, perto de ponte de lima
MONTE DA MADALENA

Fica nos arredores de Ponte de Lima (3,5 quilómetros e a 10 minutos de carro). É, provavelmente, o miradouro que uma melhor perspetiva lhe dá sobre a vila e sobre as áreas circundantes. Deste local pode ver a vila, as montanhas e o magnífico rio Lima!

parque da vila, perto de ponte de lima
PARQUE DA VILA

Quando descer do Monte da Madalena (ao lado), pare um pouco no Parque da Vila. Lá, poderá passear um pouco e, caso goste de fazer acrobacias com uma bicicleta (ou um skate) então está no paraíso porque o parque disponibiliza um pump track.

LAGOA DE BERTIANDOS E LAGOA DE SÃO PEDRO DE ARCOS, perto de ponte de lima
LAGOA DE BERTIANDOS E LAGOA DE SÃO PEDRO DE ARCOS

De Ponte de Lima às lagoas distam 5,9 quilómetros, uma distância que se percorre em 10 minutos (de carro). Uma área protegida constituída por duas lagoas de grande beleza e de visita obrigatória para quem goste de contactar de perto com a natureza. Um local perfeito para passear a pé e apreciar uma fauna e uma flora muito diversificada. Tem vários percursos pedestres bastante acessíveis para que todos os possam fazer sem grande dificuldade. Ainda assim não se esqueça de levar calçado adequado e uma garrafa de água.

SANTUÁRIO DO SENHOR DO SOCORRO, perto de ponte de lima
SANTUÁRIO DO SENHOR DO SOCORRO

De Ponte de Lima ao Santuário do senhor do Socorro distam 11,8 quilómetros (uma viagem de carro de 18 minutos). Um monumento muito bonito erigido em 1773 (curiosamente) por um cidadão brasileiro (talvez para pagar uma promessa). Uma fachada em estilo rococó (um estilo de proveniência francesa associado a conchas e incrustações) com duas torres. No interior do santuário encontrará diversas estátuas, pinturas e uma talha também estilo rococó.  

paredes de coura, perto de ponte de lima
PAREDES DE COURA

33 minutos e 25 quilómetros separam Ponte de Lima de Paredes de Coura. Hoje em dia, o nome Paredes de Coura é imediatamente associado ao seu festival de Verão. Mas as suas atrações não se esgotam neste evento musical. Paredes de Coura tem um património natural riquíssimo, tem igrejas e capelas, trilhos pedestres, achados arqueológicos, uma gastronomia magnífica e um povo que sabe receber que o visita.  

parque nacional peneda gerês, perto de ponte de lima
PARQUE NACIONAL PENEDA GERÊS

De Ponte de Lima ao Parque Nacional Peneda Gerês distam 82 quilómetros, uma distância que se percorre em 1 hora e 17 minutos. Um pequeno esforço para poder ver um dos sítios mais belos de Portugal. O parque tem quase 70.000 hectares (são 70.000 campos de futebol!). Uma área montanhosa com vales profundos e uma fauna e flora bela, diversificada e rara. Uma diversidade de espécies que inclui o lobo-ibérico. Para além da sua riqueza natural, há também um património histórico que inclui castelos espigueiros, vestígios romanos, necrópoles megalíticas, aldeias remotas e muito mais.

VIANA DO CASTELO, PERTO DE PONTE DE LIMA
VIANA DO CASTELO

26 minutos e 31 quilómetros separam Ponte de Lima de Viana do Castelo. Paisagem, cultura e história são três palavras que definem Viana. Uma cidade com uma riqueza patrimonial religiosa assombrosa, destacando-se o templo do Sagrado Coração de Jesus. Mais há mais, muito mais: festivais, romarias e concertos juntam-se a uma gastronomia de topo e fazem da cidade um sítio obrigatório para todos os portugueses.  

BARCELOS, PERTO DE PONTE DE LIMA
BARCELOS

De Ponte de Lima a Barcelos são 35 minutos de carro (uma distância de 40 quilómetros). Barcelos é uma cidade com muito para contar. Cidade de grande importância histórica e religiosa com uma forte ligação aos peregrinos de Santiago de Compostela. Se aceitar a nossa sugestão não deixe de visitar a igreja matriz, o pelourinho, o templo do Bom Jesus da Cruz e a torre de Barcelos. Mas acredite que há muito mais para ver na cidade do galo de Barcelos. A propósito, sabe por que razão Barcelos está associada ao galo?

QUANDO VISITAR PONTE DE LIMA?

O norte de Portugal pode ser bastante frio no Inverno e bastante quente no Verão. Por esse motivo, e para que possa passear prazerosamente a pé, sugerimos uma visita na Primavera ou no princípio do Outono.

FEIRA QUINZENAL em PONTE DE LIMA

Se está em vias de escolher as suas datas, então não deixe de incluir uma segunda-feira que coincida com a feira quinzenal (a mais antiga feira de Portugal de que há memória e registos). Consulte as datas das próximas feiras AQUI! Os primeiros registos (carta foral de 4 de Março de 1125) datam do tempo de Dona Teresa (mãe de dom Afonso Henriques).

feira quinzenal de ponte de lima
FEIRA QUINZENAL em PONTE DE LIMA

VACA DAS CORDAS

60 dias após a Páscoa (véspera do corpo de Cristo) de cada ano, realiza-se a festa da vaca das cordas. É uma festa que data do século XV. Um touro é levado por cordas até ao centro da vila. Para quem gosta deste tipo de eventos (não é definitivamente o meu caso…), aqui fica um vídeo ilustrativo do evento.

