PORTO COVO – 25 Dicas TOP! (2022)

Duas horas! Se mora em Lisboa, não precisará mais do que 120 minutos para chegar a Porto Covo! Em 1780 não era mais do que uma pequeníssima e acolhedora povoação litoral com 4 (!) casas. Atualmente é, tal como Vila Nova de Milfontes, uma das vilas mais procuradas pelos veraneantes portugueses.

PORTO COVO

Porto Covo tornou-se freguesia apenas em 1984 e está incluída no concelho de Sines. Além de ser uma povoação piscatória, Porto Covo é também um pólo de interesse turístico, com as suas praias de areia fina e branca. As suas águas são transparentes e ricas em peixes saborosos que deliciam os visitantes.

PRAIA DA ILHA DO PESSEGUEIRO
PRAIA DA ILHA DO PESSEGUEIRO

QUER SENTIR A ALMA DE PORTO COVO?

Comece por ouvir a canção de Rui Veloso (a qual foi e ainda é um importante contributo para a divulgação da vila). Seguidamente leia um pouco da história da vila (tópico no final deste artigo). Caminhe pelas pequenas ruas da freguesia, largue o telemóvel e entre num café. Ouça os residentes a falar. Deixe o tempo correr e fale um pouco com os locais.

ONDE FICA PORTO COVO?

Se partir de Lisboa, conte com uma viagem de 173 quilómetros e uma duração de 1h47.

COMO CHEGAR DE TRANSPORTES PÚBLICOS?

Se decidir viajar de camioneta, saiba que o preço do bilhete (só ida) varia entre os 11 e os 14€, a viagem demora cerca de 2h10 e há geralmente 4 viagens por dia. A RedeExpressos é a operadora que faz esta ligação e a partida tem lugar em Sete Rios (centro de Lisboa). Se viajar de táxi for uma opção, então prepare entre 110 e 140€ (!) para uma viagem de aproximadamente 2 horas. Digamos que não é uma solução económica…

O QUE VISITAR EM PORTO COVO?

PRAÇA CENTRAL

Visite a praça central para poder admirar as suas casas tipicamente alentejanas.

PRAÇA CENTRAL DE PORTO COVO
PRAÇA CENTRAL DE PORTO COVO

Desça a rua Vasco da Gama a pé. Nesse percurso preste atenção às casas habitacionais e comerciais que ladeiam a rua.

RUAS DE PORTO COVO
RUAS DE PORTO COVO

A rua principal termina numa vista esplendorosa para o oceano Atlântico de onde se pode ver também a ilha do pessegueiro (à esquerda).

VISTA PARA A ILHA DO PESSEGUEIRO
VISTA PARA A ILHA DO PESSEGUEIRO

Neste local foi recentemente construído um passadiço de madeira muito amplo e muito agradável.

PASSADIÇO DE MADEIRA, PORTO COVO
PASSADIÇO DE MADEIRA, PORTO COVO

PASSEIO A PÉ

Comece pelo centro da pequena Vila de Porto Covo. Como pode ver pelo mapa que se segue, é um passeio de 24 minutos (a pé). É tempo suficiente para conhecer esta pequena povoação.

SUGESTÃO DE PERCURSO

1 – Comece pelo Jardim do Largo do Marquês de Pombal 2-Siga para a praia da Baía de Porto Covo 3- Avance para a praia dos Buizinhos 4-Vá até à praia da gaivota (não deixe de espreitar a praia pequena) 5-Regresse até ao ponto inicial por uma rua diferente (Rua José Faial).

Se fizer o percurso pedestre sugerido, vai passar pelos locais que acabou de ver em fotografia (Praça Central e rua Vasco da Gama)!

AS PRAIAS DE PORTO COVO

São muitas as praias nas imediações de Porto Covo. Vamos enumerar as praias que pensamos que não pode deixar de conhecer.

PRAIA GRANDE

Na aldeia de Porto Covo poderá encontrar a Praia Grande (muito procurada por turistas). Próximo da saída norte da aldeia, perto do parque infantil / jardim. Os acessos ao areal são bons, o areal é grande e a praia fica abrigada pela falésia. É uma praia com bandeira azul e bastante procurada pelos amantes do surf.

PRAIA GRANDE PORTO COVO
PRAIA GRANDE, PORTO COVO

PRAIA DA SAMOUQUEIRA

A praia da Samoqueira fica a 9 minutos (de carro) de Porto Covo. Antes de descer até ao areal, guarde alguns minutos para apreciar (do topo da falésia) o mar que banha este areal. Um mar em tons de azul esverdeado, ornamentado por estruturas rochosas de delimitam uma piscina natural. Não fora a temperatura da água… e diria que estava nas Maldivas!

