Nazaré – TOP 20 dos sítios a visitar! (2021)

86 minutos! Se mora em Lisboa é este o tempo que precisa para chegar e visitar a Nazaré!

VISITAR A NAZARÉ

A Nazaré é uma vila típica de pescadores e sede de um pequeno município. Tem pequenas casas brancas espalhadas pelas encostas da vila. É hoje um dos principais destinos turísticos de Portugal e tem conseguido manter muitas das suas antigas tradições.

Mas deixou de ser possível falar da Nazaré sem mencionar o recorde mundial da maior onda alguma vez surfada (Garret McNamara na praia do Norte em Novembro de 2011). A vila da Nazaré passou a ser anfitriã das grandes competições internacionais de surf e a atrair milhares de pessoas curiosas.

Mas a vila tem muito para ver e contar. Combina harmoniosamente o seu passado (as suas tradições piscatórias), com o seu presente e o seu futuro. Quem passear a pé pela Nazaré, vai encontrar lojas alusivas aos trajes típicos da vila. Pescadores com camisas de xadrez e calças pretas e as famosas mulheres das 7 saias a remendar redes de pesca.

Mas vai também encontrar inúmeras referências às suas famosas ondas gigantes num claro apelo ao turismo que hoje desempenha um papel vital na economia local.

VIAGEM VIRTUAL ÀS FAMOSAS ONDAS DA NAZARÉ

O QUE VISITAR NA NAZARÉ?

São muitas as atracções da Vila. Escolhemos 20! Aquelas que acreditamos serem as mais interessantes. Mas seguramente que as coisas belas da Nazaré não se esgotam nas nossas sugestões. Para que possa aferir distâncias e depois escolher os seus itinerários, sugerimos a análise do mapa que se segue. Esperamos que seja útil. Divirta-se!

1.CANHÃO DA NAZARÉ

Muitas pessoas perguntam-se por que razão se formam ondas gigantes na Nazaré. A explicação é geológica! Junto à costa encontra-se um desfiladeiro submarino (ou seja, um buraco gigantesco no fundo do oceano). Na verdade, estamos a falar de 227 quilómetros de uma extensão que chega a atingir 5 quilómetros de profundidade!

CANHÃO DA NAZARÉ

Acredita-se que este buraco se deve a uma fratura da crosta terrestre. Ao longo do tempo, este acidente geológico afundou inúmeras embarcações que por estas bandas se aventuraram. As águas da praia do Norte não são para brincar. Só profissionais (embarcações ou surfistas) devem entrar neste mar simultaneamente belo e traiçoeiro.

ONDA GIGANTE NAZARÉ
ONDAS GIGANTES DA NAZARÉ

2.SÍTIO DA NAZARÉ

O sítio é uma pequena área mas a mais visitada da vila. Além de juntar aqueles que vão ver as ondas gigantes, é também muito procurada por peregrinos. Lá encontramos a igreja da Nossa senhora da Nazaré, o hospital, o Museu dr. Joaquim Manso, o forte de São Miguel de Arcanjo e o Farol. Não deixe de visitar o sitio da Nazaré, um miradouro magnífico de onde pode admirar a praia e, caso as ondas estejam grandes, pode ver as incríveis ondas do canhão da Nazaré.

Se quiser ver AGORA EM DIRECTO O TAMANHO DAS ONDAS CLIQUE AQUI!

sitio da nazaré
SÍTIO DA NAZARÉ

3.MURALHA DO SITIO DA NAZARÉ

A muralha do sítio da Nazaré foi construída entre 1736 e 1750.

Quem visitar a Nazaré irá seguramente perguntar-se por que razão foi construída uma muralha no meio do aglomerado de casas que hoje lá encontramos. Com efeito, a muralha foi erigida tendo como objectivo a protecção das habitações contra as tempestades de areia. Foi uma tentativa falhada!

Em 1750, o sítio da Nazaré tinha praticamente desaparecido debaixo das areias trazidas pelos ventos de norte que por ali sopravam. Muitas vezes, os moradores tinham de sair pelos telhadas das suas casas por terem as portas bloqueadas pela massa de areia.

MURALHA DO SITIO DA NAZARÉ

Mais tarde foi plantado um pinhal a norte do sítio para combater as intempéries de areia.

4.MUSEU DR. JOAQUIM MANSO

Neste museu podemos encontrar colecções que documentam a história e a cultura desta região. Desde a pré-história até aos nossos dias através da análise de 3 elementos: 1.A história e a lenda, 2.O mar e as embarcações, 3.O traje. 

