VILA de REI: 28 DICAS TOP para um destino MÁGICO! (2021)

Na região de Vila de Rei encontrará paisagens de uma beleza infinitiva e aldeias onde o tempo não passa. Um oásis onde os pinheiros e o ar puro dominam. É um lugar perfeito para relaxar e refletir. São muitas e variadas as atrações em Vila de Rei. Piscinas naturais, passadiços, quedas de águas, miradouros e gastronomia são algumas das muitas atrações deste local. 

VILA DE REI
VILA DE REI

VILA DE REI

Vila de Rei é uma península com paisagens muito diversas. Apesar da diversidade, as montanhas dominam o panorama chegando a atingir altitudes de 600 metros (serra da Melriça). A norte o limite é a ribeira da Isna, a sul encontramos a ribeira do Codes e a Oeste o magnífico Zêzere. Um destino turístico de eleição e ainda pouco visitado e conhecido pelos portugueses e estrangeiros. Se decidir visitar Vila de Rei encontrará um local fantástico para a prática de desportos e percursos na natureza! As praias fluviais são outro dos encantos de Vila de Rei, e essas já foram descobertas e enchem-se no verão. É um destino que não pode deixar de conhecer!

Se mora em Lisboa e vai viajar de carro, prepare-se para 170 quilómetros que são percorridos em 1h45. Se vive no Porto, saiba que irá precisar de 2h04 para percorrer 204 quilómetros. Um pequeno esforço para uma grande recompensa!

O QUE VISITAR EM VILA DE REI?

A lista é longa! Para facilitar a sua leitura dividimos as atrações em 4 blocos de atrações: 1-CASCATAS, 2- PRAIAS FLUVIAIS, 3- ATIVIDADES E PERCURSOS PEDESTRES, 4-PATRIMÓNIO CULTURAL. Segue-se um mapa com a localização das principais atrações para o ajudar a organizar os seus passeios! Divirta-se!

CASCATAS EM VILA DE REI

Para que possa organizar a sua visita às cascatas preparámos-lhe um mapa!

CASCATA DOS POIOS

É fácil encontrar a sinalética que o levará até à cascata dos Poios. Mas prepare-se para uma caminhada longa e exigente. É uma cascata de grande beleza, uma das maiores do concelho. De acesso difícil. Não está ao alcance de pessoas com mobilidade reduzida e mesmo para as crianças não consideramos adequado. Pode visitá-la com a ajuda de um guia. Se o fizer ficará a conhecer tudo sobre a fauna e a flora da região. Faz parte do trilho das cascatas.

CASCATA DOS POIOS
CASCATA DOS POIOS

CASCATA DO ESCALVADOURO

A cascata do Escalvadouro faz parte do trilho das cascatas. Se possível visite-a na primavera para ter maiores hipóteses de a ver com água. Se o fizer no verão é possível que esteja seca. Para lá chegar tem de fazer uma boa caminhada para a qual deve estar bem preparado e equipado. Ao longo do percurso vai encontrar outras cascatas mais pequenas mas também bonitas. A envolvência desta cascata é particularmente bela! A água é proveniente da ribeira do Lavadouro.

CASCATA DO ESCALVADOURO
CASCATA DO ESCALVADOURO

CASCATA DAS FRAGAS DO RABADÃO (cascata do Penedo Furado)

O acesso a esta cascata faz-se pelos passadiços do Penedo Furado. A cascata das fragas do Rabadão talvez seja o maior atrativo da praia fluvial do Penedo Furado e de toda a região. Há vários percursos pedestres que fazem o seu percurso por esta ponte/cascata. A envolvência e a queda de água formam um cenário idílico! Visita obrigatória!

CASCATA DAS FRAGAS DO RABADÃO
CASCATA DAS FRAGAS DO RABADÃO

CASCATA DO PENDAL

A cascata do Pendal faz parte do trilho das Bufareiras (gosto do nome!) e talvez seja a sua maior atração. Esta queda de água destaca-se pela sua grande dimensão e pela beleza da envolvência! Ao longo do trilho terá a oportunidade de ver outras cascatas mas nenhuma com a mesma imponência.  

