Visitar o ALGARVE – 30 Dicas IMPERDÍVEIS! (2021)

Algarve é sinónimo de praia! Areais a perder de vista abraçados por falésias imponentes. Um mar de águas cristalinas convidam-nos a viver momentos de relaxamento e puro prazer num cenário paradisíaco!

ALGARVE

São as suas maravilhosas praias que fazem do Algarve um destino de eleição nos meses de Verão. Afinal de contas, o Algarve é o principal destino turístico de Portugal e um dos mais importantes da Europa. Mas esta região do Sul de Portugal não se esgota nas suas praias: também se caracteriza por cidades modernas, vilas antigas e pitorescas, zonas de parque natural, uma vida noturna vibrante, gastronomia de elevada qualidade e muito, muito mais!

Neste artigo, queremos dar-lhe a conhecer os melhores sítios do Algarve para visitar e algumas sugestões do que lá pode ver e fazer. Venha descobrir tudo aquilo que o Algarve tem para lhe dar!

ALGARVE

ONDE FICA E COMO IR PARA O ALGARVE?

O Algarve é a região mais a Sul de Portugal. Encontra-se limitada pelo Alentejo a Norte, por Espanha a Leste e pelo Oceano Atlântico a Sul e Oeste. Para chegarmos ao Algarve a partir de Portugal, existem várias opções: carro, comboio ou autocarro. A viagem de carro entre Lisboa e o Algarve dura cerca de três horas, dependendo do destino. A partir do estrangeiro, a melhor forma para chegar ao Algarve é de avião, rumo ao aeroporto de Faro. Também é possível ir de comboio e de barco, uma vez que existem diversos portos e marinas.

QUANDO VISITAR O ALGARVE?

Devido ao seu clima temperado mediterrânico, o Algarve pode ser visitado durante praticamente todo o ano. Apenas se deve evitar fazer a viagem nos meses de Inverno, por se tratar da época mais chuvosa (entre novembro e março). De abril a setembro, consegue tirar partido do bom tempo no Algarve. Durante o Verão, a região é muito procurada e os preços são mais elevados. Na Primavera e no Outono, as temperaturas não são tão altas mas continua a ser possível desfrutar das praias.

TEMPERATURA DO AR E DA ÁGUA DO MAR NO ALGARVE

O clima é um dos principais atrativos do Algarve. Os Verões são quentes e longos e os Invernos amenos e curtos. As temperaturas no Verão oscilam entre os 15 e os 29ºC e no Inverno entre os 8 e os 18ºC. Nos meses de Verão, a água do mar atinge temperaturas entre os 20 e os 25ºC, o que a torna perfeita para longas sessões de mergulhos no mar!

CIDADES, VILAS E ALDEIAS IMPERDÍVEIS NO ALGARVE

Há muitas cidades, vilas e aldeias para ver e conhecer no Algarve. Para que possa organizar a sequência dos seus passeios, preparámos-lhe um mapa! Esperamos que seja útil!

TAVIRA

Tavira é uma cidade que se distingue de outras da região por ser mais calma e ter uma baixa densidade populacional. Mas não se deixe enganar pela sua aparência pacata. Tavira tem muito para oferecer. A cidade conta com diversos monumentos interessantes e paisagens deslumbrantes de serra e de praia, onde se destacam a Ilha de Tavira e a Ria Formosa.

Conhecida como “cidade das igrejinhas”, Tavira é um local cheio de História. Passeie pelo centro histórico, conheça as suas inúmeras igrejas, veja o castelo e atravesse a ponte romana que liga as duas margens do rio Girão.

Se estiver nesta cidade, a Ilha de Tavira é um local de passagem obrigatório e fica a uns meros dez minutos distância. A viagem até lá pode ser feita de barco ou num comboio turístico. Mais à frente, contamos-lhe um pouco mais sobre este maravilhoso local.

TAVIRA
TAVIRA

FARO

Faro é a capital do distrito do Algarve e onde se situa o aeroporto da região, o principal ponto de entrada no Algarve para os visitantes estrangeiros. Trata-se de uma cidade moderna, que oferece todas as comodidades e serviços. Em Faro, deparamo-nos com uma modernidade que se conjuga com um centro histórico que nos remete para o passado da cidade. Se gosta de visitar monumentos, coloque estes na sua lista: muralha medieval, Catedral de Faro e Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Esta última é uma igreja com uma decoração muito rica e que conta com uma capela com milhares de ossos no interior!

