Vila Nova de Milfontes: 22 DICAS TOP para 2021!

Por que a chamavam a Vila Nova de Milfontes a terra das 3 mentiras? Porque não era vila, não era nova e, apesar de ter fontes, não tinha mil! Atualmente já é vila, continua a não ser nova e o número de fontes mantem-se longe do milhar!

VILA NOVA DE MILFONTES

É aqui que o rio Mira encontra o oceano Atlântico, numa confluência que pode ser admirada do alto de um dos vários miradouros de Vila nova de Milfontes. Apesar da vila viver essencialmente do turismo, continua a ser uma povoação tipicamente portuguesa. Os hábitos, o sotaque, as rotinas, a calma, a gastronomia, tudo aquilo que esperamos de um local alentejano.

A povoação é deliciosamente portuguesa, social, acolhedora, com uma boa seleção de restaurantes e várias praias para todos os gostos. É um destino turístico de muitas famílias portuguesas durante o Verão (tal como Porto covo). O número de turistas estrangeiros tem vindo também a subir nos últimos anos apesar de não ser ainda muito elevado. O facto de se encontrar a 2 horas dos aeroportos de Lisboa e de Faro, contribui para este relativo desconhecimento estrangeiro.

O Alentejo é famoso pelo seu calor tórrido (no Verão). No entanto, as vilas da costa alentejana têm um clima mais ameno e, ainda assim, perfeitos para os amantes de praia. O Rio Mira é famoso pelas suas águas tranquilas e límpidas, perfeitas para um mergulho ou um passeio de caiaque.

vila nova de milfontes
VILA NOVA DE MILFONTES

ONDE FICA VILA NOVA DE MILFONTES?

190 quilómetros! É esta a distância que separa Lisboa de Vila nova de Milfontes, um dos locais mais procurados da costa Vincentina.

O QUE VISITAR EM VILA NOVA DE MILFONTES?

Vila Nova de Milfontes é uma vila pequena mas graciosa. Tem algumas atrações turísticas que não deve deixar de visitar. Um dia é tempo suficiente para conhecer bem esta vila alentejana! Aqui fica o mapa das atrações para o ajudar a planear a sua visita!

FORTE DE SÃO CLEMENTE

Localizado na ponta da marginal da vila, o forte de São Clemente apresenta-se imponente e robusto. Construído no século XVII para combater a investida de corsários (grupo de indivíduos que trabalhavam a mando de governos e que saqueavam navios e vilas costeiras para roubar bens e escravos) e piratas do Norte de África (da famosa costa da Barbária). Aqueles que visitam este forte, podem também desfrutar de uma vista magnífica que o miradouro do forte lhes proporciona. Uma ampla vista para o rio Mira e para a margem contrária.

FORTE DE SÃO CLEMENTE
FORTE DE SÃO CLEMENTE

PRAÇA BARBACÃ

A Praça Barbacã fica ao lado do forte de San Clemente. Foi deste lugar que Brito Paes e Sarmento Beires, dois aviadores que imortalizaram os seus nomes na história da aviação portuguesa quando fizeram a primeira viagem aérea entre Portugal e Macau (o avião descolou na foz do rio Mira). A proeza é marcada na praça com um marco que menciona a data (2 de Abril de 1924) e os nomes dos aviadores.

Este feito continua a ser um facto pouco conhecido e pouco citado na história portuguesa. Este “apagar da história” foi obra do Estado Novo por um dos seus protagonistas (Sarmento Beires, 1892-1974) que, apesar de ter sido militar, foi um opositor do regime de Salazar.

praça barbacã
PRAÇA BARBACÃ

FAROL DE MILFONTES

O farol de Milfontes é uma modesta construção que vale a pena ser visitada a pé. A pequena marginal que liga a pequena vila ao farol deve ser percorrida a pé para que possa admirar a magnífica vista sobre o rio Mira e, já mais próximo do farol, sobre o imensurável oceano Atlântico.

farol de vila nova de milfontes
FAROL DE MILFONTES

ESTÁTUA DO ARCANJO

A estátua do Arcanjo é uma obra polémica do escultor Aureliano de Aguiar. Situa-se no centro da rotunda do farol e que não deixa ninguém indiferente. Não foi uma obra inicialmente bem acolhida pelos locais que a acharam feia e desconcertante. São 3 metros e meio de ferro reutilizado que fazem alusão à degradação do planeta.

