SÃO MIGUEL – Guia DEFINITIVO da PÉROLA do Atlântico! (2021)

3 horas! Se vive em Portugal continental, precisará apenas de 3 horas para chegar a São Miguel.

SÃO MIGUEL

É fácil e simultaneamente difícil falar sobre São Miguel e sobre os Açores. A primeira vez que fui aos Açores tinha 40 anos. Algumas horas depois da aterragem pensei: “Como é que foi possível ter esperado 40 anos para ver tamanha BELEZA? Como é que foi possível ter conhecido tantos países estrangeiros e nunca ter vindo aos Açores antes?”

Na vastidão do azul do oceano, o acaso, a natureza (ou Deus) criou um lugar tão cheio de uma beleza tão profunda que nos faz refletir sobre o nosso lugar no universo: os Açores.

ilha de são miguel

A população de São Miguel representa mais de metade da população total dos Açores. Esta ilha faz parte do grupo oriental do Arquipélago (juntamente com a ilha de Santa Maria).  

COMO IR PARA A ILHA DE SÃO MIGUEL?

Antes de mais, analisemos a distribuição das diferentes ilhas pelo arquipélago.

mapa do arquipélago dos açores

Juntamente com a ilha de Santa Maria, forma o grupo Oriental do arquipélago. A ilha de São Miguel é a maior ilha das 9 e aquela que mais turistas recebe. É também, na minha opinião, a primeira ilha que deve ser visitada por quem vai aos Açores pela primeira vez. A razão é simples, São Miguel tem tudo aquilo que as outras têm. E ainda acrescenta uma ótima oferta no que concerne a alojamento e restauração (nem todas as ilhas têm esta variedade e qualidade de oferta).

QUANDO IR E QUANTO CUSTA VOAR PARA A ILHA DE SÃO MIGUEL?

O tempo nos Açores tem uma baixa amplitude térmica (mínima de 15 graus no inverno e máxima de 26 no verão). Habitualmente os meses mais quentes são os meses de verão (de julho a setembro). Ao invés, os meses com mais chuva são outubro e Dezembro. Caso goste de nadar no mar com a água um pouco mais quente, escolha os meses de julho, agosto, setembro e outubro.

Tenha presente que o nevoeiro é uma presença assídua nas ilhas (em todas as ilhas) e que o mesmo é inimigo das vistas magníficas que os miradouros oferecem. Os meses de julho e agosto são os meses com menos nevoeiro e são a nossa recomendação para a sua viagem!

Quanto ao preço, varia bastante mas diria que, se comprar com antecedência, vai conseguir um voo Lisboa »» São Miguel por menos de 150€.

O QUE VISITAR EM SÃO MIGUEL?

A lista de atrações é tão vasta e este artigo tem tanta informação que decidimos dividir as atrações em 3 tipos para facilitar a sua pesquisa: PATRIMÓNIO NATURAL (lagoas, praias, miradouros), PATRIMÓNIO CULTURAL (igrejas, ermidas, fortes) e PATRIMÓNIO URBANÍSTICO (cidades e freguesias a não perder). Decidimos também incluir vários mapas para que possa organizar e planear a sequência das suas visitas.

PATRIMÓNIO NATURAL EM SÃO MIGUEL

MAPA

LAGOA DAS 7 CIDADES

A Lagoa das Sete Cidades fica na região Nordeste da ilha de São Miguel. A lagoa estende-se por mais de 4 quilómetros e tem uma profundidade de 33 metros. Nasceu após a erupção do vulcão em 1445. Tem duas cores (verde e azul) mas trata-se de apenas uma lagoa que se uniu para criar uma das imagens mais incríveis de São Miguel. A diferença de cor deve-se às diferentes concentrações de algas que lá existem. A Lagoa das 7 cidades ostenta o título de uma das 7 maravilhas Naturais de Portugal.

lagoa das 7 cidades são miguel

A Lagoa das 7 cidades não é apenas mais uma lagoa, é A LAGOA! Azul e verde, é de uma beleza de cortar a respiração. Apesar de todos os miradouros serem apelativos, recomendamos o miradouro vista do rei e o miradouro das Cumeeiras (este é muito menos conhecido e fica precisamente do lado oposto ao miradouro vista do rei). Não deixe de visitar a aldeia das 7 cidades para que possa explorar as margens da lagoa e desfrutar da lagoa bem de perto.

