52 Minutos (46,5 quilómetros)! É tudo o que precisa para ir de Lisboa até um lugar Mágico: o Portinho da Arrábida!
Pertence ao distrito de Setúbal e a sua praia (a praia do Portinho da Arrábida), é a grande atração turística desta pequena localidade. É um pequeno areal junto à pequena povoação (aldeia) do Portinho da Arrábida. Fica no sopé da Serra entre outras praias (Creiro e Alpertuche) da região. Tal como em toda esta área, as águas são calmas, límpidas, frias e perfeitas para quem gosta de mergulhar. A praia é rochosa e dispõe de alguns apoios de praia (restaurantes). No ano de 2010, ganhou uma distinção por ser considerada “uma das 7 maravilhas naturais de Portugal” – categorias de praias.
Fica localizado na serra da Arrábida a 13 quilómetros da cidade de Setúbal e a 21 de Sesimbra. Se partir de Lisboa conte com uma viagem de 53 minutos (46 quilómetros).
Chegar à região do Portinho da Arrábida não é particularmente fácil… Mas vale bem o esforço! As indicações que se seguem têm como ponto de partida o centro da cidade de Lisboa.
IR DE CARRO – Se optar por ir de carro de Lisboa até ao Portinho da Arrábida, então saiba que tem de ser paciente. A primeira dificuldade é a passagem da Ponte. A ponte Vasco da Gama tem habitualmente menos trânsito mas vai significar uma distância adicional de 20 quilómetros – tendo como referência a partida do centro de Lisboa). O caminho até lá é bonito, aproveite-o mas não se distraia na condução. Algumas partes do percurso (zona da serra) são sinuosos. Uma última nota para o estacionamento do seu carro, não é fácil… Nesta zona não arrisque e não deixe o seu carro mal estacionado. A polícia é uma presença constante e a caça à multa um desporto muito praticado nesta área. Estacione nos parques pagos (3€) porque será sem dúvida a solução mais barata. Se precisar de alugar um carro, UTILIZE ESTE LINK!
IR DE AUTOCARRO – Há vários autocarros que fazem o transporte entre Lisboa e Setúbal. O preço do bilhete é de 4,30 euros e os horários e os pontos de partida podem ser consultados através do site dos transportes Sul do tejo. Uma vez chegado a Setúbal, pode apanhar o autocarro 723-A com destino à praia da Figueirinha. Depois prepare-se para uma bela caminhada! São sensivelmente 2 quilómetros pela estrada até chegar à praia dos Galapinhos e 5.2 quilómetros até ao Portinho da Arrábida.
IR DE AVIÃO – Se mora no Norte do nosso país, no Algarve, nas ilhas ou fora de Portugal, vale a pena considerar esta hipótese. Caso esta seja a sua opção, utilize este link para reservar o seu voo (SKYSCANNER).
Antes das praias, seguem-se algumas outras atrações e um mapa para se orientar!
O parque natural da Serra da Arrábida ganhou esta designação em 1976. Tem uma área de 10.000 hectares e 500 metros de altitude. A beleza do parque natural não se esgota nas praias e nas paisagens de cortar a respiração. Lá poderá também encontrar espécies animais e vegetais raras e grutas milenares.
Os miradouros não estão devidamente assinalados em toda a extensão do Parque natural da Arrábida. Assim, terá que usar o seu instinto e senso comum para encontrar os locais de onde poderá admirar as belas paisagens que a área tem para lhe oferecer.
Procure também este miradouro! Daqui terá uma vista privilegiada para a serra da Arrábida, para as falésias, as praias e o imenso azul e verde das águas cristalinas.
RESERVE A SUA VIAGEM ATRAVÉS DO NOSSO WEBSITE
O convento de nossa senhora da Arrábida fica na parte sul da Serra, virado para o oceano Atlântico. É uma construção do século XVI (1538-1539) e foi no passado um convento Franciscano. Hoje integra o parque natural da Arrábida. Do convento da Arrábida fazem parte o convento velho, o convento novo, o jardim e o santuário do bom Jesus. Antes da construção deste monumento religioso, existia a Ermida da Memória (no local onde hoje encontramos o convento velho). Na Ermida viveram em celas escavadas os primeiros 4 frades arrábidos. Em 1834, como consequência da dissolução das ordens religiosas, todo o complexo (convento, celas e capelas) sofreram estragos e pilhagens como consequência do abandono. Em 1990, A fundação Oriente adquiriu o convento e a sua área envolvente.
