VILA NOVA de CERVEIRA: 20 dicas IMPERDÍVEIS! (2021)

Vila Nova de Cerveira foi nascida e criada à beira das águas do rio Minho! Cresceu bela e verdejante, embalada pela natureza! Vila de origens muito remotas, muito antes dos reis, ergue-se hoje ousada e imponente, rumo ao amanhã!

VILA NOVA DE CERVEIRA

Cerveira, como também é conhecida, é famosa pela sua história e beleza natural mas também pela arte e cultura. Desde 1978 que Vila Nova de Cerveira promove a Bienal Internacional de Arte, difundindo a arte contemporânea. Cerveira, a Vila das Artes, é um lugar onde coabitam harmoniosamente a modernidade e a história. 

vila nova de cerveira

ONDE FICA VILA NOVA DE CERVEIRA?

Vila Nova de Cerveira fica no norte de Portugal, pertence ao distrito de Viana do Castelo, na região do Minho. De Lisboa a Vila Nova de Cerveira são 415 Km, cerca de 4h de viagem. Partindo da cidade do Porto, são apenas 102 km, um trajeto de 1h05.

O aeroporto mais próximo não é nem o do Porto nem o de Lisboa, mas o de Vigo, em Espanha, a 43Km, cerca de 35 minutos de carro. Há vários comboios e camionetas por dia, que partem quer de Lisboa quer do Porto, para Vila Nova de Cerveira. Partindo do Porto, o transporte mais rápido é a camioneta, que faz o trajeto em 1h30. Apesar do aeroporto de Vigo ser mais próximo, os transportes são menos frequentes e não são diretos.

O QUE VISITAR EM VILA NOVA DE CERVEIRA?

Vila Nova de Cerveira tem inúmeros encantos para todos os gostos. Descrevemos alguns dos lugares mais emblemáticos, no entanto, muito mais há para descobrir, tanto em Cerveira como nos arredores! Para que possa organizar as suas visitas de uma forma mais lógica e racional, criámos um mapa com as principais atrações da vila. Esperamos que seja útil!

CENTRO HISTÓRICO DE VILA NOVA DE CERVEIRA

Percorrendo as ruas de Vila Nova de Cerveira, somos interpelados pela história que se apresenta a partir de belos marcos de tempos antigos, como o castelo, o pelourinho, igrejas e solares.

vila nova de cerveira centro histórico

CASTELO DE VILA NOVA DE CERVEIRA

Embora já existisse uma torre defensiva Cerveira, foi no reinado de D. Dinis que foi mandada ampliar a estrutura defensiva, dando origem à estrutura do castelo medieval que conhecemos actualmente. O castelo era imperativo para proteger a fronteira com Espanha.

castelo de vila nova de cerveira

Na altura, a vila foi envolvida em muralhas, que guardam até hoje tesouros do património de Cerveira, como o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia, Capela de Nossa Senhora da Ajuda, a Porta da Traição e muitos outros.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA

A Capela de Nossa Senhora da Ajuda data do século XVII. Foi construída sobre a Porta da Vila, entrada principal do recinto do castelo.

capela de nossa senhora da Ajuda vila nova de cerveira

Embora seja de pequenas dimensões, vale a pena conhecer, tanto pela sua localização surpreendente, como pelo interior com o altar em talha dourada, as paredes de azulejo colorido e o tecto revestido de painéis com pinturas alusivas a Nossa Senhora da Ajuda.

IGREJA DA MISERICÓRDIA

A Igreja da Misericórdia encontra-se abrigada pelas muralhas do castelo da Vila de Cerveira, perto do Pelourinho. Será possivelmente um dos mais antigos patrimónios da instituição Santa Casa da Misericórdia. O protector da igreja é o Senhor Ecce-Homo, que significa “Eis o Homem” – foi com estas palavras que Pilatos apresentou Jesus à multidão que o condenou ao martírio da cruz.

igreja da misericórdia vila nova de cerveira

A imagem do Senhor Ecce-Homo que aqui se encontra, terá sido encontrada enterrada, dando origem a uma grande devoção popular.

