Visitar o SANTUÁRIO de FÁTIMA – Guia COMPLETO! (2022)

O Santuário de Fátima fica localizado no lugar da Cova da Iria e é uma construção dedicada a nossa senhora de Fátima e às aparições de 1917. Conhece bem o milagre de Fátima? E os 3 segredos de Fátima? Não se preocupe, neste artigo vamos explicar-lhe tudo!

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

O nome formal do Santuário de Fátima é Santuário Nossa senhora do Rosário de Fátima. A sua construção iniciou-se em 1919 com a construção da capelinha das aparições. É um local religioso frequentado anualmente por milhares de fiéis e é um local de peregrinação de grande importância para a igreja católica. É também o mais importante destino religioso do mundo e conta com 6 milhões (!) de visitantes por ano. Toda a economia local da região depende do turismo religioso que transformou profundamente a vida da população local. Tem um estilo diversificado fruto de diferentes correntes arquitetónicas.

SANTUÁRIO DE FÁTIMA
SANTUÁRIO DE FÁTIMA

ONDE FICA FÁTIMA?

Uma pequena vila portuguesa praticamente desconhecida até ao ano de 1917. Hoje em dia, é a grande referência religiosa portuguesa e um dos destinos religiosos mais famosos em todo o mundo. Para se conhecer a alma portuguesa é preciso ouvir fado mas também é preciso ir a Fátima e ver de perto como a religião católica faz parte da alma portuguesa. Ir a Fátima não é apenas um passeio turístico, é também uma reflexão histórica e sociológica. Um local para crentes e não crentes. Se partir de Lisboa, irá chegar a Fátima em 1h21 (127 quilómetros). Se mora no Porto prepare-se para uma viagem de 1h45 (195 quilómetros).

Se precisar de alugar um carro, por favor utilize o link infra! NÃO VAI PAGAR NEM UM CÊNTIMO A MAIS. OBRIGADO!

VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

MAPA DE ATRAÇÕES NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Para que se possa orientar na Cova da iria, preparámos um mapa das principais atrações que pode visitar no Santuário de Fátima. Esperamos que seja útil!

Não se esqueça de fazer o seu seguro de viagem! Hoje, mais do que nunca, faz sentido não correr riscos! Faça uma simulação através deste link!

COMPOSIÇÃO DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

RECINTO DE ORAÇÃO

Local amplo onde os peregrinos fazem as suas orações. Ladeado por árvores robustas. Nos topos encontramos as duas Basílicas (Basílica da Santíssima Trindade e a Basílica de nossa senhora do Rosário). É neste local que se reúnem os peregrinos nos dias 13 de Maio e 13 de Outubro de cada ano.

RECINTO DE ORAÇÃO EM FÁTIMA
RECINTO DE ORAÇÃO EM FÁTIMA

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Construção com 70 metros de comprimento e 37 metros de largura. Edificada precisamente no local onde Lúcia, Jacinta e Francisco estariam a brincar no dia 13 de Maio de 1917. Os pastorinhos terão visto um clarão súbito que os assustou e que os fez juntar as ovelhas para poderem regressar a casa antes que começasse a chover. Em 1928 foi benzida a primeira pedra desta construção. Edifício branco em pedra calcária.

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Foi em 1973 que, pela primeira vez surgiu a intenção de edificar uma igreja nova no Santuário de Fátima. Já nessa data, a Basílica de Nossa senhora do Rosário era insuficiente para albergar todos os crentes que aí se juntavam. Em 2004, foi lançada a primeira pedra deste edifício circular com mais 120 metros de diâmetro e com capacidade para 8633 pessoas.   

 BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

VIA SACRA DOS VALINHOS

Comecemos por clarificar a expressão “via-sacra”. A via sacra é também designada por “caminho para a cruz”. O caminho que Jesus percorreu até chegar ao local onde foi crucificado e onde viria a morrer. Foi Nossa Senhora quem pela primeira vez percorreu a via sacra como forma de consolo do seu coração de mãe. Na altura da Quaresma, a via-sacra dos Valinhos é muito procurada pelos peregrinos que aí meditam no caminho de Jesus até ao seu calvário.

