Porto Santo – 19 SITIOS TOP na Ilha Mágica! (2021)

A ilha de Porto Santo é um pedaço de terra onde se respira calma e tranquilidade! Um autêntico centro de relaxamento e descontração! Tem 11 quilómetros de comprimento e 6 de largura.

Porto Santo miradouro
PORTO SANTO, MADEIRA

PORTO SANTO

Porto Santo é também chamada de ilha Dourada! Deve o seu nome aos 9 quilómetros de praia e às águas azul esverdeadas. As temperaturas e o clima da ilha variam muito pouco ao longo do ano. Pode-se fazer praia durante todo o ano dado que o clima é seco e estável! Se gosta de dar uns mergulhos no mar, gostará de saber que a temperatura do mar varia entre os 17 e os 22 graus ao longo do ano. Entre Maio e Novembro a água está sistematicamente acima dos 21 graus.

A economia da região baseia-se no comércio, nos serviços e num turismo que tem vindo a crescer de importância. As condições naturais da ilha não são favoráveis à Agricultura. A Vila Baleira é a única cidade da ilha. Em Porto Santo as atrações são paisagísticas, naturais e também geomorfológicas. Para quem gosta de tirar fotografias, a ilha é um paraíso!

praia de porto santo
PRAIA DE PORTO SANTO

O areal de Porto Santo tem propriedades terapêuticas e é procurado por aqueles que sofrem de eczemas e outros problemas de pele. Na praia, é frequente ver pessoas enterradas até ao pescoço precisamente para que a pele contacte diretamente com os elementos curativos da areia da ilha.

ONDE FICA A ILHA DE PORTO SANTO?

Fica a 75 quilómetros da ilha da Madeira. Se partir da capital, demorará 1h40 minutos de avião. A ligação aérea entre a ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo demora 25 minutos. Situa-se a 500 quilómetros da costa Africana e a cerca de 1000 do continente Europeu.

Aqui fica um mapa que lhe oferece uma perspetiva de topo das principais localidades da ilha de Porto Santo.

O QUE VISITAR EM PORTO SANTO?

São muitas as atrações em Porto Santo. Para que possa apreciar e conhecer com tranquilidade todas as atrações que a ilha tem para lhe oferecer, sugerimos uma estadia mínima de 5 dias. Aqui fica um mapa que o vai ajudar a planear as suas visitas.

CASA DE CRISTÓVÃO COLOMBO

É uma das grandes atracções da ilha. É uma casa-museu que expõem objectos que foram outrora usados por Don Cristobal Colon. Foi aqui que Cristóvão Colombo morou e casou com Filipa de Moniz (antes de descobrir o continente Americano em 1492).  

casa de cristóvão colombo porto santo
CASA DE CRISTOVÃO COLOMBO

PONTA DA CALHETA

A Ponta da Calheta é um dos locais mais bonitos que pode visitar na ilha de Porto Santo. Na praia da Calheta poderá dar uns mergulhos numa água azul esverdeada. Poderá também desfrutar de uma vista magnífica para o ilhéu da cal (local de onde, em tempos idos, se extraía cal).

ponta calheta em porto santo
PONTA DA CALHETA

PICO CASTELO

Aqui encontrará o mais belo miradouro da ilha. De lá podem ver-se os ilhéus que circundam Porto Santo e a beleza da ilha em todo o seu esplendor. A elevação atinge os 430 metros e no topo foi erigido um busto que homenageia Schiappa de Azevedo, personalidade que muito contribuiu para a flora do monte. No cimo do Pico do Castelo foi erigida uma fortaleza de pequenas dimensões que apoiava os locais face às invasões de piratas e corsários (os corsários eram grupo armados que, a mando de diferentes governos, saqueavam embarcações e terras costeiras).. Hoje em dia, o miradouro é um ponto de atração turística e oferece a quem o visita uma magnífica vista para a ilha de Porto Santo.

miradouro do pico do castelo porto santo
PICO CASTELO

PICO DO FACHO

É a maior elevação da ilha. No passado era aqui que se acendiam fachos que avisam o povo da aproximação de embarcações inimigas. Se gosta de descobrir e apreciar paisagens únicas, não perca a encosta oriental do Pico do facho. Baías mágicas (de pequena dimensão), flora e fauna  diversa formam uma trilogia que não pode perder!

