Vila do Bispo é um triângulo de terra que aponta como uma seta, mar adentro, para o infinito do oceano!

VILA DO BISPO
Uma vila pacata com uma imensa costa de praias belas, tranquilas e de grande beleza natural. É também um lugar envolto no misticismo dos cultos pré-históricos, dos ritos sagrados dos romanos, da lenda de S. Vicente de Fora. Fortalezas e monumentos pré-históricos, escavações arqueológicas, pegadas de dinossauros e cultos sagrados… há muito para descobrir em Vila do Bispo!
ONDE FICA VILA DO BISPO?
Fica na região do Algarve, na ponta sudoeste de Portugal. Em tempos, pensava-se que era aqui o fim do mundo. Partindo de Lisboa, são 319km, cerca de 3h de carro.
Há transportes públicos disponíveis. A camioneta, parte de Lisboa-Sete Rios. De Julho a Setembro há quatro camionetas por dia. No resto do ano apenas um veículo faz diariamente o percurso. Viajando de camioneta, o trajecto é um pouco mais longo, 3h50 ou 4h25, consoante o horário. É também possível ir de avião de Lisboa a Faro, que fica a 108 Km de Vila do Bispo, e em seguida apanhar um táxi. Esta opção pode ser mais cómoda, mas não menos demorada, entre o embarque e desembarque no avião e o percurso de Faro a Vila do Bispo, acabará por despender mais de 3h.
O QUE VISITAR EM VILA DO BISPO?
Para além das praias com um ambiente mágico, a vila tem vários locais de interesse, tanto no centro da vila como em todo o concelho. Para que possa planear a sequência das suas visitas, preparámos o mapa que se segue. Esperamos que seja útil!
PRAÇA DA REPÚBLICA
O lugar da Praça da República, era antigamente o centro do povoado. Ainda se percebe no traçado das ruas, que muitas delas partem deste ponto. Destaca-se aqui a Igreja Matriz, que que terá sido construída no século XVI. Esta igreja, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, tem uma fachada de uma beleza singela, tipicamente algarvia.

JARDIM DA FONTE
À entrada de Vila do Bispo, somos acolhidos pelo Jardim da Fonte. É uma área ampla e agradável, com muitas árvores, que proporcionam bastante sombra. Neste espaço, sobressaem a Fonte Nova, do século XIX e o recente Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes, que nasceram e viveram no concelho de Vila do Bispo.

MONUMENTO “Celeiro do Algarve” – Vila do Bispo
O Celeiro do Algarve é uma obra do escultor contemporâneo Mário Miranda. Neste monumento é lembrada a história agrária de Vila do Bispo, enquanto importante produtora de cereais, até ao século XIX. Está representada uma espiga em pedra e aros metálicos, que aludem ao ondular das pequenas colinas de Vila do Bispo.

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO VILA DO BISPO
O Centro de Interpretação foi inaugurado em 2009, no edifício da antiga lota dos percebes. Em Vila do Bispo, este é o espaço de divulgação cultural, que acolhe frequentemente exposições temporárias. Numa das fachadas do Centro de Interpretação, destaca-se uma pintura com o tema dos Descobrimentos, da artista plástica Ângela Ferreira.

PRAÇA DE TANEGASHIMA
A Praça de Tanegashima é uma área ampla e ajardinada, que define o atual centro da vila. É um espaço que marca a geminação de Vila do Bispo com o município de Nishinoomote, que fica na ilha de Tanegashima, no Japão, onde, no século XVI, chegaram os portugueses pela primeira vez. Representando o encontro de culturas, destaca-se a obra escultórica do artista António Matos no meio da praça.

MOINHOS DE VILA DO BISPO
Em Vila do Bispo, os moinhos são testemunhas da importância que, no passado, estas terras tiveram na produção de cereais. Na zona norte da vila, há ainda três moinhos, que deram o nome à Rua dos Moinhos. Todos eles estão desativados e são agora residenciais, no entanto, continuam a ser marcos de destaque.

A JAZIDA PALEOLÍTICA DE VALE DE BOI
A jazida paleolítica de Vale de Boi é o maior sítio arqueológico da toda a Península Ibérica. Abrange uma área superior a 10 000 m2, perto da Ribeira de Vale Boi, no concelho de Vila do Bispo. Os trabalhos arqueológicos aqui desenvolvidos, encontraram vestígios da presença humana com mais de trinta mil anos. Foram desenterrados artefactos de caça, como pontas de setas, pequenas lanças para a pesca, peças de adorno feitas com conchas e ossos perfurados, que fariam parte de colares. Foi ainda encontrado um raro objeto de arte, representando três auroques (um boi selvagem atualmente extinto), gravados sobre uma placa de xisto. Através dos milhares de ossos de animais caçados aqui encontrados, descobriu-se a variedade da fauna que existiu um dia na zona de Vila do Bispo. Foram descobertos ossos de coelho, burro, cavalo, veado, raposa, lobo, lince, auroque, urso, leão e rinoceronte!

