LAGOS, Algarve | Guia DEFINITIVO para um lugar MÁGICO! (2021)

É em Lagos que encontramos algumas das praias mais bonitas da Europa. Areias brancas, águas cristalinas e falésias vertiginosas são alguns dos ingredientes para a beleza estonteante que lá encontrará!

LAGOS

É na cidade de Lagos que encontramos a praia do Camilo, a praia da luz e a praia dona Ana, três das mais belas praias portuguesas! Como sabe, o Algarve divide-se em Sotavento e Barlavento. O Sotavento algarvio oferece praias com dunas e pouco vento. O Barlavento (ao qual pertence Lagos), é famoso pelas suas falésias acastanhadas e por um vento de Norte (perfeito para os amantes de desportos aquáticos que dependem do vento).

praia do camilo em lagos

Lagos tem uma população de 31.000 habitantes e um centro histórico que vale a pena visitar e conhecer. O passado de Lagos esteve fortemente ligado aos descobrimentos portugueses e o seu presente está absolutamente associado ao turismo.

ONDE FICA LAGOS?

Cidade do Barlavento Algarvio pertencente ao distrito de Faro. Se partir de Lisboa no seu carro vai precisar de apenas 2h45 para percorrer os 301 quilómetros que separam as duas cidades.

Também pode ir para Lagos de comboio ou de camioneta. Se for de comboio conte uma viagem a rondar as 5 horas e o preço médio do bilhete ronda os 30€ (os preços variam de acordo com diversos fatores como por exemplo a antecedência com que compra o seu título de transporte). Se optar pela camioneta, precisará de aproximadamente 3h30 e o preço médio do bilhete é de 27€.

O QUE VISITAR EM LAGOS?

Se visitar Lagos encontrará uma cidade calma com uma atmosfera tranquila. Há uma brisa quase constante que envolve a cidade e que leva consigo um cheiro intenso a maresia. Há muito para ver e conhecer nesta cidade do Barlavento Algarvio. Como a lista de atrações é muito extensa, optámos por dividir a lista de atrações em 1-PATRIMÓNIO NATURAL DE LAGOS (praias, estruturas rochosas), 2- PATRIMÓNIO CULTURAL DE LAGOS (fortes, igrejas) e 3- OUTRAS ATRAÇÕES EM LAGOS (ver golfinhos, andar de Kayak, trilhos pedestres)

PATRIMÓNIO NATURAL DE LAGOS

PRAIAS EM LAGOS

As praias de Lagos são famosas pela sua beleza. Uma beleza que não encontramos em nenhum outro local do país. Uma combinação perfeita de falésias, mar azul-esverdeado e grutas enigmáticas embutidas numa costa rochosa. As praias da Luz, do Camilo e Dona Ana são três entre muitos areais que encontrará nesta região Algarvia. Para que se possa orientar, preparámos-lhe um mapa com as praias mais impressionantes de Lagos. Esperamos que seja útil!

PRAIA DO CAMILO

Protegida e amparada por grandes falésias, a praia tem um pequeno areal branco e uma água límpida azul-turquesa. Antes de descer a escadaria (200 degraus), desfrute da magnífica vista! Estará a olhar para uma das mais deslumbrantes praias do continente Europeu. Uma praia que é um símbolo do Algarve e um símbolo do turismo Português.

A praia é vigiada (durante a época balnear), tem estacionamento próximo e uma escadaria enorme de acesso ao areal. Lá, tem espreguiçadeiras para alugar, zona para duches e casas de banho.

COMO IR PARA A PRAIA DO CAMILO?

Se estiver na Marina de Lagos, apanhe a EM534 até encontrar a Avenida da República. Depois siga pela N125 até encontrar a rua professor Luís Albuquerque, rua que o levará até à praia.

praia do camilo Lagos
PRAIA DO CAMILO, LAGOS

PRAIA DA LUZ

A 7 quilómetros de Lagos, a praia da Luz é também conhecida e chamada de Praia da Vila da Luz, dado que a praia está localizada na vila da Luz. Lá encontrará uma pequena localidade de pescadores que se transformou nas últimas décadas numa grande atração turística. Caso tenha um interesse particular por bairros antigos de pescadores, não deixe de ler os nossos artigos sobre Figueira da Foz, Vila do Conde e Costa da Caparica. A outrora pequena vila da Luz é hoje um local com uma vasta oferta de serviços como restaurantes, bares, hotéis e pequeno comércio.

