VILAMOURA – Guia COMPLETO para um destino TOP! (2021)

Vilamoura é um dos destinos turísticos mais cobiçados da Europa!

VILAMOURA

Trata-se de um complexo urbanístico moderno, com infraestruturas de luxo. As praias são paradisíacas, os campos de golfe incríveis e a vida noturna de excelência. Não faltam hotéis de 4 ou 5 estrelas, ou, se preferir, villas e apartamentos para alugar. Para recreação conte ainda com A Melhor Marina do Mundo, um casino fantástico, um centro hípico, um clube de ténis, um centro desportivo, um centro de tiro e todo o tipo de serviços de lazer.

Vilamoura Algarve

Em Vilamoura tem à sua disposição tudo o que precisa para passar umas férias de elite ou umas férias financeiramente mais contidas.

ONDE FICA VILAMOURA?

Vilamoura pertence ao concelho da Loulé. Fica a meio da costa Algarvia, no sul de Portugal, entre as cidades de Albufeira e Faro. Na capital do algarve (Faro), fica o aeroporto mais próximo, a menos de 30 Km. A viagem do aeroporto para Vilamoura, de táxi, tem o valor aproximado de 30€.

Se mora em Lisboa, vai precisar de apenas 2H32 (pela autoestrada) para chegar a Vilamoura.

O QUE VER E FAZER EM VILAMOURA?

Em Vilamoura não há espaço para o tédio, as ofertas são infindáveis e para todos os gostos. Pode simplesmente desfrutar das magníficas praias e terá ganho o dia. Na Marina de Vilamoura tem várias possibilidades à sua escolha. Pode escolher um passeio para ir ver golfinhos ou para explorar as grutas e rochas da costa.

Mas fora de água também há inúmeras propostas: golfe, passeios de buggy, passeios de moto-quatro, uma prova de vinho e mais, muito mais. Segue-se uma longa lista de atividades e sugestões e um mapa com a localização de algumas das muitas atrações de Vilamoura. Esperamos que seja útil.

PASSAR O DIA NA PRAIA DE VILAMOURA

Dica simples e ganhadora! Em Vilamoura pode simplesmente passar o seu dia na praia e será uma opção vencedora! Há vários areais em Vilamoura (e nas imediações também) que pode usar (um pouco mais abaixo neste artigo vai encontrar todas as praias da área). Um dia passado entre as águas quentes do Algarve, os banhos de sol na areia e uma bebida num dos muitos bares de apoios que encontrará em Vilamoura!  

praia de Vilamoura

VER GOLFINHOS EM VILAMOURA

Poucas são as pessoas (portuguesas e estrangeiras) que sabem que é possível ver golfinhos e baleias nos mares do Algarve! Para ver estes animais de perto no seu habitat natural, só tem de embarcar num passeio que também lhe dará a conhecer as grutas naturais do Algarve. Entre nesta viagem a bordo de um RIB, uma pequena embarcação que chega bem perto dos animais. Um passeio que ficará para sempre na sua memória!

ver golfinhos em Vilamoura

ANDAR DE MOTA DE ÁGUA EM VILAMOURA

Se lhe apetecer simplesmente passear com os seus amigos, pode alugar um barco privado ou embarcar num barco à vela, deixando-se levar pelo vento e parando ocasionalmente para fazer snorkelling ou mergulho. Como por vezes não há nada melhor do que um tempo pessoal de qualidade, tem sempre a possibilidade de rasgar os mares de mota de água.

ALUGAR MOTA DE ÁGUA

SKI AQUÁTICO EM VILAMOURA

Gosta de adrenalina? Já experimentou Ski Aquático? Então tem de experimentar porque vai ficar fã! O ski aquático é para todos, independentemente do seu nível de habilidade. Dirija-se à marina de Vilamoura para encontrar um operador que o levará de barco até um local onde poderá experimentar ou praticar esta modalidade. Só existe um perigo que deve ter em conta, praticar Ski Aquático é altamente viciante!!!

ski aquático em vilamoura

PASSEAR DE SEGWAY NA PRAIA DE VILAMOURA

Um prazer a duas rodas! Pode não parecer, mas as Segway são super fáceis de utilizar. Adequadas para adultos e adolescentes. Para além de poder passear de Segway junto ao mar, pode também utilizar a maquineta para percorrer os diversos passadiços existentes em Vilamoura. O mais famoso de todos é seguramente o percurso pedonal que faz ligação entre Vilamoura e Quarteira. Experimente, não se vai arrepender. É um deleite!

passear de Segway em Vilamoura

AQUASHOW (perto de Vilamoura)