OS MENIRES DE VILA DO BISPO
Nas terras que hoje fazem parte de Vila do Bispo, encontra-se uma das maiores concentrações de menires conhecidas a nível mundial. Os menires são monumentos associados ao culto religioso pré-histórico. Os de maior importância encontram-se no Monte dos Amantes – os Menires da Pedra Escorregadia, na sede do conselho, e perto da povoação de Raposeira, o Menir do Padrão, que lembra o menir que Obelix, o herói de banda desenhada, transporta consigo.

PEGADAS DE DINOSSAURO DA PRAIA DE SALEMA
A Praia de Salema fica na costa sul de Vila do Bispo, na freguesia de Budens. Para além de ser uma excelente praia, tem um atrativo muito especial, pegadas de dinossauro que se julga terem 140 milhões de anos! Na zona oeste da praia, junto a umas escadas de acesso, está gravado na rocha um trilho de 8 pegadas dinossauros herbívoros e, na zona leste, veem-se 6 pegadas de dinossauros carnívoros, do género do Tiranossauro. As pegadas mais a ocidente são mais visíveis durante a manhã, e as outras, durante a tarde.

ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA
A variedade da fauna, da flora e a grande beleza natural da área que liga Belixe a Odeceixe foram as razões para a criação de uma zona de paisagem protegida. Animais como o javali e as flores silvestres são algumas das atrações naturais da região. Se gosta de praia mas também gosta de observar a natureza enquanto passeia por montes e vales, então encontrou o sitio certo!

ERMIDA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Fica num local isolado numa área rural. Afastada do bulício da costa algarvia. É um dos mais antigos monumentos religiosos do Algarve. Foi erigida no século XIV com o propósito de ser uma ermida de peregrinação. Terá sido renovada um século mais tarde com o beneplácito do Infante Dom Henrique que aqui terá rezado. Tem uma fachada triangular. No interior da igreja encontramos belas colunas com elementos encordoados e diversos painéis ilustrativos. Uma ermida com “Alma” que se torna especial durante a época de Outono. Bela na sua simplicidade.

BARÃO DE SÃO MIGUEL
De Vila do Bispo a Barão de São Miguel são apenas 15 minutos de carro (16 quilómetros de distância). É uma pequena povoação rural muito calma e tranquila. O tempo aqui passa devagar e Barão de São Miguel tem resistido à explosão urbana dos últimos anos. O casario é colorido com as belas chaminés tipicamente algarvias (revelando as influências da presença dos Mouros na região). A envolver a aldeia encontram-se montes de traço arredondado. O orgulho da povoação centra-se da sua igreja matriz que data do século XVI e que mantém a sua arquitetura. Visitar este local é quase uma visita de caráter sociológico.

PRAIAS PERTO DE VILA DO BISPO
O concelho de Vila do Bispo tem várias praias deslumbrantes, tanto na costa sul como na costa ocidental. Na costa ocidental, entre o cabo de S. Vicente e Aljezur, algumas praias são quase desertas e não se nota qualquer intervenção humana. A beleza destas praias vem também das arribas, no entanto, quando a maré alta reduz o areal, é preciso manter a devida distância das falésias, pelo perigo de derrocada. São tantas as praias incríveis que difícil mesmo é escolher as melhores. Preparámos um mapa com algumas das muitas praias que pode visitar. Esperamos que seja útil!
PRAIA DA MURRAÇÃO
A Praia da Murração surge por entre os recortes rochosos da costa Vicentina, com a beleza de uma orquídea selvagem. A praia e a área circundante encontram-se praticamente intocadas pelo homem. Pela vegetação das arribas, cujo verde quase toca o azul do mar, pontualmente vêm-se ovelhas a pastar. Fica antes da praia do Amado, em Aljezur, mas pertence ainda ao concelho de Vila do Bispo. Para chegar a esta praia, é necessário percorrer uma ampla estrada de terra batida, durante 5 Km. Mas vale a pena o caminho para chegar à Joia Vicentina, nome pelo qual já vai sendo conhecida a Praia da Murração. É uma praia não vigiada, sem quaisquer infraestruturas, pouco frequentada, por ser de difícil acesso. A sua tranquilidade e beleza são atributos que atraem os naturistas. Para o ajudar a descobrir a Joia Vicentina, ficam aqui as coordenadas GPS: 37° 9’17.02″N 8°54’31.33″W