As praias pertencentes ao Parque Natural da Serra da Arrábida são muitas e todas magníficas! Na verdade, são a grande atração da região e por esse motivo vamos agora falar de (praticamente) todas elas! Nem todas as praias da região têm um acesso fácil. As mais acessíveis são a praia da Figueirinha e a praia do Creiro, locais onde encontrará parques de estacionamento. Durante os meses de verão, como consequência do elevado número de visitantes, a estrada entre a Praia do Portinho da Arrábida e a Figueirinha está fechada ao trânsito automóvel. Caso decida ir a pé, saiba que terá de caminhar aproximadamente 3 km para poder desfrutar das praias de Galapos e do Creiro. Pode também apanhar o autocarro caso não seja um adepto de caminhadas. Mas vamos então ao que interessa, a descrição das praias do Portinho da Arrábida e o mapa de localização das mesmas!
Um hino à beleza! Tem um areal pouco extenso o que pode limitar a tranquilidade de quem procura um sítio para relaxar enquanto apanha sol. Há dois restaurantes nas proximidades que podem complementar a experiência. A água é cristalina e fria.
Uma das mais famosas da região! A distância entre o Portinho da Arrábida e a praia dos Galapinhos é de apenas 3,2 quilómetros (apenas 4 quilómetros de carro). Em 2017, a praia de Galapinhos foi nomeada pelo site European Best Destinations, como a melhor praia do continente Europeu. Esta distinção, transformou este belíssimo areal branco de águas límpidas e esverdeadas, num local de maior visibilidade e frequência. O areal é relativamente pequeno, uma faixa de 550 metros de comprimento por 60 metros de profundidade (até à beira-mar). Observada do topo, a praia remete-nos para um cenário idílico e perfeito para um casal num fim de semana romântico. As árvores que envolvem a praia combinam na perfeição com o verde da água, criando a moldura perfeita de uma praia de sonho. É também um lugar de eleição para quem gosta de fazer mergulho (o mar não tem ondulação). Importante realçar que a água, apesar de cristalina é… bastante fria. Prepare-se para temperaturas que normalmente variam entre os 16 e os 18 graus.
Uma praia magnífica com uma autêntica piscina natural de água cristalina, sem ondas e… fria. Tem diversos apoios de praia que dão muito jeito: casas de banho públicas, um restaurante com diversas opções gastronómicas e a possibilidade de alugar um chapéu de praia. É um areal bastante tranquilo até porque os carros não podem circular junto à praia.
A praia da comenda oferece uma vista magnífica sobre Troia e o estuário do Sado. Só é possível aceder ao areal quando a maré está vazia.
A praia da Figueirinha tem um belíssimo areal! É bastante procurada e frequentado no pico do Verão. Se a praia estiver cheia, procure encontrar algum espaço nas pontas do areal. A paisagem envolvente é de grande beleza. As rochas e os seus reflexos nas águas cristalinas são um extra. Como sempre nesta zona, prepare-se para uns mergulhos magníficos e… gélidos!
É uma praia tendencialmente menos frequentada que as restantes praias da região por ter um acesso difícil. Mas atenção que, ainda assim, está longe de ser uma praia deserta… Mar calmíssimo, água transparente em tons esverdeados e um areal branco com uma areia muito fina. Um cenário idílico “abraçado” pelo verde da serra!
Praia com muitas rochas que lhe emprestam uma beleza particular. Águas calmas, cristalinas e tranquilas de tom esverdeado. Um cenário deslumbrante complementado com o verde da serra e o areal branco. Perfeito para uns mergulhos num mar com poucos banhistas!
Mais uma praia de uma beleza de cortar a respiração. Durante a maré vazia é possível caminhar pela praia até à praia seguinte, a praia do coelho. À entrada do areal encontrará um local com vestígios arqueológicos romanos. A praia do Creiro tem zonas de estacionamento (pagos, 4 euros por dia) e apoios de praia (restaurantes e escolas de atividades náuticas).
A conjugação perfeita: mar e serra num local paradisíaco! Água fria e cristalina e no horizonte uma paisagem magnifica para a Arrábida e para a ilha de Troia. Pontos menos positivos: pedras à entrada para o mar e a dificuldade no estacionamento que se encontra um pouco longe do areal. Prepare-se para uma boa caminhada que será no final largamente recompensada.
Uma das praias mais bonitas do país! Para lá chegar… não é nada fácil. Prepare-se para uma caminhada de cerca de 25 minutos por “caminhos de cabras”. Apesar da dificuldade do acesso, é um local bastante concorrido no pico do Verão.