No dia seguinte ao evento da “vaca das cordas”, há uma procissão religiosa pelo centro da vila. É uma festividade que merece ser vista pela beleza dos tapetes de flores especificamente criados para o evento. À noite, os participantes dirigirem-se para os bares e restaurantes da vila para comer e beber a comida e a bebida típica da região. Os “comes e são acompanhados por música portuguesa e música da típica da região. São muitas as pessoas de populações vizinhas que visitam Ponte de Lima para participar nesta festividade.

HOTÉIS EM PONTE DE LIMA

HOTEL PAÇO DE VITORINO

Mais de 100 comentários de clientes e uma classificação global de 9,7/10! Hotel de charme do século XVI a cerca de 10 minutos de carro de Ponte de Lima. Uma mansão com um jardim barroco. Alguns dos quartos têm uma vista fantástica para o rio Lima. Os restantes quartos tê vista para o jardim ou para a natureza. Se visitar este hotel no Inverno pode deliciar-se com a adega antiga, com uma pequena biblioteca e com os seus jogos de mesa.

hotel paço de Vitorino em Ponte de Lima
HOTEL PAÇO DE VITORINO

CARMO’S BOUTIQUE HOTEL

Mais de 180 comentários e uma classificação geral de 8.9/10. Para além das comodidades habituais de um hotel desta qualidade, disponibiliza também um SPA com tratamentos especiais (banhos de leite de cabra puro), uma piscina exterior e visitas guiadas pela região. No local encontrará um restaurante especializado nas iguarias típicas da região.

Carmo's boutique hotel
CARMO’S BOUTIQUE HOTEL

HOTEL BARATO EM PONTE DE LIMA

CASA DAS ANDORINHAS

300 comentários e uma classificação global de 8,9/10. É uma opção muito procurada em Ponte de Lima. A sua localização central é um dos seus pontos fortes. A receção está disponível 24 horas por dia e o alojamento tem um jardim simpático. Os quartos têm uma televisão de écran plano e outras comodidades como uma secretária, chaleira, chuveiro e uma chaleira.

casa das andorinhas ponte de lima
CASA DAS ANDORINHAS

GASTRONOMIA EM PONTE DE LIMA

A gastronomia no Norte de Portugal é fantástica. Mas em Ponte de Lima é melhor ainda! Aqui não pode deixar de experimentar Arroz de sarrabulho com rojões de porco e a lampreia do rio Lima.

arroz de sarrabulho ponte de lima
ARROZ DE SARRABULHO

O bacalhau de cebolada é um dos pratos mais populares entre os habitantes das vila e é confecionado em muitos restaurantes e tascas da vila. Se não dispensa um bom doce depois da refeição, então não pode perder a oportunidade de provar o leite creme queimado de Ponte de Lima.

leite creme queimado ponte de lima
LEITE CREME, PONTE DE LIMA

RESTAURANTE BARATO EM PONTE DE LIMA

O CANTINHO DA QUEIJADA

182 comentários no google e uma classificação geral de 4,2/5. Os comentários referem sistematicamente a qualidade da comida e a boa relação entre o preço e a qualidade. A velocidade no atendimento parece ser o seu ponto menos forte mas não nos devemos esquecer de que o preço é muito competitivo. Tem parque de estacionamento.

cantinho da queijada ponte de lima
O CANTINHO DA QUEIJADA

ONDE COMER BEM MAS… NÃO TÃO BARATO EM PONTE DE LIMA

O BRASÃO

Mais de 800 comentários e uma classificação geral de 4,5/5. Os comentários referem com insistência a qualidade da carne (bife e costeletas de lombo). É também uma boa escolha para comer os pratos típicos (rojões e sarrabulho) de Ponte de Lima. Os comentários referem algumas vezes o tempo de espera por uma mesa o que revela bem a procura por este restaurante.

restaurante o brasão em Ponte de Lima
RESTAURANTE O BRASÃO, PONTE DE LIMA

HISTÓRIA DE PONTE DE LIMA

O seu primeiro nome era Torre de Ponte (nome atribuído pela sua fundadora – Condessa D. Teresa de Leão). Dom Pedro, reconhecendo a importância da localização da vila no séc. XIV, mandou construir as muralhas. O resultado foi um burgo (pequena fortaleza) medieval com muralhas e 9 torres. Desta construção, ainda restam 2 torres e alguns vestígios dos restantes elementos defensivos.    

Dom Pedro, reconhecendo a importância da localização da vila no séc. XIV, mandou construir as muralhas. O resultado foi um burgo (pequena fortaleza) medieval com muralhas e 9 torres. Desta construção, ainda restam 2 torres e alguns vestígios dos restantes elementos defensivos.   

A ponte da vila foi sempre um elemento de grande importância em toda a região do Alto Minho. Foi, até ao final da idade média, a única forma de atravessar o rio Lima de forma segura. A primeira ponte da vila, foi construída pelos romanos (ainda resiste um troço na margem direita do rio).  

No século XVIII, o desenvolvimento industrial e urbano destruiu a muralha que envolvia a vila. Surgiram e propagaram-se as grandes casas senhoriais dos grandes nobres. A beleza da vila deve-se à harmoniosa combinação entre beleza natural e uma arquitetura gótica, barroca, neoclássica e oitocentista.

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

monção
MONÇÃO (clique na imagem)
vila nova de cerveira
VILA NOVA DE CERVEIRA (clique na imagem)