A praia da Luz fica em frente à aldeia da Luz e é mais um exemplo de uma praia belíssima da região. É pequena e perfeita para quem quer descontrair e aproveitar o sol. É famosa pelas pequenas poças de água que se formam nas rochas. Estas pequenas piscinas naturais são particularmente convidativas para as crianças poderem brincar de forma segura.

praia da luz, lagos
PRAIA DA LUZ

Caso seja um daqueles veraneantes que gosta de observar os moluscos e os pequenos caranguejos que vivem nas rochas, então esta é a “sua praia”! Mas se é daquelas pessoas que gosta de manobrar “um papagaio” então não o deixe em casa porque na praia da luz o vento é presença regular.

COMO CHEGAR À PRAIA DA LUZ?

Fica a aproximadamente 15 minutos da Marina de Lagos. Apanhe a estrada nacional 125 e facilmente chegará à praia da luz. A praia dispõe de zona de estacionamento e o acesso ao areal faz-se pelas passadeiras (esteiras). Tem nadador salvador durante a época balnear, duches e casas de banho.

praia da luz
PRAIA DA LUZ

PRAIA DONA ANA

A mais bela entre as belas praias de Lagos! É igualmente pequena e aconchegada por falésias enigmáticas. O mar, o areal e as formações rochosas formam um cenário idílico. A praia herdou o nome de uma freira que em tempos viveu no convento da cidade. No decorrer da 2ª guerra mundial, o convento de freiras foi invadido e todas as freiras foram assassinadas. Todas… menos uma: a freira Ana fugiu por um túnel que fazia ligação à praia.

Ao longo dos anos, a praia tem ganho diversos prémios internacionais e tem figurado nos roteiros turísticos internacionais. O Tripadvisor considerou-a a melhor praia do mundo em 2015!

PRAIA DONA ANA, LAGOS

COMO CHEGAR À PRAIA DONA ANA?

A praia dona Ana é próxima da praia do Camilo. Fica a aproximadamente 10 de minutos (de carro ou mota) da marina de Lagos. Apesar da distância ser curta, as indicações rodoviárias para lá chegar podem ser confusas. Ligue o GPS, será a solução mais fácil para não se enganar no caminho.

A praia dona Ana tem estacionamento e uma enorme escadaria de acesso ao areal. A praia é igualmente vigiada durante o Verão. Como apoio de praia conte com duches públicos e casas de banho. A praia tem espreguiçadeiras para alugar.

As praias do Camilo e a praia dona Ana são perfeitas para descansar, ler um livro e ouvir música ou os sons do mar. Por serem praias com pequenos areais não são ideais para quem gosta de jogar futebol ou outras atividades desportivas.

PRAIA DE PORTO DE MÓS

É uma praia com um areal bastante extenso. Se gosta de estar na praia com bastante espaço, ande aproximadamente 10 minutos a pé para a sua direita e encontrará bastante espaço. Se caminhar bem até ao final da praia, encontrará umas formações rochosas com argila. Aproveite e faça o seu tratamento de pele! A praia é abrigada do vento (coisa rara em Lagos), tem sempre um ambiente tranquilo e o mar é muito calmo. Confesso que é a minha praia favorita nesta região! Tem um parque de estacionamento bastante grande.

praia de porto de mós em Lagos
PRAIA DE PORTO DE MÓS

PRAIA DO CANAVIAL

Uma praia muito bonita, selvagem e para aventureiros. O acesso é difícil e por esse motivo tem sempre um número reduzido de pessoas. Para lá chegar, tem duas possibilidades. Primeira opção: espere pela maré vazia e faça a travessia a pé pela praia de Porto de Mós (veja o nosso mapa acima). Segunda opção: Insira praia do canavial no GPS. Irá dar a uma espécie de largo onde deve estacionar o carro. Depois tem de caminhar um pouco a pé por umas escadas improvisadas de terra batida e madeira. O percurso é razoavelmente difícil mas bastante bonito (leve ténis para maior segurança).