PRAIAS FLUVIAIS EM VILA DE REI

Segue-se o mapa das praias fluviais em Vila de Rei.

PRAIA FLUVIAL DO BOSTELIM

A Praia fluvial de Bostelim fica inserida numa área muito tranquila e ostenta os títulos de “Praia acessível” e praia de bandeira azul. Se fizer a sua visita a Vila de Rei em pleno Verão, pode ter a certeza que vai dar muitos mergulhos nestas águas. O calor aperta nos meses de julho e agosto! A praia do Bostelim é envolvida por uma paisagem muito verde e muito bela. Fica próxima do parque de campismo rural do Bostelim (local onde pode começar os 9,5km referentes à rota do Bostelim). Uma nota final para referir que o plano de água está preparado (em termos de segurança), para receber crianças e pessoas com algumas limitações físicas.

PRAIA FLUVIAL DO BOSTELIM
PRAIA FLUVIAL DO BOSTELIM

PRAIA FLUVIAL DE FERNANDAIRES

A praia fluvial de Fernandaires é mais uma das grandes atrações de Vila de Rei. Oferece a quem a visita uma ampla superfície de água que tem origem na barragem do castelo de Bode. Abraçado por serras e montes onde o pinheiro bravo é rei, é um local perfeito para um mergulho e para relaxar. Tem uma piscina flutuante para crianças e adultos (devido à profundidade da água). Conta também com o apoio de balneários, um bar e uma ampla zona onde pode estacionar o seu carro. A praia ostenta a classificação OURO atribuída pela QUERCUS.

PRAIA FLUVIAL DE FERNANDAIRES
PRAIA FLUVIAL DE FERNANDAIRES

PRAIA FLUVIAL DE CARDIGOS

A 18 quilómetros (25 minutos de carro) de Vila de Rei, vai encontrar uma das melhores praias fluviais do país: a praia fluvial de Cardigos! Um sítio magnífico com uma área de relva com sombras naturais e uma zona com areia e chapéus de sol. Esta praia ostenta o título de Estrela do Médio Tejo na categoria de praia Fluviais (património natural). A praia conta com o apoio de zona de chuveiros, balneários, casas de banho, bar e área para piqueniques (com 2 churrasqueiras). Caso viaje de autocaravana, saiba que o local dispõe de um parque para a sua viatura. A praia tem vigilância durante a época balnear. Perfeito para um dia em família ou com um grupo de amigos. Coordenadas GPS: 39°42’32.1″N 8°00’49.4″W

Praia fluvial de cardigos perto de vila de rei

PRAIA FLUVIAL DO PENEDO FURADO

A praia fluvial do Penedo Furado é um local paradisíaco! Quedas de água límpida e cristalina e boas infraestruturas de apoio fazem desta praia a mais frequentada do concelho (a qualidade da água está classificada como excelente). Perfeito para um dia em família dado que as águas são pouco profundas e seguras para as crianças. É um local muito procurado pelos amantes do campismo. Mas o Penedo Furado é também uma boa escolha para aqueles que gostam de atividades desportivas. Caminhadas, escalada, rappel, canoagem e slide são opções para os turistas mais ativos.

PRAIA FLUVIAL DO PENEDO FURADO
PRAIA FLUVIAL DO PENEDO FURADO

Se subir até ao ponto mais elevado, encontrará uma enorme rocha que alberga o Miradouro do Penedo Furado. De lá pode-se ver a paisagem em tons de verde que caracterizam os montes e as serras da região. Vê-se ainda a Ribeira de Codes, a Albufeira da barragem e alguns lugarejos remotos que envolvem o Penedo. Finalmente retempere as suas energias no bar de apoio ou fazendo um piquenique no local.  

MIRADOURO DO PENEDO FURADO
MIRADOURO DO PENEDO FURADO

PRAIA FLUVIAL DO PEGO DAS CANCELAS

Por se encontrar um pouco mais afastada das povoações, é um local (geralmente) mais tranquilo e menos frequentado por veraneantes. Tem diversos apoios de praia: bar, parque para fazer um pic nic e local para estacionar o carro. É uma opção magnífica para descansar, refletir e dar uns mergulhos. Tem muitas sombras. As suas águas são límpidas e cheias de peixes. Lá pode ver bogas, bordais e barbos (com um bocadinho de sorte ainda leva jantar para casa)! Uma praia abraçada pelo verde das montanhas. Absolutamente a não perder!

