PRAIA de CARCAVELOS – A MELHOR praia da Linha! (2022)

 A praia de Carcavelos é, sem dúvida, a praia mais concorrida nos arredores de Lisboa. Inverno ou verão, há sempre motivos para lá ir!

PRAIA DE CARCAVELOS
PRAIA DE CARCAVELOS

PRAIA DE CARCAVELOS

Surfistas e atletas chegam no inverno antes do amanhecer e no verão ficam os banhistas até ao pôr do sol. No fim do dia, cruzam-se uns que saem salgados da praia e outros que chegam perfumados, a caminho dos bares e restaurantes. É a praia com o maior areal entre Lisboa e Cascais. A areia fina e branquinha faz as delícias dos pés descalços. As águas são límpidas e atrativas, mas geralmente frias. A praia é vigiada de maio a outubro, com nadadores salvadores bem equipados ao longo de toda a sua extensão.  No verão, o mar é geralmente calmo, mas que isso não induza a facilitismos. Respeite sempre as indicações dos nadadores salvadores e a sinalética das bandeiras. Há alguns agueiros no mar, onde mesmo os nadadores experientes correm o risco de ficar presos e por vezes, mesmo no verão, a ondulação pode ficar forte.

PRAIA DE CARCAVELOS II
PRAIA DE CARCAVELOS I

A praia de Carcavelos está muito bem equipada. De uma ponta à outra, estende-se um excelente passeio marítimo, com bares, esplanadas, restaurantes e ainda lojas de roupa e material de surf.  Pode encontrar também, no passeio marítimo, equipamento desportivo de fitness e uma casa-de-banho pública asseada. Ao longo deste passeio conta ainda com vários bebedouros, duches e lava pés.

praia de carcavelos II
PRAIA DE CARCAVELOS II

Para além de escadas, a praia tem rampas de acesso. Pensando nas pessoas de mobilidade reduzida, uma destas rampas é seguida de uma extensa passadeira. Todos estes atrativos não são segredo para os Lisboetas… Durante a época balnear, especialmente ao fim-de-semana, conte com uma praia cheia. Se for de carro, o melhor é chegar cedo para conseguir estacionar.

ONDE FICA A PRAIA DE CARCAVELOS?

Basta seguir o rio Tejo até ao mar, para encontrar a praia de Carcavelos. Logo após a foz, esta é a primeira praia onde o rio se despede e dá lugar ao Oceano Atlântico. Apenas a 20 Km de Lisboa, encontra esta praia, a meio caminho entre a cidade capital e Cascais, cidade vizinha. Fica entre a praia da Torre, pertencente ao concelho de Oeiras e a praia da Parede.

De Lisboa e Cascais há várias praias de fácil acesso, mais pequenas do que Carcavelos. Umas desinteressantes, como a de Cruz Quebrada, outras pequenas e encantadoras como a praia das Avencas, na Parede. Destas, a única com o areal relativamente extenso, embora menor que o de Carcavelos, é a praia de Santo Amaro de Oeiras. No entanto, a água não tem a mesma limpidez. Ao longo de quase toda a praia de Santo Amaro, ouve-se o ruído dos carros que passam na Avenida Marginal (estrada nacional muito movimentada que passa paralela ao areal). Nenhuma destas praias está tão bem equipada como a de Carcavelos.

O QUE FAZER NA PRAIA DE CARCAVELOS?

Há muitas opções na praia de Carcavelos. Aqui ficam 8 sugestões!

PASSAR UM DIA NA PRAIA

A opção mais óbvia e a mais procurada! Passar o dia entre os “banhos de sol” da toalha e os “banhos de mar” das ondas de Carcavelos. A praia é suficientemente extensa para encontrar um espaço para relaxar sem ter muita gente à sua volta. Se gosta de alternar o sol com a sombra pode sempre levar o seu chapéu de sol ou alugar um toldo e uma cadeira de praia.

BANHOS DE SOL EM CARCAVELOS
BANHOS DE SOL EM CARCAVELOS

SURFAR NA PRAIA DE CARCAVELOS

A praia tem ótimas condições para surfar. Em Portugal, é uma das praias onde ocorrem com mais frequência ondas tubulares. Embora a praia do Guincho, a menos de 20Km seja ainda melhor para a prática do surf e se enquadre num cenário natural impressionante, não tem os mesmos acessos e infraestruturas que Carcavelos. Os excelentes acessos da praia permitem aos amantes do surf desfrutar da sua paixão todos os dias. São muitos os que aproveitam as ondas de manhã cedo, tomam um duche ainda na praia e em cinco minutos já estão na autoestrada rumo ao trabalho. Passam pela praia de Carcavelos circuitos nacionais de surf e bodyboard e competições como o Capítulo Perfeito, que reúnem nomes nacionais e internacionais.