praia do canavial, lagos
PRAIA DO CANAVIAL

PRAIA DO PINHÃO

Uma das imagens de marca de Lagos! Antes de descer para o areal, aprecie a vista do topo. Entre as rochas formaram-se túneis que permitem o acesso entre praias. Tenha atenção à maré cheia, momento em que os túneis ficam naturalmente cheios de água. O areal é muito pequeno e há risco de quedas de rochas das falésias. Não arrisque e mantenha-se tão afastado quanto possível. Praia não vigiada. É definitivamente um lugar a conhecer mas não será o melhor sitio para passar uma bela tarde de praia (a menos que goste de areais pequenos e cheios de gente).

praia do pinhão, lagos

PRAIA DE BARRANCO

Mais uma praia de grande beleza mas com um areal muito pequeno. Na maré vazia a areia desaparece. Um lugar para conhecer mas nem tanto para passar um dia de praia tranquilo. O acesso é difícil. Se gosta de fazer snorkeling é um lugar magnífico. O mar é cristalino e tranquilo. Se for ver os peixinhos leve um fato térmico. As águas na costa de Lagos costumam ser frias “pa burro”… Para mim, este é o único aspeto negativo desta zona do Algarve. Talvez eu seja muito friorento… É a idade a avançar!

praia do barranco, lagos
PRAIA DE BARRANCO

PONTA DE PIEDADE

É um dos sítios mais belos de toda a costa Algarvia, um monumento natural formado por falésias de 20 metros de altura. A ponta da piedade é uma baía natural envolvida por formações rochosas de diferentes configurações. Pode passear por um passadiço junto às falésias para apreciar a sua beleza ou pode descer por umas escadas até ao nível do mar. O mar apresenta-se cristalino em tom azul turquesa, contrastando com as formações rochosas e formando imagens de enorme beleza. Um deleite para a vista. Durante o Verão, ao descer as escadas, encontrará barcos de passeios que o levarão a conhecer as grutas e os túneis da zona envolvente. Os preços variam muito de barco para barco ou não estivéssemos a falar de uma atividade razoavelmente clandestina.

ponta da piedade, Lagos
PONTA DA PIEDADE, LAGOS

Pode também aproveitar a Ponta da Piedade para dar uns mergulhos. Durante o Verão a afluência é bastante elevada. Se prefere um ambiente mais calmo, sugerimos que experimente durante os meses de Junho ou Setembro. O lugar é sempre bonito mas é ainda mais belo durante a maré baixa.

PASSEAR DE BARCO PELAS GRUTAS DE LAGOS

Vou ao Algarve com regularidade desde 1988/1989 (Jesus, como o tempo passa…). Mas confesso que nunca embarquei neste passeio que se diz ser uma das atividades mais emblemáticas do Algarve. Esta região do Algarve é famosa pelas espetaculares grutas e túneis rochosos que se estendem desde a Ponta da Piedade até Lagos. Não faça como eu e dirija-se à estação de comboio de Lagos onde encontrará alguns operadores que o levarão por uma viagem de 75 minutos a uma das imagens de marca do Algarve.

passear de barco pelas grutas de Lagos

VIAGEM VIRTUAL ÀS PRAIAS DE LAGOS

PATRIMÓNIO CULTURAL DE LAGOS

CENTRO DE LAGOS

O centro histórico de Lagos é formado por ruas estreitas ladeadas por um casario branco tipicamente algarvio. Bares, cafés e pequenas lojas estão por todo o lado e convidam a um passeio descontraído mas atento. Às ruas de lagos chega uma atmosfera fresca e um cheio a maresia que o mar arrasta até ao centro. O centro de Lagos é movimentado de dia e ainda mais à noite. Lagos é famoso pelos seus bares e discotecas e pelo ambiente de festa que domina as noites de Verão.  

centro de Lagos, Algarve
CENTRO DE LAGOS

PASSEAR NA MARGINAL DE LAGOS

Durante o verão a marginal de Lagos enche-se de gente e de pequenas bancas onde pode comprar, entre outras coisas, produtos da região, artigos de praia e artesanato. O passeio é breve mas agradável. De um lado pode ver a marina e do outro uma vista diferente para a cidade. A marginal liga o forte de Lagos a uma ponte pedonal (facilmente identificável) que faz a ligação entre a marginal e a marina.   

passear na marginal de Lagos
MARGINAL DE LAGOS

A HISTÓRIA E O CASTELO DE LAGOS

Em Lagos, há registos da presença humana desde os tempos da pré-história. Acredita-se que a criação do sistema defensivo da cidade terá sido criado primeiramente pelos Romanos. Mais tarde, Visigodos e Árabes tomaram a cidade. Dom Sancho I foi o primeiro cristão a conquistar a cidade (1189) para a perder pouco depois para os árabes. Foi Dom Sancho II que a tomou definitivamente aos muçulmanos.