Composta por 14 monumentos que representam as diferentes estações da viagem de Jesus Cristo a carregar a cruz. No final da via-sacra dos Valinhos, encontramos a capela de Santo Estevão do calvário Húngaro, monumento imponente que assinala o final do caminho. Caso faça este caminho, não deixe de prestar atenção às diversas inscrições que acompanham o percurso. Lá poderá ler várias mensagens que nossa senhora do Rosário terá dito aos três pastorinhos.

CENTRO PASTORAL PAULO VI

O santuário tem ainda espaços de cultura e outros edifícios, a saber: área administrativa, acolhimento de peregrinos, área médica, área de discussão e congressos.

 CENTRO PASTORAL PAULO VI
CENTRO PASTORAL PAULO VI

EXCURSÕES A FÁTIMA

Ir a Fátima através de uma excursão é uma ótima opção! Se optar por esta solução, tem a garantia de visitar todos os locais que não pode perder em Fátima. Se gostar de algumas das excursões que se seguem, faça a sua reserva!

DE LISBOA: EXCURSÃO A FÁTIMA, ÓBIDOS, BATALHA E NAZARÉ

Clique na imagem para reservar!

VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

DO PORTO: EXCURSÃO DE 1 DIA A FÁTIMA E COIMBRA

Clique na imagem para reservar!

VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

MILAGRE DE FÁTIMA

«Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário»

A cidade de Fátima é a maior referência religiosa em Portugal. O local é visitado todos os anos por muitos milhares de peregrinos portugueses e também de outras nacionalidades. O Santuário de Fátima, localizado no concelho e na freguesia de Ourém, foi construído num local até então totalmente desconhecido. Mas o ano de 1917 mudou para sempre a importância desta freguesia de Fátima. Nessa data, três crianças pobres e pastoras (Lúcia e os seus dois primos: Jacinta e Francisco) testemunharam a aparição de nossa senhora do Rosário.

 

O MILAGRE DO SOL

Entre 30 e 70 mil pessoas! Terá sido este o número de pessoas que no dia 13 de Outubro de 1917, vindas de todo o país e de diferentes países, testemunharam na Cova da Iria o “Milagre do Sol”. 13 anos mais tarde, em 1930, o milagre de Fátima foi aceite pela igreja católica. No dia 13 de maio de 1917, nossa senhora do Rosário terá dito aos 3 pastorinhos que, 5 meses mais tarde (a 13 de outubro), iria ocorrer um milagre que faria todos os presentes acreditarem nas aparições por eles relatadas. No dia 13 de outubro de 1917, uma chuva torrencial abateu-se sobre a enorme massa humana que ansiosamente aguardava pelo prometido milagre. Os relatos das testemunhas referem uma paragem abrupta da chuva, um dissipar veloz das nuvens e o aparecimento do sol como um “disco opaco” a rodar no céu.

fátima o milagre do sol
MILAGRE DO SOL

OS TRÊS PASTORINHOS

“Não tenham medo, não lhes faço mal”

Três crianças pobres nascidas num local remoto em Portugal e que reuniam todas as probabilidades para viver uma vida anónima. Mas a história escreveu-se de uma forma distinta e os três pastorinhos tornaram-se uma referência para a história do Catolicismo não apenas em Portugal, mas também para o resto do mundo. Em 1917, os três pastorinhos terão sido testemunhas de seis aparições de nossa senhora do Rosário num pequeno lugarejo chamado Cova da Iria. A Cova da Iria localiza-se num local situado no centro do país, próximo de Fátima.

“Rezem o terço todos os dias para alcançar a paz do mundo e o fim da guerra”

Os três pastorinhos chamavam-se Lúcia (10 anos) e os seus primos, Jacinta (7 anos) e Francisco (9 anos). A “senhora mais brilhante do que o Sol” terá pedido aos pastorinhos orações e sacrifícios como redenção às ofensas a Deus. Durante as seis aparições, Lúcia pôde ver, ouvir e falar com nossa senhora. Jacinta terá podido ver e ouvir. Francisco teria visto mas os relatos terão sido passados por Jacinta e Lúcia.