PRAIA DO SAMOUQUEIRO
PRAIA DO SAMOUQUEIRO

PRAIA DO SERRO DA ÁGUIA

Para lá chegar, siga pela M1109 faz a ligação entre Porto Covo e Sines. Estacione o carro quando vir a placa da Praia do Serro da Águia. Uma praia em formato de concha e protegida das ventanias. Se gosta de tirar fotografias, vai adorar esta praia!

PRAIA DO SERRO DA ÁGUIA
PRAIA DO SERRO DA ÁGUA

PRAIA DOS BUIZINHOS

No final da rua principal de Porto Covo chegamos ao miradouro que dá acesso a esta pequena praia. O seu nome deve-se às muitas conchas que ali vai encontrar (muito usadas pelo artesanato local).

PRAIA DOS BUIZINHOS
PRAIA DOS BUIZINHOS

PRAIA DOS AIVADOS

A praia dos Aivados é selvagem e pouco conhecida. Tem um areal muito extenso e profundo durante a maré baixa (na maré alta pode torna-se estreito). O acesso faz-se por uma estrada de terra batida e termina num parque de estacionamento também selvagem. Tenha cuidado com o lugar vai deixar o seu carro, corre o risco de ficar atolado na areia. O acesso não é indicado para pessoas com mobilidade reduzida.  

praia dos Aivados
PRAIA DOS AIVADOS

PRAIA PEQUENA

Pequeno areal numa falésia  (centro da aldeia). Da falésia pode-se admirar um magnífico pôr do sol.

praia pequena Porto Covo
PRAIA PEQUENA

PRAIA DE VALE FIGUEIROS

Se gosta de ter espaço e de alguma privacidade enquanto está na praia, então vai gostar desta! Se vai ficar alojado em Porto Covo, para aqui chegar, tem de seguir a costa na direcção de Sines.

A praia de Vale Figueiros é dotada de uma enorme extensão de areia. Daqui podemos ver ao longe o ilhéu “Salta manitos” e também a “Pedra da Casca“. A ribeira da Oliveirinha encontra o mar neste ponto do Atlântico. Se prefere o mar com poucas formações rochosas, então é neste ponto da praia que deve mergulhar. O areal é vasto durante a maré vazia, mas escasso durante a cheia (sobra apenas uma estreita língua de areia). A praia de vale Figueiros tem dois pontos de acesso: pelo norte e pela área central.

PRAIA DE VALE FIGUEIROS
PRAIA DE VALE FIGUEIROS

PRAIA DO BANHO

É uma das praias mais bonitas da área. Não é vigiada e é frequente vermos animais de estimação a acompanhar os seus donos. As águas são limpas, límpidas e frias. Na maré baixa, aparecem pequenas piscinas naturais que são muito apreciadas pelas crianças.

PRAIA DO BANHO
PRAIA DO BANHO

PRAIA NATURISTA DO SALTO

Gosta de fazer naturismo? Se a resposta é positiva, saiba que bastante perto da Vila de Porto Covo, pode encontrar aquela que é considerada uma das melhores praias do país para esse efeito. Calma, tranquila e segura. Perfeito para quem gosta de praticar naturismo num local apropriado e seguindo a lei (não nos devemos esquecer que esta prática é legal em Portugal). Ao lado encontrará outros areais convencionais caso prefira uma praia com o uso de fato de banho. O areal é pequeno mas muito bonito e tranquilo. Também por ser uma praia de nudismo encontra-se quase sempre com poucas pessoas. O mar é usualmente tranquilo, a água cristalina e numa das pontas da praia encontrará uma pequena gruta e algumas rochas que tornam a praia muito bela. A praia do Salto fica entre a praia do Cerro da Águia e a praia da Cerca Nova.

praia do salto porto covo
PRAIA NATURISTA DO SALTO

PRAIA DA CERCA NOVA

Uma praia bonita que resulta duma combinação harmoniosa entre um areal de dimensões razoáveis, rochas e o azul do oceano. Tem bastante espaço para estacionar. Ainda assim, em Agosto é difícil encontrar um lugar.