MUSEU DR. JOAQUIM MANSO

5.ERMIDA DA NAZARÉ (ou capela da memória)

A Lenda da nossa senhora da Nazaré é uma história (provavelmente) inventada por Frei Bernardo de Brito que a mandou contar através de uma grande lápide (em português e em Latim) que se encontra na capelinha: a história de dom Fuas Roupinho. Reza a história (ou a lenda) que Dom Fuas Roupinho era um valente cavaleiro que andava à caça num dia de intenso nevoeiro e encontrou uma grande corça. A corça corria tanto como o cavalo. Na perseguição, dom Fuas chegou a um local (onde se encontra a ermida) onde o cavalo fincou as suas patas. Reza a história que a corça era o demónio que queria levar dom Fuas para o Inferno. Quando dom Fuas se apercebeu de que estava prestes a cair num precipício disse: “valha-me Santa Maria”! A santa fez estacar o cavalo salvando assim a vida de dom Fuas que quase mergulhou nas profundezas do atlântico que eram também as profundezas do inferno.

ermida da Nazaré planet portugal
ERMIDA DA NAZARÉ (ou capela da memória)

6.MIRADOURO DO SUBERCO

A 110 metros de altura, encontramos um magnífico miradouro com uma vista deslumbrante para o oceano. É um local privilegiado para os amantes da pesca, local onde alguns desafiam o mar que às vezes se apresenta furioso.  

miradouro do suberco planet portugal
MIRADOURO DO SUBERCO

7.FORTE DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Localiza-se num penhasco junto à praia do Norte. Este forte foi construído para proteger a vila de piratas norte Africanos (Argélia e Marrocos). O forte foi construído por Dom Sebastião em 1577, tendo sido alvo de reconstrução por ordem de João IV, correspondendo ao início da expansão da pesca na vila.  O forte encontra-se num miradouro imperdível com uma vista panorâmica para a vila, para a Praia do Salgado (a leste) e para praia do Norte (a oeste do forte).

Forte da Nazaré - Planet Portugal
FORTE DE SÃO MIGUEL ARCANJO

8. A PEDERNEIRA

Do lado oposto da Nazaré encontramos a Pederneira (nome original da actual vila da Nazaré). A Pederneira foi um dos estaleiros mais importantes durante os séculos XII e XIV.    

imagem do porto da pederneira nazaré planet portugal

Mas a pederneira é também um monumento geológico com 140 milhões de anos. Trata-se de uma árvore que petrificou tendo sido encontrada por povos antigos que lhe atribuíram um sentido mágico. Diz-se inclusivamente que foi a pedra que deu o nome à vila na medida em que o antigo nome da Nazaré era precisamente pederneira. O monumento encontra-se em frente dos antigos Paços do concelho.

a pederneira planet portugal
A PEDERNEIRA II, NAZARÉ PORTUGAL

9.SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA NAZARÉ

Localiza-se na praça principal no Sítio da Nazaré. Dedicado à padroeira da vila, a Santa terá aparecido no dia 8 de Setembro. Todos os anos é organizada uma grande festa dedicada à padroeira da vila.

O santuário foi erigido no século XIV por ordem do rei Dom Fernando aquando da sua peregrinação à senhora da Nazaré. Posteriormente foi alvo de diversas obras de conversação que alteraram e aumentaram o templo original. O interior do santuário é formado apenas por uma nave em forma de cruz. O tecto é de madeira. O altar tem uma talha dourada. Desde 1978 que os azulejos e a própria igreja são considerados património de interesse público do estado Português.

santuário da nossa senhora da Nazaré planet portugal

10.CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Situado na Avenida da República, a capela encontra-se de frente para o mar. Foi construída com o financiamento dos pescadores que doaram 1% dos seus proveitos para este monumento religioso.

capela de santo António Nazaré

Coberta por azulejos, a sua fachada azul inclui um painel com a imagem de santo António. O interior da capela é composto por uma nave única e a capela-mor tem também a imagem do já citado santo.