O 13 de MAIO

Orai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores”

Todos os anos, dia 13 de Maio, é celebrado em todo o mundo a aparição de nossa senhora de Fátima nas colinas da cova da Iria (em 1917). Os pastorinhos terão visto uma senhora vestida de branco, tão brilhante como o sol que lhe pediu que regressassem àquele local durante todos os dias 13 durante 6 meses.

LOCAIS RELACIONADOS COM AS APARIÇÕES DE FÁTIMA

CAPELINHAS DAS APARIÇÕES

A capelinha das aparições foi construída pelos locais em 1919 e encontra-se no centro do santuário de Fátima. A construção da Capela terá sido pedida por Nossa Senhora do Rosário numa das suas aparições aos três Pastorinhos. Foi em 1921 que pela primeira vez se celebrou uma missa na capela das aparições. Cinco das seis aparições da Virgem Maria tiveram lugar nesta capela. Foi dinamitada em 1922, posteriormente restaurada e reinaugurada em 1923. A construção que hoje podemos observar, mantém os traços simples da construção original. A grande azinheira onde nossa senhora terá aparecido terá sido levada, galho a galho, pelos fiéis. O lugar da outrora azinheira é hoje ocupada por uma imagem de nossa senhora.

CAPELINHAS DAS APARIÇÕES - FATIMA
CAPELINHAS DAS APARIÇÕESFATIMA

POÇO DO ARNEIRO

Terá sido no quintal de Lúcia (junto ao poço), o local onde terá acontecido a segunda aparição de um anjo (durante os meses de Verão do ano de 1916).  Também neste mesmo local Jacinta teria tido uma visão do santo padre a rezar e a chorar.

POÇO DO ARNEIRO - FÁTIMA
POÇO DO ARNEIRO FÁTIMA

VALINHOS

A quarta aparição da virgem terá acontecido entre a 8ª e a 9ª estação da via-sacra no dia 19 de Agosto de 1917. A assinalar a aparição está um monumento que foi oferecido pelos católicos Húngaros

VALINHOS
VALINHOS

BIOGRAFIA DOS PASTORINHOS

«A Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu [Lúcia] ficas cá mais algum tempo» (13 de junho de 1917).”

JACINTA E FRANCISCO

São pouco os registos biográficos relativos a Francisco e Jacinta. As informações e as memórias que resistem foram evocadas pela sua prima, Lúcia. Nasceram ambos em Aljustrel (com dois anos de intervalo) e morreram pouco tempo depois das aparições como consequência da gripe Espanhola que assolou o mundo em 1918. Os restos mortais de Francisco (1908 – 1918) encontram-se na Basílica da Nossa senhora do Rosário de Fátima. Jacinta (1910 – 1920) faleceu em Lisboa, longe da família mas “consolada pela certeza de ir para o céu” (Lúcia). Os seus restos mortais encontram-se também na já referida Basílica, junto do seu irmão.

LÚCIA

Nasceu em Aljustrel em 1907. Depois da última aparição, Lúcia recolhe-se no asilo de Vilar no Porto onde inicia o seu retiro do mundo. Em 1946 muda-se para a clausura do Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, local onde permanece até à data da sua morte (2005).

OS TRÊS PASTORINHOS FATIMA PORTUGAL
OS 3 PASTORINHOS – FÁTIMA

CASA ONDE VIVIAM OS PASTORINHOS, ALJUSTREL

É na rua dos pastorinhos, na pequena aldeia de Aljustrel (a 2 quilómetros do Santuário de Fátima), que podemos visitar as casas onde nasceram os 3 pastorinhos. A casa da irmã Lúcia foi transformada numa casa-museu que oferece uma visão muito interessante sobre a forma como se vivia naquela época naquele lugarejo pertencente a um Portugal muito pobre.  Também a casa dos irmãos Francisco e Jacinta podem ser visitadas.

