Visitar PORTIMÃO, 15 Dicas TOP para 2021!

Portimão! A cidade cosmopolita Algarvia com “all in”. O terceiro mais movimentado porto de embarque de Portugal desdobra-se numa cidade de uma riqueza que mistura natureza pura com o desenvolvimento urbano! Venha connosco!

PORTIMÃO

São 8km de praias por descobrir acompanhados de avenidas à beira mar e de calçada portuguesa à sombra de palmeiras que nos remetem para um postal paradisíaco. Desde as águas calmas, às grutas, aos registos arqueológicos, aos desportos radicais, aos trilhos de cortar a respiração, à comida local fresca e bebida que acompanha a noite movimentada. Portimão leva-nos no caminho como o abraço do seu rio ao desaguar no mar. Portimão tem o seu próprio ritmo e acompanha o de quem por lá anda!

portimão
PORTIMÃO

ONDE FICA E COMO IR PARA PORTIMÃO?

Esta cidade secular situa-se no sudoeste Algarvio, pertencendo ao distrito de Faro. O centro da cidade de Portimão está somente a 2km do mar.  A forma mais fácil de chegar é de carro através da A22. Ainda assim a cidade dispõem de autocarros e comboios com ligação a Lisboa e a toda a zona do Algarve até Espanha. O aeroporto de Faro encontra-se a uns meros 30 minutos de carro.

QUANDO VISITAR PORTIMÃO?

 Portimão não é difícil de se querer, o difícil é decidir quando! Com temperaturas amenas durante todo o ano e pouca precipitação, a cidade é mantem um clima agradável constante. Entre junho e setembro os meses são mais quentes mas também os mais concorridos para férias de verão. Durante os meses de Maio e Outubro o clima é igualmente agradável com temperaturas máximas a rondar o 20º e pouca precipitação.

TEMPERATURA DO MAR NA PRAIA DA ROCHA, PORTIMÃO
TEMPERATURA DO MAR NA PRAIA DA ROCHA, PORTIMÃO

O QUE VISITAR E FAZER EM PORTIMÃO?

Segue-se um mapa com as principais atrações no centro de Portimão!

ZONA RIBEIRINHA E RUAS DE PORTIMÃO

Sitio perfeito para conjugar natureza, repouso, arte e comércio. Ao caminhar pela calçada portuguesa da grande avenida marginal é possível contemplar o rio arade enquanto as palmeiras nos fazem sombra. Sentar num banco à beira rio e observar as estátuas que se cruzam no nosso caminho. Almoçar um belo peixe e passar a tarde a saltar de loja em loja do imenso (e bom) comércio local!

ZONA RIBEIRINHA DE PORTIMÃO
ZONA RIBEIRINHA DE PORTIMÃO

LARGO DA MÓ

Caminhando pela baixa de Portimão deparei-me com uma praça atípica com uma mó no centro. Nada mais, nada menos do que a mó de um lagar de azeite que em tempos ali existiu.  Neste local central de passagem, passamos não só pela cidade como pela história das suas gentes. Aqui, antes vendiam-se cântaros de água aos transeuntes, agora trocamo-los por um copo na baixa!

LARGO DA MÓ, PORTIMÃO
LARGO DA MÓ, PORTIMÃO

PRAÇA DA REPÚBLICA

Esta ampla e fresca praça é o local ideal para começar a explorar Portimão com acesso direto às principais veias da cidade. Num dia quente, podemo-nos refrescar na fonte, relaxar num banco ou aproveitar os jardins à volta. Se vier de carro, existe um parque de estacionamento subterrâneo no local, o sitio perfeito para o deixar.

PRAÇA DA REPÚBLICA, PORTIMÃO
PRAÇA DA REPÚBLICA, PORTIMÃO

PRAÇA MANUEL TEIXEIRA GOMES

A praça tem o seu nome como homenagem a Manuel Teixeira Gomes, amante de Portimão que a elevou de vila a cidade! Local que cruza a marginal e que nos convida a parar numa das esplanadas ao redor do lago para nos refugiarmos do calor ou para aproveitar a vista e calmaria citadina do local.

PRAÇA MANUEL TEIXEIRA GOMES

IGREJA MATRIZ DE PORTIMÃO (IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO)

Tão antiga quanto a vila de Portimão, a Igreja Senhora da Conceição, monumento religioso de interesse público, data a sua origem no seculo XV. De estilo inicialmente do tardo-gótico português, a igreja sofreu grandes remodelações após ter sofrido graves danos durante o terramoto de 1755.

IGREJA MATRIZ DE PORTIMÃO (IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO)
IGREJA MATRIZ DE PORTIMÃO (IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO)

FORTALEZA DE SANTA CATARINA

Em tempos este edifício militar serviu para defender a população de Portimão e Silves dos ataques corsários. Estrategicamente bem situado na praia da rocha em comunhão com a foz do rio arade. Hoje em dia mantem apenas a sua fachada original e serve para nos defender da vista sublime com um miradouro sobre a bacia do arado, a marina e a cidade e ainda possui uma escadaria até à praia.

