SANTO TIRSO: 30 DICAS para a sua visita! (2021)

Santo Tirso é uma cidade cosmopolita, onde a arte contemporânea e a história nos interpelam pelas ruas! Os deslumbrantes espaços verdes e o rio Ave convidam-nos tanto ao lazer como a diversas atividades culturais. As obras públicas de escultura moderna e os monumentos históricos são marcantes, mas há muito mais para conhecer em Santo Tirso!

SANTO TIRSO
SANTO TIRSO

SANTO TIRSO

A cidade de Santo Tirso faz parte do distrito do Porto, no Norte de Portugal. Fica a cerca de 30 Km do Porto, de Braga e de Guimarães, que são outras três cidades nortenhas a conhecer. Tem ótimos acessos, quer de carro, de comboio ou de autocarro.

O QUE VISITAR EM SANTO TIRSO?

Museus, igrejas, mosteiros, parques, castros… e tantos outros encantos. Vale a pena descobrir! Segue-se um mapa com as principais atrações de Santo Tirso para que possa organizar a sua sequência de passeios. Esperamos que seja útil.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO (MOSTEIRO DE SANTO TIRSO)

À beira do rio Ave, ergue-se o grandioso Mosteiro de S. Bento, mais conhecido como Mosteiro de Santo Tirso, classificado desde 1910 como Monumento Nacional. Este templo impressiona tanto pela beleza arquitetónica como pela sua grande dimensão. Ocupa um espaço de tal forma extenso que, hoje em dia, para além da casa paroquial, alberga o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, o Museu Abade Pedrosa, a Escola Profissional Agrícola Conde São Bento e vários serviços públicos. De acordo com a documentação existente, o edifício original foi contruído em 978 e em 1092 foi doado à ordem beneditina. No século XII o conde D. Henrique, pai do primeiro rei de Portugal, doou, as terras circundantes ao mosteiro, e assim se manteve até ao século XIX, aquando da extinção das ordens religiosas em Portugal. A imponente Igreja Matriz, que podemos ver nos dias de hoje, data do século XVII. O ano de 1679 está inscrito na fachada, lembrando a data do fim das obras da igreja.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO, MOSTEIRO DE SANTO TIRSO
MOSTEIRO DE SÃO BENTO (MOSTEIRO DE SANTO TIRSO)

SANTUÁRIO DA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é um dos destinos de peregrinação mais concorridos de Santo Tirso. Fica no cume do Monte de Nossa Senhora da Assunção. É procurado não apenas por motivos religiosos, mas por todos os viajantes que procuram uma bela paisagem ou apenas admirar a monumentalidade da Igreja. O santuário data do início do século XX. O seu traçado é de inspiração românica e gótica, conferindo-lhe uma grande beleza arquitetónica. Apesar da grande devoção a Nossa Senhora em Portugal, este é dos raros templos dedicados a Nossa Senhora da Assunção.

santuário nossa senhora da assunção santo tirso
SANTUÁRIO DA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

IGREJA DE MONTE CÓRDOVA

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é das maiores atrações de Santo Tirso, mas a poucos quilómetros, encontramos a Igreja de Monte Córdova. Esta é a Igreja paroquial, que não tem o destaque do santuário, mas que é um belo exemplar do revivalismo neo-romântico da arquitetura religiosa do século XX.

igreja de monte códova santo tirso
IGREJA DE MONTE CÓRDOVA

CAPELA DE SANTA CRUZ

A capela de Santa Cruz, ou Capela do Bom Jesus, é uma pequena e bonita ermida de pedra, construída nos finais do século XVII pela Confraria de Santa Cruz. A capela abre raramente, apenas por ocasião da Romaria do Bom Jesus. Fica em Burgães, no concelho de Santo Tirso, à beira da estrada que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção.

capela de santa cruz
CAPELA DE SANTA CRUZ

IGREJA DE SÃO PEDRO DE RORIZ

É uma das igrejas mais pitorescas de Santo Tirso. É possível que seja dos exemplares mais relevantes da arquitetura românica da região do Douro. Fica na freguesia de Roriz. Foi fundada no século XI, no século XII foi entregue aos cónegos regrantes de Santo Agostinho e mais tarde passou para a tutela da Companhia de Jesus. No século XVIII os jesuítas foram obrigados a abandonar o local e, no século XIX, a Capela foi adquirida pelo visconde de Roriz. Desde então, a capela está acessível ao público, ao serviço da comunidade local.