A vida noturna de Faro é um dos atrativos desta cidade, sendo diversificada e de qualidade. Um dos eventos mais famosos de Faro é o encontro anual de motards, que decorre em Julho e reúne motociclistas de vários pontos do globo.

FARO ALGARVE
FARO

ALCOUTIM

Alcoutim é uma vila no interior do Algarve, próxima de Espanha. A sua paisagem é bastante diferente daquela que encontramos nas zonas costeiras e tem no rio Guadiana um dos seus principais elementos. Esta região dedica-se fortemente ao artesanato, produzindo bordados, olaria, cestaria, tecelagem de tapetes e outros. Se tem interesse por trabalhos manuais e pelos costumes e tradições das várias gentes, não se vai arrepender de visitar Alcoutim.

A gastronomia é outro elemento que distingue Alcoutim. Os pratos típicos desta vila baseiam-se na caça, na carne de porco, no pão e no azeite. Alguns dos pontos de interesse de Alcoutim são: o castelo, que tem no interior um museu de Arqueologia, a escultura do artista Bordalo II junto ao rio e a praia fluvial do Pego Fundo, que é vigiada e tem zona de merendas.

ALCOUTIM
ALCOUTIM

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Vila Real de Santo António é uma cidade fronteiriça. O núcleo urbano foi mandado construir pelo Marquês de Pombal, seguindo o mesmo traço que caracteriza a zona pombalina da cidade de Lisboa. Esta realidade torna a cidade muito interessante a nível arquitetónico.

A Praça Marquês de Pombal, no centro da cidade, é um local muito aprazível para passear e tomar uma bebida numa esplanada. Perto do centro, encontra o Farol de Vila Real de Santo António, uma estrutura interessante que pode ser visitada às quartas à tarde. Ao subir o farol, vai poder desfrutar da vista sobre a cidade, o rio e a Mata Nacional de Vila Real de Santo António.

Vila Real de Santo António também é local de excelentes praias, permitindo-lhe fazer umas férias que conjugam momentos na cidade com outros passados na Natureza.

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO ALGARVE
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO ALGARVE

SILVES

A cidade de Silves é inconfundível devido à sua muralha de tons avermelhados. Esta cidade foi muito disputada na época da Reconquista e apresenta diversas fortificações. Uma delas é o Castelo de Silves, um dos mais antigos de Portugal. Hoje o castelo é um dos melhores miradouros de Silves. As Portas da Cidade são uma bonita praça que conta com várias fontes e cafés com esplanada, o que faz dela um local ideal para uma tarde relaxante.

Em Silves, é possível fazer golfe num campo que oferece paisagens de montanha e arvoredo. Para os apreciadores de vinho, esta cidade revela-se muito interessante, pois existem várias herdades onde é possível fazer visitas guiadas com provas de vinho. Bem perto de Silves está situada a Barragem do Arade, um local de grande beleza natural onde poderá fazer piqueniques em família.

SILVES
SILVES

LAGOS

Lagos é a cidade a que pertencem algumas das melhores praias do Algarve, como a praia Dona Ana e a Praia do Camilo. A região é conhecida como “Costa Dourada”, devido à cor das rochas das falésias, típicas do Barlavento Algarvio. Aqui, faz-se sentir um vento de Norte que proporciona as condições ideais para a prática de alguns desportos aquáticos.

O centro histórico tipicamente algarvio é dominado pelo cheiro a maresia. Aqui o Verão é passado em ambiente de festa. A cidade ganha ainda mais vida à noite, com uma grande oferta de bares e discotecas. Existem alguns pontos de interesse que deverá visitar, como o Forte da Ponta da Bandeira, o Farol de Lagos ou a Ponte da Praia dos Estudantes.

Lagos oferece ainda a possibilidade de realizar inúmeros passatempos, como caminhadas, passeios de caiaque, vela, ténis, golfe, e muito mais!

LAGOS
LAGOS

PORTIMÃO

Portimão é uma cidade moderna e vibrante. Ao passar pelas suas ruas, não terá quaisquer dificuldades em encontrar bons restaurantes, bares e discotecas. Se quiser ver as montras e fazer algumas compras, o ideal é percorrer a Rua do Comércio, uma rua pedonal com muitas lojas. Aproveite e visite a Igreja Matriz de Portimão, que fica ali próxima.