PELOURINHO DE VILA NOVA DE CERVEIRA

O Pelourinho data de 1547 e fica no castelo, diante do antigo edifício dos Paços do Concelho. Na parte superior do pelourinho é possível distinguir um pequeno escudo com o emblema heráldico dos Viscondes de Cerveira.

pelourinho vila nova de  cerveira

IGREJA MATRIZ DE VILA NOVA DE CERVEIRA

A Igreja Matriz, ou Igreja de S. Cipriano, seu padroeiro, fica no largo principal de Vila Nova de Cerveira, a Praça da Liberdade. Em 1877, a igreja foi muito afectada por um forte temporal. Apenas resistiu a cabeceira da igreja, tudo o resto foi reconstruído em 1881.

igreja matriz vila nova de cerveira

A bela fachada convida a entrar, e no interior somos surpreendidos pela capela-mor, destacando-se a singularidade do sacrário, rodeado de anjos e enquadrado por dois conjuntos escultóricos, um reproduzindo a passagem bíblica do Juízo Final e o outro os Reis Magos Adorando o Menino Jesus.  

SOLAR DOS CASTROS

O Solar dos Castros, é um dos mais importantes edifícios do centro histórico de Vila Nova de Cerveira. Foi construído no século XVII e reconstruído no século XVIII. Ao centro da bela fachada sobressai o imponente brasão dos Castros. Atualmente funciona neste espaço a Biblioteca Municipal.

solar dos castros vila nova de cerveira

O Solar dos Castros fica localizado na Praça da Liberdade, praticamente ao lado da Igreja Matriz.

CONVENTO DE SAN PAYO

O Convento de San Payo fica localizado no concelho Cerveira, a cerca de 6 Km da vila, e é um ponto de referência da arte portuguesa.

Este convento foi edificado nos finais do século XIV. Estava ao cuidado de frades franciscanos, que vieram da Galiza. Foi aproveitado o local de uma antiga ermida dedicada a San Payo, santo galego, para construir o convento. Com as intempéries da história, o convento foi-se degradando, até ser por fim desocupado no século XIX.

O artista plástico português José Rodrigues redescobriu e reinventou o convento. Hoje o espaço foi convertido num museu de arte, onde a história e a modernidade confluem harmoniosamente.

ARO ARQUEOLÓGICO DE LOVELHE

O Aro de Lovelhe é uma ampla área arqueológicos de uma antiga povoação de Vila Nova de Cerveira, onde se distinguem perfeitamente as ruínas das típicas casas redondas de pedra, rodeadas por uma muralha de terra.

ARO ARQUEOLÓGICO DE LOVELHE

FORTE DE LOVELHE

O Forte de Lovelhe, ou Forte de S. Francisco, faz parte do conjunto defensivo de Cerveira, juntamente com o Castelo da Vila e o Fortim da Atalaia. Foi construído no século XVII, nas proximidades do Aro de Lovelhe, e encontra-se actualmente em ruínas.

forte de lovelhe

FORTIM DA ATALAIA

O Fortim da Atalaia é a mais pequena fortificação do conjunto de defesa de Vila Nova de Cerveira, trata-se de apenas uma torre de planta circular. Embora de pequenas dimensões, é de grande interesse patrimonial, estético e histórico.

fortim da atalaia

Fica no Alto do Lourido, num enquadramento natural muito bonito.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO

Esta pequena capela de pedra fica fora do centro de Cerveira, num monte. Conta a tradição que no local da Capela terá aparecido Nossa Senhora da Encarnação. Fica num local envolvido por grande beleza natural e com uma bonita vista sobre o rio Minho. 

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO

PONTE INTERNACIONAL

Desde 2004, Vila Nova de Cerveira e Goian, a povoação espanhola da margem norte do rio Minho, estão ligadas por uma ponte internacional, conhecida como Ponte da Amizade. Logo, se estiver em Cerveira, muito facilmente poderá dar um passeio por terras espanholas.

MIRADOURO DO CERVO

Do cume da colina Alto do Crasto, o Cervo de ferro vigia Vila Nova de Cerveira. Junto deste Cervo, obra do artista José Rodrigues, encontra-se um dos mais deslumbrantes miradouros de Portugal, o Miradouro do Cervo. Daqui se avista o serpentear do rio Minho, entre terras lusas e espanholas, até desaguar no oceano, em Caminha.