Para gáudio das crianças (e graúdos), a 9 minutos de Vilamoura, encontramos o Aquashow Water Park. Abertos de 1 de maio e 30 de setembro. Um parque aquático com uma enorme diversidade de escorregas e uma piscina de ondas de grandes dimensões. No Aquashow encontrará também a maior montanha Russa Aquática da Europa! Tem diversos serviços de apoio: bares, lojas de lembranças quiosques e cacifos.  

aquashow perto de vilamoura

EXPERIMENTAR STAND UP PADDLE EM VILAMOURA

Remar em pé, diz-lhe alguma coisa? O Stand up Paddle é uma atividade razoavelmente nova e uma forma inovadora de juntar a prática de atividade física à exploração das belíssimas formações rochosas do Algarve.  Perfeito para jovens e menos jovens. Imagine-se em cima de uma prancha longa e larga, a remar tranquilamente pelo não menos tranquilo mar Algarvio. O período de aluguer habitual é de 2 horas. Atreva-se!

stand up paddle em Vilamoura

CAIAQUE EM VILAMOURA

Se gosta ou se quer experimentar andar de caiaque, saiba que também há opções para si em Vilamoura! Caiaques individuais, caiaques para dois e caiaques para três pessoas. Mais uma forma aventureira (mas perfeitamente segura), de juntar a atividade física ao lazer e à exploração do património natural rochoso de Vilamoura. Os passeios de caiaque duram 3 horas, perfeito para uma tarde de aventura!

andar de caiaque em Vilamoura

PARASAILING

Para quem gosta de adrenalina! Uma mistura de paraquedismo e parapente enquanto é rebocado por um barco de recreação. As embarcações saem da Marina de Vilamoura e garantem-lhe máxima segurança, comodidade  e emoção.

Os barcos e o pessoal que os operam cumprem todas as regras de segurança. Nada tem a temer! Tem apenas de aproveitar mais uma daquelas experiências que fica gravada para sempre na memória!

parasailing em Vilamoura

VER GRUTAS DE ROCHA DE BARCO COM PARTIDA EM VILAMOURA

Um passeio com a duração de 3h30 em direção ao oeste com o objetivo de conhecer as magníficas formações rochosas (cavernas) até chegar à famosa e espetacular caverna de Benagil. Ao longo do caminho, terá também oportunidade para conhecer a capela de Nossa Senhora da Rocha, a Praia da Marinha, a Caverna de Capitães e muitas outras atrações rochosas naturais. O barco parte da Marina de Vilamoura e a viagem termina na gruta de Benagil.

observação de rochas em vilamoura

SUNSET BOAT PARTIES EM VILAMOURA

Se gosta de dançar, então tome nota desta opção. O barco sai da marina de Vilamoura e a música fica a cargo de um DJ profissional. Uma noite diferente ao som de boa música e bem regada com álcool. Uma boa opção para quem não está com muita vontade de saltar de bar em bar. No final da noite, se ainda lhe sobrar energia, ainda há uma after party! Os bilhetes habitualmente incluem duas bebidas!

sunset boat party vilamoura

MARINA de VILAMOURA

A Marina de Vilamoura é a maior e mais notável Marina de Portugal. Pelo décimo ano consecutivo, em 2020, recebeu o título de Melhor Marina de Portugal, atribuído pela Publituris, no evento Portugal Trade Awards. Foi ainda reconhecida pela The Yacht Harbour Association, que distingue as melhores marinas do mundo, conquistando o prémio de Marina Internacional do Ano 2019/2020.

MARINA DE VILAMOURA

Esta marina dispõe de 825 postos de amarração, e tem capacidade para albergar embarcações com o comprimento de até 60 metros. Conta ainda com um estaleiro muito bem equipado e um centro de treinos, para os praticantes de vela profissional.

Foram atribuídos à Marina de Vilamoura dois certificados ambientais importantes, a de Qualidade e Ambiente e a Bandeira Azul para Marinas. A primazia da qualidade dos serviços e infraestruturas, fazem da Marina de Vilamoura um espaço de excelência no contexto da recreação náutica.

MUSEU CERRO DA VILA em VILAMOURA

O museu do Cerro da Vila fica a 14.9 quilómetros da Marina de Vilamoura (20 minutos de carro). Lá poderá encontrar os vestígios arqueológicos de um povoado romano outrora importante. Terá existido do ano 27 a.C. ao ano 14 d.C. Nestas ruínas arqueológicas, consegue-se distinguir uma opulenta villa – denominação de uma casa rural da Antiga Roma. Esta villa era um centro económico fomentado a partir da pesca e da agricultura. O produto mais importante aqui produzido e exportado para todas as regiões do Império Romano, era o garum, ou seja, peixe em conserva.