INTERIOR DA CASA DOS PASTORINHOS
INTERIOR DA CASA DOS PASTORINHOS

Todos os anos a aldeia recebe milhares de turistas (1.198.731 visitantes no ano de 2017)! Saiba que, saindo de Aljustrel pode caminhar pela via-sacra e passar por Valinhos.

CASA ONDE VIVERAM OS PASTORINHOS, ALJUSTREL
CASA ONDE VIVERAM OS PASTORINHOS, ALJUSTREL

OS 3 SEGREDOS DE FÁTIMA

Mas afinal quais são os 3 segredos de Fátima?

PRIMEIRO SEGREDO – VISÃO DO INFERNO

Os 3 pastorinhos terão visto “um mar de fogo que parecia estar debaixo da terra”. Nesse mar de chamas estavam mergulhados almas e demónios entre gritos de dor e desespero. A igreja interpretou esta visão sobrenatural como metafórica e relacionada com a morte dos homens sem arrependimento e afastados da fé e do amor de Deus.

SEGUNDO SEGREDO – 2ª GUERRA MUNDIAL E A RÚSSIA

Uma vez dada a conhecer a visão do inferno para aqueles que vivessem sem arrependimento e longe de Deus, a Virgem terá revelado o caminho a seguir para afastar os crentes do mar de chamas do inferno. A virgem terá dito aos pastorinhos que, caso as ofensas a Deus não parassem e a Rússia não se aproximasse de Deus, à 1ª guerra mundial sucederia uma 2ª guerra mundial (durante o reinado de Pio XI).  

TERCEIRO SEGREDO DE FÁTIMA – A MORTE DO BISPO VESTIDO DE BRANCO

Uma visão de um bispo vestido de branco (o Santo Padre, ou seja, o Papa) sendo morto por soldados num topo de uma montanha. O papa João Paulo II interpretou e relacionou o terceiro segredo como sendo ele próprio e o ataque que sofreu precisamente no dia 13 de maio. Uma bala trespassou-lhe o corpo sem se causar a morte. Um milagre que o papa atribui a nossa senhora de Fátima. A bala que atingiu o papa encontra-se no santuário e foi lá depositada precisamente por João Paulo II.

VIAGEM VIRTUAL A FÁTIMA E A VALINHOS

CAMINHOS DE FÁTIMA

Os caminhos de Fátima são, como o próprio nome indica, os diferentes caminhos que levam os peregrinos até ao Santuário de Fátima. Muitos fazem-no de bicicleta, muitos fazem-no a pé e outros de joelhos. As diferentes rotas estão identificadas e têm como objetivo a segurança dos peregrinos e a promoção do património cultural e religioso português. Tal como já referimos, o Santuário de Fátima recebe 6 milhões (!) de peregrinos anualmente. Os peregrinos visitam Fátima durante todo o ano mas uma enorme massa humana reúne-se a 13 Maio (data da 1ª aparição: 13 de Maio de 1917) e a 13 de Outubro (data da última aparição). São diversos os caminhos que levam as pessoas a Fátima, saber: Caminho do Tejo – começa em Lisboa, Caminho do Norte – inicia-se em Valença (Norte de Portugal), Caminho da Nazaré – início na vila da Nazaré (zona centro), Rota Carmelita – começa em Coimbra.

caminhos de fátima portugal
CAMINHOS DE FÁTIMA

Estas são opções que se conjugam com outros caminhos nacionais e internacionais (como os famosos Caminhos de Santiago e as rotas Marianas). Os caminhos e os trilhos que levam os peregrinos são mais do que apenas vias de acesso a um local. O caminho é feito em contacto íntimo com a natureza e revela-se como uma oportunidade única para a reflexão e para a espiritualidade. Caso esteja a pensar em percorrer um destes caminhos, então não deixe de visitar também as igrejas e os santuários pelos quais passará no seu caminho para o Santuário de Fátima.