Se quer conhecer as condições do mar antes de ir apanhar ondas, basta aceder à live cam da praia de Carcavelos.

praia de carcavelos surf
SURF EM CARCAVELOS

APRENDER A SURFAR EM CARCAVELOS

Há várias escolas de Surf na Praia de Carcavelos, que oferecem diferentes serviços. Pode escolher a opção que mais lhe convém: aulas diárias, cursos intensivos, aulas de grupo, aulas individuais, de iniciação, aula única de batismo de surf, aulas para crianças, festas de aniversário… O que melhor corresponder às suas necessidades, certamente está disponível. Se não precisa de aulas, mas não tem consigo o equipamento, pode também usufruir do serviço de aluguer de prancha e fato de surf. E se tem um amigo de 4 patas, saiba que pode sempre optar pelo surf com cães!

SURF CANINO EM CARCAVELOS
SURF CANINO EM CARCAVELOS

VISITAR O FORTE DE SÃO JULIÃO DA BARRA

No limite da praia de Carcavelos, surge o Forte de São Julião da Barra, assinalando a fronteira entre os concelhos de Cascais e Oeiras. Trata-se de uma fortaleza militar de uma imponência ímpar. A sua construção terá tido início por volta de 1553 e inicialmente a sua principal função seria controlar a entrada e saída de barcos no rio Tejo. Atribui-se o seu projeto inicial ao arquiteto Miguel Arruda, no entanto, ao longo da história, a construção foi crescendo para se adaptar a novas necessidades. Chegou a ser prisão política e militar e atualmente é residência oficial do Ministro da Defesa. É possível visitar o forte, mas apenas com marcação prévia.

forte de São julião da Barra carcavelos
FORTE DE SÃO JULIÃO DA BARRA

BEBER UM COPO OU IR A RESTAURANTE

São muitas as opções para comer ou beber um copo na praia de Carcavelos. Basta andar um pouco ao longo do passeio marítimo para descobrir o que irá saciar o seu apetite. Refeições ligeiras, pizzas ou pratos tradicionais, uma imperial fresquinha, um copo de vinho ou um sumo natural. Puffs no areal, esplanadas ou espaços interiores com vistas magníficas, gelataria artesanal ou o quiosque de gelados da marca “Olá”, a escolha é muito variada.

FALTA-LHE TEMPO OU PACIÊNCIA PARA EXPLORAR? PARTILHAMOS CONSIGO A NOSSA PREFERÊNCIA!

Quase na extremidade da praia, encontra o Bar do Gémeos. Um espaço todo em madeira, que foi recentemente remodelado, conseguindo manter toda a sua personalidade. Nas paredes do interior, podemos acompanhar a história deste lugar através de fotografias originalmente emolduradas com recuperações em madeira, em perfeita simbiose com o espaço. A música ambiente é suave e de bom-gosto, geralmente jazz. Tem também uma agradável esplanada, ideal para terminar a tarde ou começar a noite.

São servidos pratos ligeiros, sendo que os hamburgers são famosos. Poderá também optar por saladas muito agradáveis, tostas caseiras ou, a minha opção de inverno, uma saborosa sopa. Se for guloso, não deixe de experimentar o bolo caseiro de chocolate e nozes, basta pensar nele para crescer água na boca!

BAR DOS GÉMEOS
BAR DOS GÉMEOS NA PRAIA DE CARCAVELOS

A meio da praia de Carcavelos há também o acolhedor restaurante Stuppendo Beach, no edifício Veleiro. A vista é extraordinária, proporcionada pela arquitetura circular do restaurante, com janelas a toda a volta do espaço de atendimento, decorado com leveza e harmonia. Aqui pode desfrutar de pratos bem confecionados e de um bom atendimento.