PONTA DA FERRARIA

Local emblemático da ilha! É uma “piscina” natural. A água é aquecida por vapores vulcânicos e mistura-se com a água do Atlântico. Deve ter atenção às marés. Quando a maré está cheia, a água quente sente-se pouco. Quando a maré está vazia, a água quente sente-se em demasia. Planeie a sua visita de forma a que possa entrar na “piscina” quando a maré estiver meio cheia/vazia.

ponta da ferraria são miguel

LAGOA DO FOGO

Mais uma lagoa imperdível em São Miguel! É a lagoa mais alta (575 metros) e a segunda maior da ilha.  A Lagoa do fogo fica no interior de uma caldeira vulcânica. Durante a sua subida de carro para o topo, terá muitas oportunidades (miradouros) para apreciar a paisagem de diferentes ângulos. Se o dia estiver claro e sem nuvens (nevoeiro), vai uma vez mais ter uma vista que ficará para sempre gravada na sua memória. Dica importante: prepare-se psicologicamente para os reveses do tempo (nevoeiro que impede a visibilidade dos sítios que planeia visitar).

Pode consultar o estado do tempo (nevoeiro) através de uma webcam AQUI! Escolha a webcam “Lagoa do fogo”.

Depois de atingir o cume da Lagoa, sugerimos que a desça a pé até à praia (demorará cerca de 30 minutos – equivalente a 2 quilómetros de caminhada). Lá em baixo, terá a Lagoa inteira para si. Leve calçado adequado!

lagoa do fogo são miguel

FURNAS

São muitas as atividades que pode fazer nas Furnas! Pode ir ver os geiseres e as fumarolas no centro da povoação. A própria povoação também merece um passeio a pé. Pode ir dar um passeio pelo parque, pela caldeira (tem de pagar 1 euro) e pela própria lagoa das furnas. Relativamente à gastronomia, não deixe de experimentar o famoso cozido das furnas bem como os seus pães levedos.

furnas são miguel

VISITAR A POÇA DA DONA BEIJA

É uma das grandes atrações da ilha de São Miguel. A Poça da Dona Beija fica nas Furnas e abriu as suas portas em 2010. Tem 5 piscinas (tanques) de águas quentes com diferentes profundidades e com diferentes temperaturas. Um espaço limpo, requintado e bem organizado. O nome do espaço está relacionado com a velhinha telenovela brasileira “Dona Beija”. Na telenovela aparecia com frequência uma cascata onde se banhava a personagem “Dona Beija”.

poça da dona beija

Uma daquelas experiências que não pode perder e que lhe ficará gravada na memória.

PARQUE TERRANOSTRA

Fica localizado no centro do Vale das Furnas e foi criado em 1775. Foi um homem americano, Thomas Hickling de seu nome, que se apaixonou pela beleza da região e resolveu criar o seu refúgio de relaxamento. O parque que circunda o Terra Nostra Garden Hotel tem 600 espécies de camélias e outras espécies igualmente raras e belas. O super tanque tem água vulcânica a uma temperatura de 40 graus (!) (lembro-me que tive de entrar lentamente para não me queimar…). A água é rica em ferro e daí a sua cor férrea. A piscina tem algumas saídas de água que complementam na perfeição a experiência de relaxamento. 

parque terranostra

CALDEIRA VELHA

A caldeira velha integra um monumento natural com várias piscinas naturais. São diversas poças a temperaturas diversas (entre os 26 e os 32 graus). As piscinas ficam inseridas numa paisagem com vegetação luxuriante, cenários paradisíacos e super relaxantes. Os residentes têm acesso gratuito à caldeira velha, os turistas têm de pagar 8€ para passear pelo parque e tomar banho nas águas termais. O tempo máximo de permanência é de 2 horas para permitir uma rotação de pessoas no espaço.

caldeira velha são miguel

A caldeira velha permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e disponibiliza aos utilizadores balneários que lhes permitem tomar um banho antes ou depois da experiência de relaxamento.