PAGAR PROMESSAS EM FÁTIMA

O pagamento de promessas não terá sido um pedido da virgem Maria aos pastorinhos. Foi a irmã Lúcia que, pouco tempo depois das aparições, decidiu ir a Fátima de joelhos depois de ver a sua mãe melhorar de um problema de saúde que a afetava. Desde então muitos são aqueles que partem de todo o lado e rumam a pé até Fátima. Este fluxo aumenta muito com o aproximar do 13 de maio. Uma vez chegados ao Santuário, muitos completam o suplício com uma caminhada de joelhos até à capelinha das aparições.

PEREGRINOS DE FÁTIMA
PEREGRINOS DE FÁTIMA

QUANDO VISITAR O SANTUÁRIO DE FÁTIMA?

O dia 13 de maio (data da celebração da 1ª aparição da virgem) e o dia 13 de outubro (data do milagre do sol), são os dias perfeitos para visitar o Santuário de Fátima e sentir o fervor religioso dos crentes. A 13 de maio acontece a fascinante procissão do Adeus à Virgem. No dia 13 de outubro tem lugar a saudação a nossa senhora na capelinha das aparições. Mas é claro que a Vila de Fátima (e o santuário) podem ser visitados em qualquer altura do ano. O clima é (razoavelmente) ameno em qualquer época do ano.

O SANTUÁRIO DE FÁTIMA E OS PAPAS

PAPA PAULO VI

O Papa Paulo VI foi o primeiro a visitar Portugal em Maio de 1967 (data em que se comemoraram os 50 anos das aparições da Cova da Iria).

Papa Paulo VI
PAPA PAULO VI

Ficaram célebres as seguintes palavras na sua homilia da missa do dia 13 de Maio de 1967:

“Homens, sede homens. Homens, sede bons, sede cordatos, abri-vos à consideração do bem total no mundo. Homens, sede magnânimos”.    

JOÃO PAULO II

João Paulo II é também conhecido como o “Papa de Fátima”. No dia 13 de Maio de 1981, João Paulo II foi alvo de um atentando que quase lhe levou a vida. Miraculosamente escapou à morte e atribuiu esse facto a nossa senhora de Fátima.

“Eu devo a minha vida a nossa Senhora de Fátima”.

ESTÁTUA DE JOÃO PAULO II EM FÁTIMA
ESTÁTUA DE JOÃO PAULO II EM FÁTIMA

Um ano depois do atentado, fez-se peregrino em Fátima e a 12 de maio de 1982 esteve na capelinha das aparições. Na sua homilia do dia 13 disse as seguintes palavras:

“(…) desde que se deu o conhecido atentado na Praça de S. Pedro há um ano, ao tomar consciência, o meu pensamento voltou-se imediatamente para este santuário, para depor no coração da Mãe celeste este meu agradecimento por me ter salvo do perigo”.

Dez anos depois do atentado, a 13 de Maio de 1991, João Paulo II regressou a Fátima. Mas talvez o maior reconhecimento deste Papa a Fátima tenha sido a beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco e o anúncio da publicação do terceiro segredo de Fátima. De salientar ainda a oferta da bala que o tinha trespassado a nossa senhora de Fátima. A bala foi em 1989 integrada na coroa preciosa de nossa senhora de Fátima.

BENTO XVI

Bento XVI visitou Portugal de 11 a 14 de Maio do ano de 2010. Chegou a Fátima no dia 12 de Maio e por lá permaneceu até ao dia 14 de Maio.

bento xvi visitou o santuário de  fátima em 2010
BENTO XVI

OUTRAS ATRAÇÕES EM FÁTIMA

AZINHEIRA DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

A virgem Maria terá aparecido aos 3 pastorinhos junto a uma “Azinheira grande”. No Santuário de Fátima muitos fiéis reúnem-se em redor de um “Quercus ilex ssp rotundifolia”,  uma árvore com mais de 100 anos de idade e que é uma das 453 árvores em Portugal que ostenta o título de árvore de “interesse público”. Esta não é a “verdadeira” azinheira (essa já não existe) onde a virgem terá aparecido, mas fica a poucos metros do local onde os 3 pastorinhos terão visto Nossa Senhora de Fátima.