igreja de são pedro de roriz santo tirso
IGREJA DE SÃO PEDRO DE RORIZ

IGREJA DE SÃO MIGUEL DO COUTO

Nesta igreja permanece a pia batismal onde foi batizado S. Rosendo, que nasceu em 907, em Santo Tirso. Por causa desta história, a Igreja de São Miguel do Couto é também conhecida como Igreja de S. Rosendo. S. Rosendo veio a ser Bispo da antiga diocese de Dume e administrador da Sé de Santiago de Compostela. Daqui parte o percurso pedonal Caminho de S. Rosendo, com 15 Km, que termina na Capela de Santo André, em Vila das Aves.

igreja de são miguel do couto
IGREJA DE SÃO MIGUEL DO COUTO

IGREJA DE SÃO MIGUEL DE VILA DAS AVES

Vila das Aves é uma freguesia de Santo Tirso que cresceu no encontro de dois rios, o rio Vizela e o rio Ave. O padroeiro escolhido para a povoação foi S. Miguel Arcanjo e, por isso, a Igreja Matriz recebeu o nome de Igreja de São Miguel de Vila das Aves.

IGREJA DE SÃO MIGUEL DE VILA DAS AVES
IGREJA DE SÃO MIGUEL DE VILA DAS AVES

PRAÇA 25 DE ABRIL

A Praça 25 de Abril fica em frente à Câmara Municipal de Santo Tirso. Esta é a maior praça da cidade e, no verão, torna-se palco de vários concertos, principalmente em julho, aquando das Festas de São Bento. Na praça encontra-se uma escultura do MIECST denominada O Guardião da Pedra que Dorme. Nos jardins circundantes da praça há muitas outras esculturas de arte contemporânea.

PRAÇA 25 DE ABRIL SANTO TIRSO
PRAÇA 25 DE ABRIL

MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA DE SANTO TIRSO (MIECST)

Este é um belíssimo espaço de arquitetura contemporânea, que surge integrado no Museu Municipal Abade Pedrosa. Assistimos aqui à perfeita simbiose entre a arquitetura clássica e moderna, no cenário do incontornável Mosteiro de Santo Tirso. O Museu Abade Pedrosa trespassa a história da região, do período paleolítico à época industrial. A este museu associou-se o espaço do MIECST, com a missão de promover simpósios de escultura, e garantir a preservação do espólio que está exposto em diferentes espaços públicos de Santo Tirso. Em 1990 o escultor Alberto Carneiro propôs à autarquia de Santo Tirso a realização de simpósios de escultura contemporânea, focando particularmente a escultura pública. Desta iniciativa nasceu o MIECST que hoje ocupa um espaço inovador, projetado pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. O museu tem sempre exposições temporárias muito interessantes. Vale a pena ir conhecer tanto as exposições como o espaço. Para descobrir as obras da coleção permanente, basta fazer um passeio pelos parques urbanos de Santo Tirso.

MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA DE SANTO TIRSO
MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA DE SANTO TIRSO

PARQUE URBANO SARA MOREIRA

O Parque Urbano Sara Moreira, ou Parque da Rabada, é um espaço verde agradabilíssimo, abraçado pelo rio Ave. Fica a cerca de 2,5Km do centro de Santo Tirso. Se for de carro, demora apenas 5 minutos. No entanto, pode aproveitar para fazer uma bela caminhada pelo Passeio das Margens do Ave, que liga a cidade ao parque.  O parque ocupa uma extensa área com mais de 96 000m2. As diferentes zonas apresentam atrativos distintos, uns mais convidativos no Inverno, outros no Verão. A verdade é que há sempre um bom motivo para ir ao parque. Aqui encontra-se uma mata onde abundam sobreiros e carvalhos que nos acolhem na sua sombra. Há um relvado imenso, sendo o espaço mais aprazível à beira do lago, onde se encontra também um anfiteatro. A esplanada Café do Rio está aberta toda a semana até tarde. Pode ir beber um café durante o dia e se estiver atento à programação, poderá ter a oportunidade de assistir a algum evento cultural, como um concerto, espetáculo de dança ou até uma animada noite de karaoke. No espaço deste parque encontram-se 10 das esculturas da exposição permanente do MIECST.