VILA FRANCA DO CAMPO

Fica situada na região sul da ilha e é famosa pela sua beleza natural e sobretudo pelo seu pequeno ilhéu. Um paraíso em forma circular que nada mais é que uma cratera de um vulcão submerso! Ostenta a classificação de reserva natural, oferece uma água cristalina e a possibilidade de observar uma imensa variedade de plantas e de peixes. Para lá ir, tem de ir à “boleia” dos operadores turísticos que fazem a viagem entre maio e outubro. Pode por lá permanecer algumas horas. Não se esqueça de levar a máquina fotográfica porque poucas vezes na sua vida visitará um sítio tão especial como o ilhéu de Vila Franca do Campo.

vila franca do campo

MIRADOURO DA LAGOA DO CANÁRIO

É provável que seja um dos lugares mais bonitos do planeta! Para lá chegar temos que subir e subir, da mesma forma que temos que lutar muito para adquirir uma coisa que queremos muito. Mas quando atingimos o topo… faltam palavras para descrever o que vemos! É caso para dizer que uma imagem vale mais que mil palavras.

miradouro da lagoa do canário

CASCATA DO SALTO DO CABRITO

Uma majestosa queda de água cristalina a 40 metros de altitude. Um local calmo e relaxante que convida a uns mergulhos. Fica próxima de Ribeira Grande e o acesso é feito pela estrada da Lagoa do Fogo, por uma estrada de terra batida. Se gostar de caminhar, pode optar por fazer o percurso que tem início e fim nas caldeiras da Ribeira Grande. Se o fizer vai obrigatoriamente passar por esta queda de água!

cascata do salto do cabrito

JARDIM ANTÓNIO BORGES

Jardim com 2,5 hectares localizado na cidade de Ponta Delgada junto ao centro comercial. Tem uma flora muitíssimo diversa. Foi construído no fim do século XIX e é um dos mais bonitos e importantes jardins históricos de São Miguel. Tem vegetação de todos os continentes distribuídos por um espaço muito acidentado. Uma ótima opção para um passeio e para um momento de relaxamento à sombra das muitas árvores centenárias que por ali resistem. A entrada é gratuita.

JARDIM ANTÓNIO BORGES são miguel

MIRADOURO DA BOCA DO INFERNO

O miradouro da Boca do Inferno (também designado por Grota do Inferno), é mais um dos pontos altos da ilha. É o local que tantas vezes aparece como cartão de visita dos Açores e a sua beleza é infinita. Se lá for, estará na garganta de um vulcão e envolvido pelo mais belo que a natureza pode oferecer. Neste local, caminhe devagar, ande com calma e nunca tenha pressa. Respire profundamente e aproveite, aproveite!

O trilho vermelho levá-lo-á até à lagoa das duas cores (outra imagem de marca da ilha). À sua direita poderá ver a lagoa das Sete Cidades que surge em tons azulados. Um azul que contrasta com o verde que a envolve. Outras duas lagoas surgem na sequência do trilho, a Lagoa de Santiago (em tons de verde denso) e a Lagoa Rasa.

Inenarrável…

MIRADOURO DA BOCA DO INFERNO

MIRADOURO das PEDRAS NEGRAS

Do miradouro das pedras negras vê-se uma rocha que se assemelha a um elefante (de perfil). Perto há também uma piscina natural vigiada (caso se queira deitar saiba que tem apenas um local cimentado para o fazer).

miradouro das pedras negras

MIRADOURO DE SANTA IRIA EM SÃO MIGUEL

Um dos (muitos) miradouros que não pode deixar de visitar. Fica a caminho da região nordeste da ilha. Especialmente bonito ao pôr e ao nascer do sol. Se tiver sorte e se o nevoeiro lhe der tréguas, do miradouro poderá ver a costa norte, as falésias, as encostas, o verde da vegetação e o azul infinito do oceano. Se for um apaixonado por fotografia, faça a sua visita ao nascer do dia para aproveitar a luz.