 STUPPENDO BEACH, CARCAVELOS
STUPPENDO BEACH, CARCAVELOS

LEVAR AS CRIANÇAS AO PARQUE INFANTIL DA PRAIA DE CARCAVELOS

Nas proximidades do campo desportivo, encontra um parque infantil excelente, todo em madeira, que inclui dois slides e um barco em madeira com escorrega e redes para trepar. É tão apelativo que por vezes os adultos não resistem a experimentar. Levar lá as crianças é muito fácil. Difícil mesmo é dizer-lhes que é hora de voltar para casa!

parque infantil praia de Carcavelos
PARQUE INFANTIL PRAIA DE CARCAVELOS

PRATICAR DESPORTO NA PRAIA DE CARCAVELOS

No areal há um parque desportivo com redes de voleibol, um campo de futebol e ainda redes de ténis de praia. Este espaço encontra-se em boas condições e é bastante procurado. Correr também é uma boa opção. Pode fazê-lo junto ao mar ou no paredão. A praia tem ainda diversos equipamentos fitness que lhe permitem fazer uma multiplicidade de exercícios.

Desde 2019 que a praia de Carcavelos beneficia de um plano de vigilância durante todo o ano. Fora da época balnear, uma equipa de nadadores salvadores patrulha a praia de Moto 4. Este serviço tem-se revelado muito útil na prestação de socorro a acidentes, ocorridos muitos deles durante a prática desportiva.

voleibol praia de carcavelos
VOLEIBOL NA PRAIA DE CARCAVELOS

PASSEAR A PÉ OU DE BICICLETA

Outra opção muito simples mas super agradável! Um simples passeio a pé pela praia ou pelo paredão. Pode levar o seu amigo de 4 patas e levá-lo pelo paredão (os cães estão interditos no areal). Se gostar de andar de bicicleta também vai gostar da experiência!

passear na praia de carcavelos
PASSEAR NA PRAIA DE CARCAVELOS

CURIOSIDADES SOBRE A PRAIA DE CARCAVELOS

  • É na praia de Carcavelos que, desde 1950, os Lisboetas cumprem a tradição do ”primeiro banho do ano” no dia 1 de Janeiro de cada ano.
  • Foi o local escolhido para o vídeo clip da música “Amazing” de Inna
  • No início do século era o ponto de ligação telegráfico entre a Europa e a América.
  • O forte de São Julião marca exatamente a foz do rio tejo. Isto significa que a praia de Carcavelos já é banhada pelo oceano Atlântico e não pelo rio Tejo.

O QUE FAZER PERTO DA PRAIA DE CARCAVELOS?

Se quiser descansar do calor da praia, saiba que há muitas outras opções em Carcavelos. Aqui ficam 6 sugestões e um mapa para o ajudar a organizar os seus passeios!

PARQUE DA QUINTA DA ALAGOA

Fica a cerca de 20 minutos a pé da praia de Carcavelos. Hoje é um parque urbano, mas no passado pertenceu à Companhia de Jesus e foi neste lugar produzido o Vinho de Carcavelos. Da quinta, ainda se encontram alguns vestígios, como ruínas dos edifícios ou peças para captar água subterrânea e mesmo áreas que conservam a mata original da quinta.  Aqui encontra uma refrescante lagoa com patos, uma ampla área verde com relvado, pavões e espaços ajardinados com bancos. Pode usufruir ainda das mesas para piquenique, na zona de mata, de dois parques infantis, uma esplanada, um WC público e mesmo dois campos de ténis que poderá alugar.

SANTINI CARCAVELOS

Da praia de Carcavelos à Gelataria Santini de Carcavelos distam 1600 metros, uma distância que se percorre em 21 minutos (a pé). Próximo da estação de Carcavelos delicie-se com um gelado artesanal do Santini. O espaço é muito acolhedor. Embora tenha apenas cinco pequenas mesinhas no interior, no exterior tem grandes mesas de madeira, com bancos corridos, protegidas por grandes guarda-sóis. Há quem prefira sentar-se no anfiteatro do largo que abriga o Santini para saborear o gelado.

ATLÂNTIDA CINE CARCAVELOS

Da praia de Carcavelos ao Atlântida Cine são apenas 1200 metros (16 minutos a pé). Se lhe basta a manhã na praia de Carcavelos, aproveite a tarde para ir ao cinema. Mesmo em frente à estação de comboios, do lado terra, há um pequeno Centro Comercial, em tempos muito importante. Dos seus tempos de glória, guarda ainda o cinema, com duas salas, muito bem preservadas. Conserva o tradicional guiché para a compra dos bilhetes que serão apresentados à entrada a alguém que lhe deseja cordialmente um bom filme. Na sala, quando se apagam as luzes, literalmente, abrem-se as cortinas para dar início ao espetáculo! Geralmente, há sessões à tarde e à noite. Aproveite esta experiência!