MUSEU CERRO DA VILA

Esta estação arqueológica está aberta ao público das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Para mais informações contacte o Museu Cerro da Vila através do seguinte número: (+351) 289 312 153.

JOGAR MINI GOLFE EM VILAMOURA

São 18 buracos e a garantia de uma tarde bem passada! No Family Golf Park em Vilamoura há dois percursos muito curiosos para quem gosta de jogar minigolfe. Os percursos são suficientemente exigentes para manter os jogadores mais experientes. E também são suficientemente acessíveis para aqueles que pegam num taco de golfe pela primeira vez. Quando terminar o seu jogo, pode ainda tomar alguma coisa no bar ou ir para a sala de jogos divertir-se mais um pouco. Tem ainda a possibilidade de apanhar um pequeno comboio que levará deste local até às principais atrações de Vilamoura. As instalações do mini golfe apresentam-se num estado de conservação perfeito!

family golf park em vilamoura

PASSEAR DE BICICLETA EM VILAMOURA

Andar a pé e andar de bicicleta são, na minha opinião, as melhores formas de explorar e conhecer um lugar novo. Se optar por um passeio de bicicleta, saiba que facilmente percorrerá o caminho que liga Vilamoura a Quarteira. Uma opção saudável e que lhe permitirá passar a conhecer bem esta zona algarvia.

Outra opção válida são os passeios de bicicleta pela Ria Formosa (a qual fica a uma pequena distância de Vilamoura). Pode fazer o passeio através de uma visita guiada (distância de 10 quilómetros). Se o fizer com a ajuda de um profissional, irá aprender muitas coisas novas sobre a Ria Formosa.

passear de bicicleta em vilamoura

PASSEIO DE MOTO QUATRO (partindo de Vilamoura)

Mais uma atividade para os amantes de adrenalina. Uma boa oportunidade para conhecer um outro Algarve, um Algarve alternativo muito longe dos roteiros turísticos. Para o fazer, basta ter carta de condução. Uma atividade adequada para condutores iniciantes e experientes. As moto-quatro são “bichos potentes” que lhe darão uma sensação de força e liberdade como provavelmente nunca experimentou. No centro de Vilamoura vai encontrar alguns operadores que disponibilizam este serviço. A viagem inicia-se em Vilamoura.

passeio de moto-quatro vilamoura

PROVA DE VINHOS NA ALDEIA DE TÔR (perto de Vilamoura)

De Vilamoura até à aldeia de Tôr distam 23 quilómetros (uma distância que se percorre em 23 minutos). A aldeia do vinho fica no concelho de Loulé e é o sítio perfeito para aprender muitas coisas novas sobre a produção do vinho do Algarve. Há diferentes tipos de visitas à sua disposição: a standard tour, o Syrah tour e uma terceira opção que lhe permite conhecer os vinhos mais famosos da Quinta.

quinta de tôr vinhos perto de vilamoura

PASSEIO DE BUGGY – VILAMOURA

Também em Vilamoura encontrará operadores que disponibilizam passeios de buggy todo o terreno. A aventura (o passeio) passa por caminhos algarvios que são percorridos pelos pilotos do mundial de Ralis. Para o fazer, não tem de ter qualquer experiência prévia. Basta possuir a carta de condução para poder conduzir um buggy pelos caminhos mais recônditos do sul de Portugal.

passeio de buggy partindo de vilamoura

CASINO DE VILAMOURA

O Casino é o expoente máximo da vida noturna de Vilamoura. Tem um ambiente moderno e requintado e uma ampla oferta de serviços: jogos, bares, restaurantes, discoteca e shows.

CASINO DE VILAMOURA

Pode jantar no Salão Miralago, disfrutando de um cardápio delicioso e de uma privilegiada vista sobre a praia. O salão tem 500 lugares à sua disposição e apresenta espetáculos excecionais, que podem ser apreciados entre um copo de vinho e uma garfada.  

Para os entusiastas dos jogos, o casino dispõe de 500 Slot Machines, três mesas de Banca Francesa, nove mesas de Poker, cinco mesas de Roleta Americana e quatro mesas de Black Jack. No espaço do Casino de Vilamoura, encontra ainda a discoteca Black Jack Club com um fabuloso terraço, perfeito para descontrair com os amigos. A zona VIP é extremamente agradável e ampla, com uma área adequada para o usufruto 100 pessoas. São célebres as noites temáticas e as Ladies Night, todas as quintas-feiras.