arcanjo vila nova de milfontes
ESTÁTUA DO ARCANJO

“Um grito, um alerta ao planeta que se desfaz, derrete. A dor ou a raiva e o desejo de salvar (ou arremessar?) o planeta que se degradou pela mão de humanos. Um apelo ecológico”

IGREJA DA NOSSA SENHORA DA GRAÇA

Não muito longe do Forte de São Clemente (cerca de 150 metros), pode visitar a igreja da nossa senhora da Graça (construído no século XVI). Da construção original resta já muito pouco. Foram duas as ocasiões em que praticamente ficou destruída. A primeira vez em 1590 na sequência de um ataque corsários que arrasaram a vila na sua quase totalidade. E uma segunda vez aquando do terramoto de 1755. Daí o nome de Vila NOVA de Milfontes (por ser uma vila reconstruída). O forte de São clemente foi construído precisamente na sequência desta devastação corsária.

igreja da nossa senhora da graça milfontes planet portugal
IGREJA DA NOSSA SENHORA DA GRAÇA

JARDIM PÚBLICO DE VILA NOVA DE MILFONTES

O jardim público de Vila nova de Milfontes é um espaço de recreação e lazer. O seu jardim está em harmonia com o meio envolvente e a um passo do centro da vila. Quem o visita tem acesso a equipamentos para crianças e atividades ao ar livre perfeitas para uma tarde em família. É um equipamento publico moderno, com uma estética cuidada e uma dimensão considerável.

jardim publico de vila nova de milfontes
JARDIM PÚBLICO DE VILA NOVA DE MILFONTES

CENTRO DE VILA NOVA DE MILFONTES

O centro de vila nova de Milfontes é relativamente pequeno. Um traçado retilíneo acompanhado por um casario bem cuidado em tons de branco e azul. A melhor forma de conhecer o centro da vila é naturalmente a pé. Ao longo do seu passeio, não se esqueça de visitar as principais atrações do lugar e de olhar com a atenção as casas de traçado tipicamente alentejano.

centro vila nova de milfontes
CENTRO DA VILA

ESTRADA DO CANALPORTO DAS BARCAS

Fica um pouco afastado do centro da vila mas é na estrada do Canal que pode apreciar o mais belo Pôr do sol da região. Nos últimos anos tem sido também muito procurado por lá se encontrar um dos restaurantes mais sofisticados da costa alentejana, o Porto das Barcas.

PORTO DAS BARCAS MILFONTES
ESTRADA DO CANALPORTO DAS BARCAS

MABI, CROISSANTERIA E GELATARIA

Paragem obrigatória para quem gosta de saborear gelados e/ou croissants. Bem no centro da vila.

Mabi Vila nova de Milfontes
MABI

SUGESTÃO DE PERCURSO PEDESTRE EM VILA NOVA DE MILFONTES

Para conhecermos a alma de uma vila é preciso percorrê-la a pé, com tempo, atenção e vontade de a sentir. Vila nova de Milfontes não foge à regra e por esse motivo encontrará de seguida uma sugestão de percurso a pé que o levará às principais atrações desta pequena vila. O percurso começa na estrada do canal, termina no farol e passa por todas as atrações anteriormente citadas neste artigo ). Esperamos que seja útil!

VIAGEM VIRTUAL A VILA NOVA DE MILFONTES

PRAIAS PERTO DE VILA NOVA DE MILFONTES

São muitas as opções para quem gosta de praia e passa férias em Vila nova de Milfontes. Aqui fica um mapa com aquelas que consideramos serem as melhores praias nas proximidades da vila.

PRAIA DO FAROL

É uma praia (não muito grande) mas que tem a particularidade de ser banhada por um oceano (o Atlântico) e também por um rio (o Mira). O promontório (cabo formado por uma elevação rochosa) junto à praia do farol é perfeito para assistir a um pôr do sol esplendoroso. Atenção às crianças nesta praia! Do lado do rio Mira, ao entrarem na água as crianças “perdem o pé” imediatamente.

praia do farol milfontes planet portugal
PRAIA DO FAROL

PRAIA DA FRANQUIA

A praia da Franquia é banhada pelas águas calmas do rio Mira (recomenda-se uma vez mais uma atenção especial para as crianças pelo motivo já anteriormente citado). A praia fica muito perto da vila e junto à marginal. Tem um bar bastante simpático para aqueles que gostam de “bares com praia“.

praia da franquia vila nova de milfontes recomendação planet portugal
PRAIA DA FRANQUIA

As águas do rio Mira são bastante frias mas perfeitas para os amantes de canoagem ou stand-up paddle. Há uma empresa no local que aluga este equipamento caso queira experimentar.