11.GRUTA NATURAL DO FORNO DE ORCA

Está localizada ao lado da praia do Norte e testemunha a história geológica da vila. A gruta encontra-se dentro de uma estrutura de pedra calcária e reflecte a erosão causada pela passagem do tempo. Durante a maré baixa, a gruta fica longe da água e pode ser visitada com facilidade. No entanto, quando a maré está cheia e com o mar forte que caracteriza esta zona, as ondas entram na gruta.

gruta natural do forno de orca planet portugal

12.CASA MUSEU DO PESCADOR

Este local foi criado por um apaixonado das tradições da Nazaré tendo aberto as suas portas em 1999. Foi recentemente recuperada e pode ser visitada no centro da vila. O interior e o exterior da casa do pescador replicam uma casa de pescadores das décadas de 30, 40 e 50 do século passado. Todo o mobiliário, electrodomésticos e telas são alusivos ao referido intervalo histórico. Caso tenha um interesse particular em visitar vilas piscatórias visite a nossa página sobre a cidade da Figueira da Foz.

casa do museu do pescador planet portugal

13.ASCENSOR DA NAZARÉ

A par das ondas gigantes, é o grande ponto de interesse da vila. O ascensor faz a ligação entre a zona baixa e o sítio (a zona mais elevada da vila). A viagem dura cerca de 15 minutos e o percurso é pouco mais que simbólico.  

ascensor da Nazaré planet portugal

14.IGREJA MATRIZ DA PEDERNEIRA

Chamada também de igreja de Nossa Senhora das Areias. É uma construção do século XVI formada por uma nave e uma abóboda como cobertura.

Se visitar este templo encontrará na sua capela um altar de talha dourada também do século XVI. As telas lá existentes fazem alusão a Santo António. O revestimento interior da igreja é de azulejos de diversas cores.

igreja matriz da pederneira nazaré

15.TEATRO CHABY PINHEIRO

O teatro Chaby Pinheiro fica perto do Santuário da Nossa senhora da Nazaré. Foi construído no princípio do século XX. A sua configuração em forma de ferradura de Cavalo é famosa por proporcionar uma acústica magnífica ao teatro.

teatro Chaby Pinheiro Nazaré

Tem tido uma grande importância no apoio do teatro amador na Nazaré. Foi neste local que o grupo amador da cidade levou à cena muitas das suas peças.

16.MONTE DE SÃO BARTOLOMEU

O monte de São Bartolomeu surge no meio do vasto pinhal de Leiria! É uma espécie de ilha de vegetação variada na imensidão dos pinheiros bravos que cobrem a região. Muito utilizado como ponte de referência pelos navegantes. Pode ser avistado a cerca de 35 quilómetros de distância.

MONTE DE SÃO BARTOLOMEU

No cimo do monte (a 156 metros de altitude), a vista é assombrosa. Para lá chegar, poderá utilizar uma escadaria imensa. Lá encontrámos também uma capela de pequenas dimensões e a casa do vigilante florestal. Desde 1979 que ostenta o título de “sitio classificado”.

17.CAPELA NOSSA SENHORA DOS AFLITOS

É uma pequena construção religiosa construída em 1760 (por ordem dos monges de Alcobaça) em honra à Nossa Senhora dos aflitos. Era nesta capela que os monges recebiam a dizima dos pescadores durante o século XVIII.

CAPELA NOSSA SENHORA DOS AFLITOS NAZARE

O exterior da capela está revestido por azulejos brancos e azuis. O interior tem azulejos azuis, brancos e amarelos. Nas laterais da capela encontramos dois painéis.

18.CAPELA NOSSA SENHORA DOS ANJOS

A capela foi erigida no século XVI. No passado a ermida tinha à sua volta um pequeno adro que também albergava os mortos (era um cemitério).

capela nossa senhora dos anjos nazaré

Actualmente, podemos visitar uma construção religiosa simples que tem sido modificada ao longo do tempo. Tem uma nave que em tempos foi revestida por azulejos. A capela é hoje utilizada na realização da procissão do senhor dos Passos. Ostenta o título de monumento de Interesse Público.

19.A LADEIRA DA NAZARÉ

Era um troço de areia que fazia a ligação entre a praia e o sítio da Nazaré. Recentemente o caminho foi revestido com pedras da calçada para facilitar a vida a todos os que querem aceder ao hospital e/ou ao santuário.

É um local obrigatório para quem gosta de miradouros e de belas paisagens! De lá poderá admirar a beleza infinita do mar, da Nazaré, da sua praia e do seu casario. Um espectáculo!

LADEIRA DA NAZARÉ

20.PORTO DE PESCA DA NAZARÉ

O Porto da Nazaré veio mitigar um pouco os enormes riscos corrido pelos pescadores da região. São muitas as histórias de tragédia que os Nazarenos têm para contar. O porto da Nazaré era um antigo desejo dos pescadores e das suas famílias. Uma forma de diminuir o risco de quem arriscava todos os dias a sua vida no mar.