miradouro de santa iria são miguel

MIRADOURO DO PICO DO FERRO

Uma das mais espetaculares vistas da ilha. Fica a cerca de 4 minutos de carro do Vale das Furnas. Junto ao miradouro encontrará um parque de estacionamento. Depois de estacionar o carro terá de andar cerca de 40 metros até chegar ao miradouro e poder contemplar o vale das furnas. Imperdível!

MIRADOURO DO PICO DO FERRO

LAGOA DO CONGRO

É no concelho de Vila Franca do Campo que encontramos a magnífica Lagoa do Congro. Uma pérola secreta que, por ter um acesso difícil, fica habitualmente fora dos roteiros turísticos. Para lá chegar deve preparar-se para uma caminhada razoavelmente longa (700 metros), no meio de uma vegetação abundante. Quem aceita e vence o desafio é depois recompensado por uma visão deslumbrante.

A lagoa do congro difere de todas as lagoas da ilha por estar localizada numa área razoavelmente plana, sendo circundada por uma vegetação densa. Tem aproximadamente 500 metros e uma profundidade de 16. A vegetação que “abraça” a lagoa, cobre as paredes da cratera do vulcão.

LAGOA DO CONGRO são miguel

PARQUE NATURAL RIBEIRA DOS CALDEIRÕES

O parque natural da Ribeira dos Caldeirões fica nos declives da Serra da Tronqueira, na freguesia da Achada (concelho do Nordeste). Tem uma flora luxuriante e muito variada, predominando a Larissilva e os fetos arbóreos. O parque estende-se pelo curso de água da Ribeira do Guilherme. Destaca-se uma queda de água que se sustenta uma parte significativa do parque.

PARQUE NATURAL RIBEIRA DOS CALDEIRÕES são miguel

MIRADOURO DA PONTA DA MADRUGADA

Fica na Lomba da Pedreira no nordeste da ilha. Por ser o melhor sítio da ilha para observar o nascer do sol, foi-lhe dado o nome de Miradouro da Ponta da Madrugada. Oferece uma vista para a serra da tronqueira. Na zona encontrará diversos jardins com uma variedade incrível de flores. No miradouro existe uma zona de merendas equipadas com churrasqueira.

MIRADOURO DA PONTA DA MADRUGADA

MIRADOURO PONTA DO SOSSEGO

Fica bastante próximo do miradouro da Madrugada. Tal como indica o nome, a calma e a tranquilidade reinam neste lugar. Deste local pode-se avistar a praia do Lombo Gordo e a Fajã do Araújo.

MIRADOURO PONTA DO SOSSEGO

PRAIA DE MOSTEIROS

As praias dos Açores não são a sua principal atração turística. Os areais são pequenos e negros (de origem vulcânica). Ainda assim, a praia de mosteiros é a mais bela praia de São Miguel. Num dia de sol, não deixará de ser um prazer o estender a sua praia e desfrutar do Sol. A temperatura da água no Verão varia habitualmente entre os 21 e os 23 graus. Nas restantes estações a temperatura normalmente situa-se entre os 17 e os 21 graus.

praia de mosteiros são miguel

PATRIMÓNIO URBANÍSTICO EM SÃO MIGUEL

MAPA

RIBEIRA GRANDE

Ribeira grande foi elevada a cidade em 1981. Fica na costa norte da ilha e tem diversas atrações naturais e arquitetónicas. No centro encontram-se alguns edifícios com traços góticos e duas igrejas muito bonitas. É a região mais plana de toda a ilha e onde podemos ver o maciço vulcânico da Barrosa que se eleva a 947 metros. A Casa da Cultura é um exemplo de uma casa tipo senhorial. De referir que em Ribeira grande há muitos exemplares de construções apalaçadas e senhoriais.