Lagos foi um ator principal na expansão marítima portuguesa. De lá terão partido as embarcações que descobriram a Madeira (1427) e os Açores. De Lagos partiu Gil Eanes para contornar o cabo Bojador e também foi desta cidade que saíram os homens que conquistaram Ceuta (1458) e Tânger (1472).

O Castelo terá sido reforçado pelo ano de 1642 durante a Guerra da Restauração (conflito entre o reino de Portugal e o reino de Castela). Mais tarde (em 1755), o castelo foi fortemente destruído pelo grande terramoto que também destruiu a cidade de Lisboa.

CASTELO DE LAGOS

Do castelo medieval já pouco resta. Ainda assim, o monumento ostenta o título de Monumento Nacional.

FORTE DA PONTA DA BANDEIRA

Este monumento fica bastante perto da praia do Camilo e da praia dona Ana (5 minutos de carro) e encontra-se em excelente estado de conservação (foi restaurado em 1960). Também chamado de Forte do Pau da bandeira. Foi construído no final do século XVII e teve um papel importante como estrutura defensiva da cidade de Lagos contra os espanhóis (Guerra da Restauração que opôs Portugal a Espanha). Ao entrar no forte da Ponta da bandeira, preste atenção à ponte levadiça que se eleva sobre um fosso. Dentro do forte encontrará uma capela dedicada a Santa Bárbara forrado a painel de azulejos que datam do século XVIII.

forte de Lagos
FORTE DA PONTA DA BANDEIRA

O espaço é hoje um local de cultura (exposições de arte, música ao vivo e um restaurante que evoca o passado de Lagos). De referir que é aqui que anualmente acontece a festa mais tradicional de Lagos: o Banho 29. No dia 29 de Agosto a população de Lagos toma o banho da meia-noite, antigamente considerado como purificador. A vista para cidade é também um elemento de atração do forte da Ponta da Bandeira.

FAROL DE LAGOS

Vale a pena fazer uma caminhada até ao farol de Lagos. O edifício não é uma estrutura de grande espetacularidade mas o caminho para lá chegar é muito agradável e a vista ainda melhor. Sugerimos uma visita ao final do dia para que possa desfrutar do magnífico pôr do sol que de lá se pode admirar.

farol de Lagos

OUTRAS ATRAÇÕES EM LAGOS

VER GOLFINHOS AO LARGO DA COSTA DE LAGOS

Poucos sabem que ao largo da costa Algarvia é possível avistar bastantes golfinhos. Para ter esta experiência, vá à marina de lagos e lá vai encontrar quem providencie este serviço. Os passeios são feitos em catamarã ou RIB (uma embarcação mais pequena que permite chegar bem perto dos animais) e têm uma duração de 90 minutos. Aventure-se oceano adentro! Cada passeio é único dado que todas as viagens dependem da localização dos golfinhos.

ver golfinhos lagos

VER A PONTE NA PRAIA DOS ESTUDANTES

Por cima da praia dos estudantes podemos ver uma bela ponte romana que faz ligação a um miradouro. A praia dos estudantes fica junto à praia dona Ana e tem um areal bastante pequeno. Vale a pena fazer uma visita porque o enquadramento da ponte romana no topo de duas falésias é de facto bastante bonito. Mas se o objetivo é passar uma bela tarde de praia, sugerimos a praia de Porto de Mós.  

praia dos estudantes lagos

IR DE KAYAK ÀS GRUTAS DE LAGOS

Uma outra forma de conhecer as grutas rochosas é através de um passeio de kayak. É uma atividade que pode ser feita por qualquer pessoa com uma condição física média. Não é necessária experiência prévia e todo o material é fornecido pelos operadores. Antes de partir para a sua “viagem”, terá uma breve aula sobre como remar num Kayak e também sobre medidas de segurança. Os kayaks são grandes, têm uma boa estabilidade e são perfeitos para dois adultos. O aluguer é por um período de 3 horas o que lhe dá tempo suficiente para sair do kayak e dar uns mergulhos entre as visitas às grutas. O preço depende naturalmente da altura do ano mas prepare-se para um valor a rondar os 35 euros.