Até 1950, a Nazaré foi uma terra de emigrantes. Gente que não encontrava sustento nem na terra nem no mar (dada a sua perigosidade). Foram muitos os que saíram da Nazaré em busca de melhores condições de vida. Saiam maioritariamente para Peniche, Matosinhos e Canadá.

O porto foi pensado como um autêntico porto de abrigo. Um sonho que chegou apenas na década de 80 do século passado. Como diz o povo, mais vale tarde do que nunca…

PORTO DE PESCA DA NAZARÉ

QUER SENTIR A ALMA DA NAZARÉ?

Visitar o mercado da Nazaré é obrigatório para poder sentir a alma da Nazaré e para comprar legumes, frutas e o peixe fresco que tão bem caracterizam a região. É um dos locais mais representativos da região. No mercado municipal vai ouvir os pregões locais cantados pelas varinas de 7 saias. Os pregões são uma forma de chamar a atenção dos clientes e dos curiosos do mercado.

Para sentir a alma da Nazaré deve também deambular pelas suas pequenas ruas. Entre num café e ouça os autóctones a falar. Deixe o tempo correr e fale um pouco com os locais. Pergunte como é viver ali, mostre curiosidade pela história e pela evolução do local. Ouça e converse.

mercado da nazaré

SUGESTÃO DE PERCURSO PEDESTRE NA NAZARÉ

Andar a pé aproxima-nos sempre um pouco mais da alma dos sítios. Aqui fica uma sugestão de percurso pedestre. Esperemos que aprecie tanto como nós apreciámos!

VIAGEM VIRTUAL À NAZARÉ (vista aérea 4k)

AS PRAIAS DA NAZARÉ

PRAIA DA NAZARÉ

Praia com um grande areal. Boa para passear à beira-mar e boa para nadar (caso o mar não se encontre muito agitado). Muito popular entre os amantes do surf.

praia da nazaré planet portugal

PRAIA DO NORTE

É a famosa praia junto ao canhão da Nazaré. Famosa pela formação de ondas gigantes. É uma praia com muito vento, um mar muito violento e perigoso. É ideal para praticantes EXPERIENTES e PROFISSIONAIS de bodyboard, surf, kitesurf e windsurf.

Praia do Norte Planet Portugal

PRAIA DA AREEIRA

Uma praia magnífica muito perto da Nazaré. Longe de serviços e praticamente deserta. Na parte de trás da praia há um pinhal perfeito para uma boa caminhada.

PRAIA AREEIRA NAZARÉ

PRAIA DO SUL

É uma praia quase privativa. Acesso pelo porto da Nazaré. Praia sem vigilância e com um mar perigoso. Grande areal. Uma boa alternativa para quem não gosta de multidões.

praia do sul planet portugal

A HISTÓRIA E AS TRADIÇÕES DA NAZARÉ

Até 1912 este município designava-se por Pederneira tendo sido alterado por lei para Nazaré. A Pederneira é hoje um dos bairros da Vila da Nazaré. Lá podemos encontrar diversos edifícios antigos como são exemplo: os Paços do Concelho, o Pelourinho, a igreja matriz e a igreja da misericórdia.

Durante o século XX, a Nazaré deixou de ser uma vila piscatória e passou a ser uma vila dedicada ao turismo. Esta transformação acentuou-se particularmente desde 2011 como consequência das ondas gigantes dadas a conhecer pelo surfista americano Garret Macnamara. O turismo é hoje uma importantíssima fonte de emprego das gentes da vila.

AS TRADICIONAIS 7 SAIAS DAS MULHERES DA NAZARÉ

Trata-se de uma tradição nazarena o uso das sete saias pelas mulheres da Nazaré. Não existe uma explicação que reúna o consenso entre os historiadores mas é aceite a ideia de que está relacionada com o mar e a faina. Quando a Nazaré era uma vila piscatória, as mulheres tinham por hábito esperar pelos seus maridos sentadas na areia da praia. As saiam tinham assim a função de cobrir e proteger todo o corpo. As saias de cima protegiam a cabeça e os ombros. As sais de baixo tapavam as pernas.

mulher das 7 saias nazaré portugal

A SECAGEM DO PEIXE

A secagem do peixe é uma tradição antiga (com muitos séculos de existência) que visava a conservação do pescado. É uma actividade que ainda se pode ver na praia da Nazaré (na Avenida Manuel Remígio). Operação executada habitualmente por mulheres: Inicialmente o peixe é amanhado (ou seja, as tripas do peixe são retiradas) e depois lavado e enchido de sal grosso (antigamente usavam a água do mar para salgar o peixe). O pescado é então completamente aberto e posto a secar por um período de 2 ou 3 dias.

secagem do peixe nazaré

Se decidir ver de perto esta tradição então não deixe também de olhar com atenção os famosos barcos da Nazaré.  