RIBEIRA GRANDE SÃO MIGUEL

São muitas as atrações em Ribeira Grande: miradouro de Santa Luzia, piscinas da ribeira grande, museu do tabaco, museu da emigração açoriana, Ponte dos 8 arcos, museu municipal de Ribeira Grande, lagoa do Fogo, caldeira velha, cascata do salto do cabrito, miradouro da ponta de santa iria, fábrica de chá porto formoso, lagoa de São Brás, areal de Santa Bárbara, praia da viola, praia dos moinhos, praia do monte verde.

RABO DE PEIXE

É uma freguesia açoriana muito falada e nem sempre pelas melhores razões. Rabo de Peixe é um bairro de pescadores e de agricultores e é também um dos bairros mais pobres dos Açores (e do país). A vila tem um património cultural bastante interessante e lá podemos encontrar o observatório astronómico de Santana, a igreja paroquial do Bom Jesus e diversas ermidas interessantes (Ermida de Nossa senhora da Conceição, Ermida de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).

RABO DE PEIXE SÃO MIGUEL

VISITAR O NORDESTE DA ILHA

A região Nordeste de São Miguel é provavelmente a zona menos conhecida da ilha mas é, na minha opinião, a região mais bonita da ilha. Viajar de carro nesta região é uma experiência idílica, tantas são as imagens paradisíacas com que nos deparamos. São muitos os campos verdes, as pachorrentas vacas e as flores (hortênsias e azáleas) que embelezam as paisagens nordestinas. É na zona nordeste que encontramos o sitio mais alto da ilha, o Pico da Vara que se eleva a 1100 metros de altitude e que oferece uma vista absolutamente magnífica! Nesta região não deixe de passar pela Ponta da Ribeira, pela Ponta do Amel e pela Ponta da madrugada.

nordeste da ilha de são

PONTA DELGADA

A capital de São Miguel é uma harmoniosa mistura do branco do seu casario com o negro das rochas de basalto. Passear a pé pelo centro histórico é sempre a melhor forma de conhecer qualquer lugar. Durante o seu percurso a pé, não deixe de visitar a igreja matriz, as portas da cidade e o palácio da Conceição. Se tem um interesse particular na história que liga a população açoriana ao mar, então visite o museu Carlos Machado. Lá aprenderá muito sobre a importância da pesca nas gentes açorianas. Dar uma volta pela marginal dar-lhe-á a possibilidade de sentir a força e o cheiro do Atlântico e, ao mesmo tempo, observar de um outro ângulo a cidade de São Miguel.

Na zona mais ocidental da cidade não deixe de ver o Forte de São Brás, a igreja do Espírito Santo e o Convento da Esperança.

COSTA DE PORTO FORMOSO

É na costa norte da ilha que encontramos Porto Formoso. Uma freguesia que deve o seu nome ao Porto abrigado que fica numa bela enseada. Lá poderá ver o Obelisco da Ladeira velha, um monumento que imortaliza uma dura batalha ali travada durante a guerra liberal (1829 – 1834). A praia dos moinhos é a principal atração do local, um areal atravessado por um curso de água doce e abraçado por grandes arribas. Perto da praia encontrará a Ladeira da velha, uma nascente de água termal que brota a uma temperatura de 30 graus!  

porto formoso são miguel

FREGUESIA DE MOSTEIROS

Pertence ao concelho de Ponta Delgada e fica na costa noroeste da ilha. É um local pitoresco com uma forte ligação piscatória e agrícola. Tem um porto de pesca e piscinas naturais chamadas de Poço da Pedra. Durante os meses de julho, agosto e setembro as praias de areia escura da freguesia são bastante frequentadas. As praias têm qualidades terapêuticas que se devem às algas existentes no local.