 FORTALEZA DE SANTA CATARINA
FORTALEZA DE SANTA CATARINA

MUSEU DE PORTIMÃO

Portimão conta a sua história renovando-a. O seu museu foi lugar de uma fábrica de conservas. Desde 1996 que surge para contar as histórias das gentes e façanhas desta terra surgindo como polo de intervenção cultural com enfase na identidade e território. O espaço centenário conta ainda com um auditório, sala polivalente e centro de documentação.

MUSEU DE PORTIMÃO
MUSEU DE PORTIMÃO

PALÁCIO BIVAR

No largo 1º de Maio encontramos este Palácio que em tempos foi casa e propriedade de uma família que lhe deu o nome e com bastante influencia politica na cidade. Este edifício neoclássico é atualmente o Paços do Concelho.

PALÁCIO BIVAR EM PORTIMÃO
PALÁCIO BIVAR EM PORTIMÃO

IGREJA DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS

Monumento visualmente impactante pela sua robustez e simplicidade. Foi aqui, na atual Alameda da Praça da República, que Diogo Gonçalves mandou edificar esta igreja e colégio como forma de gratidão ao ter encontrado aqui um porto de abrigo após fortes tempestades no mar.  Imóvel de interesse municipal, encontra-se aberto para visitas durante os dias da semana entre as 8h00 e as 18h00.

IGREJA DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS
IGREJA DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS

AS 6 MELHORES PRAIAS DE PORTIMÃO

Para o ajudar a organizar os passeios, preparámos-lhe um mapa com a localização das melhores praias de Portimão.

PRAIA DA ROCHA

A menina dos olhos de Portimão e quiçá de Portugal! Uma das praias algarvias mais cobiçadas. Assim que lá cheguei percebi o porquê. Tem um areal de areia fina que se estende por mais de 1km. Pela praia acompanha-nos areias finas, águas calmas, cristalinas e de temperatura amena.

Pela marginal encontramos, bares, miradouros, balneários, zonas desportivas… De perguntar: o que é que esta praia não tem?

PRAIA DA ROCHA
PRAIA DA ROCHA

PRAIA DOS 3 CASTELOS

De mãos dada à praia da rocha, segue a praia dos 3 castelos ou como também é chamada, praia do branquinho. Igualmente bela e convidativa, a praia dispõe de todas as comodidades e ainda um posto de saúde durante o verão. De aproveitar as vistas da falésia que a cobre assim como a abundante vida noturna.

PRAIA DOS 3 CASTELOS
PRAIA DOS 3 CASTELOS

PRAIA DOS CAREANOS

Praia que antecede a praia da rocha e com um igualmente extenso areal. O acesso dá-se por uma escadaria ingreme mas vale completamente a pena. Quando cheguei deparei-me com uma estonteante camada de cores de ocre subtil ao fogoso vermelho que ondulam nas rochas.

Grutas e reentrâncias que ora penetram no mar ora se escondem pelas arribas! E atenção, que estas são instáveis e não convém apanhar sol muito próximo destas. Entre esta praia e a do amado é de não perder o trilho pelas arribas (sinalizado) que une as duas praias e com vistas únicas.

praia dos careanos
PRAIA DOS CAREANOS, PORTIMÃO

PRAIA DOS 3 IRMÃOS

A praia dos 3 irmãos ou praia do alvor nascente situa-se numa paradisíaca baía rodeada de arribas. Recortada por rochedos, é possível atravessar, com cautela, durante a maré baixa para a prainha.  Uma das minhas praias de eleição devido à formação de dunas que abrigam várias espécies de aves e plantas assim como os leixões que atravessam mar a dentro. É o local ideal para saborear o por do sol.

PRAIA DOS 3 IRMÃOS, PORTIMÃO
PRAIA DOS 3 IRMÃOS, PORTIMÃO

PRAINHA

A romântica e tímida praia de Portimão. Chegar a ela faz-se através de uma escadaria de pedra que percorre as arribas até ao coração da praia em forma de concha. Também é possível chegar ao areal desta pequena praia intimista através do elevador do bar da praia (uso exclusivo para clientes). Permanecer nesta pérola de Portimão tem os seus senãos uma vez que as arribas são instáveis e pouca é a zona onde se pode deitar a toalha de forma completamente segura. Da areia diretamente para o mar, este é sem dúvida o sítio ideal para a prática de mergulho!

PRAINHA, PORTIMÃO
PRAINHA, PORTIMÃO

PRAIA DO ALEMÃO

Uma das praias mais sossegadas com um areal espaçoso e um mar calmo e translúcido. Ainda assim, com acessos fáceis, bar e toldos. Aqui o vermelho das arribas encontra-se com o azul do mar e o verde dos muitos pinheiros do alto das arribas. Se quiser apreciar o mar de uma outra perspetiva suba ao “varandas do mar”, percurso pedonal que percorre as arribas. Vale muito a pena!

praia do alemão em portimão
PRAIA DO ALEMÃO, PORTIMÃO

VISITA VIRTUAL A PORTIMÃO

OUTRAS ATIVIDADES EM PORTIMÃO

PERCURSOS NATURAIS (roteiros naturais de Portimão)

Não só de praia vive a cidade. Do que mais me faz amar esta cidade para passar férias é a oportunidade de conjugar praia e natureza. Existem vários percursos pedonais e de barco, quer pelo mar, quer pelo rio, que nos fazem mergulhar na cidade e não mais querer abandoná-la.

