TORRE de BELÉM: Emblemática e Imponente! (2021)

A torre de Belém é o mais emblemático monumento de Lisboa e um símbolo de Portugal!

TORRE DE BELÉM

A ornamentação e a beleza da torre de Belém, podem fazer-nos pensar que o monumento foi idealizado como um elemento decorativo na margem do rio Tejo. Nada mais falso! O seu poder fogo, conjugado com a torre de fronteira (na outra margem), desempenhou um papel fenomenal na defesa do Porto de Belém.

torre de Belém Lisboa
TORRE DE BELÉM

O lado Sul da Torre de Belém (virado para o rio) é a sua face mais ornamentada. Se tiver oportunidade de a observar, vai ver, à proa do monumento, uma imagem esculpida da virgem com o menino Jesus ao colo.

torre de Belém proa lado sul

ONDE FICA A TORRE DE BELÉM?

Oficialmente chamada de Torre de São Vicente, fica na freguesia de Belém e na margem direita do rio Tejo.

TORRE DE BELÉM INTERIOR

Quando entrar na torre de belém, verá 16 janelas com antigos canhões de guerra. Com a ocupação Filipina (1580-1640), os paióis deram lugar às prisões onde ficavam os presos.

interior da torre belém
INTERIOR DA TORRE DE BELÉM

A fortificação tem cinco pisos e termina num terraço amplo. A ligação entre os pisos é feita através de uma escada em caracol (nos dias em que a torre tem muitas visitas, é difícil subir e descer a escada…).

terraço da torre de belém
TERRAÇO DA TORRE DE BELÉM

Caso piso (sala) da torre tem um nome diferente, a saber (de cima para baixo):  terraço, capela, sala de audiências, sala dos reis, sala do governador.

HORÁRIO

Dias de fecho: 2ª-feiras, dia 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de Maio e dia 25 de Dezembro.

Maio a setembro: 10:00 – 18:30

Outubro a abril: 10:00 – 17:30

PREÇOS

Adultos: 6 euros (visita à torre); 12€ (Torre + visita ao Mosteiros dos Jerónimos); 16 euros (torre + Mosteiro dos Jerónimos + Museu nacional de Arqueologia)

Maiores de 65 anos e cartão jovem: 50% de desconto. Gratuito para menores de 12 anos e utilizados do cartão Lisboa card

CURIOSIDADES SOBRE A TORRE DE BELÉM

1-A designação oficial é Torre de São Vicente de Belém (homenagem ao santo patrono de Lisboa)

2-Foi construída em cima de uma ilha de basalto que se encontrava na praia de Belém

3- No topo da fortificação, encontrará um magnífico terraço que é também um fantástico miradouro sobre o rio Tejo, Belém e a Trafaria (margem sul do Tejo)

4-Numa das faces da torre, está esculpida a imagem de um rinoceronte. Numa outra face do monumento podemos encontrar a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso (designada também por Virgem do Restelo). Acreditava-se que esta imagem protegia as embarcações que daqui partiam.

6-O arquiteto responsável pela construção foi Francisco Arruda  

7-Depois de ter sido uma estrutura de defesa, foi também uma masmorra e um farol.

8- Desde 1983 que é património da humanidade (classificação atribuída pela UNESCO)

HISTÓRIA da TORRE de BELÉM

Foi mandada construir por João II de Portugal e foi erguida em cima de uma base de basalto. Começou a ser construída em 1515 e foi terminada em 1519. A obra foi dirigida por Francisco Arruda. Uma obra de arquitetura de estilo Manuelino que resulta numa síntese entre uma torre de menagem (de estilo medieval) e as muralhas onde se fixavam as armas de defesa.

No passado, a fortificação estava totalmente rodeada por água. Hoje em dia, a torre tem ligação a terra firme através de um passadiço de madeira que se eleva acima da antiga praia de Belém.

passadiço da torre de belém

No lado oeste, podemos ver uma gárgula de rinoceronte (foi no ano de 1513 que o primeiro rinoceronte chegou a Portugal vindo da Índia).

gárgula rinoceronte

É um monumento classificado pela UNESCO como património mundial (desde 1983). Ganhou o prémio de uma das maravilhas de Portugal (em 2007).

O QUE VER PERTO DA TORRE DE BELÉM?

A área de Belém é muito bela e muito rica em atrações turísticas. Entre tantos monumentos, museus e jardins, a parte mais difícil é escolher. Preparámos-lhe um mapa para que possa definir com eficiência a sequência do seu passeio.