Para além das belezas naturais, os grandes motivos de orgulho de Mosteiros são a sua igreja matriz (1837) e também a capela de São Lázaro.

freguesia de mosteiros são miguel

FREGUESIA DA SALGA

É um dos pontos mais altos da ilha. Por este motivo, o vento é uma presença constante e é conhecida entre os açorianos como a “terra das ventaneiras”. A freguesia da Salga conta com cerca de 500 habitantes e é uma das terriolas mais jovens da região nordeste da ilha. Aqui nasceram académicos famosos e homens de negócio de sucesso, facto que explica o desenvolvimento deste local.

Se visitar a Salga saiba que tem as seguintes atrações turísticas: igreja de São José, fontanários, miradouro do salto da farinha, miradouro da pedra dos estorninhos, miradouro do salto do cavalo, zona balnear da foz dos coelhos.

FREGUESIA DA SALGA

FREGUESIA DO FAIAL DA TERRA

Mais uma vila pitoresca que fica na área sudeste da ilha. Um sítio calmo, tranquilo e com uma vegetação frondosa. Foi neste concelho que chegaram os primeiros povoadores da ilha. Faial da terra tem um vasto património histórico interessante: igreja de Nossa senhora da Graça (séc. XVI), Ermida de Nossa Senhora de Lurdes (1900), os fontanários e o coreto.  

Também nesta terriola há belos miradouros como o miradouro do Pico dos Bodes e da Ermida de Nossa senhora de Lurdes. Locais elevados que proporcionam uma bela perspetiva da vila.

FREGUESIA DO FAIAL DA TERRA são miguel

PATRIMÓNIO CULTURAL

MAPA

VISITAR AS PLANTAÇÕES DE CHÁ GORREANA

É na ilha de São Miguel que encontramos a mais antiga plantação de chá de todo o continente europeu! Desde 1883 que o chá Gorreana é plantado na Maia (concelho de Ribeira Grande) mantendo as qualidades ancestrais. Um saber que já atravessou 5 gerações de açorianos.

As plantações espalham-se por um vasto território (32 hectares = 32 campos de futebol). O clima e o solo da região resultam numa produção anual de 33 (!) toneladas duma planta de que se chama  Camellia Sinensis.

Se quiser visitar a plantação, a fábrica e o museu saiba que existe a opção de fazer uma visita guiada. Horários no verão: 9h-18h, Inverno: 9h-17h

VISITAR AS PLANTAÇÕES DE CHÁ GORREANA SÃO MIGUEL

ERMIDA DA MÃE DE DEUS

Uma ermida do século XX que substituiu um templo mais antigo que datava do século XVI. Tem uma fachada muito bonita e tipicamente açoriana. Está quase sempre fechada mas ainda assim vale a pena a visita. Para além de poder apreciar a ermida, terá ainda a oportunidade de desfrutar do miradouro que oferece uma magnífica vista para a cidade de São Miguel.

ermida da mãe de deus

IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO

A igreja matriz de São Sebastião (também chamada por igreja matriz de Ponta Delgada), foi renovada entre 1531 e 1547 e fica bem no centro da cidade junto às Portas do Sol. Tem um estilo Manuelino e no interior encontramos uma bela talha dourada. É um imóvel de interesse público desde 1953.

IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO são miguel

ERMIDA DE NOSSA SENHORA DA PAZ

A ermida fica no concelho de Vila Franca do Campo, no alto do Monte de Nossa senhora da Paz. O templo foi construído em 1522 e reconstruído em 1764. Reza a história que a ermida foi erigida no sítio onde um pastor encontrou a imagem de nossa senhora.

ERMIDA DE NOSSA SENHORA DA PAZ

A ermida fica no concelho de Vila Franca do Campo, no alto do Monte de Nossa senhora da Paz. O templo foi construído em 1522 e reconstruído em 1764. Reza a história que a ermida foi erigida no sítio onde um pastor encontrou a imagem de nossa senhora.

ERMIDA DE NOSSA SENHORA DA PAZ são miguel

Do alto da escadaria temos uma vista impressionante para Vila Franca do Campo. Uma paisagem que contrasta o verde da vegetação com o branco do casario açoriano. Ao fundo o vasto oceano. Um local obrigatório.