PRAIA FLUVIAL DO PEGO DAS CANCELAS
PRAIA FLUVIAL DO PEGO DAS CANCELAS

PERCURSOS PEDESTRES e OUTRAS ACTIVIDADES EM VILA DE REI

Há 8 trilhos pedestres na região de Vila de Rei. Desses 8 percursos sugerimos 4, aqueles que pensamos serem os mais interessantes da região. Esperemos que gostem!

TRILHO DAS CASCATAS

É o trilho mais famoso de Vila de Rei por ser pequeno e por percorrer diversas cascatas. Oferece paisagens magníficas a quem por lá passeia! É um percurso breve que começa e acaba em Vila de Rei. Um trilho circular que percorre a ribeira do lavadouro, a ribeira do Vale Feito e o ribeiro da Vila. Ao longo do trilho, pode-se observar uma multiplicidade de animais e de plantas no seu habitat natural. Espetacular!

TRILHO DAS CASCATAS
TRILHO DAS CASCATAS

TRILHO DAS BAFUREIRAS

Faz a ligação entre Vila de Rei e a praia do Penedo Furado. Um dos expoentes do trilho é o cruzeiro de Vila de Rei, local que oferece uma vista magnífica para o concelho. Ao longo do percurso encontrará diversas cascatas e paisagens muito curiosas que são consequência das formações rochosas da região. As cascatas do Pendal merecem uma palavra especial por serem especialmente belas e um dos símbolos máximos da região. O percurso foi recentemente renovado e foram criados passadiços em madeira que tornaram o trilho mais agradável, veloz e seguro.

TRILHO DAS BAFUREIRAS
TRILHO DAS BAFUREIRAS

ROTA DO BOSTELIM

Um pequeno percurso circular que começa no parque de campismo do Bostelim. Um trilho que se faz na companhia da ribeira do Bostelim e da ribeira da Isna, conduzindo-o até à Ponte da Várzea Carreira. Um trilho muito simpático enriquecido por várias sombras e pela vizinhança permanente das ribeiras.

ROTA DO BOSTELIM
ROTA DO BOSTELIM

GRANDE ROTA DA PRATA E DO OURO

Um trilho que faz a ligação entre o Sardoal e Vila de Rei numa distância de 28 quilómetros. Ao longo do caminho podemos admirar cenários lindíssimos e uma fauna e flora muito variada e bela. Esta variedade deve-se ao facto da Grande Rota da Prata e do Ouro fazer a ligação entre as colinas de Santiago de Montalegre e os planos de água das albufeiras.

GRANDE ROTA DA PRATA E DO OURO
GRANDE ROTA DA PRATA E DO OURO

PASSADIÇOS DO PENEDO FURADO

Os passadiços estabelecem a ligação entre a praia fluvial e a zonas das quedas de água. São 532 metros de passadiços que incluem no final da caminhada uma ponte, um miradouro e áreas para descansar. Esta infraestrutura possibilita maior acessibilidade, rapidez e segurança a todos os que procuram este local paradisíaco. São parte integrante dos famosos “percursos pedestres das região.

PASSADIÇOS DO PENEDO FURADO
PASSADIÇOS DO PENEDO FURADO

CABLE PARK, ESTÂNCIA DE WAKEBOARD

Se gosta de desportos aquáticos vai gostar de saber que, em Fernandaires, há uma estância de wakeboard chamada de “cable Park”. É uma estrutura inovadora dado que lá encontrará duas torres que substituem os habituais barcos que costumam puxar os praticantes. O nome mais correto para esta atividade é “cable wakeboard”. O lago “azul” onde decorrem as atividades são “abraçadas” por uma envolvente em tons de verde formando um cenário muito agradável!