GOLFE EM VILAMOURA

O Hotel Resort & Golf D. Pedro Vilamoura tem à sua disposição cinco campos de golfe fabulosos. Se é entusiasta desta modalidade, este é o local ideal para as suas férias praia e golfe.  Fique a conhecer um pouco mais sobre estes campos.

GOLFE EM VILAMOURA

O Victoria Golf Course ocupa cerca de 90 hectares e é dos mais excecionais campos de golfe da Europa. Desde o início, foi projetado tendo em vista poder receber as mais prestigiadas competições de golfe internacionais. E assim se cumpriu. Neste campo de golfe de Vilamoura, já decorreu o World Cup Championships e, desde 2007, acolhe o Portugal Masters.

The Old Course Golf Club é dos campos de golfe portugueses mais conhecidos a nível internacional. É apreciado particularmente pela sua notável integração na paisagem natural, onde sobressaem os numerosos pinheiros. O Millenium Golf Course apresenta um cenário de grande encanto. O campo é maioritariamente aberto, mas também tem áreas com pinheiros e outras onde a natureza não foi tocada.  

O Pinhal Golf Course, como nome indica, distingue-se pelos frondosos pinheiros. Entre os campos de Vilamoura, este será dos mais desafiantes, mas as dificuldades são largamente compensadas pela vista soberba sobre o mar.

O Laguna Golf Course é o que mais se diferencia entre os campos de golfe de Vilamoura. O terreno é amplo e não apresenta grandes desníveis. A água é o elemento dominante, conferindo um ambiente muito agradável e exigindo a máxima perícia aos jogadores.

PRAIAS em VILAMOURA

Vilamoura apresenta uma grande diversidade de praias, cada qual com os seus atrativos. A mais vibrante é a praia central de Vilamoura. Mas entre a marina e a cidade de Albufeira há um extenso areal com várias praias magníficas, de bandeira azul, vigiadas e com ótimas infraestruturas. Seguem-se a descrição das praias nas imediações de Vilamoura e também um mapa para se orientar.

PRAIA DE VILAMOURA

A Praia de Vilamoura localiza-se no centro do empreendimento turístico. Estende-se a partir do pontão nascente da marina, ao longo de um magnífico areal dourado que se derrama sobre as águas calmas e azuis do mar.

PRAIA DE VILAMOURA

Esta praia tem infraestruturas extraordinárias que incluem parque de estacionamento, instalações adaptadas para pessoas de mobilidade condicionada, tiralô (triciclo adaptado para banhistas de mobilidade reduzida), chapéus de colmo e espreguiçadeiras com colchão e aluguer de gaivotas e Kayaks. Para maior comodidade dos utentes, há ainda instalações sanitárias e duches quentes e frios.

PRAIA DA ROCHA BAIXINHA

A Praia da Rocha Baixinha fica do lado do pontão poente da marina, a cerca 30 minutos a pé (fica entre a praia da Falésia e Vilamoura). É também uma praia excelente e com ótimas infraestruturas.

praia da rocha baixinha

Por ser um pouco mais distante do centro de Vilamoura, tem um ambiente mais calmo e bastante familiar.

PRAIA DOS TOMATES

Seguindo o areal da Praia da Rocha Baixinha em direção a Albufeira surge a Praia dos Tomates. Antigamente, junto de um caminho para praia, existia uma plantação de tomates. A plantação já não existe, mas o nome da praia guarda a sua memória.

PRAIA DOS TOMATES

Esta praia continua a ser próxima da animação de Vilamoura, mas é um espaço mais recatado, talvez, por isso, seja tão procura por figuras públicas como jogadores de futebol e políticos.

PRAIA DA FALÉSIA

Esta praia fica um pouco mais longe de Vilamoura, a poucos quilómetros da Praia dos Tomates, mas no prolongamento das mesmas areias. Como se pode adivinhar pelo nome, esta praia fica abrigada por uma imensa falésia, de uma beleza particular, acentuada pelos contrastes vermelhos e brancos das arribas, encimadas pelo verde dos pinheiros.

PRAIA DA FALÉSIA

Não se deixe intimidar pela falésia, porque não há rochas no extenso areal nem no mar, é uma praia excelente para banhos e caminhadas.

PRAIA DE QUARTEIRA

A praia de Quarteira apresenta-se com um areal muito limpo. Tem uma água cristalina, tranquila (sem ondas) e muitas vezes com uma temperatura de 23 ou 24 graus. Junto à praia há muitos cafés, restaurantes e lojas variadas. Durante o Verão a afluência à praia é massiva o que torna difícil o estacionamento.

