ZAMBUJEIRA do MAR | O que ver e visitar? (2022)

ZAMBUJEIRA DO MAR | É a mais bela povoação de pescadores da costa alentejana. No Inverno é um local calmo e pacato. No verão enche-se de turistas nacionais e estrangeiros. Por lá vivem aproximadamente 1000 almas. Muitas delas são estrangeiras. A Zambujeira do Mar encanta quem a visita. Uma pequena povoação onde predomina o casario branco e um promontório com uma vista que impressiona e deslumbra!

ZAMBUJEIRA DO MAR

ZAMBUJEIRA DO MAR

Conheço bem todo o Alentejo. De todas as vilas alentejanas, a Zambujeira do Mar é a povoação onde me sinto mais confortável. Talvez por ser um local sóbrio, com um traçado e um centro muito simples e acolhedor. À exceção dos meses de verão, é um sítio fantástico que oferece grande tranquilidade aos seus visitantes. Em julho e agosto transfigura-se e fica apinhado de gente. O número de visitantes atinge o seu pico com o famoso festival Sudoeste. O recinto fica a aproximadamente 7 quilómetros do centro. Há muitas razões para visitar a Zambujeira do Mar: as praias, a comida, a música e as atividades recreativas são apenas algumas. Venha connosco, vamos dizer-lhe tudo!

ONDE FICA E COMO IR?

Está a ver Badajoz? Não tem nada a ver. A Zambujeira do Mar fica a 212 quilómetros de Lisboa. Um percurso que se faz em aproximadamente 2h30. Se precisar de alugar um carro, por favor utilize ESTE LINK (DISCOVERCARS). Se partir do Porto, conte com um percurso de 490km.

VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS! 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

O QUE VER E FAZER NA ZAMBUJEIRA DO MAR?

Apesar de ser um lugar bastante pequeno, há algumas coisas muito interessantes para ver e fazer. Aqui fica um mapa para o ajudar a planear os passeios!

PERCORRER A VILA A PÉ

A vila é pequena e o seu traçado retilíneo percorre-se a pé em 20 minutos. Mas vale a pena passear por lá e sentir a “alma” da Zambujeira do Mar. Entre num café local, peça uma água e sente-se. Ofereça um pouco de tempo a si mesmo. Ouça os autóctones a falar e sinta o ritmo vagaroso do Alentejo. O casario da vila é dominado pelo branco e estende-se pelas casas térreas listadas a azul. O ponto alto da Zambujeira é a pequena marginal e o largo da capela que se precipita para o mar. Deste lugar a vista é magnífica e imperdível!

ZAMBUJEIRA DO MAR

VISITAR A CAPELA DE NOSSA SENHORA DO MAR

A capela é simples e foi construída em 1966. É composta por uma nave e uma sacristia.

CAPELA DA ZAMBUJEIRA DO MAR

CAPELA DA ZAMBUJEIRA DO MAR

Mas o que realmente é imperdível neste local da Zambujeira é a vista para o oceano. Todos conseguimos passar longas horas a ver o mar. O oceano tem um poder hipnotizante e dificilmente explicável. Deste lugar temos também uma vista privilegiada para a belíssima praia da Zambujeira do Mar. É o meu lugar preferido nesta pequena localidade.  

VER O OCEANO NA ZAMBUJEIRA DO MAR
VER O OCEANO NA ZAMBUJEIRA DO MAR

COMER NA ZAMBUJEIRA DO MAR

À medida que o tempo passa e a idade avança, sinto que comer é cada vez mais um prazer! Se o meu caro leitor for como eu, então gostará de saber que a Zambujeira do Mar tem muitos e bons restaurantes onde se come bem! Por ser uma terra de pescadores, o peixe e o marisco são as grandes atrações. Se prefere carne, experimente a famosa carne de porco à alentejana.

COMER NA ZAMBUJEIRA DO MAR
COMER NA ZAMBUJEIRA DO MAR

TRILHOS NA ZAMBUJEIRA DO MAR

Depois de encher o bandulho, vá passear um pouco, a pé ou de bicicleta, pelos trilhos da Rota Vincentina. São vários os percursos que passam pela Zambujeira do Mar. Para além de gastar umas calorias, vai também poder desfrutar da beleza natural desta região. Destaque para a terceira e quarta etapa da Rota Vincentina. Ao caminhar por estes trilhos, terá muitas oportunidades para ver o mar de perto. Muitos dos trilhos passam bem junto às espetaculares escarpas rochosas da região.