FEIRA DE CARCAVELOS

Da praia de Carcavelos à feira distam 1400 metros, uma distância que se percorre em 17 minutos. A feira de Carcavelos é das mais antigas feiras nas imediações de Lisboa. Realiza-se todas as quintas-feiras e no segundo domingo de cada mês. Aproveite para planear a sua ida à praia de Carcavelos num destes dias da semana e vá conhecer a feira. Situa-se muito perto da estação de comboios. Encontra-se de tudo, da tradicional cesta de verga ao “biquíni da moda”, como apregoa o feirante. Os preços são muito acessíveis, mas é preciso saber comprar, verifique o artigo para ver se não tem defeito. Para os frequentadores mais assíduos, torna-se fácil perceber quais são as melhores bancas.

IGREJA DA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
IGREJA DA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

A 22 minutos a pé da praia de Carcavelos (1700 metros), pode visitar a Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios. A sua construção data do início do século XVII, tempo em que Carcavelos era uma aldeia saloia. A igreja surpreende por, em vez da tradicional talha dourada, apresentar azulejos coloridos que revestem completamente a capela-mor e as restantes paredes até meio.

UNIVERSIDADE EM CARCAVELOS
UNIVERSIDADE EM CARCAVELOS

Rigorosamente em frente da praia de Carcavelos encontra-se a “Nova School of Business and Economics”, vocacionado para a investigação e ensino económico, financeiro e empresarial. Fica tão perto que tem um túnel de acesso direto à praia! Trata-se de um grande complexo que, para além de salas de aula, anfiteatros e espaços de estudo abertos em permanência, conta com inúmeros serviços, do supermercado à clínica médica, entre muitos outros.

COMO IR PARA A PRAIA DE CARCAVELOS?

Não tem como se perder. É realmente muito fácil chegar à praia de Carcavelos. Explicamos em seguida como lá chegar, mas se não lhe apetece ler, guarde já as coordenadas GPS: 38º40’49.50 N – 9º20’12.10 W

Se for de carro, partindo de Lisboa, pode seguir a Estrada Nacional 6, mais conhecida como Avenida Marginal, em direção a Cascais. Depois de passar o Campus Universitário, chegará à praia de Carcavelos. Do seu lado direito, encontrará uma longa extensão de parques de estacionamento gratuitos, em terra batida e um parque consignado aos bombeiros, que cobra uma taxa diária reduzida durante a época balnear. Do lado mar, tem parques de estacionamento pagos.

AVENIDA MARGINAL VIA PARA A PRAIA DE CARCAVELOS

Pode também ir pela autoestrada A5, sair na saída 8 em direção a Carcavelos e depois é só seguir em frente, cinco rotundas depois estará em frente à praia de Carcavelos. Embora à primeira vista pareça haver muitos parques de estacionamento, a verdade é que, num fim-de-semana de verão, encontrar um lugar para estacionar, pago ou não, é tarefa árdua. Também pode ser penoso conseguir sair dos parques de estacionamento em dias de grande afluência, quer pelas viaturas mal estacionadas que dificultam a circulação, quer pelo grande número de viaturas a tentar sair ao mesmo tempo, sendo que cada parque tem apenas uma entrada e saída. O comboio é uma excelente opção. Apanha o comboio na estação do Cais do Sodré, em Lisboa, em direção a Cascais, e sai na estação de Carcavelos. O percurso de comboio demora 27 minutos, costuma ser pontual.  A viagem é bastante agradável, grande parte do seu trajecto é ao longo do rio Tejo.

comboio avenida da marginal
IR DE COMBOIO PARA A PRAIA DE CARCAVELOS

Logo na estação de Carcavelos, há sinalização indicando a direção da praia. Sempre em frente, ao longo de 700 metros, percorre uma simpática avenida, espaçosa e adornada com árvores de ambos os lados. Isto não é um pormenor, no verão, a sombra das árvores são a diferença entre chegar à praia rapidamente ou ter a sensação que 700 metros se transformaram em 7 quilómetros. O preço da viagem de comboio é muito acessível e o horário abrangente. Os comboios partem do Cais do Sodré de 20 em 20 minutos, durante o dia, de 12 em 12 minutos em hora de ponta ou de 30 em 30 minutos à noite.

VISITA VIRTUAL À PRAIA DE CARCAVELOS

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

COSTA DA CAPARICA
COSTA DA CAPARICA (clique na imagem)
PRAIA DE MIRA
PRAIA DE MIRA (clique na imagem)

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Follow by Email
Instagram
error: Content is protected !!