MIRADOURO DO ESPÍRITO SANTO

Na Serra da Gávea, a 5 minutos do centro de Cerveira, abrem-se as Portas do Céu, nome pelo qual também é conhecido o Miradouro do Espírito Santo. Este lugar foi outrora a Capela do Espírito Santo, e guarda ainda os seus vestígios. Daqui o panorama sobre o rio Minho é gracioso, especialmente ao pôr-do-sol.  

miradouro espirito santo

MIRADOURO SINO DOS MOUROS

Vale a pena conhecer Miradouro Sino dos Mouros e deixar-se inebriar pela beleza da vista sobre Praia de Moledo. Este miradouro fica em Caminha, a cerca de 20 Km de Vila nova de Cerveira.

MIRADOURO SINO DOS MOUROS

AQUAMUSEU DO RIO MINHO

O Aquamuseu do rio Minho tem literalmente vida própria. Estão aqui representadas várias espécies vivas que habitam este rio.

Este espaço tem como principais objetivos a divulgação e preservação da riqueza natural e cultural deste curso de água.

AQUAMUSEU DO RIO MINHO cerveira

O Aquário, o Lontrário e o Museu das Pescas, são as três grandes áreas do Aquamuseu.

Percorrendo o Aquário, descobre-se a diversidade da fauna e flora do rio Minho, desde a sua nascente, nos montes Cantábricos espanhóis, à foz portuguesa, em Caminha. Este espaço tem nove aquários distintos, em cada um observam-se animais diversos, correspondentes a zonas específicas do rio (nascente, barragem, foz).

O Lontrário reproduz o habitat natural das lontras no rio Minho. Aqui somos acolhidos por um casal adorável, a fêmea Eureka e o macho Einstein, os animais residentes. Este espaço pretende sensibilizar para a proteção desta espécie, já inexiste em alguns países europeus, devido à caça e à destruição dos seus habitats, quer pela degradação das margens dos rios, quer pela poluição.

lontra cerveira

O Museu das Pescas expõe a história da relação do povo com o rio, através de objetos de pesca artesanal, de diferentes barcos e documentos relativos à pesca, alguns do século XIX.

O Aquamuseu fica integrado no Parque do Castelinho, à beira do rio Minho, e é um dos pontos turísticos mais atrativos de Vila Nova de Cerveira.

CASA VERDE

A Casa Verde é um bonito edifício apalaçado do século XIX, com a fachada em azulejo verde, localizado na Praça da Liberdade.

casa verde cerveira

PASSOS DE VIA SACRA

É conhecido como Passos de Via Sacra, o conjunto de sete oratórios de devoção popular. Estes oratórios são muito semelhantes entre si e encontram-se em diferentes pontos da vila. Tradicionalmente, a Procissão dos Passos percorre as ruas de Cerveira na Quinta-Feira Santa, detendo-se em cada um dos oratórios.

passos de via sacra cerveira

AVENIDA DOS PESCADORES

Esta avenida proporciona um belíssimo passeio à beira rio, terminando no parque de lazer “O castelinho”.  No caminho, podemos ver um local onde os pescadores deixam os seus barcos, e assim ficou a rua batizada como “dos pescadores”. 

VISITA VIRTUAL A VILA NOVA DE CERVEIRA

O QUE VISITAR PERTO DE VILA NOVA DE CERVEIRA?

Os apreciadores de arte contemporânea podem visitar a Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Os desportistas têm à sua disposição a ecopista do rio Minho. Em Espanha, a apenas 20 Km de Cerveira, encontra-se a imponente Catedral de Tui. No concelho vizinho de Monção, a pouco mais de 30Km, pode visitar o Palácio da Brejoeira. Nas proximidades de Vila Nova de Cerveira, também há muito para ver. Para que possa organizar as suas visitas para lá de Vila Nova de Cerveira, preparámos um mapa com as principais atrações que vai encontrar nas proximidades. Esperamos que seja útil!

ECOPISTA DO RIO MINHO

A ecopista do Minho fica a pouco mais de 20 minutos de carro de Vila Nova de Cerveira. Se gosta de paisagens verdejantes, não perca esta oportunidade! Irá percorrer caminhos paralelos ao velhinho troço rodoviário que fazia a ligação Monção e Valença. Ao passear de bicicleta por esta ecopista, atravessará vinhedos, campos agrícolas e paisagens de uma beleza indescritível que incluem vistas panorâmicas para o rio Minho.

ecopista do rio minho

A não perder o chamado “caminho do rio” entre Cerveira e Caminha. A meio do passeio, pare para visitar o centro de interpretação da ecopista em Valença e experimente a gastronomia típica e, obviamente, o vinho verde português!   