A cidade de Portimão é muito conhecida pelas suas excelentes praias. Para além de serem donas de uma enorme beleza, estas praias têm, em geral, bons acessos e os serviços necessários para que possa desfrutar delas com todo o conforto.

Numa visita a Portimão, é imprescindível uma passagem pelos restaurantes situados na zona do seu porto. O peixe é aqui pescado e logo grelhado na brasa. Mais fresco é impossível!

PORTIMÃO
PORTIMÃO

VILAMOURA

Vilamoura é uma zona urbana de luxo e um dos principais destinos turísticos de toda a Europa! A cidade caracteriza-se por alojamentos luxuosos junto a praias paradisíacas e por uma enorme oferta de serviços, bem como por uma vida noturna agitada. Na nossa opinião, Vilamoura é o destino ideal para quem não gosta de “estar quieto”!

A oferta de Vilamoura é interminável. Existem várias praias onde se pode desfrutar do areal e das águas com temperaturas muito convidativas, sempre apoiadas por bares e restaurantes. É possível alugar barcos e fazer desportos como o stand-up paddle e o caiaque.

A Marina de Vilamoura é a maior do país e também oferece um cardápio diversos de atividades, como o ski aquático ou as “sunset boat parties”.

O expoente máximo da vida noturna de Vilamoura é o seu Casino: para além dos jogos, tem bares, restaurante e espetáculos, garantindo uma noite animada.

VILAMOURA
VILAMOURA

CACELA VELHA

Cacela Velha é uma pequena aldeia situada no cimo de uma falésia. Pertence ao concelho de Vila Real de Santo António, ficando a uns escassos 10 minutos de carro de Manta Rota.

Esta pacata aldeia vive, sobretudo, da pesca e do turismo, tornando-se mais movimentada durantes os meses mais quentes.

Em pouco mais de meia hora consegue percorrer o centro histórico a pé e conhecer os seus principais pontos de interesse, como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma igreja do século XVI mas onde ainda se veem elementos de uma construção anterior do século XIII.

Convidamo-lo a fazer uma visita à Fortaleza dos Cavaleiros de Santiago de Cacela, um monumento com uma história interessante e a partir do qual consegue obter uma excelente vista para a Ria Formosa.

CACELA VELHA
CACELA VELHA

MONCHIQUE

Monchique é uma vila pitoresca, situada na serra, onde poderá respirar ar puro e realizar atividades como caminhadas, observação de aves ou equitação, bem como alguns desportos de aventura. A zona urbanizada de Monchique apresenta uma arquitetura interessante, com destaque para as casas brancas com chaminés de saia e algum património bastante antigo, como a Igreja Matriz com os seus portais manuelinos. A vila dispõe de um número considerável de miradouros, ideais para quem gosta de ver as vistas e tirar fotografias à paisagem. Destacamos o Miradouro de São Sebastião, o melhor para apreciar a arquitetura da vila e o Miradouro da Fóia, o ponto mais alto do Algarve (a 920 metros de altitude).

Durante a sua visita não perca as Caldas de Monchique (onde encontra a água mais alcalina do país). Uma nota final para a Cascata do Barbelote, um dos locais mais populares da serra de Monchique.

MONCHIQUE
MONCHIQUE

FERRAGUDO

Ferragudo é uma aldeia pertencente ao concelho de Lagoa e vizinha da cidade de Portimão.

Nos últimos anos, a popularidade de Ferragudo enquanto destino turístico tem vindo a aumentar. Esta aldeia, que se desenvolve numa colina junto à margem do rio Arade, apresenta um centro histórico cativante e uma gastronomia de qualidade. Além disso, dispõe de nove praias, todas elas muito bonitas! São estes os fatores que explicam o recente crescimento em popularidade desta aldeia algarvia.

Ferragudo é o local perfeito para quem quer fazer passeios de barco e explorar as grutas das praias do Algarve. Um dos postais desta região é o Forte de São João do Arade, ou Castelo do Arade, situado entre a Praia da Angrinha e a Praia Grande. O edifício, construído no século XVII, pode ser apreciado apenas do exterior, não estando aberto ao público.