pico do facho porto santo
PICO DO FACHO

PASSEIO DE BARCO EM PORTO SANTO

A viagem de barco em redor da ilha é uma experiência que não deve perder. Vai poder ver a ilha de uma outra perspectiva e será guiado por quem a conhece na perfeição. Se gosta de mergulhar e de fazer snorkel, então leve os óculos e prepare-se! O barco para em locais com água cristalina para que possa dar uns mergulhos e para que possa ver os peixes que nadarão perto de si. Se tiver sorte poderá ver golfinhos e é quase garantido que verá tartarugas. Terá ainda a oportunidade de ver os ilhéu da cal e do farol a uma curtíssima distância.

passeio de barco porto santo
PASSEIO DE BARCO EM PORTO SANTO

MIRADOURO DA PORTELA

O miradouro da Portela encontra-se a 1,6 quilómetros da capital de Porto Salto (Vila baleira). Se o visitar, terá a oportunidade de ver a praia de Porto Santo (a Oeste) e o Pico da Ana Ferreira (a leste). A caminho deste local encontrará a capela de Nossa senhora da graça (1851).

Se visitar Porto Santo na passagem do ano, suba até este miradouro para ver o famoso fogo de artifício, imagem de marca das ilhas do arquipélago da Madeira. O bar do Nestor tem uma lista que contempla 10 tipos distintos de poncha (limão, maracujá, kiwi, tangerina, morango, entre outras). Aquela que mais se aproxima da poncha original é, na opinião de Nestor, a poncha de pescador. O bar fica na Rua da Alfândega número 147.

PRAIA DO ZIMBRALINHO

Guarde uma tarde ou uma manhã para conhecer a praia do Zimbralinho. Espera-o uma água cristalina em tons de azul esverdeado. Um pequeno areal abraçado por falésias portentosas. Perfeito para apanhar um banho de sol ou dar uns mergulhos no mar. Caso seja amante de fotografia, saiba que o local é magnífico para esse efeito. Uma pequena praia para grandes recordações.

praia do zimbralinho
PRAIA DO ZIMBRALINHO

ROCHAS DE MORENOS

É no Pico de Ana Ferreira que irá encontrar estas belas colunas feitas de magma (tecnicamente designadas por disjunções prismáticas). O rochedo chama-se Mugearito e é o resultado do magma consolidado. As formas que podemos observar são o resultado da progressiva perda de temperatura do rochedo dentro do vulcão. Muito interessante.

ROCHAS DE MORENOS
ROCHAS DE MORENOS

MIRADOURO DAS FLORES

O miradouro das Flores proporciona uma fantástica perspetiva sobre a praia e sobre a própria ilha de Porto Santo. Também os pequenos ilhéus de Ferro, Cima e Cal podem ser admirados a partir desta elevação.  

miradouro das flores
MIRADOURO DAS FLORES

MOINHOS DA PORTELA

A Vila Baleira é a única cidade da ilha e a sua capital. O cais velho é muito procurado para passeios à noite. Uma caminhada que lhe dá a oportunidade para conhecer a praça principal, o largo onde se encontra o pelourinho e a câmara municipal.

MOINHOS DA PORTELA
MOINHOS DA PORTELA

AREIAS TERAPÊUTICAS DA PRAIA DE PORTO SANTO

São famosos os poderes curativos dos areais da ilha de Porto Santo. Reza a história que maleitas de pele como eczemas não resistem ao contacto com esta areia rica em minerais de cálcio, iodo e estrôncio. O contacto directo da areia com a pele facilita a fixação de cálcio no organismo. Se fizer uma caminhada pela praia, é provável que veja algumas pessoas enterradas até ao pescoço. Uma imagem que lhe ficará na memória.

areal de porto santo
AREIAS TERAPÊUTICAS DA PRAIA DE PORTO SANTO

ÁGUAS TRANSPARENTES (NO SUL DA ILHA)

Ir a Porto Santo e não dar uns mergulhos na praia é como ir a Roma e não ver o Papa. As praias da ilha são, para mim, a sua principal atracção turística. Há muitas praias por onde escolher mas é no sul da ilha que encontrará as águas mais transparentes e cristalinas

Apanhe uns banhos de sol, relaxe e claro, dê uns mergulhos. A temperatura da água entre Junho e Outubro é muito convidativa – 24 graus em Setembro – equivalente à temperatura do mar nos melhores dias do Algarve.