PRAIA DAS FURNAS

A praias das furnas fica na margem oposta a Vila Nova de Milfontes. O acesso tem que ser feito de carro (a praia tem um parque de estacionamento bastante grande). Por esta razão, é muito menos frequentada e ideal para quem quer evitar grandes aglomerados. Nos meses de Julho, Agosto e Setembro existe a opção de fazer a travessia do rio através de um ferry (cerca 5€ por pessoa – ida e volta).

praia das furnas vila nova de milfontes
PRAIA DAS FURNAS

PRAIA DO CARREIRO DA FAZENDA

Não é uma praia particularmente bonita, mas tem a vantagem de ser uma praia selvagem de areia fina com formações rochosas curiosas. É frequentar encontrarmos surfistas. O acesso não é particularmente fácil para quem possa ter algumas dificuldades de mobilidade.

praia do carreiro da fazenda vila nova de milfontes recomendação planet portugal
PRAIA DO CARREIRO DA FAZENDA

PRAIA DO MALHÃO

A praia do Malhão é uma praia de “outro campeonato” como coloquialmente é costume dizer-se em bom português. É uma das praias mais bonitas (e mais frequentadas) da costa alentejana. Surfistas, personalidades portuguesas famosas, cidadãos comuns, todos frequentam a praia do Malhão. Dotada de um areal enorme salpicado por formações rochosas. Perfeito para a prática de surf! Fica entre Vila Nova de Milfontes e Porto Covo e a cerca de 10/15 minutos de carro de Milfontes. Imperdível!

praia do malhão renovada vila nova de milfontes
PRAIA DO MALHÃO

PRAIA DOS AIVADOS

A praia dos Aivados é, a par da praia do Malhão, a melhor praia da região. Não tem qualquer placa indicativa o que a torna mais difícil de encontrar. Ainda assim, em plena época alta, a praia dos Aivados é muito procurada pelos veraneantes.

praia dos Aivados recomendação Lisbon Language Café
PRAIA DOS AIVADOS

PRAIA DO BREJO LARGO

Até há pouco tempo, era uma praia selvagem e praticamente desconhecida. Atualmente são já alguns aqueles que a conhecem e frequentam. Mas há dois fatores que continuam a afastar as grandes multidões: a) a possibilidade de ficar com o carro atolado nas areias; b) a longa distância que separam o lugar onde pode estacionar o carro e a chegada ao areal. Se decidir visitar esta praia e se resistir à provação para lá chegar, então a recompensa não faltará. É uma praia lindíssima!

praia do brejo largo milfontes
PRAIA DO BREJO LARGO

PRAIA DE NOSSA SENHORA

Uma pequena praia selvagem “abraçada” por falésias verdejantes. Fica a poucos metros a norte da bela vila da Zambujeira do Mar e tem uma grande afluência durante todo o Verão. Para lá chegar deve utilizar uma enorme escadaria. Durante a baixa-mar, o oceano recua o suficiente para que possa visitar as praias vizinhas: a praia da Arquinha e a praia da Pedra da Bica. É uma praia não vigiada.

praia de nossa senhora milfontes
PRAIA DE NOSSA SENHORA

PRAIA DE ALMOGRAVE (perto de Vila Nova de Milfontes)

A praia de Almograve fica a 20 minutos de carro de Vila nova de Milfontes (uma distância de 15 quilómetros). É uma das praias mais bonitas da costa Vicentina e merece esta pequena viagem. É particularmente bela na maré vazia, momento em que se pode admirar um extenso areal e as formações rochosas que formam pequenas piscinas naturais de águas cristalinas. Os acessos à praia são bons e tem muitos lugares de estacionamento. O pôr do sol é lindíssimo!

praia de almograve perto de Vila nova de Milfontes
PRAIA DE ALMOGRAVE (perto de Vila Nova de Milfontes)

PRAIA DO CAVALEIRO

É uma pequena e bela praia depois da praia de Almograve (26 minutos de carro de Vila nova de Milfontes – 21 quilómetros) . Envolvida por escarpas e salpicada por formações rochosas no seu areal. A praia não é vigiada, o acesso é feito através de uma longa (e desafiante) escadaria. O estacionamento é difícil apesar de se tratar de uma praia pouco concorrida.

praia do cavaleiro vila nova de milfontes
PRAIA DO CAVALEIRO

PRAIA DA ANGRA DA CERVA

É uma praia pequena e selvagem. Está quase sempre deserta porque para lá chegar tem de caminhar 2 quilómetros (depois de uma viagem de 8 minutos de carro partindo do centro de Vila Nova de Milfontes). A praia é muito bonita e merece o esforço. Se decidir lá ir então prepare-se e leve calçado adequado a trilhos de areia bastante desafiantes. Não se esqueça também de levar chapéu (para a cabeça e para o sol), água, creme solar e alguma comida.