PARQUE IRBANO SARA MOREIRA SANTO TIRSO
PARQUE URBANO SARA MOREIRA

PASSEAR NAS MARGENS DO RIO AVE

O Passeio das Margens do Ave é um percurso pedonal muito agradável, que começa junto à antiga estação de comboios, em Santo Tirso, e termina perto do Parque Urbano Sara Moreira, também conhecido como Parque da Rabada. Quem gosta de andar de bicicleta, pode disfrutar da ciclovia que acompanha o caminho pedonal. Embora seja um percurso curto, com apenas 1,4Km, é enquadrado por belas paisagens, envolvidas pela serenidade e encanto do rio Ave. 

passear margens rio ave santo tirso
PASSEAR NAS MARGENS DO RIO AVE

PARQUE DONA MARIA II

Este é um parque encantador, de linhas naturalistas e uma frondosa vegetação, em pleno centro de Santo Tirso. O ambiente romântico corresponde ao projeto inicial de 1872, mas em 2001 o espaço ganhou uma nova vida. A acentuar o romantismo do lugar, há um coreto e um lago com patos atravessado por uma pequena ponte. Os novos elementos que se destacam são uma escultura de Fernanda Fragateiro, que faz parte da coleção do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso e um enorme painel de água que faz a ligação com os Jardins Adjacentes.  No parque, há uma agradável Casa de Chá e um parque infantil.

parque dona maria II santo tirso
PARQUE DONA MARIA II

PARQUE URBANO DO GEÃO

Esta é uma área verde com cerca de 70 000 m2. É um espaço muito aprazível cujo projeto vai de encontro ao lazer urbano. Tem amplas áreas de relvado, passeios pedonais, ciclovias, um espaçoso parque infantil e o melhor skate park dos arredores. Vêm skaters de fora de Santo Tirso propositadamente para usufruírem destas instalações. Neste espaço, encontram-se três esculturas da coleção do Museu Internacional de Escultura Contemporânea. O Parque Urbano de Geão fica junto à Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

parque urbano do geão Santo Tirso
PARQUE URBANO DO GEÃO

PARQUE URBANO DA RABADA

Há muito para fazer no parque urbano da Rabada. Um parque com uma área de quase 100.000 m2 bem próximo do rio Ave. Perfeito para passear a pé ou de bicicleta. Tem uma área para merendar, um lago muito bonito e um anfiteatro. Perfeito para um passeio a seguir ao almoço!

PARQUE URBANO DA RABADA
PARQUE URBANO DA RABADA

PARQUE DE LAZER DE NOSSA SENHORA DE VALINHAS

Este parque fica na freguesia de Monte Córdova no concelho de Santo Tirso, a menos de 3Km do Monte de Nossa Senhora da Assunção. É um lugar muito agradável para quem gosta de disfrutar da natureza. Tem um extenso carvalhal com uma sombra acolhedora e um parque de merendas que convida a um piquenique. Deste local partem vários percursos pedestres, devidamente sinalizados que nos levam a descobrir o rio Leça e as belas Quedas de Fervença. Junto ao parque, encontra-se a Capela de Nossa Senhora de Valinhas, nome pelo qual aqui é conhecida Nossa Senhora das Misericórdias. Em setembro, este lugar é o palco da antiga romaria de Nossa Senhora de Valinhas, que junta a festa e a fé, atraindo milhares de pessoas ao local.

parque de lazer nossa senhora de valinhas santo tirso
PARQUE DE LAZER DE NOSSA SENHORA DE VALINHAS

MONTE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

O Monte de Nossa Senhora da Assunção fica apenas a 7 Km de Santo Tirso, no Monte Córdova, uma das suas freguesias. É uma zona florestal que convida a passeios pela natureza. O monte é coroado pelo Santuário de Nossa Senhora da Assunção, de onde se vislumbra uma bela paisagem, principalmente ao amanhecer.

vista cimo monte da nossa senhora da assunção
MONTE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