BARCOS DA NAZARÉ

Os barcos da Nazaré estão ancorados no areal e são o testemunho de décadas de luta no mar. Aqui a arte xávega continua a ser uma técnica utilizada. Esta arte consiste no lançamento das redes de pesca a partir dos barcos que se encontram (relativamente) perto da costa. As redes são lançadas de manhã e, ao cair da tarde, são puxadas para o areal. Antigamente as redes eram puxadas com a ajuda de carros de bois e de uma multidão de homens, mulheres e crianças. Hoje em dia esta tarefa de recolha das redes é feita com o apoio de tratores.

barco da nazaré

O QUE VER PERTO DA NAZARÉ?

SÃO MARTINHO DO PORTO
ALCOBAÇA

SÃO PEDRO DE MOEL
BATALHA

QUANDO VISITAR A NAZARÉ?

São diversos os motivos de atracção na Nazaré. Se pretende desfrutar do Sol e da praia, então os meses de Verão são a opção ideal.

Se pretende admirar as incríveis ondas gigantes, é mais provável que as encontre entre Novembro e Fevereiro. Deve no entanto manter-se atento às previsões da meteorologia porque nem sempre o mar se encontra furioso nesta antiga vila piscatória.

ONDE DORMIR NA NAZARÉ?

QUER FICAR NUM HOTEL FANTÁSTICO?

HOTEL PRAIA (4 ESTRELAS)

Hotel de 4 estrelas com mais de 600 comentários de clientes no Google. Tem uma classificação geral de 4.2 estrelas num máximo de 5. Os comentários mais elogiosos insistem na qualidade do pequeno almoço e na boa relação entre preço e qualidade.

Hotel praia nazaré

HOTEL MIRA-MAR SUL

Hotel de 4 estrelas. Tem uma classificação global de 4,2 estrelas (em 5) baseadas em mais de 1200 comentários no Google. Os elogios insistem na simpatia do pessoal, nos cuidados com a limpeza/desinfecção, na qualidade da comida e numa surpresa agradável na chegada aos quartos.

hotel miramar sul nazaré

QUER FICAR ALOJADO NA NAZARÉ POR UM BOM PREÇO?

A vila da Nazaré tem uma oferta imensa e tem opções para todos os bolsos.

HOTEL ANCORA MAR

Hotel de 2 estrelas. Tem uma classificação geral de 3.9 estrelas num máximo de 5. Tem mais de 395 comentários no Google. As instalações são antigas. O preço baixo e a localização central são os seus grandes atractivos.

Hotel Ancora Mar nazaré

ADEGA OCEANO HOTEL

Hotel de 2 estrelas com uma classificação global de 3,8 estrelas no Google. Mais de 1170 avaliações. Os comentários referem como pontos fortes a localização central, o preço e a relação qualidade/preço.

O QUE COMER NA NAZARÉ?

ONDE COMER NA NAZARÉ?

Localizada junto ao mar, a vila da Nazaré oferece opções gastronómicas baseadas sobretudo em produtos frescos provenientes do oceano Atlântico.

A TASQUINHA

Restaurante de 2 cifrões (num máximo de 3). Tem mais de 1250 comentários no Google e uma classificação global de 4,6 (num máximo de 5). Os comentários elogiam muito a simpatia do pessoal e a qualidade da comida. O único ponto negativo é o tempo de espera para conseguir uma mesa (o restaurante é muito procurado).

restaurante a tasquinha nazaré

EVENTOS NA NAZARÉ

Pode consultar os próximos eventos na Nazaré aqui: http://www.cm-nazare.pt/pt/agenda

POPULAÇÃO DA NAZARÉ

evolução demográfica

PERSONALIDADES FAMOSAS RELACIONADAS COM A NAZARÉ

GARRET MCNAMARA

Surfista Norte americano que ficou famoso por ter surfado a maior onda de sempre na praia do Norte em 2011.

GARRET MCNAMARA  nazaré portugal

Para saber mais sobre este atleta clique AQUI para aceder ao seu site.

EMILIO PEIXE

Antigo jogador de futebol e actual treinador das selecções portuguesas.

FOTOGRAFIAS ANTIGAS DA NAZARÉ

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

FIGUEIRA DA FOZ
COSTA DA CAPARICA