Vila Real de Santo António é um lugar pacato, agradável, tranquilo e perfeito para quem quer evitar os grandes aglomerados turísticos algarvios. Visitei Vila Real de Santo António no verão de 2021. Valeu a pena!
Atraídos pelas águas quentes do Algarve, decidimos lá ficar por 3 dias em agosto de 2021. Para ser exato, já lá tinha ido diversas vezes durante a década de 90. Durante a minha adolescência, passava (todas) as férias de verão com o meu pai nesta zona do Algarve (Manta-Rota para ser mais exato). Volvidos mais de 20 anos, de pouco ou nada me lembrava deste lugar. Vila Real de Santo António não é uma cidade espetacular. Mas é mais um lugar português com personalidade e que merece ser visitado. Apresenta-se sóbrio e vestido de branco num traçado retilíneo que fica na memória. Há vários pontos de interesse por lá. Acompanhe-nos!
Estão a ver o Porto? Não tem nada a ver! Vila Real de Santo António fica no Algarve bem perto da fronteira com a nossa vizinha Espanha. Se partir de Lisboa, prepare-se para uma viagem de 335 km (pela autoestrada). Um percurso que fará em aproximadamente 3 horas.
Se precisar de alugar um carro, por favor utilize este link! NÃO VAI PAGAR NEM UM CÊNTIMO A MAIS. OBRIGADO!
Se partir do Porto, são 604 quilómetros (mais de 5 horas de viagem). Neste caso, talvez seja preferível apanhar um avião (é mais rápido e mais barato). Se for esta a sua opção, utilize este link (SKYSCANNER).
Guarde o telemóvel no bolso. Caminhe devagar e sem destino. O centro de Vila Real de Santo António é pequeno. 30 minutos são suficientes para conhecer e apreciar as principais vias da cidade. O traçado retilíneo de Vila Real de Santo António explica-se através de dois elementos:
A marginal de Vila Real de Santo António é muito agradável e bonita. Uma beleza que se explica pela proximidade do rio, pela presença do jardim (que se estende ao longo de toda a marginal) e pela calçada portuguesa que pisamos. Perfeito para um passeio a pé. Recomendo!
A praça Marquês de Pombal é ampla e agradável. Em agosto de 2021, à noite, encontrámos por lá diversas barraquinhas de vendas. Um entretenimento perfeito para quem gosta de fazer compras neste tipo de locais. Durante os meses de verão, a praça é também palco de concertos e cerimónias religiosas. O espaço é amplo, quadrado, ornamentado com calçada portuguesa e uns banquinhos simpáticos onde nos podemos sentar a desfrutar do ambiente. Adoro sentar-me nestes bancos e nestas praças. Ver as pessoas a passar e sentir a atmosfera dos lugares é dos meus pequenos prazeres. Bem no centro da praça, encontramos um obelisco com 15 metros de altura.
O farol fica ligeiramente afastado do centro da vila. Mas falamos de uma distância que se percorre perfeitamente a pé. Está em funcionamento desde 1923 e continua a ajudar as embarcações que navegam pelo rio. O seu potente sinal luminoso pode ser visto a uma distância de 26 milhas. Às 4ª-feiras pode ser visitado. Uma boa oportunidade para subir as escadas (ou apanhar o elevador) e subir a 40 metros de altura. De lá pode-se ver a vastidão do oceano, o castelo de Castro Marim, a Andaluzia e uma cadeia montanhosa do interior de Portugal.
Situado bem no coração da vila, o centro cultural António Aleixo apresenta-se como um pequeno espaço com duas salas. Lá podemos apreciar algumas exposições temporárias de pintura, escultura e fotografia. Antes de ser convertido num centro cultural, foi um mercado municipal e antes disso um quartel. O nome do centro presta homenagem ao grande escritor português António Aleixo, um dos nomes maiores da literatura portuguesa do século XX.
É a única igreja da cidade e fica situada em plena Praça Marquês de Pombal. A sua construção começou em 1774 e demorou apenas 2 anos a ser terminada. Não passa despercebida. Ergue-se imponente num estilo neoclássico simples numa das laterais da praça. O templo posiciona-se 1 metro e meio à frente das restantes fachadas dos edifícios.
Se lá for, entre e observe com calma as capelas laterais e os retábulos em estilo rococó.
RESERVE ATRAVÉS DO NOSSO SITE. 25% das nossas comissões são doadas a uma instituição animal.
Uma excursão com uma duração de 10 horas com partida de Albufeira. Uma excelente oportunidade para descobrir o Sotavento Algarvio e conhecer as principais atrações turísticas de Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Um passeio de cruzeiro ao longo da costa Algarvia. Um encontro marcado com a natureza e com paisagens de cortar a respiração! Uma excursão que inclui uma visita às grutas e observação de golfinhos! Uma das atividades mais procuradas e apreciadas no Algarve!
O Parasailing é uma atividade de adrenalina que pode ser praticada individualmente ou em grupo. Em Albufeira, existem várias entidades que oferecem o serviço. Este consiste numa viagem num barco próprio, que puxa um paraquedas. Ao andar a grandes velocidades, o barco permite que os praticantes atinjam altitudes de 80 metros! Este desporto proporciona sensações fortes de aventura e liberdade, ao fazer com que os praticantes pairem sobre o ar, em pleno oceano!