Praia da angra da cerva
PRAIA DA ANGRA DA CERVA

PRAIA DA ILHA DO PESSEGUEIRO

É a minha praia favorita! Fica a 27 minutos de carro de Vila Nova de Milfontes (20 quilómetros). Tem um parque de estacionamento amplo e um bom acesso à praia (foi renovado em 2020). A vista para a ilha é um extra que nunca cansa a vista. O areal é extenso e se estiver na disposição de caminhar 10 minutos a pé (no areal, junto ao mar), encontrará espaço para usufruir da praia praticamente sozinho (mesmo nos meses de verão).

praia da ilha do pessegueiro perto de vila nova de milfontes
PRAIA DA ILHA DO PESSEGUEIRO

METEOROLOGIA EM VILA NOVA DE MILFONTES

Dada a sua localização costeira, o Verão é ameno, seco e com céu quase sempre limpo. O Inverno pode é fresco (e às vezes frio!), com um vento que sopra muitas vezes forte e com muitas dias de céu nublado (chove pouco no Alentejo). A amplitude térmica é significativa (habitualmente entre os 8 e os 28 graus). Raramente a temperatura cai abaixo dos 5 graus ou sobe acima dos 34. Aqui fica um gráfico para sua análise.

temperaturas em Milfontes planet portugal
METEOROLOGIA EM VILA NOVA DE MILFONTES

QUANDO VISITAR VILA NOVA DE MILFONTES?

A resposta depende do objectivo da sua viagem. Caso pretenda ir à praia e aproveitar o sol do Alentejo, então deve dar prioridade aos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Mas Vila Nova de Milfontes é também um ótimo lugar para passar um fim de semana prolongado, comer bem e descansar. Nesse caso, e tendo em conta que o tempo é bastante ameno em qualquer época do ano, pode ir em qualquer altura.

HOTEIS EM VILA NOVA DE MILFONTES

CERCA DA VITÓRIA

Tem mais de 700 comentários e uma classificação global de 9.2. Apartamentos com quarto, sala, cozinha equipada, varanda, terraço, boa opção para famílias. Localização muito central, em frente da praia de Milfontes e a 800 metros do forte de São Clemente (às vezes chamado por castelo). Para além das habituais comodidades de um hotel de qualidade, disponibiliza ainda uma piscina e a possibilidade de estacionamento privado (com um custo adicional). Parece ser uma óptima opção para casais que atribuem uma classificação geral de 9,8/10.

HOTEL HS MILFONTES BEACH

Mais de 1000 comentários e uma classificação global de 8/10, O hotel fica no parque natural do Sudoeste Alentejano. Tem um restaurante com uma vista magnífica para o rio Mira. O Hotel tem um SPA que fica a 5 minutos a pé do hotel. O centro da vila fica a 10 minutos de distância a pé. Tem piscina exterior, bar e estacionamento gratuito.

GET LOST IN MILFONTES HOSTEL

Mais de 250 comentários e uma classificação global de 8,5/10. Tem uma sala de estar partilhada, um jardim e cada quarto tem uma casa de banho partilhada com chuveiro. O hostel proporciona aos seus hóspedes animação nocturna e uma cozinha partilhada. O hostel fica perto da praia do Patacho, do forte e do rio Mira.

SAIR À NOITE EM MILFONTES

Vila nova de Milfontes, tal como todos os locais que vivem do turismo, tem dois ritmos distintos. O ritmo da época alta e o ritmo da época baixa. Durante a época alta, a vila tem muitas opções para quem gosta de sair à noite. Cafés, bares, geladarias, salas de jogos e discotecas estão abertos até altas horas da madrugada. Durante a época baixa, a oferta é muito diferente e muito menor. Não será a opção ideal para os amantes da vida noturna.

O QUE COMER EM VILA NOVA DE MILFONTES?

O Alentejo é um paraíso para as pessoas que adoram comer! O pão alentejano, a qualidade da sua carne de porco, o peixe proveniente da sua extensa costa, os maravilhosos enchidos e também o belo marisco (perceves, navalheiras, sapateiras, as saladas de búzio, de ovas e polvo). Estas iguarias, quando devidamente acompanhadas pelo vinho da região, contribuem muito para a qualidade global da sua experiência.