AZINHEIRA DAS APARIÇÕES
AZINHEIRA DAS APARIÇÕES

MURO DE BERLIM

Em Fátima também poderá encontrar um bloco do muro de Berlim. Recordamos que o muro foi começado em 1961 e dividiu a cidade Alemã em dois blocos durante 27 anos (foi demolido em 1989). O bloco que podemos encontrar perto do santuário de Fátima pesa mais de 2000 quilos, mede 3,6 por 1,2 metros e foi uma oferta de um português que mora na Alemanha.

MURO DE BERLIM
MURO DE BERLIM

GALILÉ DOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO

A Galilé dos Apóstolos é uma área extensa, similar a um grande corredor de 150 metros, que fica entre a Basílica da Santíssima Trindade e o recinto da Oração. Para lá chegar pode usar duas escadarias (e/ou duas rampas). Lá encontrará uma parede forrada a azulejos de Siza Vieira e dois espelhos de água que convidam à introspeção.

GALILÉ DOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO
GALILÉ DOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO

O QUE VISITAR PERTO DE FÁTIMA?

Fátima tem muito para ver. Para que possa apreciar com calma todas as suas atrações, sugerimos que passe um fim de semana nesta localidade. Se lhe sobrar tempo e energia, saiba que nas imediações de Fátima há (pelo menos) duas localidades fantásticas para conhecer: Tomar e Batalha.

TOMAR
TOMAR (clique na imagem)

Do Santuário de Fátima à cidade de Tomar distam 36 quilómetros, uma distância que se percorre em pouco mais de meia hora. A cidade dos Templários é uma das mais belas de Portugal. Rica em história e no seu património cultural e artístico, a cidade atinge o seu ponto máximo no esplendoroso Convento de Cristo (o castelo fica dentro do convento), uma obra-prima do renascimento português. Mas Tomar também não se esgota no seu Convento. Se lá for visite também a Ermida da Nossa Senhora da Conceição e a igreja matriz.

BATALHA
BATALHA

23 minutos e 24 quilómetros separam o Santuário de Fátima da localidade de Batalha. Ao contrário do que possa pensar, Batalha não se esgota no magnífico mosteiro de Santa Maria da Vitória (uma obra-prima da arquitetura gótica e cuja construção se iniciou em 1386). No concelho de Batalha há também museus notáveis a visitar, monumentos para observar e passeios pela natureza para fazer.  

HOTEIS EM FÁTIMA

Com o crescimento do turismo religioso, cresceram também o número de opções de alojamento em Fátima. A nossa sugestão de alojamento recai sobre uma opção com um preço simpático e uma muito elevada classificação Google.

HOTEL SANTA ISABEL

Hotel com mais de 340 comentários no Google e uma classificação geral de 4.5 estrelas (num máximo de 5). Tem uma excelente localização (a alguns minutos a pé dos principais locais religiosos), uma limpeza irrepreensível, quartos espaçosos e bem equipados. Uma excelente relação preço/qualidade.

hotel Santa Isabel em Fátima
HOTEL SANTA ISABEL

VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

Booking.com

RESTAURANTES EM FÁTIMA

À semelhança dos alojamentos, há também muitos e bons restaurantes na região. A nossa opção recaiu sobre aquele que apresenta o melhor resultado tendo como critérios: preço, classificação google e número de comentários de clientes.

RESTAURANTE O BENFIQUISTA

Podem confiar na sugestão até porque eu sou do Belenenses! Restaurante de 1 cifrão (ou seja, barato), com mais de 1150 críticas no google e uma classificação global de 4,6 estrelas. Comida tipicamente portuguesa, serviço rápido, comida excelente, pessoal simpático e aberto a pessoas de todos os clubes! Muitos elogios para o bacalhau, a vitela e o bacalhau.

restaurante o Benfiquista fátima
RESTAURANTE O BENFIQUISTA

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

CASTELO DE ALMOUROL
CASTELO DE ALMOUROL (clique na imagem)
CONVENTO DE MAFRA
CONVENTO DE MAFRA (clique na imagem)

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Follow by Email
Instagram
error: Content is protected !!