kayak grutas lagos

TRILHO PEDESTRE ENTRE A PRAIA DE LAGOS E A PRAIA DA LUZ

Se gosta de caminhar vai gostar de saber que o percurso pedestre entre Lagos e a praia da Luz tem 11 quilómetros de extensão. Ao longo do percurso vai passar pela Ponta da Piedade e pela praia do estudante, local onde poderá admirar a bela ponte romana que une dois penhascos. 11 quilómetros é uma distância considerável para ser feita a pé. Sugerimos que, entre caminhadas, vá parando e aproveitando as praias por onde vai passar. Por exemplo, caminhe uma hora e depois fique uma hora numa praia a dar uns mergulhos e a “trabalhar para o bronze”.

trilho pedestre praia da luz ponta da piedade
TRILHO PEDESTRE ENTRE LAGOS E A PONTA DA PIEDADE

O QUE VISITAR PERTO DE LAGOS?

Lagos tem um número muito elevado de coisas para ver e fazer. Mas a verdade é que nas imediações de Lagos há também atrações turísticas muito interessantes. Deixamos-lhe duas sugestões: Passadiços do Alvor e Vila do Bispo. Antes de descrevermos sumariamente o que lá pode fazer, afira distâncias para que possa organizar com eficiência os seus passeios.

PASSADIÇOS DO ALVOR

De Lagos ao Alvor distam 19 quilómetros que se percorrem em 26 minutos de carro. Os passadiços do Alvor são uns dos maiores do país (com uma extensão de 6km) e seguramente uns dos mais bonitos do Algarve. Fazem a ligação entre a praia dos 3 irmãos e a ria de Alvor. O passeio é feito sempre junto ao mar oferecendo vistas absolutamente deslumbrantes. Ao longo do percurso terá a oportunidades de ver dunas, o mar, pequenas praias, sapais e uma biodiversidade imensa. O percurso é plano e acessível a qualquer pessoa.

VILA DO BISPO (clique na imagem)

De Lagos a Vila do Bispo distam 24 minutos, uma distância que se percorre em 26 minutos de carro. Vila do Bispo é um sítio pacato que tem resistido à construção massificada. Fica perto de praias majestosas mas também próximo de grandes parques naturais. É um local muito procurado por surfistas pois as ondas nesta zona da costa são perfeitas. Uma nota mais para a qualidade da gastronomia com especial destaque para o peixe fresco. Por fim, a simpatia dos residentes. O turismo nesta zona não é massificado e nunca provocou o efeito de saturação nos residentes. Clique na imagem caso queira saber tudo o que há para saber sobre esta vila portuguesa.

HOTEIS EM LAGOS

Em Lagos há uma vastíssima oferta hoteleira. A recomendação que se segue está relacionada com a relação preço / qualidade e os comentários / classificações no Google.

DOM PEDRO LAGOS, BEACH CLUB APARTMENTS

Hotel de 3 estrelas. Mais de 500 críticas e uma classificação geral de 4 estrelas (em Lagos, para encontrarmos classificações mais elevadas temos de recorrer a hotéis de 4 e 5 estrelas). Os comentários mais elogiosos referem com insistência a limpeza, a vista fantástica e a localização (a 5 minutos da praia e a 1 minuto da piscina). A relação preço qualidade é seguramente uma das melhores da cidade.

hotel em lagos
DOM PEDRO LAGOS, BEACH CLUB APARTMENTS

RESTAURANTE EM LAGOS

RESTAURANTE AL-BRAVO

Tem uma classificação geral de 4,8 em 5. Mais de 200 comentários de clientes e apenas um $ (um cifrão) no que diz respeito ao preço. As reviews referem uma atmosfera familiar, música ao vivo, atendimento simpático e uma qualidade excepcional. Os comentários positivos são insistentes na qualidade da guacamole.

restaurante Al-bravo, Lagos

TASCA DO KIKO

A tasca do Kiko tem mais de 590 comentários online e uma classificação de 4,6 estrelas (em 5). É um restaurante de Tapas onde pode também comer belos hamburgers. As tapas custam em média 7 euros. Tem uma carta de vinhos extensa e de boa qualidade. Conte com 50 pessoas para duas pessoas. O restaurante tem parque de estacionamento gratuito.

tasca do kiko, lagos

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

VILA DO BISPO
VILA DO BISPO (clique na imagem)
VILAMOURA
VILAMOURA (clique na imagem)