TRILHOS NA ZAMBUJEIRA DO MAR

FESTIVAL SUDOESTE, ZAMBUJEIRA DO MAR

Os 5 dias (por ano) que abalam a Zambujeira do Mar! O primeiro festival Sudoeste teve lugar no já longínquo ano de 1997. Desde então, todos os anos em agosto, milhares de jovens (e de outros menos jovens) “inundam” a Zambujeira do Mar e “viram de pantanas” a tranquilidade da povoação. Para quem gosta deste tipo de agitação, é um evento a não perder. Se as multidões não são do seu agrado, então fuja a 7 pés da Zambujeira durante o evento do festival Sudoeste. Num caso e noutro vale a pena aferir a data do próximo evento. Siga este link: https://sudoeste.meo.pt/pt

FESTIVAL SUDOESTE, ZAMBUJEIRA DO MAR
FESTIVAL SUDOESTE, ZAMBUJEIRA DO MAR

CABO SARDÃO

Um lugar perfeito de autoria extraterrestre! É o ponto mais ocidental da costa alentejana. O farol foi erguido em 1915 e tem 17 metros de altura. Fica entre Almograve e a Zambujeira do Mar. Lá encontramos escarpas imponentes e de uma beleza inenarrável. Um lugar para apreciadores de silêncio. Um lugar onde a beleza terrestre se encontra com a beleza do oceano. Visite e deixe-se ficar por algum tempo. É impossível não sentir prazer no Cabo Sardão. Um lugar que convida à reflexão e onde todos os pensamento estão autorizados.

VISTA DO CABO SARDÃO

PRAIAS IMPERDÍVEIS NA ZAMBUJEIRA DO MAR

Ir à Zambujeira do Mar e não ir à praia é como ir a Roma e não ver o Papa. São muitas e espetaculares as praias nesta região da costa alentejana. Segue-se um mapa e uma descrição das praias “obrigatórias”.

PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR

Tal como o nome indica, é a praia que fica localizada na povoação da Zambujeira do Mar. É uma praia muito bonita com um areal de dimensões médias. Procurada durante todo o ano por surfistas e banhistas. No Verão é difícil encontrar espaço para estender a toalha. Junto à praia encontramos diversos cafés e restaurantes. Como dizia o meu pai, “um sitio perfeito para quem gosta de bares com praia!”.

PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR
PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR

PRAIA DE ALMOGRAVE

16 quilómetros e 19 minutos separam a Zambujeira do Mar da praia do Almograve. É, na minha opinião, uma das mais belas praias de toda a costa alentejana. Um areal extenso salpicado por rochedos de cor ocre. Durante a maré vazia sobressaem rochas de cores e dimensões várias. Uma praia protegida por escarpas imponentes e perigosas. Não se aproxime demasiado porque podem ruir a qualquer momento. Tem um parque de parque de estacionamento de grandes dimensões. Antes de descer para a praia, aprecie a beleza do local.  

PRAIA DE ALMOGRAVE
PRAIA DE ALMOGRAVE

PRAIA DOS ALTEIRINHOS

12 minutos de carro e 7 km separam a Zambujeira do Mar da praia dos Alteirinhos. As falésias, os rochedos, o mar cristalino, as cascatas de água, a envolvência, um autêntico postal de viagem! De referir que o areal fica muito reduzido na maré cheia. Se gosta de espaço enquanto está na praia, talvez seja melhor ir apenas durante a maré vazia. A praia dos Alteirinhos tem um parque de estacionamento de grandes dimensões.

PRAIA DOS ALTEIRINHOS
PRAIA DOS ALTEIRINHOS

PRAIA DA AMÁLIA

O nome deve-se à “nossa” Amália Rodrigues que detinha uma casa nas proximidades desta praia. Não é fácil chegar lá. É necessário estacionar o carro e fazer o percurso final a pé (uma caminhada de aproximadamente 10 minutos). Um trilho é razoavelmente desafiante, muito bonito e não aconselhado a pessoas com mobilidade reduzida. A praia é belíssima, com cascatas de água e quase sempre deserta. Procurada por surfistas e por quem gosta de praias pouco frequentadas.   