praia da cerca nova
PRAIA DA CERCA NOVA

PRAIA DO ESPINGARDEIRO

A praia do espingardeiro é abraçada por rochas e falésias. O acesso ao areal (pode ser complicado se levar crianças ou pessoas com mobilidade reduzida) não é fácil mas o esforço é muito recompensado. As águas são límpidas, cristalinas e frias. Na maré alta o areal fica bastante pequeno. A praia é muito tranquila.

praia espingardeiro
PRAIA DO ESPINGARDEIRO

PRAIA DE MORGAVEL

Tem um areal extenso e é perfeito para as crianças brincarem. Habitualmente tem poucas pessoas. Tem bastantes lugares de estacionamento e os acessos são bons. As águas são cristalinas, habitualmente calmas e… frias, bastante frias. Perto da praia encontramos dois restaurantes e o parque de campismo “Campingir”.

praia de morgavel porto covo
PRAIA DE MORGAVEL

PRAIA DO MALHÃO

É a praia da moda! Se gosta de locais com muitas pessoas, muitos surfistas e muitos “tios/tias” que tratam os cães e os filhos por você, então vai gostar deste local (devo dizer que “fauna” desta praia me repele…). O acesso é difícil e as suspensões do seu carro vão reclamar um pouco. A praia é extensa e bonita. O parque de estacionamento deixou de ser selvagem e o acesso ao areal é agora feito por passadiços de madeira.

malhão praia
PRAIA DO MALHÃO

PRAIA DO SISSAL

A praia do Sissal fica perto da praia da ilha do pessegueiro. Para chegar a areal tem de percorrer a pé 5 minutos de caminho selvagem. Caso leve crianças o caminho pode ser desafiante. A vista para a ilha do pessegueiro é magnífica! O mar é geralmente calmo e frio. Às vezes a ondulação pode ser um pouco mais forte. No Inverno, as gaivotas são as donas da praia do Sissal e podem ser agressivas na defesa do seu território.

praia sissal
PRAIA DO SISSAL

BAÍA DE PORTO COVO

Praia de cascalho. Não aconselhada a banhistas. Lá funciona o porto de pesca.

BAÍA PORTO COVO ALENTEJO
BAÍA DE PORTO COVO

PRAIA DA ILHA DO PESSEGUEIRO

Uma praia de areal extenso e menos frequentada (no Verão) do que a maioria das restantes praias da área. A vista para a ilha do pessegueiro é um agradável complemento a uma tarde de praia. Durante o verão, a praia disponibiliza atividade náuticas diversas como são exemplo a canoagem, o windsurf e o mergulho.

PRAIA DA ILHA DO PESSEGUEIRO
PRAIA DA ILHA DO PESSEGUEIRO

ILHA DO PESSEGUEIRO

A ilha do Pessegueiro fica a apenas 10 minutos (de carro) da vila de Porto Covo. No Verão, é possível visitar a ilha em barcos de pesca ou de passeio! Caso queira ir a pé também é possível como comprova o mapa que se segue.

Os historiadores acreditam que terão sido os navegadores Cartagineses os primeiros a ocupar este local (200 AC). Mas foi durante a ocupação Espanhola (dinastia Filipina), que teve início a ampliação daquele pedaço de terra. Este projecto tinha como objectivo a defesa da costa contra os corsários (os corsários eram mandatados e autorizados por um governo e tinham como missão saquear navios de outras nações).  A ilha tinha uma esteira de pedras e rochas que fazia a ligação à praia. Em frente da ilha do Pessegueiro, encontrará uma praia magnífica que oferece condições para a prática de windsurf, passeios de barco e pesca desportiva. Junto à praia pode-se ver uma fortaleza do século XVII, em parte destruída pelo terramoto de 1775.

ILHA DO PESSEGUEIRO
ILHA DO PESSEGUEIRO

Em 1590, iniciou-se a construção do forte da Ilha (forte de Santo Alberto) o qual nunca foi terminado. O objectivo era cruzar fogos com a outra fortaleza que se encontra junto da praia (forte de nossa senhora da queimada).

FORTE NOSSA SENHORA DA QUEIMADA
FORTE NOSSA SENHORA DA QUEIMADA

O QUE VISITAR PERTO DE PORTO COVO?

VILA NOVA DE MILFONTES
VILA NOVA DE MILFONTES (clique na imagem)

VILA NOVA DE MILFONTES. Uma pequena vila a cerca de 10 minutos (de carro) de Porto Covo. Sabia que o nome da vila se deve a um ataque de piratas e corsários que no século XVIII dizimaram o lugar? Há muito para descobrir em Milfontes e pode fazê-lo connosco. Clique na imagem para saber tudo!