CABLE PARK, ESTÂNCIA DE WAKEBOARD
CABLE PARK, ESTÂNCIA DE WAKEBOARD

PATRIMÓNIO CULTURAL EM VILA DE REI

Aqui fica um mapa de atrações do património cultural em Vila de Rei!

ALDEIA DA ÁGUA FORMOSA

Em 2002, a aldeia tinha 4 (!) habitantes. É a aldeia mais famosa do concelho de Vila de rei. Fica localizada numa encosta e é formada por casas de xisto. A aldeia deve o seu nome a uma fonte de água pura que lá podemos encontrar. Não deixe de visitar esta aldeia. Será recebido pela tranquilidade e pelo som das águas das ribeiras. Recomendamos um longo passeio a pé! Visita obrigatória à fonte onde pode (e deve) provar a sua água puríssima. Paragem obrigatória na ponte pedonal para que possa observar a aldeia de uma outra perspetiva. Nos últimos 15 anos a aldeia renasceu! Hoje tem uma unidade de alojamento e um número interessante de pessoas que visitam a aldeia aos fins de semana e nas férias.

ALDEIA DE ÁGUA FORMOSA
ALDEIA DE ÁGUA FORMOSA

IGREJA DA MISERICÓRDIA

Vai encontrar a igreja da Misericórdia bem no centro de Vila de Rei. Apesar de subsistirem algumas dúvidas, acredita-se que o primeiro conjunto de habitações terá surgido em redor deste templo religioso. A igreja foi construída no século XVII. Tem uma fachada simples, apenas uma nave e uma capela-mor.

IGREJA DA MISERICÓRDIA VILA DE REI
IGREJA DA MISERICÓRDIA

ANTIGA IGREJA MATRIZ (igreja de Santa Maria)

É também conhecida como igreja de Santa Maria e a sua data de construção provável é o século XIII ou XIV (durante o tempo da rainha Santa Isabel). A sua versão original era mais imponente (mais alta e com uma nota artística mais elevada). Em 1807 foi vítima da barbárie provocada pelas invasões francesas (à semelhança de tantos outros monumentos em Portugal). Em 1899 a igreja foi reconstruída e sofreu a sua última intervenção em 1992 conferindo-lhe o aspeto que ainda hoje conserva.

ANTIGA IGREJA MATRIZ (igreja de Santa Maria)
ANTIGA IGREJA MATRIZ (igreja de Santa Maria)

A “BICHA PINTADA”

Ir ao PENEDO FURADO e não ver a famosa “Bicha pintada” é como ir a Roma e não ver o Papa! Trata-se de um fóssil com mais 480 milhões (!) de anos.

BICHA PINTADA
BICHA PINTADA

Os sulcos que pode observar (foto acima) terão sido produzidos por uma bicharada designada por trilobites (foto infra).

BICHA PINTADA TRILOBITES

O Penedo do Furado é um local onde a beleza, as lendas e o misticismo se fundiram num só elemento. São muitas as histórias populares que os locais contam sobre este mítico lugar que não pode deixar de conhecer.

LENDAS PENEDO FURADO VILA DE REI

CASTRO DE SÃO MIGUEL DE AMÊNDOA

Por definição, um castro é um aglomerado de casas em pedra do tempo do Neolítico (do século X a.c. até ao século III a.c.). O de São Miguel fica na fronteira do concelho e ostenta o título de monumento nacional. Para lá chegar tem de passar por uma terriola que se chama Ladeira e depois subir por uma via florestal até aos 493 metros.

CASTRO DE SÃO MIGUEL
CASTRO DE SÃO MIGUEL

CENTRO GEODÉSICO DE PORTUGAL

A apenas 2 quilómetros de vila de Rei, encontrará o centro Geodésico de Portugal. Um marco geodésico que foi construído em 1802 e que se encontra no Picoto da Melriça. Urge clarificar o conceito de Geodesia. A Geodesia é a ciência que estuda a forma e a dimensão do planeta Terra e de outros corpos do universo. Se o visitar, saiba que estará exatamente no centro de Portugal Continental. Foi edificado a 600 metros de altitude. Quem o visita desfruta de uma vista com uma amplitude de 360 graus. Deste ponto, poderá ver a serra da Lousã, e, num dia “limpo” de nuvens, ainda verá a Serra da Estrela (que se encontra a cerca de 90 quilómetros de distância deste local). Se tem um interesse particular nas questões relacionadas com a Geodesia, então não deixe de visitar (no local) o museu. Lá encontrará instrumentos e informações relativas a estas temáticas e até poderá pedir um diploma de visita! Se lhe der a fome, aproveite o parque de merendas que está disponível no local.