PRAIA DA AMÁLIA
PRAIA DA AMÁLIA

ATIVIDADES IMPERDÍVEIS NA ZAMBUJEIRA DO MAR

SURFAR NA ZAMBUJEIRA DO MAR

As praias da costa Vincentina são um deleite para quem gosta de surfar. Ondas bem formadas e uma vastidão de praias onde se pode praticar esta atividade! Qualquer que seja o seu nível, na costa alentejana vai encontrar uma solução para si. Caso queira experimentar pela primeira vez esta atividade, talvez seja melhor começar com umas aulas. Na Zambujeira do Mar vai encontrar algumas escolas de surf.

SURFAR NA ZAMBUJEIRA DO MAR
SURFAR NA ZAMBUJEIRA DO MAR

MERGULHAR NA ZAMBUJEIRA DO MAR

As águas cristalinas da costa alentejana são um convite ao mergulho e à exploração do fundo do mar. Uma atividade para todos e para todas as idades. Uma atividade imperdível porque a beleza da região da Zambujeira do Mar não se esgota nas paisagens e nas praias. Nas profundezas do oceano esconde-se uma beleza sem fim que poucos se atrevem a conhecer e explorar. Se nunca fez mergulho, faça-o com o apoio de profissionais. Ao longo da costa vincentina há várias escolas de mergulho. Atreva-se!

MERGULHAR NA ZAMBUJEIRA DO MAR
MERGULHAR NA ZAMBUJEIRA DO MAR

VISITA VIRTUAL À ZAMBUJEIRA DO MAR

O QUE VISITAR PERTO DA ZAMBUJEIRA DO MAR?

Perto da Zambujeira do Mar encontramos diversas vilas tipicamente alentejanas que também oferecem muito a quem as visita. Aqui ficam as nossas sugestões e um mapa para se orientar.

PORTO COVO
PORTO COVO (clique na imagem)

Da Zambujeira do Mar a Porto Covo distam 40 minutos, uma distância que se percorre em aproximadamente 40 minutos. Porto Covo é talvez a vila mais emblemática da Costa Alentejana. Uma povoação com um casario branco e um traçado Pombalino. Em Porto Covo são quase incontáveis as praias imperdíveis!

VILA NOVA DE MILFONTES
VILA NOVA DE MILFONTES (clique na imagem)

29 minutos e 27 quilómetros separam a Zambujeira do Mar de Vila Nova de Milfontes. Uma vila cada vez mais procurada por portugueses e estrangeiros. É tranquila durante praticamente todo o ano. No Verão enche-se de turistas que ali procuram e encontram praias magníficas como a praia do Malhão e a praia dos Aivados.

ALJEZUR (clique na imagem)

A vila Islâmica de Aljezur fica a 39 minutos e 39 quilómetros da Zambujeira do Mar. Para além das praias, Aljezur tem um castelo, a casa-museu Pintor José Cercas, a igreja da da misericórdia, a igreja matriz, o museu municipal, um museu de Arte Sacra e o Ribat da Arrifana. Uma vila de visita obrigatória!

VILA DO BISPO (clique na imagem)

1h15 minutos e uma distância de 74 km separam a Zambujeira do Mar de Vila do Bispo. Falamos de uma vila Algarvia, pacata e envolta em grande misticismo. Hoje em dia. é procurada por aqueles que gostam das praias imperdíveis da costa Vincentina. No passado foi um lugar procurado pelos Romanos para executar ritos sagrados. Pelo presente e pelo passado vale a pena visitar Vila do Bispo!

DICAS PRÁTICAS PARA ORGANIZAR A SUA VISITA

DICAS PRÁTICAS para organizar a sua viagem à ZAMBUJEIRA DO MAR (ou outro destino)

Ao usar os nossos links estará a valorizar o nosso trabalho e a ajudar os animais. 25% das nossas comissão são doadas a uma instituição de apoio aos animais. E o melhor, não pagará nem um cêntimo a mais!

HOTEL Consulte agora as melhoras ofertas hoteleiras através das promoções do BOOKING.COM

RESERVAR O SEU VOO – Procure os melhores voos aos preços mais competitivos através do SKYSCANNER.

ALUGAR CARRO – Se precisar de alugar um carro, consulte as melhores ofertas na DISCOVERCARS.

SEGURO DE VIAGEM – E não se esqueça de fazer o seguro de viagem com a IATISEGUROS. Ao usar o nosso link tem 5% de desconto.

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (clique na imagem)
carvoeiro
CARVOEIRO (clique na imagem)