FERRAGUDO
FERRAGUDO

AS PRAIAS MAIS BONITAS DO ALGARVE

Quando pensamos em Algarve, a primeira imagem que vem à cabeça são as suas praias. Não é por acaso que isto acontece, pois é no Algarve que encontramos algumas das praias mais bonitas do país e, quiçá, até do mundo! Se está a planear fazer uma viagem ao Algarve, o mais provável é já estar a pensar nas praias que vai conhecer. Para o ajudar, enumeramos algumas praias algarvias que se destacam pela sua beleza excecional. Segue-se também um mapa com a localização dessas praias.

PRAIA DONA ANA

A Praia Dona Ana é considerada como a praia mais bonita de Lagos. Tem recebido vários prémios internacionais e, em 2015, foi escolhida como “melhor praia do mundo” pelo Tripadvisor! O seu areal é relativamente pequeno e encontra-se protegido por falésias. Devido às suas dimensões, esta praia é mais indicada para um dia de relaxamento e banhos de sol. Se for até à Praia Dona Ana deixe as raquetes no quarto de hotel e leve antes um bom livro. O acesso à praia é feito por uma escadaria. É vigiada e tem edifícios de apoio, como duches e casas de banho.

PRAIA DONA ANA, LAGOS
PRAIA DONA ANA, LAGOS

PRAIA DO CAMILO

A Praia do Camilo também se situa em Lagos e sobressai pela sua enorme beleza. Ao chegar à praia, antes de ir para o areal, comece por apreciar as vistas. A paisagem que se vê daqui é um verdadeiro postal da região do Algarve e vai querer guardá-lo para sempre na sua memória. Depois, enfrente o conjunto de duzentos degraus que fazem o acesso à areia. Finalmente, pouse a toalha e desfrute do areal branco de pequenas dimensões e da água cristalina. A praia é vigiada. Dispõe de estacionamento e zonas de casa de banho e de duche.

PRAIA DO CAMILO, LAGOS
PRAIA DO CAMILO, LAGOS

PRAIA DA MANTA ROTA

A Praia da Manta Rota encontra-se entre Vila Real de Santo António e Tavira e é uma praia que goza de grande popularidade entre os locais e os turistas portugueses. É uma praia com um grande areal e muitas dunas mas, acima de tudo, é considerada a praia algarvia em que a água atinge as temperaturas mais elevadas. A Praia da Manta Rota dispõe de muitas comodidades e serviços, sendo ideal para famílias.

PRAIA DA MANTA ROTA
PRAIA DA MANTA ROTA

PRAIA DO BARRIL

A Praia do Barril está situada no centro da Ilha de Tavira e está inserida no Parque Natural da Ria Formosa. Nesta praia, encontramos um areal extenso, sem rochas e águas translúcidas com temperaturas muito agradáveis. Proporciona boas condições para a prática de windsurf e também é possível fazer observação de aves. O acesso à praia é feito por meio de pontes que atravessam a Ria Formosa, de barco ou de comboio turístico. Na Praia do Barril existem ainda vestígios da antiga comunidade piscatória que ocupava a ilha, como o cemitério das âncoras e as casas da pesca do atum (onde habitavam os pescadores durantes os períodos de atividade), que foram restauradas e transformadas em lojas, cafés e restaurantes.

PRAIA DO BARRIL
PRAIA DO BARRIL

PRAIA DA FÁBRICA (CACELA VELHA)

A Praia da Fábrica de Cacela Velha é uma praia isolada e resguardada. Esta praia situa-se numa língua de areia entre a Ria Formosa e o Oceano Atlântico. Embora fique a uns escassos 2km do centro histórico de Cacela Velha, para chegar a esta praia é necessário ir de barco. Devido ao vento de levante que se faz sentir nesta zona, a temperatura da água na Praia da Fábrica pode atingir uns impressionantes 25ºC! Por ser mais isolada e relativamente pouco frequentada, a Praia da Fábrica é uma das preferidas daqueles que gostam de praticar naturismo.

PRAIA DA FÁBRICA, CACELA VELHA
PRAIA DA FÁBRICA, CACELA VELHA

PRAIA DE VALE DO LOBO

A Praia de Vale do Lobo fica em Loulé e situa-se num dos resorts mais exclusivos do Algarve. Próximo da praia existem dois prestigiados campos de golf, que conferem um elemento verde à paisagem, conjugado com o branco do areal e o vermelho das falésias. O areal tem mais de um quilómetro de extensão, no entanto, é estreito, especialmente durante a maré alta. A sua extensão faz dela uma ótima praia para quem gosta de caminhar à beira mar. A Praia de Vale do Lobo tem bandeira azul e diversos serviços de luxo.