Há dois aspetos menos positivos a citar. Primeiro, caso goste de praias com poucas pessoas esta não é a melhor solução. Segundo, quando entra no mar vai encontrar muitas pedras.

praia de quarteira

VIAGEM VIRTUAL A VILAMOURA

O QUE VISITAR PERTO DE VILAMOURA?

Como pôde verificar pela longa lista de “coisas para fazer em Vilamoura”, o mais difícil é escolher! Mas se lhe sobrar algum tempo e energia, então sugerimos que visite duas outras cidades que se encontram a uma curta distância: Faro e Albufeira.

FARO
FARO

De Vilamoura a Faro distam 26 quilómetros (28 minutos de carro). A capital do Algarve é uma cidade muitas vezes esquecida pelos roteiros turísticos. Mas a verdade é que a cidade se apresenta limpa, sóbria e com um interessante património histórico por explorar. Se optar por Faro não se esqueça de ver: o Arco da Vila, a Sé Catedral de Faro, a Praça dom Afonso III, o Arco do repouso, a Marina de Faro, o jardim Manuel Bivar, a baixa da cidade e o museu regional do Algarve.

ALBUFEIRA
ALBUFEIRA

Se gosta de Vilamoura também é muito provável que goste de Albufeira! Para chegar a Albufeira (partindo de Vilamoura), vai precisar de 27 minutos (18 quilómetros). No Verão, Albufeira enche-se de sol, de calor, de pessoas, de festas e de álcool! Portugueses e estrangeiros misturam-se e Albufeira transforma-se num recinto de festa gigante! Mas se festas, barulho e álcool não são o que o atrai, também encontrará em Albufeira outras atrações mais calmas e culturais. Se for este o seu caso, não deixe de ver a cidade velha (centro histórico), as portas das muralhas defensivas, o museu nacional de arqueologia, a capela da misericórdia, a igreja de São Sebastião, o museu de Arte Sacra e a igreja Matriz. 

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DE VILAMOURA

Vilamoura foi em tempos um pequeno porto sem grande relevância. O projeto arquitetónico de Vilamoura teve início em 1965 e foi desenvolvido tendo a marina como epicentro, no lugar do antigo porto. Foi desenhada de raiz uma magnífica estância turística, com todo o tipo de empreendimentos destinados a tornar prazerosa a estadia dos seus clientes.

GASTRONOMIA EM VILAMOURA

A gastronomia da costa algarvia cheira e sabe a mar. Em Vilamoura não faltam opções deleitosas, desde pratos tradicionais, como a sopa de peixe ou a cataplana de marisco, a recriações gourmet e inovadoras. Basta dar um passeio pela marina para encontrar uma diversidade de restaurantes e bares acolhedores e com um bom serviço, mas a oferta não se esgota aqui. Hoje deixamos uma sugestão, o restaurante Âncora Douro!

RESTAURANTE ÂNCORA DOURO

Tem uma classificação Google de 4,7 estrelas (num máximo de 5) e 24 comentários no Google. O restaurante prima pelos pratos tradicionais portugueses. Não é a quantidade de propostas do cardápio que impressiona, mas a qualidade dos pratos apresentados, que bebem das raízes gastronómicas portuguesas do norte e do sul.

RESTAURANTE ÂNCORA DOURO VILAMOURA

HOTEIS EM VILAMOURA

Em Vilamoura a oferta é tão vasta que a parte mais difícil é escolher. Optámos por fazer duas recomendações. A primeira, uma opção com um custo médio/alto para aqueles que querem uma solução mais sofisticada. A segunda, uma solução mais barata mas com uma boa relação entre custo e qualidade.

DOM PEDRO VILAMOURA, HOTEL RESORT E GOLFE

Hotel de 4 estrelas, com mais de 1000 avaliações no Google e uma classificação geral de 4,4 estrelas. Os hóspedes elogiam bastante a simpatia de todo o staff, a localização, a limpeza extrema, o aconchego dos quartos e a qualidade da comida (referida com muita insistência por diversos hóspedes).

hotel dom pedro em vilamoura

PARQUE MOURABEL

Hotel de 3 estrelas em Quarteira (a 3,7 quilómetros de carro de Vilamoura). Um hotel de 3 estrelas com mais de 800 críticas no Google e uma classificação geral de 4 estrelas. Apresenta uma boa relação custo / qualidade. Os hóspedes elogiam muito a limpeza, a localização e a piscina. Os quartos são simples mas têm o essencial. Uma boa solução para uma pessoa, um casal ou pequenas famílias.

parque mourabel hotel em vilamoura

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

ilha de tavira
ILHA DE TAVIRA (clique na imagem)
praia do barril
PRAIA DO BARRIL (clique na imagem)