águas cristalinas de porto santo
ÁGUAS TRANSPARENTES (NO SUL DA ILHA)

BALEIRA TALASSO SPA

Gosta de massagens e tratamentos Spa? Quem não gosta, não é verdade? Se o objetivo da sua viagem a Porto Santo é relaxar e tratar de si, então não deixe de experimentar o Spa do Vila baleira resort. Recomendamos o programa vitapool que tem uma duração de 90 minutos. Uma experiência conduzida por um terapeuta que lhe indicará o percurso que deve fazer para que possa relaxar todos os músculos do seu corpo.

BALEIRA TALASSO SPA
BALEIRA TALASSO SPA

Não se esqueça também de percorrer o molhe da Vila Baleira o qual lhe oferece uma vista idílica para o oceano.

molhe porto santo
Molhe da Vila Baleira

FONTE DA AREIA

Fica no norte da ilha e lá encontrará uma magnífica vista (miradouro) para o ilhéu da Fonte da Areia. O nome do local fica a dever-se à imensa porção de areia existente no local. Se visitar este sitio, não deixe de ver o fontenário que ali existe e que foi erigido no séc. XVIII.

FONTE DA AREIA porto santo
FONTE DA AREIA

CABEÇO DAS LARANJAS

Junto ao ilhéu de cima, encontramos uma grande concentração de calcário denominado por “Laranjas”. Tem uma forma irregular e razoavelmente esférica. O exterior é de cor dourada e o interior é branco.

cabeço das orelhas porto santo
CABEÇO DAS LARANJAS

PONTA DA CANAVEIRA

A Ponta da Canaveira é um miradouro com vista para o Ilhéu de Ferro e a Ponta Oeste da ilha.

ponta da canaveira porto santo
PONTA DA CANAVEIRA

MIRADOURO DA PORTELA

Este miradouro, que fica a 1,6 km da Cidade Vila Baleira, faz-se anunciar por uma avenida de palmeiras e por um moinho de vento. Deste local, avista-se em baixo, a Oeste, a praia do Porto Santo e a Leste a forma cónica do Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima. No caminho para este miradouro não deixe de reparar na Capela da Nossa Senhora da Graça, erguida em 1851.

miradouro da Portela porto santo
MIRADOURO DA PORTELA

CAPELA NOSSA SENHORA DA GRAÇA

É um monumento que foi construído no século XVI e assume-se como um dos mais antigos da ilha. É ali, no dia 15 de agosto de cada ano, que decorrem as festividades da nossa senhora da Graça. Foi liquidada em 1812 e reerguida em 1951. É uma capela que está profundamente conectada com a história de Porto Santo. Era lá que se escondiam os habitantes para fugir das invasões de piratas e corsários.

capela nossa senhora da graça porto santo
CAPELA NOSSA SENHORA DA GRAÇA

PORTO DOS FRADES

É um sítio muito tranquilo situado no Norte da ilha. Tem uma praia selvagem, praticamente deserta e de águas límpidas. É uma área de paisagens paradisíacas, moldadas pela erosão que os ventos, o oceano e o tempo lhes infringiram.  Se lá for visite também as antigas salinas e a antiga fábrica da Cal.

porto dos frades porto santo
PORTO DOS FRADES

VISITA VIRTUAL A PORTO SANTO

SUGESTÃO DE PERCURSO PEDESTRE EM PORTO SANTO

Se gosta de andar a pé e de fazer uma boa caminhada, sugerimos um passeio de aproximadamente 1 hora e 23 minutos que liga a casa de Cristóvão Colombo até à Ponta da Calheta, com passagem pela areia Dourada e pela praia de Porto Santo. Não se esqueça de levar calçado confortável e água.

HISTÓRIA DE PORTO SANTO

A descoberta da ilha de Porto Santo é ainda um mistério por desvendar. A versão mais famosa refere uma intempérie em 1418. Esta terá afastado João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz da sua rota. No final de alguns à deriva terão chegado a uma ilha que batizaram como Porto Santo.  Uma outra versão refere que a ilha já era habitada antes da chegada dos Portugueses e que a mesma já se chamava Porto Santo. Uma outra embarcação terá também dado à ilha como consequência de uma tempestade. É uma versão referida no chamado “Atlas Medicis” no ano de 1370.