RESTAURANTES EM VILA NOVA DE MILFONTES

Não é difícil comer muito (e) bem no nosso país! O que já não é tão fácil é comer BEM BARATO!  Sou frequentador assíduo desta área do Alentejo e deixo-vos algumas sugestões devidamente comprovadas por mim (a uma distância máxima de 15 minutos de carro de Vila Nova de Milfontes).

RESTAURANTE “O PASSARINHO”

Fica localizado no cercal a cerca de 10 ou 12 minutos da saída de Milfontes. É um pequeno restaurante tipicamente Alentejano. Familiar e acolhedor. O entrecosto e Carne de Porco à alentejana com Migas são divinais. Há mais de 10 anos que frequento este restaurante e NUNCA tive uma má experiência. Imbatível na relação qualidade-preço. Preço por pessoa: 12 a 15€ (inclui entradas, prato, vinho e sobremesa).

TASCA DO CELSO

Talvez seja o restaurante mais famoso de Vila Nova de Milfontes. Jantei lá uma vez. Gostei mas não achei fantástico. Mas as reviews são muitas e muito boas. Opção válida para quem gosta de marisco, peixe ou carne (o bife de Alcatra é muito elogiado). Preço por pessoa: 15-25€

O QUE VER PERTO DE VILA NOVA DE MILFONTES?

porto covo
VISITAR PORTO COVO
zambujeira domar
ZAMBUJEIRA DO MAR
cabo sardão
CABO SARDÃO
sines
SINES

HISTÓRIA DE VILA NOVA DE MILFONTES

Ao longo da história da humanidade, os rios foram sempre uma atração para o homem. Assim aconteceu também com o Rio Mira que, desde o Paleolítico (também designada por idade da Pedra que começou há 2,5 milhões de anos) é palco da presença do homem.

São diversos os vestígios arqueológicos que comprovam a presença dos romanos nesta zona do Alentejo (como serve de exemplo um pedaço de uma âncora romana). Durante a construção da ponte sobre o rio Mira, foram encontradas várias peças de cerâmica que ainda hoje aguardam uma análise mais detalhada para conseguirmos identificar a que período e civilização pertencem.

Do período muçulmano, não existem muitos vestígios físicos. São os topónimos (por outras palavras, os nomes dos lugares) que ainda perduram (exemplos: Odemira e Almograve) que melhor evidenciam a presença árabe nesta região.

O rio Mira foi, durante o tempo da reconquista, fronteira entre os Muçulmanos (já em declínio) e os cristãos (que ocupavam a margem norte do rio).

Finalizada a reconquista cristã, todo o litoral alentejano era pobremente povoado e sofria de graves problemas de organização. Em 1486, Dom João II criou uma nova vila no local então designado por Milfontes.

O objectivo era o de proteger e desenvolver o comércio desta área geográfica. Este novo concelho (entretanto desanexado do concelho de Sines), durou mais de 300 anos (1486 – 1836).

Dada a sua localização costeira, a vila era frequentemente atacada por piratas e corsários que tudo roubavam e destruíam (não apenas as embarcações como também o interior da vila). Este problema assolou a vila entre os séculos XVI, XVII e XVIII. A construção do forte de São Clemente (“castelo” de Milfontes) foi uma resposta a este problema.

No ano de 1801, Vila Nova de Milfontes era uma pequeníssima vila de pescadores que contava com apenas 1559 habitantes.

Foi curioso descobrir que o monumento na Praça da Barbacã (junto ao forte), é uma homenagem a Brito Paes e Sarmento Beires. Estes dois aviadores fizeram a primeira travessia área entre Portugal e Macau em 1924. A viagem teve o seu início no campo dos Coitos junto a Milfontes.

A ORIGEM DO NOME

Antes de ser designada por Vila Nova de Milfontes, a localidade designa-se apenas por “Milfontes”. Pensa-se que o nome se deve às muitas nascentes que existem na região, daí o nome de Mil (o número não é obviamente exato) fontes.

O local passou a designar-se por vila nova como consequência de um tremendo ataque ( por corsários) a Milfontes que devastou totalmente a localidade. Quando foi reconstruída, passou a ser designada por vila nova de Milfontes.

VILA NOVA DE MILFONTES, POPULAÇÃO

EVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA MILFONTES PLANET PORTUGAL
EVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA EM MILFONTES

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR…

porto covo
PORTO COVO
vila do bispo
VILA DO BISPO