JARDIM DA TORRE DE BELÉM

A fábrica do gás de Belém operou neste preciso local até sensivelmente 1940. Com a organização da “Exposição do Mundo Português” em 1940, toda a zona de Belém foi renovada. Neste local, foram plantadas palmeiras que eram mais um sinal da expansão portuguesa pelo mundo. Caso tenha interesse na “Exposição do mundo Português” então não perca o nosso artigo sobre o “padrão dos descobrimentos”. Neste espaço verde poderá ver também um monumento que homenageia Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Estes dois pilotos fizeram a 1ª travessia do oceano Atlântico num hidroavião.

jardim da torre de belém
JARDIM DA TORRE DE BELÉM

Com o jardim da torre, a área tornou-se num local muito agradável onde apetece estar a relaxar. Era assim em 1940, é assim em 2021!  

RIO TEJO -TORRE DE BELÉM

A torre de Belém fica na margem direita do rio Tejo numa área onde o rio encontra o oceano. Se for visitar a Torre de Belém, então não deixe de dar um passeio pelas margens do rio. Entre a Torre de Belém e a ponte 25 de Abril, há um amplo e extenso calçadão que deve percorrer a pé e sem pressa. Pelo caminho, vai encontrar o padrão dos descobrimentos, o espelho de água, a estação fluvial de Belém, o museu da eletricidade, o Museu MATT e diversas esplanadas. Sente-se numa e beba uma cerveja (ou duas!). Eu vivo em Belém há 44 anos e ainda não me cansei de percorrer este caminho (a pé ou de bicicleta).

MUSEU MATT
MUSEU MATT

FORTE DO BOM SUCESSO (JUNTO À TORRE DE BELÉM)

O forte fica junto à torre de Belém e foi construído em 1780 tendo como objetivo a proteção do porto de Lisboa. Durante a ocupação francesa (Marechal Junot), esta estrutura militar teve uma ligação direta à torre de Belém.  O forte esteve abandonado entre 1836 e 1879. Durante a guerra do Ultramar, foi sede do serviço postal militar. Em 1999 foi entregue à Liga dos combatentes e hoje alberga o museu do Combatente.

MUSEU DO COMBATENTE BELÉM

MUSEU DO COMBATENTE

Fica ao lado do Museu do Combatente e dentro do Forte do Bom sucesso. O museu é gerido pela liga dos combatentes e abriu as suas portas em 2003. Aqui poderá ver, entre outras, as seguintes mostras/exposições:

  1. O combatente do século XX (da 1ª grande guerra Mundial à guerra do Ultramar)
  2. História da aviação no século XX. Aqui vai poder ver 500 aviões (em escala). Alguns destes aviões foram atores principais nas grandes batalhas da 2ª guerra mundial.
  3. A Trincheira. É uma exposição 3D e uma representação em tamanho real de uma trincheira da 1ª Grande guerra.
museu do combatente belém
MUSEU DO COMBATENTE

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

A torre de Belém fica a 10 minutos a pé do Mosteiro dos Jerónimos. É um monumento grandioso que foi construído no século XVI. Em 2016 foi elevado ao estatuto de Panteão Nacional. A sua construção durou mais de 100 anos. Em 1983, a torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos foram classificados como património mundial pela UNESCO. Em 2017, teve a visita de 1 166 793 turistas.

10 minutos a pé separam a torre de belém do mosteiro dos jerónimos

DISTÂNCIA ENTRE A TORRE DE BELÉM E O CENTRO CULTURAL

O centro cultural de Belém (CCB) fica entre a Torre de Belém e o Mosteiros dos Jerónimos. A pé, são 5 a 7 de minutos de viagem. A construção iniciou-se em 1988 e terminou em 1992. O ponto de partida para a sua construção foi a receção, em 1992, da presidência portuguesa da União Europeia. A partir de 1993 foi convertido em centro cultural. Hoje em dia, mantém uma enorme actividade cultural.

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
CENTRO CULTURAL DE BELÉM

PÔR DO SOL JUNTO À TORRE DE BELÉM

Ver o pôr do sol nunca cansa, concorda? Junto à torre de belém pode ver um pôr do sol lindíssimo. Sugerimos que assista a este espetáculo natural (gratuito e diário) dum recanto que fica do lado direito da ponte.

PÔR DO SOL JUNTO À TORRE DE BELÉM
PÔR DO SOL JUNTO À TORRE DE BELÉM

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS (clique na imagem)
MIRADOURO DO ADAMASTOR (clique na imagem)