FORTE DE SÃO MIGUEL

Em todas as ilhas do arquipélago não encontramos um único castelo. Já tinha pensado nisso? A explicação é simples, os castelos datam da era medieval, o qual antecedeu a descoberta das ilhas. Por esta razão, nos Açores encontramos fortalezas defensivas. Em Ponta delgada existam diversas, com a passagem do resistiu apenas o Forte de São Brás. Uma estrutura com uma forma poligonal com 4 baluartes preparados para integrar a artilharia pesada da época. No interior podemos encontrar o museu militar dos Açores e um conjunto de edifícios representativos de diferentes épocas passadas.

forte de são miguel

IGREJA DE SENHOR DE SANTO CRISTO

A igreja de Santo Cristo é também designada por Nossa senhora da Esperança e encontra-se bem no centro da cidade de Ponta Delgada. Foi construída no século XVII e ostenta um magnífico conjunto de pedras preciosas do século XVIII e adereços em ouro. O interior do templo é muito rico. Tem uma belíssima talha dourada, pinturas e azulejos do século XVIII. As festas da cidade passam sempre por este templo.

IGREJA DE SENHOR DE SANTO CRISTO

FAROL DO ARNEL

O farol do Arnel fica bem no extremo Nordeste da ilha. Foi o primeiro farol a entrar em funcionamento nos Açores no ano de 1876. Ao longo dos anos foi alvo de diversas renovações e melhorias que lhe permitiram chegar à atualidade em bom estado e mantendo as funções. Caso o pretenda visitar, saiba que o pode fazer durante todo o ano através de uma visita guiada onde aprenderá tudo sobre a história e a atividade do farol e de quem com ele trabalha. O farol pode ser visitado às 4ª-feiras e o acesso é gratuito. Uma última nota para vos alertar sobre a inclinação EXTREMA do acesso ao farol. Um verdadeiro teste aos nervos do condutor do carro. Caso não goste deste tipo de aventuras, sugerimos que deixe o carro no parque de estacionamento da estrada regional e que depois faça o percurso a pé (o problema é a subida…).

FAROL DO ARNEL são miguel

VIAGEM VIRTUAL A SÃO MIGUEL

QUANDO VISITAR SÃO MIGUEL?

O arquipélago dos Açores tem um clima marítimo subtropical. As temperaturas são moderadas durante todo o ano e a humidade é sempre elevada. A chuva e o nevoeiro são presenças assíduas e não escolhem épocas (apesar de no verão chover um pouco menos). A amplitude térmica é muito reduzida (cerca de 10 graus entre o mês mais frio e o mês mais quente).

Apesar do clima ser bastante uniforme ao longo do ano, os meses mais chuvosos são Outubro, Novembro e Dezembro. Em Junho, Julho e Agosto chove menos mas o céu pode apresentar-se muito nublado.

TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO EM SÃO MIGUEL

temperatura e precipitação são miguel

Em resumo, visitar São Miguel significa ver e admirar paisagens magníficas. Significa subir ao topo das ilhas e procurar os melhores miradouros. Mas nem sempre o tempo (especialmente o nevoeiro) nos ajuda. Para minimizar este “risco”, os meses de verão são aqueles em que tem maiores probabilidades de poder aproveitar todas as maravilhas que a ilha de São Miguel tem para lhe oferecer.

ONDE DORMIR EM SÃO MIGUEL?

Em São Miguel, o lugar mais central é Ponta Delgada. Pode optar por ficar sempre em Ponta Delgada e viajar de carro para os locais que vai visitar. Pode também optar por dormir nas diferentes regiões da ilha. Ambas as opções são boas e viáveis.

QUER DORMIR EM SÃO MIGUEL NUM HOTEL FANTÁSTICO?

GRAND HOTEL AÇORES ATLÂNTICO

A classificação global dos hóspedes é de 9.5/10. Hotel de 5 estrelas, localizado em frente da Marina de Ponta de delgada. Para além das comodidades comuns de um hotel de 5 estrelas, o Grand Hotel Açores Atlântico disponibiliza também uma exposição permanente sobre o transporte marítimo, serviço de lavandaria e baby-sitting.