CASTRO DE SANTA TREGA

O Castro de Santa Trega fica a menos de 20 Km, de Vila Nova de Cerveira, na outra margem do Minho, em Espanha. É um local impressionante não apenas pelo recorte dos vestígios arqueológicos da antiga povoação Castrense, mas também pelo encanto da vista sobre a foz do rio Minho.

castro de santa trega

PALÁCIO DA BREJOEIRA

Vila Nova de Cerveira fica a 33 quilómetros de carro do Palácio da Brejoeira. Uma viagem de 35 minutos e um pequeno esforço que vale muito a pena.

O palácio é, desde 1910, um imóvel classificado como monumento nacional. Ao longo da sua história, o palácio alternou entre a decadência e a renovação. Em 1960, foi aqui construída uma adega moderna. Em 1997 aqui nasceu o famoso vinho “Alvarinho”.

A sua arquitetura é inspirada num estilo neoclássico e apresenta-se em forma de “L”. No interior do palácio encontrará salões enormes, decorados com pinturas e frescos glamorosos. Lá encontrará ainda um teatro e uma capela. O palácio encontra-se rodeado por uma mata luxuriante e jardins de grande beleza (acessíveis através da visita guiada).

palácio da brejoeira

CATEDRAL DE TUI

19 quilómetros e 19 minutos separam a catedral de Tui (cidade de Tui – Espanha) a Vila Nova de Cerveira (Portugal). Uma curta distância para uma enormíssima recompensa. O monumento foi construído em 1180. Na sua bela fachada predomina o estilo Gótico. Sugerimos que faça uma visita guiada que lhe custará apenas 4€. O jardim e especialmente o topo da catedral são imperdíveis. Do topo da catedral tem-se uma vista fenomenal sobre o rio Minho e sobre Portugal. Vá com tempo e invista no mínimo uma hora a visitar a catedral de Tui.

catedral de tui

HISTÓRIA DE VILA NOVA DE CERVEIRA

Cerveira conta a sua história através vestígios arqueológicos pré-históricos, fortalezas medievais, igrejas antigas, casas brasonadas, e mais recentemente, obras públicas de arte contemporânea. O seu nome tem duas possíveis origens: o grande número de cervos (animal) que em tempos habitava a região ou o nome do primeiro Senhor destas terras, João Nunes de Cerveira. 

GASTRONOMIA EM VILA NOVA DE CERVEIRA

Os amantes da boa mesa não ficarão desiludidos em Vila Nova de Cerveira. A refeição salta do rio para o prato. Na época própria de cada peixe, é possível deliciar-se com saborosas iguarias tradicionais de tainha, sável e lampreia. Alguns dos pratos mais característicos são a Tainha, confecionada no forno, a Lampreia Refogada, o Arroz de Lampreia e o Debulho de Sável. Para regar a refeição pode optar por um vinho verde regional.

arroz de lampreia
ARROZ DE LAMPREIA

ONDE COMER EM VILA NOVA DE CERVEIRA?

CURT’ISSO TABERNA BAR

Restaurante de apenas 1 cifrão (o que significa que é barato). Tem mais de 470 comentários e uma classificação geral de 4,6 estrelas (num máximo de 5). Um local perfeito para quem gosta de petiscos mas onde os vegetarianos também encontram soluções. A atmosfera e a música do restaurante são muito elogiadas pelos clientes. O bacalhau e a relação preço qualidade são dois dos pontos fortes!

Curt'isso Taberna Bar vila nova de cerveira

ALOJAMENTO EM VILA NOVA DE CERVEIRA

HOTEL DO MINHO

Mais 1100 comentários de clientes no google e uma classificação geral de 4,5 (num máximo de 5). O Hotel do Minho tem tudo o que precisa para disfrutar plenamente da sua estadia em Vila Nova de Cerveira. Neste espaço, classificado com quatro estrelas, predomina a modernidade, o requinte e a simplicidade.

hotel do minho vila nova de cerveira

O hotel tem várias áreas de lazer como piscina com serviço de bar, esplanada, spa com piscina interna e vários serviços à disposição, restaurante, lounge, wine bar e uma área de cocktails. O hotel tem também um business center, totalmente equipado, que funciona num piso independente dos restantes espaços do hotel. 

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

carrazeda de ansiães
CARRAZEDA DE ANSIÃES
ponte de lima
PONTE DE LIMA