A não perder o percurso do rio do Alvor ou da “rocha delicada”, com passagem por salinas, campos agrícolas, mato e avistamento de vários tipos de aves. Optei por fazer o percurso de 8km de bicicleta, que também é uma excelente forma de explorar a natureza.

O percurso circular das “varandas do mar”, entre praia do vau e João de Arens é outro trilho a não perder. Cuidado ao perder-se com as vistas estonteantes e veja onde coloca os pés pois o caminho faz-se sob as arribas.

PERCURSOS NATURAIS, PORTIMÃO
PERCURSOS NATURAIS, PORTIMÃO

VIDA NOTURNA

Portimão é uma cidade que sempre transborda cor e energia. Nada melhor do que terminar o dia de praia com um cocktail à beira mar no Sunset bar, ouvir música ao vivo num dos muitos Irish pubs que podemos encontrar na cidade ou ainda aproveitar tranquilamente a noite na esplanada do Bolan Bar. Desde a baixa até à beira mar, a escolha é árdua e rica.

VIDA NOTURNA PORTIMÃO
VIDA NOTURNA PORTIMÃO

PASSEIOS TURÍSTICOS

Ao chegar à zona ribeirinha de Portimão avistei o belo do catamarã. Fiquei a admirá-lo qual nadador salvador a olhar o mar nos dias quentes, até que fui à aventura. É um passeio a não perder pelas águas do algarve com uma vista sobre a recortada costa e avistamento de grutas.

Para contrastar com a aventura marítima, os passeios de jipe são uma excelente opção para conhecer o interior de forma diferente. Cruzar as montanhas, redescobrir os aromas da natureza e perder-se nela.

PASSEIO CATAMARÃ PORTIMÃO
PASSEIO CATAMARÃ PORTIMÃO

O QUE VISITAR PERTO DE PORTIMÃO?

FERRAGUDO

Esta pequena vila pitoresca do outro lado da margem do rio arade faz-nos viajar no tempo, nos seus cerca de 500 anos de história. Um local de riqueza cultural e paisagística, com um longo muro de pedra que separa as casas de piscatórias da água.  O sítio ideal para descansar tal como o fazem os vários pequenos barcos de madeira no mar. Caminhar até ao farol, visitar o forte São João do Arade, apreciar a vista panorâmica à frente da igreja de Ferragudo ou beber um café na praça Rainha Dona Leonor são um das muitas atividades para relaxar e explorar a vila.

FERRAGUDO
FERRAGUDO

ALVOR

O seu nome de origem Moura revela-nos uma das características desta vila, que conserva ainda vários vestígios de ocupação moura, castelos e igrejas medievais. Lugar tranquilo de ruas estreitas e casas encavalitadas junto ao mar. Praticar canoagem, visitar o castelo ou ainda percorrer o enorme passadiço que percorre o estuário do rio, as dunas e desembarca na praia são atividades a não perder neste postal do algarve, ali bem ao lado de Portimão.

ALVOR
ALVOR

HISTÓRIA DE PORTIMÃO

O nome da cidade é por si só um indicativo da grandeza desta cidade. Desengane-se quem pensa que no Algarve é só praia e turistas. Portimão, nome muito possivelmente derivado do latim, significando “Grande Porto”, remete-nos para aquilo que possa ter sido a importância da cidade. Com vestígios arqueológicos, mostrando a presença de vários navegantes que ao longo dos séculos utilizaram esta terra como percurso das rotas norte africanas e mediterrâneas.

Ao olharmos com atenção para as chaminés conseguimos viajar no tempo e perceber as influências mouras na arquitetura local. Portimão cresceu exponencialmente a nível industrial no início nos anos 20 tornando-se cidade e hoje é um das maiores polos turísticos e comerciais do Algarve. 

GASTRONOMIA TÍPICA DE PORTIMÃO

O mar à vista nesta terra de pescadores, traz-nos para o prato uma experiencia que o paladar não pode perder. Aqui, de corpo, alma e boca portimonense, provei as famosas sardinhas assadas (e frescas) da região, o festival da sardinha realiza-se no mês de Agosto e é sem dúvida imperdível. O vinho suave e solto da região embala-nos o paladar. Para finalizar, um doce da região, comumente de sabor a amêndoa e alfarroba, podem conter recheio de gila, figo ou doce de ovos. Fiz-me audaz e não recusei a aguardente de medronho doce e encorpada como a cidade.

FESTIVAL DA SARDINHA EM PORTIMÃO
FESTIVAL DA SARDINHA EM PORTIMÃO

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

CARVOEIRO
CARVOEIRO (CLIQUE NA IMAGEM)
LAGOS
LAGOS (CLIQUE NA IMAGEM)