A beleza infinita da praia justifica a persistência e a resistência daqueles que vencem a provação de lá chegar.
Uma praia para “profissionais” da aventura. Para lá chegar tem que ter um jipe, ou uma bicicleta BTT ou então uma condição física digna de um caminhante “profissional”. Para descer até ao pequeno areal tem trilhos estreitos e uma… corda! Uma verdadeira aventura!
Mais uma praia selvagem reservada a pessoas destemidas. Trilho difícil e com alguns perigos. Nada aconselhável a pessoas com vertigens ou com qualquer dificuldade de locomoção. A descida final também se faz com uma corda… Se vencer todos os obstáculos será amplamente recompensado!
Mais uma praia para bravos! Acesso difícil e perigoso, pouca areia e muitos calhaus. Praia deserta com uma vista belíssima. Neste local foram encontradas pegadas de dinossauros que se passearam pela praia dos lagosteiros há cerca de 150 milhões de anos. Coisa pouca…
A praia da foz é um local muito tranquilo. É protegida do vento norte que por estas bandas se faz sentir demasiadas vezes. As ondas são usualmente fortes o que pode dificultar as idas à água. Não tem apoios de praia, fator que concorre para o sossego do lugar.
Se gosta de ir à praia e aproveitar o sol, naturalmente que os meses de Verão (Julho, Agosto e Setembro) são ideais para fazer a sua visita. Se é um apaixonado por praias desertas, vá durante a semana. De 2ª a 6ª-feira terá a praia quase em exclusivo para si! Ao fim de semana, como pode imaginar a praia é bastante procurada.
Há muitas atrações e muitas coisas para fazer na região do Portinho da Arrábida. Uma das maiores atrações da região é A OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS NO RIO SADO. Esta atividade tem a duração de 2,5 horas e ficará para sempre minha memória.
ANDAR DE CAIAQUE E FAZER SNORKELING – As águas cristalinas do Portinho da Arrábida são perfeitas para fazer snorkel, aventurar-se de Caiaque e explorar as cavernas locais. Uma experiência com uma duração de 5 horas inserido em pequenos grupos (máximo de 6 pessoas).
EXCURSÃO DE 1 DIA DE MONTANHA E PRAIA NA ARRÁBIDA – Uma oportunidade perfeita para desfrutar e admirar a beleza natural da serra da Arrábida. Uma excursão que o levará a alguns lugares secretos e escondidos da montanha mágica! Nadar, experimentar snorkel e desfrutar de paisagens belíssimas! Nada falta a esta excursão! Clique aqui para saber mais!
Mas há muitas outras atividades que pode fazer na zona do Portinho da Arrábida! Clique no botão infra para ver tudo!
A presença do homem neste local, data do Paleolítico Inferior (entre 200.000 e 400.000 atrás). A ocupação deu-se essencialmente na serra, local onde ainda hoje se podem encontrar abrigos naturais (cavernas). Há uma gruta na Arrábida, chamada de Gruta da Figueira-brava, onde foram descobertos vestígios do homem de Neandertal (esta espécie surgiu há 400 mil anos e desapareceu há 28 mil anos). Estes vestígios remontam à época da última glaciação (de 110.000 a 10.000 anos atrás). Na serra, há vestígios da presença humana com 4000 anos. O homem está presente nesta área desde que há registos (e memória). A ocupação romana deixou a sua marca na região especialmente junto ao rio Sado. Também os vestígios muçulmanos são possíveis de encontrar embora em menor número (em comparação com os romanos). Os moinhos de vento (localizados no topo de serras e montes) são provavelmente o vestígio mais evidente do legado árabe deixado na região (terão sido introduzidos no século VII).
Segue-se uma lista (e respetivas classificações) de hoteis e alojamentos na zona do Portinho da Arrábida.
ALOJAMENTO | CLASSIFICAÇÃO |
Villa Canto da Lua | 8,9 |
YMCA Camp Alambre | 8,5 |
Porta da Arrábida Suites | 8,8 |
Homestay Marialva Park | 8,1 |
Villa Oasis | 8,9 |
Casa do Vale | 9,8 |
Hotel Cristal Setúbal | 8,7 |
Hotel dos Zimbros | 8,2 |
Há muito para ver e desfrutar no Portinho da Arrábida. Mas também vai gostar de saber que a apenas 20 minutos encontrará dois outros locais icónicos em Portugal: SESIMBRA e SETÚBAL!
PLANET PORTUGAL 2023