CASTRO DO MONTE PADRÃO

A freguesia de Monte Córdova, em Santo Tirso, encerra vários pontos de interesse. Um deles é o Castro do Monte Padrão. Aqui, a poucos metros da Capela do Senhor do Padrão, encontram-se importantes vestígios arqueológicos de uma povoação fortificada que terá sido ocupado desde o século IX a.C. até ao século XVI. Deste local, é possível avistar o mar e a Basílica da Senhora da Assunção. Para saber um pouco mais sobre o castro, pode visitar o Centro Interpretativo do Castro do Monte do Padrão, nas proximidades do sítio arqueológico.

castro do monte padrão
CASTRO DO MONTE PADRÃO

CITÂNIA DE SANFINS

Citânia de Sanfins é uma área de 15 hectares ao longo da qual se estendem vestígios arqueológicos de uma antiga povoação fortificada, que data do século I a.C. Neste lugar, há alguns aspetos particularmente curiosos, como os pés de uma estatueta de um guerreiro fixados na rocha, a necrópole e os banhos públicos. Quem quiser saber um pouco mais, pode visitar o Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, a cerca de 2,5 Km do local, em Paços de Ferreira.

citânia de sanfins
CITÂNIA DE SANFINS

TERMAS DAS CALDAS DA SAÚDE

Um balneário termal inaugurado em 1891 e que oferece a quem o visita os benefícios das suas águas minerais naturais! Sofreu uma profunda renovação em 1994 e reabriu com mais e melhores serviços. Está aberto durante todo o ano. O circuito termal (15€ em 2019) dá acesso à piscina de hidromassagem, ao banho turco, ao jacuzzi, à sauna e a uma sala de vapores de água termal. Quem o frequentou elogia muito a qualidade do espaço e a simpatia do staff.

TERMAS DAS CALDAS DA SAÚDE
TERMAS DAS CALDAS DA SAÚDE

FÁBRICA DE FIAÇÃO DE SANTO THYRSO

Começou a funcionar em 1898 e foi construída num terreno que pertencia à Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. Fechou as suas portas em 1990 e foi reconvertida num espaço de empreendedorismo. Entre outras valências, a Fábrica de Santo Thyrso disponibiliza uma incubadora de Moda e design, uma nave cultural que acolhe diversos eventos e um centro de inovação que acolhe diversas empresas.

FÁBRICA DE FIAÇÃO DE SANTO THYRSO
FÁBRICA DE FIAÇÃO DE SANTO THYRSO

MONUMENTO AO OPERÁRIO TÊXTIL

Foi em Santo Tirso que a indústria têxtil primeiro chegou a Portugal. Em 1845, a fábrica de Fiação e Tecidos Rio Vizela tornou-se na primeira unidade do país. Mais tarde, chegou a ser a maior fábrica portuguesa. A indústria têxtil teve um enorme impacto no tecido social de Santo Tirso e assim se justifica a existência na cidade de um monumento ao operário têxtil!

MONUMENTO AO OPERÁRIO TÊXTIL santo tirso
MONUMENTO AO OPERÁRIO TÊXTIL

MONUMENTO AO HEROI DO ULTRAMAR

Um monumento construído em 2002.Procura manter a história viva e homenagear os 9000 homens que morreram a lutar por Portugal durante a guerra do ultramar (1961 – 1974).

MONUMENTO DE HERÓI AO ULTRAMAR
MONUMENTO DE HERÓI AO ULTRAMAR

VISITA VIRTUAL A SANTO TIRSO

O QUE VISITAR PERTO DE SANTO TIRSO?

Para visitar e conhecer a cidade com calma e tranquilidade, sugerimos um passeio de 3 dias. Se lhe sobrar tempo, aceite uma (ou mais do que uma) das sugestões que se seguem. Segue-se um mapa para poder aferir distâncias. Divirta-se!

BARCELOS

31 quilómetros e 37 minutos separam Santo Tirso da cidade de Barcelos. Todos os portugueses deveriam conhecer a cidade do galo de Barcelos (símbolo da cidade e de Portugal no mundo). Acolhedora, bela, cheia de monumentos e de história. Se aceitar a nossa sugestão, entre outras atrações não deixe de visitar: o campo de república, a igreja de nossa senhora do terço, o jardim da Barrocas e o templo do Bom Jesus da Cruz.