GRAND HOTEL ATLANTICO SÃO MIGUEL

AZOR HOTEL

Tem uma classificação global de 9,3/10. O hotel tem um SPA, salas de conferência e 123 quartos com vista para o mar. É muito central e muito perto de diversas atrações turísticas (Forte de São Brás e a Igreja Matriz de São Sebastião). Os casais gostam particularmente da localização do Hotel tendo atribuído uma classificação de 9.2/10.

AZOR HOTEL

HOTEL BARATO EM SÃO MIGUEL

HOTEL VALE VERDE

Mais de 400 comentários de clientes e uma classificação global de 8,5/10. Fica no centro da cidade de furnas. Os quartos têm casa de banho privativa e uma vista panorâmica. É uma ótima opção para quem gosta de fazer caminhadas. Há vários percursos pedestres recomendados pelo hotel. Tem ainda estacionamento privativo e também um serviço de aluguer de automóveis.

hotel valverde são miguel

CHANGE THE WORLD HOSTELS

Mais de 350 comentários e uma classificação global de 8,6/10. Tem dormitórios femininos, dormitórios mistos e quartos twins. O hotel aluga bicicletas e fica localizado numa área ideal para quem gosta de andar de bicicleta. O centro de Ponta Delgada fica a apenas 2 quilómetros e o aeroporto a 4 quilómetros. Tem um terraço e vista para o mar em alguma unidades.

change the world hostels

O QUE COMER E ONDE COMER EM SÃO MIGUEL?

Se gosta de comer e se for a São Miguel, não pode deixar de experimentar estes pratos!

A qualidade da carne, a qualidade dos enchidos e a qualidade dos vegetais são os fatores que fazem a diferença neste cozido das furnas. O cozido é cozinhado com o calor natural proveniente da caldeira natural.

cozido à portuguesa das furnas

RESTAURANTE VALE DAS FURNAS

restaurante Vale das Furnas é o restaurante mais procurado para este prato. É um restaurante de 2 cifrões (num máximo de 3), tem mais de 800 comentários no google e uma classificação geral de 4.1 (num máximo de 5 estrelas). Destaca-se a a qualidade da carne do cozido. Nota menos positiva para a qualidade do serviço.

JANTAR UM BIFE

Ir a São Miguel e não comer um belo Bife regional é como ir a Roma e não ver o papa!

bife  regional são miguel

O restaurante mais famoso para poder experimentar esta iguaria é a Associação Agrícola de São Miguel. Aqui tem à sua disposição 3 cortes diferentes e 9 variedades. Mas há muitos outros restaurantes onde pode provar o bife de São Miguel.

ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO MIGUEL

Restaurante de 2 cifrões (num máximo de 3), com mais de 7300 (!) comentários no Google e uma classificação geral de 4.6 (em 5). A qualidade da carne é excecional, muitas opções de vinhos e pessoal muito simpático. Visita obrigatória!

ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO MIGUEL

HISTÓRIA CONCISA DE SÃO MIGUEL

A data exata da descoberta dos Açores é ainda desconhecida. Em 1432, Gonçalo Velho Cabral descobriu a ilha de santa Maria e em 1457 todas as ilhas do arquipélago já tinha sido visitadas. A colonização das ilhas começou em 1439 essencialmente com a população proveniente do Minho, Algarve e Alentejo. A segunda ilha a ser descoberta foi precisamente São Miguel. A primeira capital de São Miguel foi Vila franca do campo. Em 1522, uma grande erupção soterrou a então capital de São Miguel. Foi então a vez de Ponta Delgada assumir o “cargo”. Entre 1580 e 1640, os Açores (assim como Portugal continental) esteve sujeito ao domínio espanhol. Depois da recuperada a independência, os Açores assumiram um papel de grande importância no comércio marítimo mundial. Em 1976, os Açores tornaram-se numa região autónoma Portuguesa.

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

ILHA DAS FLORES
ILHA DO CORVO