PRAIA DA PONTA RUIVA
Esta praia é particularmente apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard. Na extremidade sul do areal, destaca-se um grande rochedo avermelhado, que deu origem ao nome da Praia da Ponta Ruiva. É uma praia muito bonita, selvagem, sem vigilância nem infraestruturas. O acesso faz-se por uma arriba, seguindo um trilho pedonal, que vai descendo em direção à praia numa zona de menor declive. Por este caminho, sente-se o cheiro forte da esteva, planta abundante na vegetação circundante, e é frequente verem-se falcões ou pequenos pássaros, como o cartaxo. O trajeto de carro faz-se por estradas de terra batida, sendo que, partindo de Vila do Bispo, o caminho está sinalizado, mas, vindo de Sagres, não há qualquer indicação. O último troço da estrada de terra não é fácil, pelo que deverá ser feito apenas com uma viatura todo-o-terreno. Como a sinalização não é abundante, o mais fácil é ficar com as coordenadas GPS: 37° 4’3.49″N 8°57’53.66″W

PRAIA DA CORDOAMA
Praia da Cordoama fica encostada a imponentes arribas, que chegam a ter mais de 100 metros. Tem um extenso areal, com quase 2Km. Na maré baixa, as areias desta praia unem-se às areias da praia da Barriga e do Castelejo, formando uma língua de areia a perder de vista. É uma praia ampla e bastante tranquila. A ondulação do mar é ótima para desportos como o surf e o bodyboard. A Praia da Cordoama é uma das doze praias de Vila do Bispo com bandeira azul, é vigiada durante a época balnear, tem um restaurante e parque de estacionamento. Há uma estrada direta para esta praia, com cerca de 5 Km, partindo do Mercado Municipal de Vila do Bispo.

PRAIA DA BARRIGA
A Praia da Barriga fica a norte da Praia da Cordoama. O areal é mais pequeno, tem cerca de 900 metros, e não é vigiada. É tão encantadora a praia, abrigada pelas negras arribas que contrastam com o branco da areia, como o caminho verdejante que lhe dá acesso. Para aqui chegar, é necessário percorrer uma estrada rural de terra batida, não sinalizada, com cerca de 4Km. Para não se perder pelo caminho, ficam aqui as coordenadas GPS: 37° 7’7.38″N 8°55’46.76″W

PRAIA DA INGRINA
Uma praia muito bonita numa pequena baía protegida pelo vento. Tem um areal pequeno que se torna bastante pequeno na maré cheia (durante o inverno). O caminho para lá chegar é belíssimo. Garantia de um dia de praia tranquilo e longe da confusão. Perto da praia encontrará um restaurante onde poderá jantar enquanto assiste ao pôr do sol. Uma boa opção também para quem tem crianças.

PRAIA DAS FURNAS, VILA DO BISPO
Praia com areal extenso e bonito. Tem um local de estacionamento que fica a aproximadamente 100 metros da praia (um caminho plano). Uma boa opção para quem quer levar o seu cão. O acesso à praia é feito por uma estrada pavimentada e os últimos 600 metros por uma estrada de terra batida que se encontra em bom estado. A praia tem uma gruta virada para o oceano, um bom local para descansar e admirar o mar.

VISITA VIRTUAL A VILA DO BISPO
HISTÓRIA DE VILA DO BISPO
Vila do Bispo tem uma forte presença pré-histórica. Foi uma terra sagrada para os romanos, local onde prestavam culto a Hércules e Saturno. Mais tarde, foram trazidas para o Cabo de S. Vicente, em Sagres, as relíquias do mártir S. Vicente, que terão sido sempre protegidas por corvos. Estas terras ficaram conhecidas como Vila do Bispo no século XVI, quando o rei D. Manuel I doa a então aldeia de S. Maria do Cabo, ao Bispo D. Fernando Coutinho. Aqui encontram-se não só pegadas de dinossauros, como também pegadas da história de Portugal, da história da humanidade e da história do mundo.
O QUE VER PERTO DE VILA DO BISPO?
Nas proximidades de Vila do Bispo, há muitos lugares interessantes para visitar. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões e também um mapa para que possa planear a sequência dos seus passeios.

O Geomonumento da Ponta do Telheiro fica a 6 Km a noroeste de Sagres. Os imensos rochedos proporcionam não apenas um cenário impressionante, como são também uma importante cadeia rochosa com 90 milhões de anos de grande importância científica.

Em Vila do Bispo, na freguesia de Budens, encontram-se as ruínas do Forte de São Luís de Almádena. O forte é também conhecido como forte da Boca do Rio, por ficar localizado numa colina sobre a praia onde vai desaguar a Ribeira de Budens. De Vila do Bispo a Budens distam 9,4 quilómetros, uma distância que se percorre em 11 minutos de carro.