ZAMBUJEIRA DO MAR
ZAMBUJEIRA DO MAR

ZAMBUJEIRA DO MAR. Uma pequena vila belíssima com apenas 929 habitantes. Anima-se todos os anos para receber um dos grandes festivais de Verão do país (MEO Sudoeste). Mas as atrações da Zambujeira não esgotam no festival. Entre muitas outras destacamos: as praias, os restaurantes, o sossego e a tranquilidade da vila.

odemira
ODEMIRA

ODEMIRA. É o mais extenso concelho de Portugal. Serras, planícies, praias, aqui todos encontram o seu espaço e a sua zona de conforto. Entre as muitas atracções do concelho destacam-se: Albufeira de Santa Clara, Cabo Sardão e as piscinas naturais de Almograve.

sines
SINES

SINES. É uma cidade Alentejana que ainda pertence ao distrito de Setúbal. Tem cerca de 15000 habitantes. A cidade foi e ainda é profundamente ligada ao mar e ao seu Porto. O centro histórico de Sines é muito interessante e são muitas as praias do concelho que pode visitar. A gastronomia é também uma das suas atracções.

HISTÓRIA DE PORTO COVO

Porto Covo despertou a atenção de um grande capitalista no último quartel de 1700, Jacinto Fernandes Bandeira. Jacinto  obteve o direito de usar a denominação de senhor de Porto Covo, que lhe foi dado em 13 de Junho de 1796. Empenhou-se no incremento da povoação (ao contrário dos seus sucessores). Faleceu em 30 de Maio de 1806, solteiro e deixou a sua enorme fortuna aos sobrinhos. Um século depois (em 1900), Porto Covo tinha cerca de 20 (!) casas.

No século XVIII, o principal interesse de Porto Covo prendia-se com a utilização da pequena baía local e do ancoradouro do Pessegueiro, como portos de pesca e comércio. O seu uso era limitado pelas condições climatéricas, porque quando o mar estava bravo era impossível entrar na barra. Porto Covo teve sempre um papel secundário como porto comercial. A pesca foi a actividade mais importante da sua população e caracterizava-se pelo arcaísmo (visível no recurso a jangadas de cana que se manteve quase até à actualidade). O desenvolvimento da povoação só registou uma aceleração há alguns anos, com a criação do complexo industrial de Sines.

COMPLEXO DE SINES

Um dos casos conhecidos da repercussão do urbanismo Pombalino fora de Lisboa é o da povoação de Porto Covo. O seu plano de urbanização, inspirado no da baixa lisboeta, teve, porém, concretização limitada. Ainda assim, podemos reconhecer uma certa rectilinearidade no traçado das ruas e, principalmente a sua simpática praça. Se gosta do Alentejo e se tem um interesse particular pelo Cante Alentejano, então não deixe de ler o nosso artigo: CANTE ALENTEJANO: UMA FORÇA COLOSSAL QUE NOS ENCHE A ALMA!

A MELHOR VISTA DE PORTO COVO

Sempre que vou a Porto Covo, paro nesta velha e estreita estrada: a descida para a ilha do pessegueiro nunca me cansa!

A MELHOR VISTA DE PORTO COVO
A MELHOR VISTA DE PORTO COVO

VIAGEM VIRTUAL A PORTO COVO

HOTEIS EM PORTO COVO

HERDADE DA MATINHA HOTEL, HOTEL DE 4 ESTRELAS

(4,5 em 5 – 365 avaliações). Dispõe de piscina exterior.

herdade da matinha porto covo planet portugal
HERDADE DA MATINHA

APARTAMENTOS MONTE DA ROSA

Alojamento auto-suficiente de muito boa qualidade. Fica a 1 km da foz do rio Mira e a menos de 2 quilómetros das furnas. Classificação: 4,5/5 (9 avaliações)

monte da rosa porto covo planet portugal
APARTAMENTOS MONTE ROSA

AHOY PORTO COVO HOSTEL

 Dispõe de internet sem fios, recepção 24 horas, aluguer de bicicletas e solário. É um local para não fumadores, com terraço e biblioteca. Há 6 quartos com equipamento essencial e confortável. A classificação dos hóspedes é 9 em 10.

ahoy porto covo hostel planet portugal
AHOY PORTO COVO HOSTEL

PARQUE DE CAMPISMO DA ILHA DO PESSEGUEIRO

A caminho da praia da ilha do pessegueiro, o parque de campismo disponibiliza Internet sem fios nas áreas comuns. Uma óptima solução para quem quer estar em contacto com a natureza e gastar pouco dinheiro. A praia fica a cerca de 800 metros de distância.

parque de campismo da ilha do pessegueiro porto covo
PARQUE DE CAMPISMO DA ILHA DO PESSEGUEIRO

O QUE COMER EM PORTO COVO?