A cidade de Vila Real de Santo António não tem uma praia (talvez por isso seja menos procurada pelos veraneantes). Mas muito perto da cidade encontrará imensos areais de grande qualidade e beleza. Aqui fica um mapa para se orientar! Esperamos que seja útil.
Entre Vila Real de Santo António e a praia de Monte gordo distam apenas 3,9 quilómetros (7 minutos de carro). A praia de Monte Gordo oferece um areal largo a perder de vista. Uma areia clara, uma água cristalina e, com um pouquinho de sorte, uma temperatura de 23 ou 24 graus. O único ponto negativo da praia de Monte Gordo é… Monte Gordo. A palavra “horroroso” é um eufemismo para o tipo de construção que por lá se foi edificando. Uma tragédia paisagística que se deve à construção desenfreada e selvagem que lá foi permitida durante os anos 80 e 90. Uma aberração que encheu os bolsos a muitos autarcas algarvios.
Fica a 9 quilómetros de Vila Real de Santo António (entre a praia do Cabeço e a praia da Alagoa). A Praia Verde, à semelhança de todas as praias desta faixa territorial do Algarve, apresenta-se com um areal extenso, branco e com uma água límpida. É uma praia vigiada e conta com diversos apoios de praia (bares, restaurantes, aluguer de toldos). No meio do seu extenso areal, encontramos umas construções com uma aparência muito antiga e que alguns acreditam ser da época dos romanos. Mas é falso, são estruturas que foram construídas durante o século XX numa época em que algumas casas foram erguidas neste local. Com a subida do mar, a povoação ficou reduzida a estas estruturas.
15 minutos e 10km separam Vila Real de Santo António da Praia da Manta Rota, a praia onde passei todos os verões durante o final da década de 80 e a década de 90. Era e é uma bela praia com as mesmas qualidades referidas nas descrições anteriores (praia de Monte Gordo e Praia Verde). É uma praia muito procurada (tal como todas as outras nesta área). Tem um parque de estacionamento muito grande e pago à entrada da praia. Por nostalgia, continuo a ir lá todos os anos nem seja apenas por um dia.
Mais uma belíssima praia com os mesmos atributos naturais já referidos nas anteriores. Tem lugares de estacionamento (pagos), restaurantes e bares na praia. Uma boa opção para uma família com crianças. O acesso ao areal é feito através de um longo passadiço de madeira que facilita muito a chegada à praia.
Em linha reta é a praia mais próxima de Vila Real de Santo António (12 minutos de carro e 4,6km separam esta praia da cidade). Fui lá em agosto de 2021 e deparei-me com muitas algas. Depois de pesquisar um pouco na internet, encontrei muitos comentários a referir o mesmo problema. É uma praia menos frequentada do que as restantes. A persistência das algas será provavelmente o motivo.
De Vila Real de Santo António a Cacela Velha distam apenas 12,8 km, uma distância que se percorre de carro em cerca de 20 minutos. Cacela Velha é uma pequena aldeia caiada situada no topo de uma falésia. É um dos últimos lugares no Algarve onde a construção em massa não triunfou.
40 quilómetros e aproximadamente 35 minutos separam Vila Real de Santo António de uma das melhores praias do país, a Praia do Barril. Aqui vai encontrar um areal extenso e magnífico a perder de vista. O mar é muito cristalino e a temperatura da água é, quase sempre, mais elevada do que em todas as outras praias portuguesas
40 quilómetros e 35 minutos separam Vila Real de Santo António da Ilha de Tavira. Lá vai encontrar um areal fantástico que se estende ao longo do parque natural da Ria Formosa. Águas tranquilas, cristalinas e quentes esperam-no! Um local perfeito para famílias com crianças!
64 quilómetros e uma viagem de 50 minutos de carro. É esta a distância e o tempo que distam entre Vila Real de Santo António e Faro, a capital do Algarve. Quem visita Faro surpreende-se pelo ambiente tranquilo e pela ausência dum turismo de massas. Vale a pena conhecer Faro!
Vila Real de Santo António foi construída em 1774 por ordem do Marquês de Pombal. A sua construção demorou apenas 2 anos. A vila foi edificada perto de uma antiga povoação chamada Vila de Santo António de Arenilha que terá sido “engolida” pelo mar durante o século XVII. No século XIX, o desenvolvimento de Vila Real de Santo António fica ligado à expansão da indústria de conservas. A pesca foi e continua a ser um importante recurso económico da região.
No final do século XIX o comboio chega finalmente a este cantinho de Portugal. Este facto possibilitou a ligação de Vila Real de Santo António às principais cidades do Algarve e o seu consequente desenvolvimento. A partir dos anos 70, à semelhança de praticamente todas as cidades algarvias, o turismo assumiu um papel fundamental no desenvolvimento económico de Vila Real de Santo António.
Ao usar os nossos links estará a valorizar o nosso trabalho e a ajudar os animais. 25% das nossas comissão são doadas a uma instituição de apoio aos animais. E o melhor, não pagará nem um cêntimo a mais!
Consulte agora as melhoras ofertas hoteleiras através das promoções do BOOKING.COM. Aqui ficam 3 sugestões.
RESERVAR O SEU VOO – Procure os melhores voos aos preços mais competitivos através do SKYSCANNER.
ALUGAR CARRO – Se precisar de alugar um carro, consulte as melhores ofertas na DISCOVERCARS.
SEGURO DE VIAGEM – E não se esqueça de fazer o seguro de viagem com a IATISEGUROS. Ao usar o nosso link tem 5% de desconto.