PRAIA DE VALE DO LOBO
PRAIA DE VALE DO LOBO

PRAIA DO ANCÃO

A Praia do Ancão, entre Faro e Quarteira, constitui a fronteira Oeste da Ria Formosa. Esta praia fica no chamado “triângulo dourado”, a zona onde se encontram os três melhores resorts do Algarve e é muito apreciada pelos seus hóspedes. A praia tem bandeira azul e é vigiada. Além disso, tem um areal bastante grande e todas as comodidades e serviços. É um bom local para a prática de desportos como o stand-up paddle, o caiaque e o ski aquático. Na Praia do Ancão encontra-se um dos mais famosos restaurantes de peixe da região, o Dois Passos.

PRAIA DO ANCÃO
PRAIA DO ANCÃO

PRAIA DA ARRIFANA

A Paia da Arrifana fica perto de Aljezur e é uma praia muito procurada por turistas nos meses de Verão. O seu areal tem 500 metros de extensão e torna-se bastante reduzido durante a maré cheia. É uma praia muito indicada para a prática de surf, apresentando várias escolas da modalidade. É possível surfar nesta praia durante todo o ano e, por isso, vai encontrar surfistas no mar independentemente da altura em que a visitar. Um dos pontos de interesse desta praia é o Ribat da Arrifana, um antigo forte muçulmano em ruínas. Daqui conseguirá obter a melhor vista desta bonita praia.

PRAIA DA ARRIFANA
PRAIA DA ARRIFANA

PRAIA DE ODECEIXE

A Praia de Odeceixe é a praia mais a Norte da região do Algarve. Esta praia tem um areal de grandes dimensões que se encontra envolto por falésias. No entanto, o que a torna uma praia única é o facto de se encontrar situada no local onde às águas da Ribeira de Odeceixe se encontram com às águas do oceano. Durante a maré baixa formam-se pequenas lagoas ou “piscinas”, que são muito apreciadas pelos mais pequenos. A praia tem bons acessos e existem vários restaurantes e bares por perto.

PRAIA DE ODECEIXE
PRAIA DE ODECEIXE

PRAIA DA AMOREIRA

A Praia da Amoreira pertence a Aljezur e distingue-se das restantes pelo seu sistema estuário-lagunar. Isto significa que durante a maré baixa se formam pequenas lagunas na praia e, nestas, a água pode atingir os 20ºC. As condições singulares que se encontram na Praia da Amoreira fazem com que esta apresente uma fauna e flora muito diversas. A água do mar nesta praia é um pouco mais fria do que noutras do Algarve e tem correntes fortes que podem ser perigosas. Estas correntes tornam-na uma praia ideal para praticar surf e bodyboard.

PRAIA DA AMOREIRA
PRAIA DA AMOREIRA

PRAIA DO MONTE CLÉRIGO

 A Praia do Monte Clérigo situa-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das mais populares desta zona. No lado Sul da praia, existe uma área de rocha onde se consegue observar diversas espécies de animais, como caranguejos, estrelas-do-mar, polvos e lapas. Convém avisá-lo que se pretende explorar esta zona da praia tem de ter bastante cuidado, uma vez que existem peixes-aranhas dentro da lagoa que aqui se encontra! O areal é bastante extenso e formam-se pequenas piscinas durante a maré baixa. Existem escolas de surf e há a possibilidade de aqui praticar diversos desportos. A praia tem bons acessos, através de escadas e rampas.

PRAIA DO MONTE CLÉRIGO
PRAIA DO MONTE CLÉRIGO

ATIVIDADES IMPERDÍVEIS NO ALGARVE

Sabemos bem que as praias do Algarve são irresistíveis e que vai querer lá passar muitas horas a aproveitar tudo o que elas têm para oferecer. Ainda assim, existem inúmeras atividades que poderá realizar nas suas férias nesta região de Portugal, para além das deliciosas idas à praia. Se desejar adicionar um pouco de variedade às suas férias ou até mesmo viver uma ou duas experiências únicas e inesquecíveis, espreite as nossas sugestões.