centro geodésico de Portugal

MUSEU DA GEODESIA

Fica localizado no centro Geodésico de Portugal (ao lado do Picoto da Melriça). Abriu as suas portas em 2002. Dentro do museu temos acesso a uma sala de exposições onde encontramos uma exposição permanente feita de painéis. O museu tem também um auditório de pequenas dimensões e uma área onde pode comprar algumas lembranças do museu e de Vila de Rei.

MUSEU DA GEODESIA
MUSEU DA GEODESIA

MUSEU DO FOGO E DA RESINA

Foi no final do Verão de 2013 que o museu do fogo e da resina abriu as suas portas ao público. O seu objetivo é claro: dar a conhecer os segredos do fogo! Como? Clarificando a sua importância no desenvolvimento da civilização através de uma viagem no tempo a um passado longínquo. Apesar do tema do museu ser muito antigo (o fogo), o espaço afirma-se como um espaço de memória onde impera a inovação! Fica bem no centro de Vila de Rei e a visita vale muito a pena!

MUSEU DO FOGO E DA RESINA
MUSEU DO FOGO E DA RESINA

MUSEU DAS ALDEIAS

É na antiga residência dos capitães da relva que está hoje instalado o museu das aldeias (uma instituição privada). Lá, para além dum restaurante bastante elogiado pelos clientes, encontraremos também objetos diversos da vida rural agrícola. Uma coleção que nos faz viajar no tempo e entrever a vida nas aldeias num passado mais ou menos recente. Nas proximidades do museu, terá a oportunidade de ver alguns animais da quinta no seu habitat natural e em plena liberdade.

MUSEU DAS ALDEIAS
MUSEU DAS ALDEIAS

MUSEU MUNICIPAL DE VILA DE REI

Um museu etnográfico muito interessante (criado pelo município), que fica localizado bem no centro histórico de Vila de Rei. O espaço recria uma casa agrícola dos finais do século XIX e princípios do século XX. Um espaço onde se podem observar diferentes objetos relacionados com a vida rural e com as profissões com ela relacionada. Uma viagem no tempo com entrada gratuita! Em anexo ao museu, podemos também visitar uma antiga cadeia que recria o cubículo dos detidos.

MUSEU MUNICIPAL DE VILA DE REI
MUSEU MUNICIPAL DE VILA DE REI

VISITA VIRTUAL A VILA DE REI

FESTAS E EVENTOS EM VILA DE REI

Em qualquer altura do ano, em Vila de Rei a animação é… REI! São muitas as festas e eventos que têm lugar ao longo do ano. Aqui fica uma lista para que possa escolher o melhor momento para a sua visita. Janeiro: festival do Almeirão, azeite novo e pão caseiro. Fevereiro: Folclore no centro. Fevereiro/março: cortejo de Carnaval. Março/abril: festival gastronómico do bacalhau e do azeite e festival das sopas e petiscos. Maio: mercado medieval e festa da rainha Santa Isabel. Junho: Rock na vila. Julho/agosto: feira de enchidos, Queijo e mel. Agosto: festa de são João batista e festa de santa margarida. Setembro: festival de concertinas. Outubro: festival gastronómico do Achigã. Novembro: festival de produtos destilados. Novembro e dezembro: quinzena do teatro.      

O QUE VISITAR PERTO DE VILA DE REI?