Nos restaurantes de Porto Covo, podem degustar-se pratos à base de peixe e frutos do mar. Feijoada de búzio, arroz de marisco e tamboril, massinha de peixe, carne de porco com amêijoas. Arroz de lingueirão, açorda de marisco, polvo à lagareiro, espetadas de lulas, entre outros… Os mariscos (perceves, navalheiras, sapateiras; as saladas de búzio, de ovas e polvo) não podem ficar por provar. Se gosta de doces não deixe de provar os Marqueses.

RESTAURANTES EM PORTO COVO

Costumo dizer que é muito fácil comer bem em Portugal. Mas comer BEM e BARATO não é assim tão fácil. Aqui ficam algumas sugestões em Porto Covo (num raio de 15 minutos de carro de Porto Covo).

RESTAURANTE “O PASSARINHO” (no Cercal – a 12/15 minutos de Porto Covo)

Restaurante tipicamente Alentejano, bastante pequeno e acolhedor. Sugiro entrecosto e carne de porco à alentejana com migas. Sou cliente habitual há muitos anos. A fantástica relação qualidade-preço nunca falhou. Preço provável: 12 a 15€ por pessoa (entradas, prato, vinho e sobremesa). Deve chegar muito cedo para conseguir encontrar mesa. Se for almoçar chegue às 12h/12h15. Se for jantar chegue às 19/19h15.

A TASCA DO CELSO

Talvez seja o restaurante mais famoso da área. Fica em Vila nova de Milfontes a cerca de 12 ou 15 minutos de Porto Covo. Visitei uma vez. Gostei mas não achei fantástico. No entanto, as reviews são muitas e muito boas. É uma boa opção para comer marisco, peixe ou carne (um bom bife da Alcatra por exemplo). Intervalo de preço: 15-25€ por pessoa.

tasca do celso porto covo
TASCA DO CELSO

QUANDO VISITAR PORTO COVO?

A resposta depende do objectivo de quem visita Porto Covo. Se o objectivo é descansar da agitação citadina, apreciar a gastronomia e relaxar, diria que deve visitar entre Outubro e Junho. Neste período o número de turistas é razoavelmente diminuto. Se pretende tirar partido das praias e do tempo quente, então o momento certo situa-se entre os meses de Julho e Setembro. Neste caso, conte com um elevado número de turistas nacionais e estrangeiros (e com os inconvenientes relacionados com este elevado número de pessoas).

POPULAÇÃO EM PORTO COVO

evolução demográfica em porto covo
EVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA EM PORTO COVO

EVENTOS EM PORTO COVO

  • Fevereiro: Carnaval dos pequeninos – Apoio da autarquia ao Jardim de Infância e Escola Básica de Porto Covo, para participação no Carnaval dos Pequeninos em Sines e desfile pelas ruas da aldeia.
  • Março: Dia Internacional da Mulher – Comemoração que relembra a luta das mulheres pelos seus direitos e igualdades.
  • Abril: Ouriçada – Tradicional Festa Porto Covense, que gira à volta do Ouriço-do-mar assado de forma tradicional e oferecido para degustação dos participantes
  • Maio: Dia do Trabalhador – Piquenique no Jardim Público para comemorar este dia
  • Junho: Mastro de S. João – Comemoração Tradicional do Santo Protector, que recupera a tradição dos mastros de promessa
  • Julho: Festival Musicas do Mundo (em Porto Covo)
  • Agosto: Festas Tradicionais em Honra de Nossa Senhora da Soledade – De salientar que estas festas abrangem grandes concertos com músicos de renome portugueses, Luau Party, Apanha do pato, banho 29 e espectáculo de fogo-de-artifício.
  • Dezembro: Almoço de Natal dos Idosos da Freguesia – Reunião de seniores à volta de um almoço tradicional, acompanhado de animação musical, que permite a dança, o convívio e a confraternização entre os idosos da zona rural e do centro urbano.

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, ENTÃO NÃO PERCA…

Alcácer do Sal
ALCÁCER do SAL (clique na imagem)
Vila Nova de Milfontes
VILA NOVA DE MILFONTES (clique na imagem)