Sobre a bonita Praia da Figueira, também em Budens, é possível ver as ruínas de outra fortaleza, o Forte de Vera Cruz da Figueira. Esta construção data do século XVII e, tal como o forte da Boca do Rio, protegia a costa dos ataques piratas.

De Vila do Bispo ao Cabo de São Vicente distam 15 quilómetros, uma distância que se percorre em 16 minutos de carro. No século XVI foi construído um mosteiro no Cabo de São Vicente. Para proteger os muitos peregrinos que por aqui passavam, o mosteiro foi cercado por uma fortaleza. No século XIX, o mosteiro deu lugar um farol, sendo hoje um dos faróis da Europa com maior alcance.

De Vila do Bispo à fortaleza de Sagres distam 10 quilómetros, uma distância que se percorre em 10 minutos de carro. A fortaleza de Sagres data do século XV, no entanto sofreu várias reestruturações, sendo que a beleza do seu atual traçado deve-se às intervenções feita no século XVIII. Um sítio espetacular com uma vista esplendorosa. O forte vento é presença assídua.

O Forte do Beliche, no Cabo de S. Vicente, foi construído no século XVI, para proteção de uma zona de desembarque. Foi consagrado a Santo António, e no seu interior encontra-se uma capela dedicada a Santa Catarina. O forte esteve em mau estado de conservação, mas foi recuperado, no século XX, passando a ser um polo hoteleiro de apoio à Pousada de Sagres. É atualmente um espaço encantador, frequentemente usado para eventos.

A igreja de nossa senhora da Graça fica no complexo da fortaleza de Sagres. Foi mandada construir no século XV pelo Infante Dom Henrique em homenagem a Santa Maria. No interior do templo, destaca-se o Altar-Mor e o seu retábulo em madeira. Observe também as três pedras tumulares que lá se encontram em homenagem a antigos capitães da fortaleza. Junto ao templo, há uma vista magnífica para o oceano Atlântico!

Uma construção misteriosa desenterrada em 1919 e feita com 48 alinhamentos de pedra. Está organizada num espaço circular e foi designada por “rosa-dos-ventos”. Acredita-se que foi mandada construir pela escola náutica que terá sido criada pelo Infante Dom Henrique que por aqui viveu no tempo dos grandes descobrimentos portugueses. Foi limpa e renovada em 1959. Há também quem acredite tratar-se de um relógio solar do século XVI que apoiaria a atividade naval da região. Seja qual for a verdade, é um local muito interessante e que merece uma visita atenta.
HOTEIS EM VILA DO BISPO
Há algumas boas opções de alojamento em Vila do Bispo e nas suas imediações. A sugestão que se segue baseia-se na análise da relação entre preço e comentários globais dos clientes.
TONEL APARTAMENTOS
Mais de 16o comentários no google e uma classificação global de 4.4 estrelas (num máximo de 5). Os comentários referem com insistência a boa localização, a qualidade da limpeza e a piscina. Os animais de estimação são bem-vindos! Fica a 5 minutos a pé da praia (pouco mais de 100 metros de distância). O staff é bastante simpático.

RESTAURANTES E GASTRONOMIA EM VILA DO BISPO
A gastronomia de Vila do Bispo reúne o melhor de dois mundo: por um lado, o magnífico peixe que o Atlântico nos oferece. Do outro, os produtos que a terra tem para nos dar. Aqui ficam algumas sugestões para quem prefere peixe: dourada, arroz de safio, sargo, sandes de moreia frita. Para se prefere marisco experimente perceves, lagosta e búzios. Para amantes dos produtos da terra sugerimos o grão, os enchidos e as couves.
RESTAURANTE RIBEIRA DO POÇO
Restaurante de 2 cifrões (num máximo de 3). Conta com mais de 780 comentários no Google e uma classificação geral de 4,6 (em 5). Muito concorrido, é difícil encontrar mesa nos meses de Verão. Se conseguir seguramente que vai gostar. Os clientes elogiam a qualidade do marisco e dos produtos oriundos do mar. O pessoal é simpático e a relação entre preço e qualidade é boa.

TASCA DO CARECA
Só o nome já me inspira confiança (sendo eu também careca!). Restaurante de 1 cifrão (ou seja, barato), tem mais de 450 comentários no google e uma classificação geral de 4.4 estrelas (num máximo de 5). É super concorrido nos meses de Verão (o espaço é pequeno). Vá cedo se quiser comer a comida do careca! As lulas são casa são o ex-libris do restaurante. As doses são muito bem servidas e o preço é bastante barato (uma dose é suficiente para duas pessoas e o preço para os dois rondará os 15€).