Vila de Rei tem muitos encantos e um número muito vasto de atrações turísticas. Para que possa conhecer os lugares mais interessantes desta região, sugerimos que por lá passe (pelo menos) 3 dias completos. Se lhe sobrar tempo, visite também Ferreira do Zêzere e o Santuário de Fátima. Para poder organizar os seus passeios, preparámos-lhe um mapa. Esperamos que seja útil!

ferreira do zêzere
FERREIRA DO ZÊZERE (clique na imagem)

16,5 quilómetros e 17 minutos separam Vila de Rei de Ferreira do Zêzere, um sítio mágico! Há muito para ver e conhecer neste lugar idílico: paisagens incríveis e relaxantes, atividades náuticas e uma gastronomia de provar e chorar por mais. Se aceitar a nossa sugestão não deixe de ver (entre outras coisas) a península de Dornes (na imagem), a torre de Dornes e as praias fluviais da região.

santuário de fátima
SANTUÁRIO DE FÁTIMA (clique na imagem)

57 minutos e 69,9 quilómetros separam Vila de Rei do Santuário de Fátima, o lugar religioso mais importante de Portugal. Um templo construído em 1919 e visitado todos os anos por milhões de crentes (e não crentes). Se quiser conhecer em pormenor os 3 segredos de Fátima e todos os monumentos e lugares do santuário, clique na imagem e leia o nosso artigo!  

HISTÓRIA DE VILA DE REI

Em Vila de rei têm sido descobertos diversos vestígios e fósseis que fazem crer que povos muitos antigos (pré-históricos) terão habitado esta área. Mas, de forma organizada e por um largo período de tempo, terão sido os Celtas e depois os Romanos, os primeiros povos a permanecer nesta região. O primeiro registo escrito relativo a Vila de Rei é encontrado no foral de Dom Dinis em 1285. O foral terá sido renovado por Dom Manuel I em 1513. Durante o século XIV, a ordem de Cristo e a ordem dos templários foram muito importantes na defesa e no desenvolvimento da região (processo da reconquista cristã). Mais recentemente (2005-2015), a região beneficiou de um importante número de investimentos públicos (ponte sobre o rio Zêzere, infraestruturas educacionais, desportivas, culturais, entre outras). Este investimento levou mais riqueza e desenvolvimento a esta belíssima área de Portugal

INCÊNDIO VILA DE REI (2019)

Em Julho de 2019, um incêndio de grandes proporções atingiu Vila de Rei. Foi o pior incêndio do ano… Arderam 9249 hectares (1 hectar equivale a um campo de futebol…). A área ardida neste concelho correspondeu a 22% da área total ardida no país. A reflorestação e a recuperação da área começou imediatamente após a tragédia. A recuperação da beleza natural desta região está em curso.

GASTRONOMIA EM VILA DE REI

A gastronomia da região é considerada património cultural. Este título está relacionado com a herança histórica que a gastronomia da região insiste em manter viva. Cozinhar em Vila de rei é uma arte que evoca e integra o passado, o presente e o futuro. Entre as iguarias da região destacam-se: broas de mel, enchidos, queijo, mel, cozido à vila de Rei, bolos fintos, arroz doce de vila de rei, tigeladas, pudim de vila de rei,  cabrito assado, bacalhau à cobra, cabrito assado, bucho recheado e o bacalhau à vila de Rei.

RESTAURANTES EM VILA DE REI

TASQUINHA DA VILA

Mais de 730 comentários no GOOGLE, apenas 1 cifrão (€) no que concerne ao preço e uma classificação geral de 4,4 (num máximo de 5 estrelas). Os elogios entre os comentários online são muitos e salientam a qualidade da comida, a simpatia do pessoal e a excelente relação entre preço e qualidade.

TASQUINHA DA VILA
TASQUINHA DA VILA

HOTEIS EM VILA DE REI

ESTALAGEM LAGO AZUL

A estalagem Lago Azul fica na margem de Castelo de Bode e “colado” a Vila de Rei. Hotel de 4 estrelas, mais de 385 comentários de clientes e uma classificação global de 4,5 (num máximo de 5). Sossegado, com uma vista magnífica, charmoso, limpo, com estilo, óptimo pequeno almoço, os elogios são muitos e variados.

ESTALAGEM MAGO AZUL

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

FERREIRA DO ZÊZERE
FERREIRA DO ZÊZERE (clique na imagem)
MONTALEGRE
MONTALEGRE (clique na imagem)