PASSEIO DE BARCO ÀS GRUTAS DE BENAGIL

Os passeios de barco às grutas de Benagil são uma experiência inesquecível. Se estiver na zona de Vilamoura não perca esta oportunidade. Temos a certeza de que não se irá arrepender! Este passeio é uma ótima atividade para se fazer em família ou com um grupo de amigos. A viagem tem início na Marina de Vilamoura e uma duração de cerca de três horas e meia.

O percurso faz-se no sentido Oeste e conta com a passagem por diversas grutas e cavernas. Culmina na mais espantosa e bela de todas, a Caverna de Benagil. Ao longo da viagem, vai passar por alguns pontos de interesse, como a Capela de Nossa Senhora da Rocha e a Caverna de Capitães, por isso, não se esqueça de levar a máquina fotográfica!

PASSEIO DE BARCO ÀS GRUTAS DE BENAGIL
PASSEIO DE BARCO ÀS GRUTAS DE BENAGIL

OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS EM LAGOS

O Algarve é uma das regiões de Portugal onde é possível encontrar golfinhos no seu habitat natural. Se deseja viver esta experiência única durante as suas férias no Algarve, o melhor sítio para o fazer é em Lagos.

Na Marina de Lagos vai encontrar várias empresas especializadas que disponibilizam este serviço. A experiência consiste numa viagem de barco para zonas do mar onde se encontram estes animais e dura cerca de 90 minutos.

Os guias são profissionais experientes, que sabem onde encontrar os golfinhos e que lhe ensinarão alguns factos sobre estes interessantes animais.

As viagens são feitas em embarcações pequenas, que permitem chegar perto dos golfinhos em segurança. Terá oportunidade de tirar muitas fotografias e contactar com os golfinhos bem de perto. Esta atividade é ideal para toda a família.

OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS EM LAGOS
OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS EM LAGOS

PASSEIOS EM BALÃO DE AR QUENTE

Um passeio em balão de ar quente é uma experiência singular. Por este motivo, pode ser uma escolha muito original para assinalar um momento especial, como um pedido de casamento ou uma surpresa de aniversário.

Estes passeios realizam-se ao longo de todo o ano e são feitos em balões de ar quente tradicionais. O piloto é sempre alguém com muita experiência que antes de iniciar a viagem o informa de todas as regras de segurança. A experiência tem uma duração que varia entre as três e as cinco horas, contando com cerca de uma hora de voo.

Normalmente, os passeios são feitos logo pela manhã, por ser a altura em que se verificam as condições mais estáveis no ar, tornando as viagens mais seguras. Desta forma, vai poder apreciar as maravilhosas paisagens do Algarve ao nascer do sol. Uma sensação arrebatadora!

PASSEIOS EM BALÃO DE AR QUENTE  ALGARVE
PASSEIOS EM BALÃO DE AR QUENTE ALGARVE

VISITAR O ZOOMARINE

O Zoomarine é um parque oceanográfico de entretenimento e educativo, onde se aliam divertimento e lazer com elementos educativos e de preservação das espécies.

Situa-se na Guia, próximo de Albufeira e é um parque único em Portugal e com uma qualidade reconhecida internacionalmente.

O Zoomarine é um destino de eleição para quem viaja em família e oferece um vasto leque de atracções e actividades. Um dos seus principais pontos de interesse são os espetáculos com golfinhos, mas existem mais com outros animais, como focas e aves de rapina. Além disso, conta também com grandes aquários onde se podem ver tubarões e peixes tropicais.

Como se não bastasse, o parque conta ainda com restaurantes, lojas e piscinas: tudo o que precisa para um dia em cheio!

ZOOMARINE ALGARVE
ZOOMARINE ALGARVE

CONHECER E PASSEAR NA RIA FORMOSA

A Ria Formosa foi classificada como parque natural em 1987. São 18.400 hectares de área protegida com uma geologia, fauna e flora singulares. A Ria estende-se ao longo de sessenta quilómetros, desde Ancão, em Loulé, até à Manta Rota, em Vila Real de Santo António.

No passado, esta região era utilizada como salina e terras de cultivo. Atualmente é um abrigo de aves e permite a realização de diversas atividades. Na Ria Formosa, para além de fazer simples caminhadas e apreciar a Natureza, poderá realizar passeios de barco, fazer observação de aves, golfinhos e cavalos-marinhos e, também, pesca desportiva.

A Ria Formosa caracteriza-se por um sistema lagunar, cuja forma se altera ao longo do ano, devido aos ventos e marés. Não perca a oportunidade de conhecer esta que é uma das maravilhas naturais de Portugal!