QUANDO VISITAR PORTO SANTO?

As temperaturas em Porto Santo são amenas em qualquer mês no ano. Chove pouco (e quase sempre entre Outubro e Março) e os ventos secos são frequentes. Apesar de se encontrar muito perto da ilha da Madeira (75 quilómetros), o clima de Porto Santo é mais seco por ser uma ilha mais plana e com poucas elevações montanhosas.

A amplitude térmica ao longo do ano é baixa. No verão a temperatura máxima do ar sobe até aos 25 graus e no Verão não desce dos 18. Relativamente aos valores mínimos, variam entre os 20 graus (no verão) e os 13 (no inverno).

Bastante próximo do Miradouro da Portela, encontrará os moinhos de vento que outrora funcionavam e produziam farinha para as embarcações que seguiam para o continente americano. Alguns destes moinhos foram recuperados e são hoje uma atração turística da ilha.

TEMPERATURA DA ÁGUA DO MAR EM PORTO SANTO

Se gosta de dar uns mergulhos em águas mais quentes, então observe com atenção a tabela que segue:

TEMPERATURA ÁGUA DO MAR PORTO SANTO
TEMPERATURA DA ÁGUA EM PORTO SANTO

GASTRONOMIA EM PORTO SANTO

A comida em Porto Santo é, como de resto em todo o nosso país, magnífica. A ilha de Porto Santo partilha algumas das suas especialidades gastronómicas com a sua vizinha ilha da Madeira. Sugerimos que não perca a espetada de carne (cubos grelhados num espeto) e a espada com banana (a espada é um peixe proveniente do fundo do oceano).

espada com banana porto santo
Espada com banana – Porto Santo

Por estarmos numa ilha, o peixe fresco e o marisco são abundantes. Destacam-se ainda o bolo do caco, a musse de maracujá e pudim. Se gosta de vinho, experimente o vinho típico da ilha que tem a particularidade de ser proveniente de uvas rasteiras à areia e que conferem um sabor único ao vinho (de cor similar ao rosé).

RESTAURANTES EM PORTO SANTO

CASA DO VELHO DRAGOEIRO

É um restaurante de 2 cifrões (num máximo de 3). Tem uma classificação de 4,6 (máximo de 5 estrelas) e tem mais de 220 críticas no Google. Fica localizado numa rua um pouco escondida mas vale a pena descobri-lo. As críticas mais positivas referem a simpatia do pessoal e a qualidade da comida como pontos fortes. A cataplana do mar é muito referida nos comentários. A relação preço-qualidade é também um ponto forte.

CASA DO VELHO DRAGOEIRO porto santo
CASA DO VELHO DRAGOEIRO

REI DA PONCHA

Gosta de Poncha? Se a resposta é afirmativa então está no sítio certo! Na ilha de Porto Santo encontrará um Venezuelano (Nestor Vicente) a quem chamam o rei da Pocha!

rei da poncha porto santo
REI DA PONCHA

HOTÉIS EM PORTO SANTO

APARTAMENTOS TURÍSTICOS PARAÍSO DOURADO

É um hotel 3 estrelas. Tem uma classificação global de 4,1 estrelas (numa classificação máxima de 5 estrelas) e mais de 90 comentários. Não espere luxos (se os quiser deve optar por outra opção que lhe custará o dobro do preço). Os comentários elogiam a simpatia do pessoal e uma relação adequada de preço/qualidade.

alojamento em Porto Santo
APARTAMENTOS TURÍSTICOS PARAÍSO DOURADO

O QUE VISITAR PERTO DE PORTO SANTO?

Se visitar a ilha de Porto Santo, pode também ponderar uma estadia na ilha da Madeira. A viagem de avião demora apenas 25 minutos.

A ilha da Madeira oferece inúmeras atrações turísticas. Se visitar a ilha da Madeira reserva no mínimo 1 semana para visitar este lugar mágico!

ilha da madeira perto de Porto santo
ILHA DA MADEIRA

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE..

ILHA DAS FLORES
ILHA DAS FLORES (clique aqui)
ILHA DO CORVO
ILHA DO CORVO (clique aqui)