GUIMARÃES

De Santo Tirso a Guimarães distam 23 quilómetros, uma distância que se percorre em 26 minutos. Conhecer o berço de Portugal deveria ser obrigatório! A sua importância na fundação de Portugal é complementada pela simpatia das suas gentes e naturalmente pelas suas atrações turísticas. Se lá for não deixe de visitar o centro histórico (um dos mais bonitos do país), o castelo, o Padrão do Salado e a igreja de São Miguel do Castelo. Guimarães é uma cidade com carisma!

PENAFIEL

De Santo Tirso a Penafiel são 32 quilómetros, uma distância que se percorre em 37 minutos. Penafiel fica entre montes, vales, serras e os magníficos rios Douro e Tâmega. Por se situar numa região com vestígios de ocupação desde os tempos da pré-história, Penafiel tem um património histórico muito rico. Se lá for, entre outros lugares mágicos, não deixe de ver: o castro de Monte Mozinho, as termas Romanas, os monumentos megalíticos, o museu municipal de Penafiel e a aldeia de Xisto da Quintadona.

ERMESINDE

De Santo Tirso a Ermesinde são apenas 21 minutos e uma distância de 29 quilómetros. Ermesinde é uma cidade com um património histórico muito rico e que merece uma visita muito atenta. História, património e cenários naturais de grande beleza são as imagens de marca daquela que em tempo foi chamada de “Sintra do Norte”. Se aceitar a nossa sugestão não pode perder a capela de São Silvestre, a igreja de Santa Rita, o palacete do Mesquita e o parque Urbano de Ermesinde.

HISTÓRIA DE SANTO TIRSO

Em tempos longínquos, Santo Tirso era um pequeno povoado chamado Moreira de Riba de Ave. No século X foi construído aqui um grande mosteiro, que ficou ao cuidado da ordem beneditina. O mosteiro tomou o nome de Santo Tirso, que na época era um santo muito popular em toda a Península Ibérica. Por causa do mosteiro, ficou a terra conhecida como Santo Tirso, nome que guarda até hoje. Ainda assim, só em 1833 é que surge pela primeira um registo escrito do concelho de Santo Tirso.

O território fica na transição entre a faixa costeira e o interior do país (mais montanhoso e diverso). Uma posição geográfica que contribuiu para o desenvolvimento económico da região pois a proximidade ao mar e a diversos rios (usados no passado como vias de comunicação), foi um importante motor económico.

GASTRONOMIA EM SANTO TIRSO

A doçaria é o expoente máximo da gastronomia de Santo Tirso. Os limonetes e os jesuítas são os mais famosos da região. Mas há ainda a destacar os conventuais com especial realce para o licor de Singeverga e para as bolachas de Santa Escolástica. Uma nota final para os pratos de polvo e de bacalhau assado.

LIMONETES DE SANTO TIRSO
LIMONETES DE SANTO TIRSO

RESTAURANTES EM SANTO TIRSO

ADEGA DO ZÉ

Restaurante de 1 cifrão (num máximo de 3), com mais de 140 comentários e uma classificação geral de 4,4 estrelas. Uma boa opção para quem gosta de comida tradicional portuguesa. A simpatia dos proprietários, a qualidade da comida e a relação qualidade / preço é muito elogiada pelos clientes.

adega do zé Santo Tirso

HOTEIS EM SANTO TIRSO

Começamos por referir que não encontrámos muitas opções de alojamento em Santo Tirso. A maior parte dos hotéis que analisámos não apresentam uma boa classificação Google ou não têm um número suficientemente elevado de comentários online para que os possam referenciar. Aqui fica a nossa sugestão.

SANTO THYRSO HOTEL

Hotel de 3 estrelas muito central. Mais de 95 críticas no google e uma classificação geral de 4,2 estrelas (num máximo de 5). os comentários mais elogiosos referem o tamanho grande das camas, um staff muito simpático e uma limpeza irrepreensível.

SANTO THYRSO HOTEL
SANTO THYRSO HOTEL

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

VILA DO CONDE (clique na imagem)
GAFANHA DA NAZARÉ (clique na imagem)