CONHECER E PASSEAR NA RIA FORMOSA ALGARVE
CONHECER E PASSEAR NA RIA FORMOSA ALGARVE

PERCURSOS PEDESTRES NO ALGARVE

O Algarve é um ótimo destino para quem gosta de fazer longas caminhadas. Percorrer as rotas demarcadas é uma excelente forma de conhecer melhor a região e perceber que, para além das zonas costeiras, o Algarve também oferece maravilhosas paisagens de campo e serra.

Para os apreciadores de aves, os percursos pedestres de serra são uma ótima oportunidade para observar aves migratórias. Os mais aventureiros vão adorar os trilhos de maior dificuldade, como aquele que se encontra na Serra de Monchique.

No Algarve existem duas redes de percursos pedestres. A Rota Vicentina que atravessa 450km entre o Algarve e o Alentejo. E a Via Algarvia com 300km de extensão e que atravessa o Algarve desde Alcoutim até ao Cabo de São Vicente.

PERCURSOS PEDESTRES NO ALGARVE
PERCURSOS PEDESTRES NO ALGARVE

PASSEIO DE BARCO PIRATA ÀS ILHAS DE PORTIMÃO

O passeio no barco pirata é outra atividade que poderá fazer em família no Algarve e que os mais pequenos vão adorar! O barco “Santa Bernarda” é uma réplica de um barco pirata, construído em madeira e com enormes velas.

O passeio tem início no cais Vasco da Gama, no centro de Portimão, e passa por diversos pontos de interesse na costa e também por algumas grutas. No total, esta atividade tem uma duração de cerca de três horas. O itinerário pode variar um pouco, consoante as condições verificadas no mar. Para fazer a visita às grutas, os participantes são transferidos para embarcações mais pequenas.

O barco tem zonas de sombra, casa de banho, snack-bar e loja de recordações. Desta forma, estão reunidas as condições para ser explorador da costa algarvia por um dia, sem ter de prescindir do conforto e segurança!

PASSEIO DE BARCO PIRATA ÀS ILHAS DE PORTIMÃO
PASSEIO DE BARCO PIRATA ÀS ILHAS DE PORTIMÃO

FLYBOARDING EM ALBUFEIRA

Alguma vez ouviu falar de flyboarding? Flyboarding é um novo desporto radical que conjuga diversos elementos do surf, do kitesurf, do jet-ski e do wakeboard e que resulta numa experiência inesquecível e carregada de adrenalina!

O flyboarding é uma actividade aquática que lhe permite pairar no ar, mergulhar no mar e fazer uma série de movimentos em estilo livre. O lema da modalidade e “Voe como um pássaro, mergulhe como um golfinho”!

Pode ser praticado individualmente ou em grupo. E apesar de poder parecer complicado, os instrutores garantem que a maior parte das pessoas que experimentam a modalidade consegue ganhar-lhe o jeito logo na primeira tentativa.

A Flyboard Algarve é a empresa que disponibiliza este serviço e encontra-se na Praia da Oura, em Albufeira. O desporto está a tornar-se muito popular e a chegar a outras localizações.

FLYBOARD ALGARVE
FLYBOARD ALGARVE

GASTRONOMIA TÍPICA DO ALGARVE

Outro fator que torna o Algarve um destino turístico tão apetecível é a sua gastronomia típica! Naturalmente, um dos seus pontos fortes são os produtos do mar, o peixe e o marisco, de uma frescura sem igual. Mas a qualidade dos produtos da terra também é reconhecida e apreciada.

A sardinha ou o atum grelhado, o camarão à portuguesa, a cataplana e as favas à moda do Algarve são algumas das nossas sugestões. O Algarve tem uma doçaria muito própria, onde o açúcar, os ovos e a amêndoa se assumem como ingredientes principais. Os Dom Rodrigos e as frutas de amêndoa são exemplos destes maravilhosos docinhos. Estas iguarias dão um excelente souvenir! Não se esqueça de experimentar a famosa aguardente de medronho!

DOM RODRIGOS, ALGARVE
DOM RODRIGOS

VISITA VIRTUAL AO ALGARVE

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

MADEIRA
MADEIRA (CLIQUE NA IMAGEM)
AÇORES
AÇORES (CLIQUE NA IMAGEM)